Postagens

Mostrando postagens de setembro 22, 2019
CAMINHADAS Nas caminhadas tem muita gente e cada um caminha do seu jeito. Uns caminham devagar, outros caminham apressados, uns caminham sozinhos e outros caminham acompanhados, mas o importante mesmo é caminhar. Tem gente que leva o cão puxado pela mão numa corda, o animal às vezes corre e depois para e vai cheirar alguma coisa ou fazer xixi, depois sai dali e continua a sua caminhada puxado pelo dono. Tem gente gorda e gente magra, gente mais jovem e gente menos jovem, sã o homens e mulheres que vão em busca de uma melhor condição física geral. A gente passa em muitos lugares e sempre tem que olhar onde pisa para não pisar em algum "detrito", algo esquisito que alguém solta por aí. Caminhar não é tão simples, tem que ter perseverança e força, vontade e disposição, mas sempre vale a pena. No fim, o resultado compensa o esforço, o sacrifício. Pode-se dizer que uma caminhada continuada e bem feita renova a pessoa a cada dia e faz a pessoa se sentir mais jovem, mais disposta e
ESMOLA Alguém me pede esmola com sua mão estendida, alguém que sofre na vida, alguém que eu não conheço, não sei de onde veio, não sei pra onde vai, que às vezes tropeça e cai, depois se levanta e sai sem ter pressa de chegar. Muitas vezes a chorar vai culpando o seu destino, mas ele não é culpado desse tão triste estado, dessa vida que tu levas, da escuridão e das trevas, da miséria em que estás. Alguém me pede esmola numa bolsa ou sacola, com sua mão estendida e vai sofrendo na vida sem ter carinho, nem paz. Cícero Alvernaz, autor. 27-09-2019.
VOCÊ QUE VEIO DE LONGE Você que veio de longe me diga de onde veio, fale o que veio fazer por essas bandas daqui. Você que veio dali e agora está aqui bem feliz no nosso meio, me diga de onde veio, de um lugar bonito ou feio, e veio fazer o que? Se levante e se apresente, pois queremos conhece-lo, se sinta bem a vontade com a nossa amizade, pois temos prazer em vê-lo. Você que veio de longe, veio de outro País, ou veio de outro Estado, aqui se sinta feliz, você está bem amparado. Não precisa ter vergonha de aqui se apresentar, pois aqui é o seu lugar e aqui serás bem cuidado. Cícero Alvernaz, autor, 27-09-2019.
NÃO FAZ ASSIM Não faz assim, não faz assim comigo não, pois eu tenho um coração que não aguenta emoção, que já sentiu a paixão e já quase parou. Não faz assim, não faz assim comigo não, você é linda, eu sou apenas um poeta, um poeta sem fama e você é uma dama, uma flor, um passarinho, que vem com este jeitinho e me deixa encabulado, e me deixa apaixonado, sem saber o que fazer. Não faz assim, não me olhe deste jeito, não me aperte contra o peito, não me faça suspirar. Não faz assim, é muita felicidade e eu sei que nesta idade não posso me apaixonar. Cícero Alvernaz, autor. 25-09-2019.
*BASEADO EM FATOS REAIS Passei despercebido, entrei sem ser visto, sem ser reconhecido e saí sem ter me despedido. Como um cão que entra e depois deita no chão ou faz xixi em algum lugar eu entrei sem ninguém me saudar, sem sequer me perceber. Se eu tivesse roubado alguma coisa ninguém ia sentir falta, pois não iam ver e jamais iam me prender. Entrei porque a porta estava aberta e o guarda se descuidou. Entrei, andei, olhei, comi, bebi, sentei, falei. mas ninguém me viu nem  me ouviu. Um ilustre desconhecido, um estranho no ninho , um jornalista sem lista, sem máquina fotográfica, sem papel para escrever e sem caneta. Entrei como um xereta, invasivamente. Tentei cumprimentar alguém, tentei até sorrir demonstrando simpatia, mas ninguém me viu como se eu estivesse invisível, como se eu fosse uma miragem, ou uma sombra que nem sequer assombra. Quando saí pensei: o que eu fiz aqui? Como um cão sarnento fiquei ao relento longe da minha casa. Depois pensei: eu entrei, mas não fui visto porqu
CAMINHADA Passos largos, ritmo continuado bem apressado sem olhar de lado, só olhar pra frente, sem se distrair com a natureza linda de manhã, exuberante à tarde, escondida à noite, dormindo de madrugada, livre ao meio dia, recitando a poesia que veio no vento, pousou um momento, mas depois voou. Passos largos, ritmo acelerado, caminho traçado para o caminhante que espera chegar. Nesta caminhada a gente não se ilude, vai em busca da saúde e espera encontrar. Cícero Alvernaz, autor. 24-09-2019.
