Postagens

Mostrando postagens de agosto 8, 2021
  MEUS OLHOS FAZEM FESTA Meus olhos fazem festa quando te veem. Meu coração pulsa e balança dentro do peito como um menino sem jeito querendo colher uma flor. Meu corpo estremece e se perde na estrada, meu olhar te procura numa noite escura onde você é o único clarão. Tudo se perde e se encontra numa festa sem fim entre você e mim e eu fico perdido assim vagando em sua procura como um bêbado em uma noite escura.
  SENTIMENTO DE PAI Quem não tem filho também é pai, é pai no coração, no desejo de ser pai e no sonho que não pôde se realizar. Enfim, a paternidade continua latente na alma, na vontade, na saudade, no olhar que não vê o filho que chega, no abraço que não teve como se materializar, na alegria de partir e depois chegar. Quem não tem filho sonha com o filho que não teve, sonha com a filha o chamando de pai, sonha com o filho pedindo alguma coisa, ou fazendo alguma travessura, na alegria pura, no sorriso espontâneo, no carinho manifesto, no gesto de amor, nas palavras de gratidão e de reconhecimento, na alegria, no lamento, no olhar atento, nos passos lentos... Pai é um sentimento, é um carinho suspenso, ser pai é ter atenção, sentimento no coração e um amor eterno e imenso.
  ATÉ JESUS PASSOU POR ISTO Alguém me convidou para eu ir à sua casa. Não me deu o endereço, nem o seu telefone, mas disse que ia me esperar lá, depois saiu e eu pensei em ir. Cheguei a me preparar, me arrumar, mas para onde eu ia? O convite foi dado e foi recebido, mas faltou o endereço, faltou até a cidade. Tem gente que nos procura e nos convida, faz um agrado, mas esquece o principal. Nesta vida tem muito disto, até Jesus passou por isto. 12-08-2021.
QUEM CALA CONSENTE Ouvi muito isto quando eu era criança e depois adolescente. Normalmente eu ficava calado, mesmo sem consentir e aí a outra pessoa falava: "Quem cala consente". Como eu não sabia o significado daquilo eu continuava calado. Hoje vejo isto em muita gente adulta. Tem gente que fica calada, extática, talvez esperando que alguém fale por ela, ou que caia alguma solução do céu, mas nada acontece. A pessoa é que tem que falar e reagir. Fiquei tanto tempo calado que agora desatei a falar quase sem parar. Já tive alguns embates, não briguei, mas falei bastante. Quando a gente fala o interlocutor geralmente tem mais cuidado, fala mais pausado porque percebe que a gente está ligado. Eu me calei algumas vezes e hoje me arrependo de ter sido tímido e covarde. Hoje eu falo, com educação, claro, mas falo e cobro os meus direitos. Se quem cala consente, quem fala mostra que é corajoso, sábio e prudente.
  DEIXA Deixa um pouquinho pra mim! Deixa pelo menos eu sentir o gosto, ou quem sabe o cheiro. Deixa um pouquinho, um golinho, uma gotinha que seja para que eu tome e veja e sinta o prazer de experimentar um pouco, mesmo que seja bem pouco, mesmo que seja quase nada. Deixa eu sentir o seu gosto, beijar o seu rosto, deixa eu provar do seu mel, conhecer o seu céu, as muitas estrelas, a sua lua cheia... Deixa eu percorrer a sua estrada, sentir seu carinho, acariciar seu rostinho, sentir seu calor, provar seu amor na palma da mão. Deixa agora, não vá embora antes que eu prove, antes que eu veja o seu sorriso e sinta o seu beijo e olhe em seus olhos e sinta seu corpo... Deixa um pouquinho pra mim. Deixa pelo menos eu sentir o gosto, ou quem sabe o cheiro. Quero provar e sentir, quero amar e sorrir. Depois, você pode partir. (13-08-2018) Cícero Alvernaz, autor.
