Postagens

Mostrando postagens de setembro 26, 2021
  Bom dia, bom trabalho, bom caminho, bom atalho, boa ida, boa vinda, boa vida, bela e linda. Bom dia! Pra você que me lê escrevi essa mini poesia.
  AS OBRIGAÇÃO ME ISPERA O negócio é levantá e fazê arguma coisa. Ficá sentado aqui só serve pra isquentá a cadera e pode até duê os quarto. Adimais num resorve nada, só cria calo (seis sabe onde). Lá fora o sor me ispera e as obrigação tamém. Tem os cavalo pra tratar e dispois sortá no pasto, tem as galinha que já deve de tê botado e os porco pra dá lavage, sem falá na bacia de ropa pra istendê no varar. Aqui na frente do cumputadô é só perda de tempo e às veis eu dô arguma risada daquele humurista minero lá de Poso Alegre que é um barato. O mais é só cunversa e perda de tempo. Vô me dispregá dessa cadera antes que seja mais tarde. As obrigação me ispera lá fora. Eu ainda nem tomei café direito, gosto de tomá café sussegado, pão cum mantega, quejo e mais arguma coisa. Tô atrasado hoje e só to iscreveno isso aqui purque deu vontade e eu tenho certeza que arguém vai se identificá e vai gostá. Dexa eu ir, já to atrasado. Tchau!
  BRIGA DE MULHER E BRIGA DE HOMEM Briga de mulher é diferente de briga de homem. Os homens discutem primeiro e às vezes nem chegam a brigar fisicamente. Em alguns casos terminam a discussão num bar tomando uma pinga e tudo fica resolvido e esquecido. Briga de mulher é diferente e geralmente o motivo da briga é algum homem. Quando começa a discussão ninguém põe fé que vai dar em alguma coisa, mas às vezes dá. Quando esquenta fica difícil separar. Geralmente tem puxão de cabelo e costumam rolarem no chão. Drummond certa vez escreveu uma crônica sobre briga de mulher, muita gente assistia a briga e até torciam, mas ninguém quis separar, depois no final ele explicou por que ninguém separou. Foi porque os homens queriam ver, e até apostavam, qual das duas ia ficar sem roupa primeiro. Nota-se que a plateia era grande e foi só aumentando. Falando sério, briga nenhuma presta. As pessoas podem se discordar, discutir, mas nunca devem chegar a se engalfinhar. O ser humano tem coisa mais importa
  O QUE EU GOSTO O que eu gosto não tem nome, não tem endereço, nem sobrenome. Tem uma forma que só eu conheço, não tem volume, nem preço. Não tem nada de bonito, é até meio esquisito, mas é disto que eu gosto. O que eu gosto eu não digo, mas posso lhes afirmar que não corro nenhum perigo de conviver e gostar. O que eu gosto vem no vento, aparece num momento, me sorri e vai embora. Eu não vejo, mas eu sinto, é verdade, eu não minto! O que eu gosto, o que eu amo, sempre encontro por aí. O que eu gosto é assim, o que eu gosto é segredo, mas nunca me causa medo. O que eu gosto está em mim.
  TEM GENTE QUE AINDA ACREDITA Os políticos apostam na memória curta dos brasileiros. Quem roubou agora promete que não roubará mais. Quem enganou o povo agora promete que não enganará mais. Quem sempre foi contra os cristãos agora promete que não será mais. Quem mandou o nosso dinheiro para as ditaduras comunistas agora diz que não vai mandar mais. Quem riu na nossa cara como se fôssemos palhaços agora promete que não rirá mais. Quem disse: "Ainda bem que a natureza criou o Corona vírus" agora não dirá isto mais. Quem pagou empreiteiros com o nosso dinheiro os quais não concluíram as obras agora diz que não fará isto mais. E o que mais me irrita é que tem gente que ainda acredita.
  AGRADO Eu só queria fazer um agrado, eu não estava nem um pouco interessado, mas o caso foi além do combinado e eu acabei ficando apaixonado. Pelas vielas da vida eu entrei numa dividida e acabei ficando machucado. Esse caso foi além do que eu previa, muito além do combinado. De olhar em olhar nós ficamos a cismar e depois de abraçar ficou difícil largar. Eu só queria fazer um agrado, mas o caso descambou pra outro lado, foi além do combinado e o que restou de tudo? Um sujeito apaixonado.
