Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 21, 2021
  A POESIA DE CECÍLIA Andando certa vez numa rua de um Bairro de Belo Horizonte, fui atraído por uma folha de um livro jogada na rua. Me aproximei e cuidadosamente a peguei, felizmente ela estava limpa. Era o poema "Sugestão" de Cecília Meireles. Devo ter esta folha guardada até hoje e isto já faz mais de 30 anos. Sugestão de Cecília Meireles Sede assim – qualquer coisa serena, isenta, fiel. Flor que se cumpre, sem pergunta. Onda que se esforça, por exercício desinteressado. Lua que envolve igualmente os noivos abraçados e os soldados já frios. Também como este ar da noite: sussurrante de silêncios, cheio de nascimentos e pétalas. Igual à pedra detida, sustentando seu demorado destino. E à nuvem, leve e bela, vivendo de nunca chegar a ser. À cigarra, queimando-se em música, ao camelo que mastiga sua longa solidão, ao pássaro que procura o fim do mundo, ao boi que vai com inocência para a morte. Sede assim qualquer coisa serena, isenta, fiel. Não como o resto dos homens.
  CAFEZINHO MINEIRO Pó, água, açúcar à vontade, desejo, ansiedade por tomar um bom café. A água ferve, pula dentro da caneca, o pó é colocado no filtro que é colocado numa vasilha própria que é colocada em cima da garrafa. A água adoçada é derramada, misturada no pó e desce para dentro da garrafa e depois é servido o café com seu gosto e o seu cheiro. Adoro um cafezinho mineiro! 18-02-2021.
  PASTEL DE FEIRA Todo sábado eu compro e como um. É aqui pertinho e é bem baratinho: só 7 reais. É pequena a feira, mas tem 3 pasteleiras, cada uma mais caprichosa que a outra e o que não falta é freguês. Tem gente que vem de longe e até traz a família junto. Comem pastel a gosto e tomam alguma coisa também a gosto. Eu olho e fico pensando: por que tanta gente gosta de pastel? Eu não conheço uma que não goste, mas deve ter várias. Já comi tanto pastel que às vezes eu olho no espelho para conferir se não estou com cara de pastel. Como pastel puro, com suco de uva, só não como com refrigerante porque eu não tomo. Em lugar de refrigerante eu tomo água, ou suco de uva integral, que é bom para tudo, inclusive para o coração. Pastel de feira é bom, quem nunca comeu não sabe o que está perdendo. (20-02-2021)
  POESIA DO NUNCA Nunca diga nunca porque nunca não existe. Nunca estive alegre, nunca estive triste. Nunca vi de perto a lua nem o sol, nunca viajei nas cores do arrebol. Nunca andei de noite, nunca andei de dia, nunca escrevi sequer uma poesia. Nunca fui a Minas, nem sei onde é, mas quero conhecer o Castelo do café. 20-02-2021.
  CASTRAR PORCO Quando eu era criança e depois adolescente, lá em Minas, eu vi muita castração de porco. Felizmente meu pai nunca me pediu para ajudar. Ele não castrava, só segurava. Quem castrava era um vizinho que vinha falante e sorridente como se não fosse praticar um crime, uma agressão contra o porquinho. Mais triste ainda era a castração da porca, era bem mais complicada. Tudo, obviamente, era feito sem anestesia, só com alguma assepsia para evitar problemas posteriores. Eu não gostava nem de olhar, o bichinho gritava e esperneava, mas acabava cedendo. O porco era castrado para engordar e depois dava algum lucro para o dono, a porca também seguia o mesmo caminho. O tempo passou e hoje eu descobri que também castram seres humanos, mas aí a finalidade e a história é outra. (21-02-2021).
  JÁ OUVI MUITO ISTO Pode chegar, o cachorro não morde. Hoje ainda não fiz nada! Estou com o corpo todo doído. Acho que dormi de mal jeito. Não tenho nem um tostão furado. A situação está ruim. Não fiz nem pro fumo. Aquele time não joga nada! Se me virar de cabeça pra baixo não cai nada. Estou morrendo de fome! O cachorro é bom pra vigiar a casa. Ontem eu dormi cedo e hoje eu não acordei ainda. Quem casa quer casa! Se eu tivesse dinheiro eu já tinha sumido no mundo. Quanto mais a gente trabalha, mais pobre fica. Criança é uma peste. Só faz arte. É melhor um vizinho perto do que um amigo longe. Se alguém precisar de mim é só dar um grito. Se você votar em mim eu vou trabalhar por você. Esse time não ganha nem com reza. O Brasil não vai pra frente porque os políticos só roubam. Lula foi o melhor presidente do Brasil. Bolsonaro não sabe nem falar! (Esse aí não conheceu a Dilma) E agora a última: Que com ferro fere, com ferro será ferido. 22-02-2021.
  NA VIDA TUDO É ILUSÃO Esta noite, enquanto o sono não chegava eu pensava: Realmente, na vida é tudo ilusão. A Bíblia diz que a nossa vida é como uma sombra. Não há nada mais fugaz do que a sombra. Quando era criança eu gostava de observar a sombra e agora percebo que a minha vida é uma sombra. Uma das coisas mais tolas e mais inúteis que existe é ter medo da morte. Eu costumo pensar muito nisto. Se Jesus é o caminho, a verdade e a vida por que é que eu tenho medo da morte? A menos que eu não tenha Jesus na minha vida. A vida é uma ilusão. Já sofri muito, mas acredito que tem gente que já sofreu muito mais que eu, mas a pessoa geralmente se amolda ao sofrimento. Muitos parentes meus já morreram, amigos, colegas da infância e, por incrível que pareça, eu ainda estou por aqui. Morrem jovens, crianças, velho, anciãos, mulheres, moças, senhoras, ricos, pobres, políticos, ladrões... Por que eu não vou morrer? A vida é uma ilusão, é uma folha que cai no chão, um sonho que se vai, um sorriso
  EM MINAS Em Minas a vida para, o tempo para por um momento também no ar para o vento, o rio para, fica a olhar a sua margem cheia de flores, tanta beleza e tantas cores que não se pode enumerar. Em Minas o riso para e enfeita os lábios com o seu brilho, para o velho, para o moço, sem se falar, sem alvoroço, para o pai, para a mãe, todos unidos no seu afã se regozijam desde a manhã. Em Minas a vida para para rever tanta beleza. Para o velho na sua choça, para o moço na sua roça com sua fé, com sua enxada, e o vento passa bem de mansinho vai despertando os passarinhos que cantam livres pela estrada. 22-02-2021.
  SÓ ME RESTA A SAUDADE Eu queria que você passasse e sem querer me olhasse, e te olhando eu tropeçasse e você sorrindo discretamente depois me perguntasse se estava tudo bem. Eu queria que você me amasse, mesmo que eu não acreditasse, até mesmo duvidasse quando você me olhasse e pra mim então piscasse, mas eu sei que tudo é sonho. Tudo é coisa da minha cabeça, você nem se lembra de mim, do nosso passeio no jardim, você olhando pra mim e eu tímido te olhando sem te olhar de frente e te visse de repente pegando na minha mão... Eu queria que você passasse e sem querer me olhasse como foi naquele dia de amor e de poesia, mas isso tudo é passado, já está tudo acabado e só me resta a saudade que hoje meu peito invade. 22-02-2021.