O DISCURSO DO PRESIDENTE Assisti, via Youtube, o discurso do presidente Bolsonaro na Assembleia da ONU. Desprendido e claro, como costuma sempre aparecer em seus discursos, ele mostrou a nossa realidade e falou, entre outros assuntos, da relação do Brasil com outros países, enfocou temas atuais e falou também da manipulação da mídia, que usa o seu poder para manipular e tripudiar especialmente sobre os menos informados. Sustentou a sua posição em manter a soberania de nosso P aís, evitando e dispersando ataques e influências externas. A sua coragem e eloquência deve ter assustado muita gente acostumada com presidentes que lá compareciam como meros participantes protocolares sem a ação e a eloquência natural de nosso presidente. Certamente esse discurso irá reverberar pelo mundo e será muito comentado não só no Brasil, mas também em muitos outros países. Isto é só uma questão de tempo. (24-09-2019)
FAZENDO A PROVA Quem me conhece sabe que eu já prestei alguns concursos e já fiz muitas provas para eliminar matérias na época que se prestava exame para eliminação de matéria do 1º e do 2º Graus. Na época só tinha isto, eu não tinha outra opção. A gente ia fazer prova, na maioria das vezes sem ter estudado nada e às vezes passava, ou eliminava alguma matéria. A única prova que eu fiz e passei sem saber absolutamente nada foi Química, todas as demais, incluindo Francês, eu ti nha alguma noção básica. Eu usava uma estratégia que muitas vezes funcionava: eu pegava a prova e dava uma olhada geral, depois eu ia fazendo aquilo que eu "mais ou menos" sabia. Depois eu começava de novo e ia fazendo a esmo, geralmente colocando as respostas sem repetir muito as respectivas letras, exemplo: A,C,D,B, ou C,A,B,D e assim eu fazia e depois torcia muito para ter acertado. Por fim, eu consegui eliminar o 1º e o 2º graus e cheguei à Faculdade. A vida também é assim: a gente nem sempre sabe qu
DIA DOS AMANTES Hoje é o dia dos amantes, popularmente conhecidos como "pessoas que se amam ilegalmente", ou coisa que o valha. Amantes também podem ser pessoas que se amam, ou amam alguma coisa, ou algum objeto. E tem o "amante profissional", aquele que ganha dinheiro para amar. Tem o amante intelectual, aquele que ama através das palavras, também conhecido como poeta. Amante da natureza, do céu e do mar, amante da vida, amante da lua e do luar. Para completar, hoje também m arca o início da Primavera, a estação das flores, da poesia e dos amores. Primavera tão esperada que em nosso hemisfério não é bem definida, mas sempre é cantada e querida. Hoje é o dia dos amantes, uma alusão aos que se amam e se entregam e vivem a aventura do amor. Dizem que amar é sofrer e pode-se até morrer por amor. Mas amar é bom e faz bem pras vistas, faz bem pro coração. Sejamos amantes, perto ou distantes, em paz ou conflitantes, afinal o que conta é amar e sempre mais e mais amar. (22
CADA DIA Cada dia é um dia a menos, cada minuto é menos um minuto, cada instante é um momento que foge, cada abraço é mais uma despedida, cada dia é uma flor que perde a vida, cada olhar é um pedido pra ficar, é uma luz que se apaga, é uma janela que se fecha, é uma lição que se ensina, é um ser que respira, é um tempo que expira, é um prazer que se acaba, é uma esperança que desaba, é um adeus que se ouve, é um apelo, é um pedido, é um coração partido... Cada dia é um dia a menos na nossa vida que se esvai, é mais um folha que cai, é um sorriso, um sonho, é mais um momento tristonho, é um trem que se vai sobre o trilho, é um pai se despedindo do filho. Cícero Alvernaz, autor, 22-09-2019.