  QUEM NUNCA SOFREU UM GOLPE? "Tem gente que se faz de bobo só para dar um golpe". Quem nunca ouviu esta frase? Mas, o que é se fazer de bobo! O mundo está cheio de gente assim e esses são os piores golpistas. A pessoa se esconde atrás de uma falsa aparência e quando menos se espera ela aplica o golpe. Não tenho vergonha de dizer que já fui vítima de golpe. Um dia um comerciante próspero me falou que nunca ninguém no mundo ia aplicar um golpe nele. Eu lhe disse que toda pessoa é passível de levar um golpe. Ele me disse: em mim ninguém aplica golpe porque eu não preciso de dinheiro e quem cai em golpe é porque não tem dinheiro. Não discuti com ele, nem o questionei. Não levou muito tempo e ele caiu num golpe, perdeu milhares de reais. Descobriu quem foi, mas não podia denunciar porque estava "na mão da pessoa". Ou seja, foi chantageado. Se algum dia eu o encontrar vou lhe perguntar se ele lembra daquela nossa conversa enquanto tomávamos um delicioso café lá no seu sí
  SÓ OBSERVANDO... Nas minhas caminhadas passo em frente de uma grande escola onde funcionam vários departamentos. Gosto de reparar tudo dentro das minhas limitações e vejo o cuidado e o carinho dos funcionários que sempre me dão aquele bom dia gostoso e até trocamos algumas palavras. Agora com aulas presenciais é possível ver os alunos e um detalhe me chamou a atenção: é que muitos deles usam a máscara no queixo, ou só na boca. Isto me levou a pensar na incoerência que é esse uso obrigatório de máscara. Não há uma regra imposta, nem uma fiscalização. As pessoas em geral "obedecem tudo", mas do seu jeito. Sempre é possível burlar alguma exigência e o brasileiro sempre fez isto muito bem. Eu, pessoalmente, duvido que os políticos usam máscara. Já vi casos de políticos aparecerem sem máscara para uma entrevista e depois pedirem alguém para a pegar numa clara demonstração de hipocrisia. O brasileiro é mestre no "faz o que eu mando e não o que eu faço". Por isto sou con
  MINAS GERAIS Escrever sobre Minas Gerais sempre é pouco e nunca é demais. Afinal, Minas Gerais é como amor de mãe: não acaba nem quando ela morre, pois fica a lembrança e a saudade, muitas vezes doída e pungente. Por isto não me canso de escrever sobre Minas Gerais. Minas se multiplica e mais bonita fica por mais distante que estejamos de Minas Gerais. Drummond foi para o Rio onde conheceu muita gente famosa, se desenvolveu e se tornou mundialmente conhecido. Mas Minas foi com ele como uma fotografia na parede. Certa vez alguém o questionou porque ele não voltou para Minas e ele disse mais ou menos isto: "Não preciso voltar ou visitar Minas porque Minas está comigo". No seu famoso poema "Confidência do itabirano", no último verso ele escreveu: "Itabira é apenas uma fotografia na parede. Mas como dó!". Minas está arraigada no coração e na mente do mineiro que a ama e proclama sempre o seu amor a Minas. É difícil esquecer quem nos fez bem e nos recebeu sem
  SOZINHO Dizem que ninguém está sozinho, mas será que isto é verdade? Pode ser que essa afirmação sirva para algumas pessoas, mas, com certeza, para muitas não serve. Tem gente que ama ficar sozinha, fica igual um ratinho no seu cantinho, não sente falta de gente, nem de carinho. Acho que a maioria das pessoas está sozinha. Umas por opção e outras devido a situação. Dizem que é melhor estar sozinho do que mal acompanhado, mas só saberemos isto se estivermos acompanhados. Nem Deus vive sozinho porque ele é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ou seja, são três pessoas cheias de bondade numa só divindade.
  ACUSAR SEM PROVAS Uma das coisas mais terríveis é acusar alguém sem provas. Isto, inclusive é crime tipificado no Código Penal. Mas muita gente não liga pra isto e sai por aí acusando "só porque ouviu alguém falar". Geralmente a pessoa acusada fica calada, não toca o caso pra frente, prefere sofrer o dolo do que se envolver com "quem não presta". Jesus foi acusado e ficou calado. O soldado o feriu e ele ficou calado, alguém lhe inquiriu e ele ficou calado. Lhe fizeram perguntas e acusações sem provas e ele se limitou a dizer: "Tu o disseste". Ao acusador cabe o ônus da prova. Jesus não precisou dizer nada. Já fui acusado até de não tomar banho, como se isto fosse possível a um ser humano normal, a menos que não tenha água no mundo. Por fim, dei risada, tal a baixeza da acusação. Façamos como Jesus. Afinal, quem não deve não precisa bater boca com quem não tem noção do que está dizendo ou fazendo.
