Postagens

Mostrando postagens de março 13, 2022
  VIDA SIMPLES Vida simples lá da roça, colhendo sonhos e espigas, sem remorso, sem maldade, sem discussão e sem brigas. Vida simples, sem vaidade, sem falação, sem intriga. Vida cheia de amizade, muito sonho e cantiga. É assim a vida minha, como estou aqui agora. tomando café com farinha, jogando conversa fora. Vida simples lá da roça, vida boa e serena. A tarde enfim se despede e a noite me acena. 17-03-2022.
  AS BELEZAS DE MINAS As belezas de Minas atravessam o meu peito, chegam às minhas retinas e me enchem de emoção. Belezas de terra e de água, belezas de mato e de chão, terra encantada de sonhos na palma da minha mão. As belezas de Minas descem as lindas montanhas, são tantas as suas façanhas, tanta beleza sem fim. Minas me olha de longe, de longe sorri para mim. Sou um homem deslumbrado, fico olhando encantado. Ao contemplar tanto brilho e belezas sem igual no pasto, na roça de milho, na vargem e no cafezal. 17-03-2022.
  MARÇO Março é o terceiro mês do ano e tem 31 dias. Basicamente, março é isto. Mas Março é muito mais. Há muito segredo envolvendo este mês. Mas, na verdade, segredo tem todo dia e todo mês. O próprio segredo já é um segredo. Enfim, o ano está se encaminhando, muitas vezes se debatendo com pandemia, esquizofrenia, guerra quente, guerra fria, lata cheia e lata vazia. Tem gente que pensa que todo mês é igual. A divisão do ano em meses ocorreu para facilitar a vida das pessoas, considerando que cada mês é diferente do outro e existem dentro de cada mês fatos e acontecimentos, comemorações e conjugações diferentes. Eu nasci em Novembro, mas poderia ter nascido em qualquer outro mês. Março está na cabeça de muita gente. Tom Jobim compôs e cantou "Águas de março", Elis Regina também gravou essa música com sua linda e melodiosa voz. Para muita gente, Elis Regina foi a maior cantora de todos os tempos.
  A NOSSA VIDA À medida que vamos vivendo vamos deixando coisas pra trás como se fossem rastros na areia. Deixamos a infância, a adolescência e depois a mocidade quando finalmente entramos na idade adulta e muitos chegam à terceira idade e até à velhice que segundo a Bíblia só tem canseira e enfado. Eu já estou próximo à terceira idade, portanto estou no lucro. Mas a vida é assim mesmo, sempre foi assim e nunca mudou. Somos de alguma forma como um objeto: vamos nos desgastando à medida que o tempo passa. O sábio Salomão, filho de Davi, escreveu sobre isto no livro de Eclesiastes: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias nos quais irás dizer: não tenho neles contentamento". (Eclesiastes 12.1). Assim a vida prossegue e a cada dia nos aproximamos da nossa última morada aqui na terra. O que acontecerá depois depende de cada um, portanto é algo pessoal e particular. (18-03-2022)
  BOA TARDE! Depois das 6 horas, já é bom dia, depois das 12 horas já é boa tarde. Depois das 18 horas já é boa noite, depois da meia noite já é boa madrugada. Depois que nasce já é nascimento, depois da morte é só lamento. Depois que casa os dois vão pra casa, o que acontece depois não é da nossa conta. Mas tem gente tonta que fica especulando: "Será que eles estão bem, será que estão namorando?". 18-03-2022.
     ENCONTRO Tem encontro marcado, encontro arrumado, encontro inusitado, encontro encontrado, encontro desencontrado e até encontro engraçado. Eu não gosto de marcar encontro porque fico ansioso e às vezes fico nervoso. A vida é cheia de encontros e desencontros. Vinícius de Moraes escreveu: "A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida". Na vida há muitos desencontros em todos os sentidos, mas devemos estar agradecidos porque muitos desencontros acontecidos são livramentos recebidos. 16-03-2022.
