Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 16, 2020
LACRAÇÃO NO CARNAVAL O carnaval mal começou e já demonstra que será extremamente politizado. A primeira escola de samba a desfilar, a "Acadêmicos de Vigário Geral" tem como tema o palhaço Bozo fazendo uma referência ao presidente Bolsonaro que os esquerdistas-lulistas chamam pejorativamente de Bozo. Esse palhaço, para quem viveu nas décadas de 80 e 90 era muito famoso e muito querido, apresentava programas na televisão e era amigo de todos. Para muitos, palhaço é um termo pe jorativo que indica uma "pessoa imprestável para a sociedade", até hoje quando se quer xingar alguém muitas pessoas o chamam de "´palhaço". Vejam que contradição! Enfim, Carnaval é isto, é lacração e muitas vezes aberração. Enquanto isto o presidente Bolsonaro (Bozo, para muitos) está trabalhando muito e aos poucos está transformando o Brasil num País bem melhor, sem roubalheira e com muitas melhorias em todos os setores. (22-02-2020)
MOTIVAÇÃO As pessoas ficam motivadas e também desmotivadas. Num dado momento a pessoa explode em motivação, tudo é motivacional, até as coisas aparentemente negativas que acontecem, e a pessoa diz: "Há males que vem pra bem" e agradece por tudo e por todos. Passado algum tempo tudo muda e a pessoa "cai na realidade" e se desmotiva, fica pra baixo e até renega a própria vida. Mas por que acontece isto? Por que o ser humano é assim? Simplesmente porque é um ser humano e isto fa z parte de sua natureza. Isto ocorreu com vários personagens bíblicos, até com o Senhor Jesus, que é Deus e que também foi homem. Certa vez o Senhor Jesus disse: "A minha alma está triste até à morte". Tristeza, desmotivação, decepção e amargura fazem parte da vida. isto acontece, é normal, mas temos que superar e vencer essas fases negativas que muitas vezes nos acometem. (21-02-2020)
TUDO DE BOM! Bom dia, boa tarde, boa noite, bom almoço, bom café e bom jantar. Bom dia com poesia, boa tarde sem alarde, boa noite sem açoite, bom almoço sem alvoroço, bom café com cafuné, bom jantar até se fartar e boa vida até o dia que ela se acabar. Cícero Alvernaz (autor) 20-02-2020.
PERNILONGO É um mosquitinho que tem um ferrão afiado e as pernas compridas. Um mosquito que, na melhor das hipóteses, deve ter vindo do inferno, emissário do seu chefe, que eu prefiro não falar o nome, que veio para atazanar, picar e piorar a nossa vida. Ele vem sorrateiramente e dá uma picada que arde e coça, faz um vergão, altera o nosso humor, tira a nossa paz e ainda pode causar a morte quando se trata do pernilongo que transmite a dengue. Ele aparece quando a gente menos  espera, de trás de algum móvel, ou vem voando de forma imperceptível. Quando ele pica o mal está feito, o seu malefício é demorado, a gente coça, passa álcool, mas nada resolve, a desgraça já está feita. Não há nada que impede a criação e a proliferação deste mosquito diabólico. A gente mata um e aparecem 10 para o velório e para vingar o morto. Isto parece piada, mas é uma triste realidade. (20-02-2020)
CHORAR FAZ BEM Todo ser humano é assim: tem dia que a pessoa está esfuziante, falando pelos cotovelos, como se diz, parecendo político em época de campanha eleitoral, porém tem dia que fica calado, amuado, parecendo um passarinho na muda. A gente olha e às vezes dá dó, tem gente que pergunta e a pessoa responde; não é nada não! Mas é. Ontem você falou tanto e até bebeu (ou bebeu, por isto falou tanto) e hoje está assim acabrunhado. Mas o ser humano é assim mesmo. Esta é mais  uma vantagem de ser poeta, pois o poeta quando está triste é que escreve melhor e quando está alegre ás vezes até esquece que é poeta e fica parecendo um pateta. Eu não sei como você está hoje, nem sei se vai concordar comigo, mas a tristeza faz a pessoa repensar muita coisa, recordar o passado, lembrar entes queridos, chorar e assim lava a alma. Um dos maiores elogios que eu recebi foi quando alguém me disse que eu choro muito e eu respondi: Até Jesus chorou, chorar faz bem, portanto, chore também. (19-02-2020)