  MEU PAI Quando o meu pai faleceu eu me segurei, não chorei, nem sequer lastimei. Fiz o que todo bom filho faz e depois do enterro segui em paz, me lembro que passei num mercado e depois fui embora como se nada tivesse acontecido. Tudo transcorreu normalmente, como se eu estivesse dormindo, ou estivesse anestesiado. No outro dia me levantei e fiz o que fazia todo dia, segui a minha rotina diária como se nada diferente tivesse acontecido. Alguns dias se passaram e um dia eu acordei e me lembrei que meu pai já não estava mais entre nós. Eu nunca mais ia ouvir a sua voz me pedindo para fazer uma oração, ou qualquer outra ação. Não vi mais o meu pai e nunca mais o ouvi. Desde então eu sinto a sua ausência, sinto falta dele e às vezes fico lembrando o seu jeito de me falar e sinto falta das histórias que ele gostava de me contar.
  Vou sair para ver se pego um pedaço de vento, um pouco de tempo, um sopro do céu, um pouquinho de mel. Lá fora sopra o vento, afasta o calor, aqui dentro o ventilador até se cansou e quase parou de tanto rodar. Vou sair lá fora um pouco senão fico louco e posso pirar.
  TREM Um trem passou na minha vida, seguiu na linha, apitou na curva, passou na ponte, atravessou pro outro lado, entrou num túnel e depois saiu. É tanto trem que existe por aí que eu nem consigo mais contar. É trem na rua, trem em casa, tem trem até no ar. De trem em trem a gente vai e vem. Tem trem de roda e trem de asa. Tem trem na rua, trem no mar, eu tenho muito trem aqui em casa. De tanto trem que tem até perdi a conta. perdi o rumo e perdi a razão. Tem trem na vida, em todo canto, e dizem que tem trem até no coração.
  Eu às vezes me lembro de quando era criança e as coisas "estranhas" que eu fazia. A única pessoa que me compreendia era o meu pai. Um galhinho de café para mim era uma obra de arte e ainda é.
  A PRIMEIRA VEZ A primeira vez que eu te vi eu não sei o que senti. Fiquei parado, meio preocupado, depois olhei de lado para disfarçar. Na verdade, eu nem sei o que fiz, mas sei que estava feliz. Sei que me senti diferente, fiquei estranho de repente, perdido em meus devaneios, sem coragem, com receios de falar, mas nada dizer. Foi tudo muito rápido e demorado, sei que fiquei calado, mas querendo falar. Depois saí e fui não sei pra onde. Pouco a pouco fui voltando a mim e hoje ainda estou assim sem saber o que fazer, mas querendo muito te rever.
  PENA DE MORTE Um olhar distante, profundo, crava nas paredes cinzas à procura de outro olhar. Busca clemência, talvez numa voz, numa simples palavra, mas não encontra. Um gesto desesperado, incerto, desenha no ar seu lamento perdido nas asas do vento. Um rosto cansado, imerso em dores, mergulha tristonho nos mil corredores, escravo das horas, contando o tempo... A vida tremula na haste do sonho, (Bandeira sem nome que longe se agita) e chora, resiste, murmura e grita... Aos poucos distante o sol se esconde, um homem caminha, não sabe pra onde, a morte é certa, sentença maldita.
  IGREJA Já frequentei igreja, até fiz parte da Diretoria, hoje não frequento mais, ou só de vez em quando, mas a minha fé em Deus não mudou, nem está mudando. Toda igreja é boa, muitas vezes ruim é a pessoa que não respeita a sua crença e vive fazendo desavença, com o pé em duas canoas. Tudo que a pessoa faz deve ser com ordem e paz, principalmente se é feito pra Deus. Nesta vida tem muito mistério, pois a vida é um caso sério, mas Deus conhece os seus. Não adianta rezar, orar e até mesmo pregar, se a vida não condiz. É preciso amar, respeitar, e na vida se empenhar para viver feliz.
  NO MEU TEMPO No meu tempo a criança chorava porque apanhava e apanhava porque chorava. A criança às vezes apanhava porque não queria ajudar ou apanhava porque queria ajudar e o pai não queria que ela ajudasse. Na verdade a criança quase sempre apanhava para aprender que o pai sempre tem razão. Apanhava de vara, de cinta, e até mesmo com a mão. Bater em criança era uma forma de lhe dar educação.