  "EU DETESTO POLÍTICA" Eu sei que esse assunto não interessa a quase ninguém, mas ele é fundamental para a nossa vida e para a coletividade. Já ouvi muita gente dizer: "Eu odeio política, todos os políticos são ladrões". E quando a pessoa fala isto geralmente os políticos gostam porque demonstram que são pessoas analfabetas políticas e isto facilita a vida deles. Afinal, eles dizem: "Falem mal, mas falem de mim". Se as pessoas se interessassem mais por este assunto e cobrassem mais dos políticos nosso País estaria bem melhor. Lembram quando povo saiu na rua para tirar do governo a Dilma? Eu estava lá, fui lá campo da Brahma e dei o meu apoio. O cidadão não sabe o poder que ele tem nas mãos. Nossa Constituição é clara: "Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição". (Artigo 1º, Parágrafo único). O povo se quiser para este País literalmente. Se o povo quiser e se unir, sem
  QUANDO TE VEJO PASSAR Quando te vejo passar eu me assanho, fico sem lugar e sem chão. Mas depois me recomponho e me ponho em prontidão. Isto faz parte de mim, do meu jeito, da forma como eu me enfeito. Depois eu me normalizo, crio juízo. Fico sério, sem mistério, e até me aproximo de ti. Às vezes eu me admiro por ser assim, pois podia ser pior. Eu não consigo me disfarçar quando te vejo passar, mas isto uma hora passa e eu ficarei normal e sem tremor. Depois vou conseguir te olhar, te ver, te querer e até te falar de amor. 17-03-2022
  VIDA SIMPLES Vida simples lá da roça, colhendo sonhos e espigas, sem remorso, sem maldade, sem discussão e sem brigas. Vida simples, sem vaidade, sem falação, sem intriga. Vida cheia de amizade, muito sonho e cantiga. É assim a vida minha, como estou aqui agora. tomando café com farinha, jogando conversa fora. Vida simples lá da roça, vida boa e serena. A tarde enfim se despede e a noite me acena. 17-03-2022.
     CONTAR NOVIDADES A pessoa me encontra e pergunta: "Como estão as novidades?". Costumo responder: "As novidades estão todas velhas". E a pessoa geralmente insiste: "Mas não tem nenhuma novidade?". Aí geralmente eu invento alguma coisa só para não perder o freguês. Mas a pessoa percebe logo que foi um recurso ou um estratagema que eu inventei. Essa coisa de novidades é muito relativa. Todo mundo tem novidades, mas nem todas novidades a gente precisa ficar espelhando por aí. Esses dias alguém me falou que eu não devo ficar contando na internet as coisas que me acontecem. Eu respondi que sou jornalista e sei o que devo e o que eu não devo contar e exemplifiquei: Eu não posso contar detalhes, envolver pessoas, nomes e particularidades, nomes de comércio, de rua e até de cidades. É como já diziam os antigos: "Conta o milagre, mas não conta o santo". Esta é a melhor forma de contar as novidades.