VAI TOMAR BANHO  A  pessoa fala que vai tomar banho e a outra pergunta: "Você vai sair?". A pessoa sai sem tomar banho e a outra pergunta: "Você não vai tomar banho?". Quando a pessoa volta da rua a outra pergunta; "Você não vai tomar banho?". Quando a pessoa não vai sair e vai tomar tomar banho a outra pergunta: "Por que você vai tomar banho?". A vida é cheia de perguntas, algumas idiotas, outras nem tanto. Mas a pergunta mais estranha é quando a pessoa entra no banheiro e quando sai alguém pergunta: "O que você estava fazendo no banheiro?". Pior ainda é quando a gente está no banheiro e alguém bate na porta e fala um monte de coisas impublicáveis. Para viver bem às vezes a gente tem que ter um estômago de avestruz, tem que engolir cada coisa! (19-02-2020)
SEM DEFEITOS Eu não tenho defeitos, meu defeito é não ter defeito, eu sou bom, eu sou perfeito e já nasci deste jeito, sem maldade e sem defeito. Todo mundo tem defeito, mas este é o meu jeito e assim eu me aceito, pois eu não tenho defeito, eu sou bom, eu sou perfeito, eu me orgulho, bato no peito, e assim eu me ajeito sem erros e sem defeitos, sem arranhões, sem pecado, eu vivo neste estado de perfeita perfeição, meu corpo e o meu coração são perfeitos e são puros desde o dia que eu nasci e assim também cresci sem conhecer defeito, pois eu sou um bom sujeito e quando deito em meu leito com minha linda poesia os anjos descem do céu e me fazem companhia. Cícero Alvernaz (autor) 19-02-2020
NÃO ME DEIXE ASSIM Não me deixe assim com este sono e este abandono nessa tarde quente que se espalha pelo quintal, com este sol que queima o meu dia, com esta falta de amor, com esta falta de poesia, com este grito preso na garganta, com este instante, esta nostalgia... Não me deixe assim com esta vontade de você, com este desejo de alguém que não me vê e nem me escuta... Não me deixe assim com este sol que queima, com este pensamento que teima em pensar só em você. Cícero Alvernaz (autor) 18-02-2020
GENTE SENSÍVEL Tem gente que é muito sensível. Não pode ouvir um não que já sente o mundo desabar. Gente que não aguenta uma discussão, que não aguenta sequer um olhar de desaprovação, que não suporta uma repreensão. Já fui "emparelhado" algumas vezes e acho que me saí bem, mas prefiro nunca mais passar por essa experiência. Tem gente que é muito sensível, é a sensibilidade em pessoa. Se ressente até com a falta de um bom dia de alguém. Já li aqui: "Hoje você não me deu bom dia". Tem gente que nunca me deu um bom dia sequer, não curtiu, nem comentou nada. Simples, eu tenho duas opções: posso excluir, ou bloquear a pessoa.. Eu não sei o que é pior: se é ser sensível, ou insensível. O sensível sofre muito, o insensível às vezes faz muita gente sofrer. Que bom se a gente pudesse sempre viver e conviver na medida certa! (18-02-2020)
O CASAL Homem e mulher formam um casal, o primeiro casal foi Adão e Eva, segundo se lê em Gênesis. O casal se completa, é como duas peças num quebra-cabeça, ou pelo menos deveria ser assim. Tem casais de humanos e de animais, macho e fêmea que se entendem e procriam preservando a espécie. O casal se atrai, se interdepende, se deseja, um sente falta do outro, sente saudade e às vezes fica até doente quando não pode estar junto. É uma simbiose, uma identificação, um agarramento , um desejo de estar sempre juntos e partilhar as mesmas coisas. O casal geralmente tem filho, ou filhos, e assim a família se completa. Os filhos são herança de Deus na vida do casal. É o fruto do casamento, a pedrinha que faltava na joia, o carinho que veio em forma de gente, a extensão do casal, o complemento do lar, o novo integrante querido e muito esperado. Sei que nem sempre é assim, mas Deus criou homem e mulher, macho e fêmea, para que fosse assim, objetivando o melhor para o homem e também para a mulher.
