Postagens

Mostrando postagens de junho 30, 2019
FOFOCA Não sei definir bem o que é uma fofoca, mas sei que não é boa coisa, embora seja muito comum hoje em dia. Pelo que eu ouço dizer - e eu não sou fofoqueiro - fofocar é falar mal da vida dos outros, coisa muito comum entre parentes e vizinhos. Na frente fala bem e até exagera, por trás fala mal e nada tolera. Assim é a fofoca, e o fofoqueiro é a pessoa que pratica a arte de fofocar. Essa prática já foi motivo para muitas brigas e até mortes, portanto é algo forte e muito  disseminado pelo mundo, em todas as classes sociais. Fofoca hoje é uma profissão, pois tem muita gente que ganha dinheiro com ela nos meios de comunicação. Muitos aproveitam a fama de alguns artistas e ganham dinheiro contando ou inventando histórias que envolvem essa classe. E o fofoqueiro não perdoa ninguém, tem a língua solta e bifurcada como se fosse de uma cobra. Vira e mexe, ele ou ela soltam o veneno mortal e todo mundo fica sabendo dos podres "daquela vizinha" que não para em casa, ou "daqu
ILUSÃO Dizem que tudo no mundo é ilusão  e as pessoa se iludem facilmente.  A ilusão está no coração e está na mente,  está no sorriso que faz a pessoa parecer contente,  está no andar, no dia a dia,  no falar e no agir, está no chegar e no partir,  enfim, a ilusão está em todo lugar.  Mas como não se iludir se a vida, em si, é uma ilusão?  Cada dia é uma nova história, uma nova promessa,  é uma oferta, algo que nos desperta  e nos ilude e depois mostra sua cara, seu jeito,  mas nos engana e como criança  ficamos só na esperança  de ganhar o brinquedo de Papai Noel.  A ilusão só vai acabar  quando chegarmos no céu. (06-07-2019)
AQUI TEM DE TUDO Se o frio causa arrepio o calor causa suor, tem comida que causa queimação, tem sapato que faz calo, tem coisa que dá dor de cabeça, tem outras que dão enjoo, tem pessoas que dão raiva, tem animal que morde a gente, tem cafezal que tem serpente, tem brejo que dá frieira, tem gente que só fala besteira, tem cavalo empacador, tem vaca que dá chifrada, tem galinha que belisca, tem gente que não se arrisca, tem moça que só namora, tem homem paquerador, tem mulher que não tem jeito, tem criança que só chora, tem égua ruim de arreio que só anda na espora, tem boi que derruba cerca, tem porco ruim de engorda, tem muita história no ar, tem roça pra capinar, tem gente que só enrola e só finge que trabalha, mas na verdade atrapalha e não vale o que come. Enfim, aqui tem de tudo, tem careca e cabeludo, tem até quem passa fome. Cícero Alvernaz, autor, 05-07-2019.
JESUS TE AMA MUITO Se você não gosta de Jesus ele te ama do mesmo jeito porque o seu amor é incondicional. Ele amou o ladrão da cruz, ele amou a mulher samaritana, ele amou o homem do palácio ele amou o homem da choupana, ele amou o cego e lhe deu a visão, ele amou o gadareno e lhe deu a libertação, ele amou o seu algoz e lhe deu o perdão. Se você não gosta de Jesus saiba que ele te ama muito, te ama com amor eterno e se você quiser ele te livra do inferno, te livra da perdição. Ele te ama tanto que morreu por ti para através do seu sangue te dar a salvação. Cícero Alvernaz, autor. 04-07-2019.
PADARIA Hoje passei numa padaria e peguei um livro emprestado para ler. É um livro de autoria de Pedro Bandeira: "A marca de uma lágrima". Mas não é sobre o livro que eu quero escrever: é sobre a padaria, lugar que se faz pão e outras iguarias, guloseimas e também se vende salgados e até bebidas. A padaria atrai muitas pessoas, por isto existem tantas por aí. Afinal, todo mundo come pão e afins, gosta de coisas gostosas como pudim, caçarola e outros. Em Minas, as padarias ven dem de quase tudo e tem umas muto chiques, já almocei em padaria, já tomei lanche feito na hora a gosto do freguês, já comi pastel e outros salgados. Tudo isto é bom, mas o grande destaque é a "moça da padaria" com seu jeito, seu olhar, sua educação e sua beleza. Toda padaria que se preza tem pelo menos uma moça assim para atender os fregueses que, forçosamente, voltam saudosos daquele atendimento especial. Assim ninguém resiste ao charme de uma padaria. (04-07-2019)
DIA CARRANCUDO Frio, jeitinho de chuva, carinha de tristeza, sorriso de alegria, algum verso, alguma poesia se vê no ar. Flores a bailar embaladas pelo vento num momento, numa hora qualquer, coisa que a gente quer, mas não sabe como ter. O frio apareceu, o dia está carrancudo, estou fazendo de tudo para sobreviver. 04-07-2019.