  BELO HORIZONTE, MG Tenho boas e más lembranças de BH, como é conhecida a capital mineira que tem perto de 3 milhões de habitantes e 124 anos de vida. Tenho algumas lembranças ruins de BH, mas tenho mais lembranças boas. No geral estou ganhando em termos de lembranças. Eu já disse que não gosto de cidade grande, mas elas são necessárias e são resultado do progresso e do êxodo de várias pessoas que procuram trabalho e melhora, progresso e formação profissional. BH tem um significado especial para mim. Não foi totalmente boa, nem foi totalmente ruim. Estive em BH algumas vezes só de passagem, eu fazia baldeação para o interior, mais precisamente para Manhuaçu passando por Ouro Preto, Ponte Nova, Rio Casca e Abre Campo. Eu ia sonhando com a chegada à minha cidade natal onde as lembranças são muitas e a minha emoção é visível e indisfarçável. Portanto, BH sempre fez parte da minha vida nas minhas viagens ao interior onde tudo começou e até hoje vive na minha lembrança, que eu gosto de mat
  LEI ROUANET Por que a maioria dos artistas não gosta do presidente? Porque ele reduziu drasticamente o cachê da lei Rouanet que pagava milhões, com ou sem público, com ou sem bilheteria. Tantos cantores quanto atores de filmes e, principalmente, a imprensa ganhavam muito dinheiro público (dinheiro do povo) para falar bem do ex-presidente, mesmo que o governo dele fosse uma porcaria, com desvios de verbas e tantas sujeiras, obras feitas no exterior com o nosso dinheiro e o cidadão brasileiro cada vez pior. Com Bolsonaro isto acabou, ou pelo menos diminuiu drasticamente. Aquele dinheiro que era jogado fora hoje é usado para realizar obras, inclusive a transposição do Rio São Francisco e serviu também para pagar os gastos com a pandemia. Por esta e outras razões que eu voto em Bolsonaro enquanto ele for candidato. (16-03-2022)
  A VIDA TEM ALTOS E BAIXOS Gostar, desgostar, amar, desamar, querer, não querer, abraçar e não se entregar. Viver e se perder nos descaminhos da vida. Se encontrar e se desencontrar, olhar e não ver, lembrar e esquecer. A vida tem altos e baixos, carências e anseios, sonhos e devaneios. Se a vida não fosse assim não seria vida, não seria tão amada e tão querida, seria monótona e sem graça como tudo que passa. Viver é abraçar o vento, é chorar e sorrir independente do momento. A gente nunca sabe o que a vida nos reserva e às vezes somos pegos de surpresa. Precisamos estar preparados tanto para a alegria quanto para a tristeza. 11-03-2022.
  "Bem aventurados os que choram porque eles serão consolados". (Mateus 5.4). Quem chora se expressa com a alma, se abre, se entrega e se doa. Ninguém chora a toa, sempre tem motivo forte, uma necessidade, uma realidade que sufoca e provoca o choro. Jesus chorou e muitos de seus discípulos e seguidores também choraram. Portanto, o choro é uma realidade, um sentimento e até uma necessidade do ser humano. Não se deve criticar nem menosprezar uma pessoa que chora. Devemos, sim, entender e até consolar a pessoa, pois geralmente essa pessoa está passando por um momento difícil e um abraço, ou uma palavra de consolo podem lhe fazer muito bem. Não devemos ser ignorantes nem insensíveis, afinal ninguém chora porque quer ou porque acha bonito. Se não podemos consolar a pessoa também não devemos julga-la ou zombar dela. (11-03-2022)
  CONHECENDO MINAS Acho que ninguém conhece Minas porque Minas está sempre crescendo e florescendo. Minas não é apenas um Estado: é também um sentimento, uma história, uma emoção. Minas é uma poesia com rima, ritmo e melodia, é o som do dia, é a ventania, é o sol quente que se abre de repente e aquece a vida da gente. Ninguém conhece Minas porque Minas está sempre nascendo, renascendo e crescendo dentro da gente. Minas é um dom, é a poesia do Drummond que tem ritmo, beleza e som. Minas avança e se multiplica e a gente nunca explica esse milagre mineiro. Do Sul ao Centro passando pelo Leste e a Zona da Mata indo em direção ao Triângulo Mineiro caminha certeiro e confiante o mineiro explorando o seu Estado grande e forte indo a caminho do Norte. Minas, enfim, se agiganta, cresce e se desenvolve com suas cidades e vilas, seu povo que luta na sua labuta diária com fé e disposição. Minas continua crescendo e se expandindo, pois esta é a sua missão. (11-03-2022)