PRAZER EM ESCREVER Para escrever tem que sentir prazer. Dá trabalho, dá canseira, suor, mau odor, cabeça quente, às vezes tem até que passar repelente, mas vale a pena. Pelo menos a pessoa que escreve senti-se gratificado. Mas e se ninguém ler? Azar de quem não lê, vai continuar sem ler porque não gosta, ou porque não sabe, ou não entende o que lê, ou por preguiça mesmo. Mas escrever é muito bom, é como uma gestação, uma criação, uma invenção, ou um namoro no portão. Escrevo  desde os meus 5 anos, rabiscava qualquer coisa, mesmo antes de entrar na escola copiava as letras onde as encontrava e já me imaginava sendo um escritor. Gosto de escrever, duas ou três pessoas pessoas leem e curtem, mas não tem importância. Se eu colocasse uma foto minha fazendo careta e vestido ao estilo Mazzaropi provavelmente dezenas de pessoas iam curtir e comentar, mas aí não seria eu: seria um palhaço. Prefiro assim, prefiro escrever para mim, para minha satisfação, para o bem do meu coração e sempre com mu
CARNAVAL Não tenho nada contra o carnaval, mas a apelação, o exagero, a blasfêmia de muitos foliões, a violência, o dinheiro público gasto são coisas com as quais eu jamais vou concordar. A coisa é tão feia que a polícia não pode prender ninguém. Em algumas cidades os ônibus nem rodam nesses dias temendo a violência e a depredação. É tão terrível e diabólico que muita gente faz retiro espiritual para fugir do carnaval e orar pelos carnavalescos. Dizem que o carnaval de antigamente, no tempo das marchinhas, não era assim, mas eu não posso afirmar, pois não vivi naquele tempo. (17-02-2020)
QUEM CASA QUER CASA Esse ditado é antigo, mais antigo que depender de amigo e fugir do perigo. Quem casa tem que morar em algum lugar, seja casa, apartamento ou quitinete. Tem que ter liberdade e independência na sua residência onde o casal de pombos vai viver a sua experiência. Mesmo que seja uma casinha pequenina no alto de uma colina onde bate o vento e cai a neblina, mesmo que seja num bairro distante, pobre e quase sem recursos. Quem casa quer casa, não deve morar com os pais, nem com os parentes, pois de repente tudo pode se perder. É preciso ter a sua liberdade sem envolvimento de terceiros, sem palpites, leva e trás, ou algo mais. Quem casa quer sossego para amar e se entregar, sorrir e chorar, viver e deixar a vida passar sem ninguém atrapalhar. (16-02-2020)
EU, O CACHORRO E A MULHER Em 2016 fui ao Rio dar umas voltas e já reservei a passagem da volta à noite, as 22 e 30 do outro dia. A viagem de ida foi tranquila, cheguei lá de manhã, procurei um hotel próximo à Rodoviária, me instalei e depois saí para tomar um ônibus e conhecer alguns pontos da "Cidade maravilhosa". Saí da Rodoviária, passei no centro, nas praias e fui até a Barra da Tijuca. Passei em Ipanema, Botafogo, Leblon, Copacabana e num túnel famoso que fica próximo à  Favela da Rocinha. Na Barra da Tijuca desci do ônibus, tomei um lanche e voltei para a Rodoviária e para o hotel. Na quinta feira à noite tomei o ônibus de volta. Sentei na primeira poltrona e quando eu estava me ajeitando entrou uma senhora com uma caixa tamanho médio, sentou na poltrona da janela e colocou aquela caixa entre nós diminuindo sensivelmente o meu espaço. Conversando com ela fiquei sabendo que naquela caixa tinha um cachorro. O leitor já deve ter imaginado a minha reação. Resumindo: foi