  PRECONCEITO Tem umas coisas que me deixam pensando muitas vezes sem entender. Por que falam tanto em preconceito? É preconceito contra isto, contra aquilo e mais. Preconceito sempre existiu e agora querem criminalizar o preconceito. O preconceito está arraigado no ser humano desde Noé. Isto faz parte do comportamento das pessoas. Já sofri muito preconceito e um deles é por ser mineiro e o outro é por ser evangélico, mas nunca liguei. Existe preconceito até contra pessoas canhotas e eu sou canhoto. Agora a moda é falar do preconceito contra as mulheres, como se não houvesse preconceito contra os homens. Eu ajo assim: quanto mais preconceito, mais eu procuro conhecimento e superação. Se eu for ligar para gente preconceituosa eu não vivo. Afinal, o que mais tem no mundo é preconceito.
  POR QUE? Eu me pergunto: por que? A indagação tem sentido e espera uma resposta. Por que não estamos juntos eu e você se a gente tanto se gosta?
  RECIPROCIDADE Receba o meu abraço com carinho e bondade e depois me dá o seu com muita reciprocidade. Vamos fazer uma troca que tem grande validade. Vamos trocar um abraço com muita reciprocidade. Será muito lucrativo por toda eternidade. Nosso abraço será puro, sem ter nenhuma maldade. Abraçar é muito bom, pois é fruto da amizade. É feito de amor e carinho, sinal de reciprocidade.
  DEUS PROMETE ENXUGAR AS NOSSAS LÁGRIMAS Um dia alguém me disse em tom pejorativo que eu sou muito chorão. Na verdade, todo mundo chora de vez em quando e isto não é crime. Lembrei a essa pessoa que, de acordo com a Bíblia, Jesus, os apóstolos e os profetas também choravam. Jeremias é conhecido como "o profeta chorão". Jesus disse certa vez: "Bem-aventurados os que choram porque eles serão consolados". No Salmo 30.5 lemos: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã". A Bíblia diz que quando Pedro negou a Jesus chorou amargamente. Hoje na caminhada eu me lembrei de um fato que me aconteceu quando eu era adolescente e fiquei muito emocionado. Na época eu chorei muito e cheguei a ficar várias noites sem poder dormir direito. Foi muito tocante, mais do que eu podia suportar. Se você tiver vontade, ou necessidade de chorar, chore, abra a sua boa, sua alma e o seu coração. Não ligue para o que alguém poderá falar. Deus promete enxugar as nossas
  FOI TUDO ILUSÃO Cheguei numa cidade onde não havia ruas. Procurei uma praça, mas não encontrei. Procurei uma igreja para meditar e descansar, mas também não encontrei. Tive fome, tive sede, tive cansaço, mas não encontrei nenhum espaço onde eu pudesse descansar. Continuei andando com dificuldade, foi quando encontrei um senhor de idade e então com ele falei. Ele me ouviu, mas não me entendeu. Fiquei sem resposta. Eu estava cansado, tentei sentar-me no chão, mas não havia chão. Me senti num completo abandono, foi quando acordei e descobri que tudo foi um sonho e foi tudo ilusão.
  VACINA As vacinas, que agora são chamadas de "imunizantes", dividem as opiniões. Muita gente defende as vacinas porque diz que todo remédio é contraindicado e pode até matar, mas a vacina não é exatamente um remédio. A função dela é bem mais abrangente e ninguém ainda sabe exatamente qual é a função dela no organismo. Ela não cura, não protege, não imuniza, mas pode até matar, dependendo da pessoa que a tomar. Então, ela não pode, ou não deve ser aplicada em qualquer pessoa. Seria necessário fazer um teste antes, mas, pelo que eu sei, ninguém faz nenhum teste e tem acontecido coisas estranhas, principalmente após a segunda dose, inclusive muita gente tem sido contaminado pelo vírus após a segunda dose. A questão não é ser contra ou a favor, é conhecer e estabelecer regras e cuidados antes de ser vacinado. Cada organismo é um organismo, é diferente, por isto as reações são diferentes e, portanto, ninguém sabe de antemão qual a reação que vai ter, se vai viver ou se poderá at
  HOJE CHOVEU Hoje choveu muito, muita chuva, chuva boa. Choveu tanto que precisei usar canoa. Desceu água, subiu água, e levou a minha mágoa. Encharcou a minha rua e encheu o meu quintal. Tanta chuva que caiu, a natureza sorriu e me deixou mais feliz. Foi tanta chuva que até entrou dentro de casa, porém a nada estragou. Eu fiquei admirado com isto que aconteceu, fiquei até abismado com o tanto que choveu. De repente a chuva parou e tudo silenciou. De repente o sol se abriu, a natureza sorriu, fiquei feliz e risonho, porém depois vi que que tudo na verdade foi um sonho de alguém que muito dormiu. 27-09-2021.