  ELE É UM TIPO MUITO ESTRANHO Ele não passa na ponte, pois prefere a pinguela, não come no prato, só come na tigela, usa calça amarela e paletó de flanela, entra em casa pela janela, na porta não tem chave, só tem tramela. Ele é um tagarela que nunca se cala e nada se aproveita de sua fala. Ele anda de pijama, dorme debaixo da cama, adora caminhar descalço na lama. É um tipo muito estranho que raramente toma banho. Ele às vezes não fala, só gesticula, e através do seu gesto dá pra perceber que ele vai votar no Lula. 12-03-2022
  TORCEDOR OU SIMPATIZANTE? A pessoa fala pra mim: "Eu torço pra um time, mas eu não ligo não". Das duas uma: ou você torce e liga, ou não torce. Existe o torcedor e o simpatizante. Quem torce liga e até briga pelo seu time. Mas tem muita gente que não torce, só tem uma simpatia pelo time. Torcedor de verdade liga, discute, xinga e até briga pelo seu time. Na verdade, torcer é uma paixão e para muitos é uma idolatria. O torcedor de verdade faz até promessa pro seu time ganhar e quando o time ganha ele caminha centenas de quilômetros para "pagar a promessa". É isto que eu chamo de idolatria. Enfim, existe o torcedor e o simpatizante. (12-03-2022)
  FICA COMIGO Fica comigo, serei teu abrigo, serei teu amigo, serei teu irmão. Fica em meu leito com todo respeito, com todo carinho de pai e de irmão. Não tenho outro intento, nem outra intenção, apenas te peço com educação: fica comigo, me dê sua mão. A noite avança, fica e descansa, minha alma insiste, a noite é longa, escura e triste. Fica comigo, amiga e irmã. Fica comigo, serei teu amigo, fica e descansa como uma criança, dorme tranquila até de manhã. 13-03-2022
EU SOU BOM EM ALGUMA COISA Eu sou bom em alguma coisa, sei fazer e desfazer, sei mexer e remexer. Tem gente que não sabe sequer pregar um prego. Eu sou meio assim, não nego, mas faço algumas coisas bem legais. Sei até fazer café. Gosto de caminhar a pé, mas pra isto é só ter coragem e disposição. Já me disseram que eu não sou bom em nada. Se me conhecessem de verdade nunca diriam isto. Tem gente que pensa que eu só sei escrever. Eu sei ler também e sei interpretar texto. É fácil desfazer dos outros, tem gente que acha isto legal. Acha chique falar mal e gosta de se exibir, pois se acha o maioral. Eu sou bom em alguma coisa, disso eu tenho certeza. 13-03-2022.
  NA ESCOLA PODE TUDO Na Escola pode tudo: Pode namorar, Pode falar ao celular, Pode até brigar. Na Escola pode tudo: Pode passar de ano Sem estudar – E muitos vêm aqui pra passear. Na escola pode tudo: Pode correr, pode xingar, Pode ao professor desrespeitar E pode até ao diretor desacatar. Na escola pode tudo, Mas eu não sei como tudo vai ficar... Afinal, como os alunos poderão aprender Se poucos vêm aqui pra estudar?
     DIA DA POESIA Hoje é o dia da poesia, ontem foi o dia da poesia, amanhã será o dia da poesia, enfim, todo dia é o dia da poesia. Tem dia disto e dia daquilo. Afinal, todos merecem o seu dia. Por isto todo dia é o dia de tudo e de todos. A poesia está aquém e além de ter um só dia, de uma data, de uma festa, de uma comemoração. Poesia está em toda ocasião, com razão, ou sem razão. Poesia está na alma e no coração do ateu e do cristão, do menino e do ancião. Poesia está no mato e na cidade, está no momento presente e naquele que ficou na saudade. (14-03-2022)