CONHECENDO PESSOAS, FAZENDO NOVOS AMIGOS A melhor maneira de conhecer pessoas é nas viagens. Em cada porto se faz pelo menos um amigo, mas também existe o perigo de conhecer "certas pessoas", por isto tem gente que prefere não se arriscar. Já conheci muita gente nessas minhas viagens, mas foram só amizades superficiais, artesanais e tais. Nada que ficasse sério ou entranhado na gente, nada que deixasse marcas na pele, na cabeça ou no coração. Amizade é bom, a Bíblia diz em P rovérbios de Salomão que quem tem um amigo tem um irmão, mas existem amizades e amizades, assim como existem amigos e amigos. Portanto, é preciso ter cuidado com certas amizades, pois tem gente que se aproxima da gente com outras intenções e até para pedir dinheiro emprestado, como se a gente fosse Banco ou Financeira. Brincadeiras à parte, ter amigos é muito bom, desde que sejam amigos de verdade, pois amigos falsos só nos metem em confusão. (03-07-2019)
IGREJAS E PARTIDOS POLÍTICOS Nada se parece tanto com um partido político do que uma igreja. Num partido político se você não se coadunar, não se alinhar com a filosofia da Direção Partidária, não se adequar ao Sistema, fatalmente você será expulso do Partido. Por isto os políticos mudam tanto de partido e há quase 40 partidos no Brasil. Numa igreja também é necessário ler na mesma cartilha do líder, seja ele quem for. Existe uma direção, uma liderança que de certa forma cont rola os liderados. Se a pessoa não "andar na linha" será alertada e poderá ser expulsa (excluída ou desligada) mesmo que não tenha cometido nenhum pecado comprovado que exija o seu desligamento. Por isto há tantas divisões, por inúmeros motivos e existem igrejinhas por aí aos milhares. E muitos dividem a igreja por motivos políticos e financeiros. A igreja, em síntese, é uma organização, assim como os partidos políticos, e também tem as suas leis e as suas regras. (02-07-2019)
GOSTO MUSICAL O gosto musical é muito diversificado e duvidoso. Moro entre duas escolas e tem dia que é complicado ser obrigado a ouvir certas musiquinhas que só tem barulho e "bateção", mas não tem nenhum conteúdo, na verdade nem sei o que tem na música, além de barulho, fico imaginando como fica a cabeça dos alunos e professores escutando essas coisas. Mas, enfim, tem gosto pra tudo, manda quem pode e escuta quem tem juízo. Mas às vezes é difícil de aturar esses "solavancos musicais" que somos obrigados a ouvir. Eu costumo dizer: é melhor ouvir certas coisas do que ser surdo. Pelo menos, uma hora isto passa e eu posso, enfim, escrever alguma coisa que, com este barulho, é praticamente impossível. Já não se faz mais músicas como antigamente, e eu nem sou tão antigo assim. (02-07-2019)
DAR OPINIÃO Hoje não se pode mais dar opinião, mesmo quando alguém a pedir. Hoje é proibido opinar sobre qualquer assunto e em qualquer hipótese. Se alguém for pego dando a sua opinião poderá sofrer revezes e até ser ameaçado. Portanto, guardemos conosco as nossas opiniões sejam elas sobre quaisquer assuntos. Hoje somos uma geração "sem opinião", temos que concordar com tudo e a tudo aceitar, calados e estáticos. Vivemos na época do pode tudo, tudo é normal e até aconselhável . Se expressarmos a nossa opinião (e ela for diferente, ou contrária) podemos ser afastados da coletividade, processados e considerados "personas non gratas". Enfim, somos considerados cartas fora do baralho da vida e da sociedade. Vivemos numa ditadura e temos que concordar com tudo e com todos. Se não concordarmos com algo fiquemos calados e fora da discussão, pois não se admite mais opinião. E quem mais sofre com isto é quem escreve. (03-07-2019)
NINGUÉM PODE VIVER SEM POESIA Se o sono vier, durma, se a fome vier, coma, se a sede vier, toma um copo d'água, ou dois copos se quiser, beba até não querer mais, sacie sua sede, mate a sua fome, coma se tiver fome, beba se tiver sede, pois ninguém pode viver de barriga vazia, assim como ninguém pode viver sem poesia. Cícero Alvernaz, autor, 01-07-2019.
HINO NACIONAL Já fizeram muita piada sobre o hino nacional, já deram muita risada e esculacharam a letra deste hino que foi feita por Joaquim Osório Duque Estrada e a música foi composta por Francisco Manuel da Silva. Tanto fizeram que por muitos anos o mesmo não foi mais cantado em nenhuma repartição pública e pouquíssimas pessoas sabem canta-lo e conhecem a sua letra. Esta coisa triste e deplorável passa pela tentativa de governos anteriores que tentaram transformar o Brasi l numa Venezuela, a chamada venezuelização do Brasil. Os nossos símbolos foram praticamente jogados no lixo. Isto é como se uma pessoa não tivesse nome, nem personalidade, não tivesse, enfim, nenhum documento de identidade. Já ouvi muita piada sobre o hino nacional, já ouvi até paródias e brincadeiras de mau gosto, pessoas tripudiando sobre os símbolos nacionais. Já ouvi professores comunistas criticarem o nosso hino, fazerem chacota, ouvi um dizer: hoje é dia da cantar o "Viranduipiranga", em referência