  MOGI GUAÇU, SP Não é por que moro aqui, mas Mogi Guaçu, no seu contexto geral, é uma das cidades mais lindas de São Paulo e quiçá do Brasil. Poucas cidades tem um rio tão caudaloso que passa bem no centro e uma natureza tão linda e pujante como vemos aqui. O Rio Mogi Guaçu, que nasce em Bom repouso, MG, é um espetáculo à parte e garante não só a beleza, mas a sua utilidade inquestionável banhando uma vasta região. Rio piscoso que pode ser navegado e bem aproveitado por todos que praticam algum tipo de esporte aquático. A cidade de Mogi Guaçu é um destaque na indústria e poderia ser mais explorada no turismo. Por isto é tão procurada e tão querida por tantos quantos a conhecem e admiram a sua beleza e pujança. Sou mineiro, moro aqui há cerca de 50 anos e costumo dizer: esta é a mais mineira de todas as cidades paulistas. 14-03-2022
  VOCÊ VOTARIA NUMA RAÇA DESTA? Os governos Lula e Dilma (PT) prometiam a água para os nordestinos para que este povo ficasse na dependência deles e votasse neles. Enquanto isto, o povo gastava o pouco que tinha comprando água através dos exploradores com seus caminhões pipas, muitos deles políticos da esquerda. Isto é um crime social e moral, uma ação lastimável desses políticos e empresários. Bolsonaro chegou, arregaçou as mangas e recomeçou a transposição do Rio São Francisco a muito tempo paralisada, pois aquilo era só um "engana-pobre". Não sou político, nunca me filiei a nenhum partido, portanto nunca me candidatei a nada, mas não sou bobo de votar nessa gente que durante tantos anos enganou os nordestinos com falsas promessas e mentiras. Você votaria numa raça desta? 14-03-2022
  QUANDO EU CHEGAR AO CÉU Quando eu chegar ao céu eu vou poder cantar, sorrir e chorar de alegria, toda hora e todo dia. Vou poder correr, ou voar e dançar de alegria sem me cansar com toda essa minha correria. Não sei como será a minha aparência e o meu jeito, mas lá eu não terei defeito e ninguém irá zombar de mim. Será uma eternidade de alegria, lá eu não escreverei poesia porque tudo será poético, com rima ou sem rima e o clima será de alegria e eterna harmonia. Eu creio nisto: lá verei o rosto de Cristo, lá serei um anjo tocando violino ou banjo entre milhares de arcanjos. Lá, enfim, serei o que eu sempre quis e viverei eternamente feliz. (14-03-2022)
  MENINO MIMADO Menino mimado que só recebe agrado, tem o seu rosto beijado, é todo dia abraçado, muitas vezes é cercado por inúmeras fãs. Menino mimado, muitas vezes invejado, por ser tão paparicado. Recebe flores de todas as cores, doces de vários sabores e até ganha dinheiro. É mimado o dia inteiro, é mimado até de noite com a cabeça no travesseiro. A mãe diz: "Vão estragar esse menino!", mas o mimo continua, seja em casa ou na rua. Todos tem inveja dele, pois ninguém é como ele, ninguém jamais foi mimado assim. 14-03-2022.
  ESTATUTO DO IDOSO 2 Hoje fui a uma lotérica pagar umas contas e como havia só um caixa eu cortei a fila me valendo do Estatuto dos Idosos o qual dá a preferência a pessoas que tenham acima de 60 anos. Não demorou e uns caras começaram a gritar e a me xingar. Eu disse a eles: "Eu tenho prioridade, eu sou idoso". Eles continuaram gritando, me xingando e até me ameaçando, tentando assim me intimidar. A moça do caixa nada falou e eu entreguei as contas pra ela. A turba continuou me ameaçando até com palavrões. Uma pessoa que estava atrás de mim me falou: "Quando você sair não fala nada, não responde a eles". Isto era exatamente o que eu tinha pensado. Peguei as minhas contas já pagas e saí calmo e quieto, ninguém deu um pio comigo. Na rua eu pensei: Das duas uma: ou eles queriam me intimidar e me fazer pegar a fila, ou estavam pensando que eu não era idoso, talvez devido a minha aparência. Pensei naquele ditado antigo: "Enquanto os cães ladram, a caravana passa&q
  POESIA Poesia não foi feita para a gente pegar, amassar, colocar no bolso de trás e esquecer depois onde foi que colocou. Poesia não foi feita para a gente ler correndo, pulando palavras e pontuações como se bebe um copo d'água com muita sede. Poesia foi feita para a gente degustar e sentir o paladar, a frescura e o sabor. Poesia é como um beijo: de leve, depois mais denso e mais intenso - é isto que eu penso. Poesia, enfim, é uma dádiva, um dom, algo extremamente bom que a gente saboreia, muitas vezes a chorar ou a sorrir e depois fica com dó de engolir. 15-03-2022