  Admirável Destemido, Ousado, Notável, Incansável, Abençoado, Sensível. (meu pai)
  SEXTA FEIRA 13 Eu falo com gosto: hoje é 13 de agosto, um dia como outro qualquer. Mas tem gente que tem medo e não conta o seu segredo, pois tem medo de contar, diz que 13 de agosto quando cai na sexta feira é um dia de azar. Isto é pra quem acredita em azar, em mau olhado, e às vezes fica calado com medo de alguma coisa que lhe possa acontecer. Para mim, todo dia é igual, e só depende da gente e do nosso proceder. Sexta feira 13 é um dia abençoado. É só a gente escolher e boas coisas fazer que o bem estará do nosso lado. 13-08-2021.
  SENTIMENTO DE PAI Quem não tem filho também é pai, é pai no coração, no desejo de ser pai e no sonho que não pôde se realizar. Enfim, a paternidade continua latente na alma, na vontade, na saudade, no olhar que não vê o filho que chega, no abraço que não teve como se materializar, na alegria de partir e depois chegar. Quem não tem filho sonha com o filho que não teve, sonha com a filha o chamando de pai, sonha com o filho pedindo alguma coisa, ou fazendo alguma travessura, na alegria pura, no sorriso espontâneo, no carinho manifesto, no gesto de amor, nas palavras de gratidão e de reconhecimento, na alegria, no lamento, no olhar atento, nos passos lentos... Pai é um sentimento, é um carinho suspenso, ser pai é ter atenção, sentimento no coração e um amor eterno e imenso.
  Não sou poeta de um poema só, não sou viajante de uma viagem só, não sou sonhador de um sonho só, não sou música de uma nota só, gosto de ser, gosto de ter e de viver, mas, sobretudo, gosto de aprender.
  AQUELA MÚSICA Eu ouvi aquela música e nunca mais a esqueci. Na verdade, eu cantei aquela música num momento de enlevo, de sonho e de carinho. Eu estava com alguém especial num momento muito especial e a música pairou de repente na minha mente e eu a cantei docemente. Me lembro da música e da pessoa para a qual eu a cantei. Aquilo ficou gravado, marcado e jamais será esquecido. Foi um momento especial, momento único e sem igual. A música, me lembro bem, falava da infância, de uma cidade pequena, da casa, de uma escola e de uma rua. "Ai como o pensamento voa ao lembrar a terra boa. Doce terra onde nasci. Meu pequeno Cachoeiro, vivo só pensando em ti. Ai que saudade desta terra entre as serras, doce terra onde eu nasci". Hoje só restou a lembrança daquele lindo momento.
  ESCREVI TANTO QUE ATÉ ME CANSEI Escrevi tanto trem que até perdi a conta. Escrevi poemas, poesias, contos, textos pra jornais e escrevi até mais, muito mais. De tanto escrever fiquei com cara de escrita, de letras e de pontuações. Virei um sinônimo de tudo e nada, vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, travessão. Fiquei parecendo um escrivão de tanto escrever. Eu escrevi até no chão, na parede, no teto, no banheiro, no poste, na sala, na cozinha e até na casa da vizinha. Virei um completo alfabeto em ação de tanto que escrevi em profusão. Escrevi de noite, de dia, de madrugada, na areia da estrada, no sol, na brisa, no vento a todo momento, a toda hora. Escrevi tanto que até me cansei e agora eu vou embora.
      MINAS GERAIS Solo rico, jazidas tantas, sonho que se multiplica, esperança no olhar, sorriso no ar. Liberdade ainda que seja tarde, vida sem pressa e sem alarde. Muito amor, muito café, muita crença e muita fé. O jeito mineiro de ser, de falar e de escrever. Minas que se expande, Estado rico e grande com seu ouro e sua água cristalina que brota nas terras de Minas. Um povo apaixonado pelo seu Estado onde a vida é uma luta e uma canção se escuta que prende a nossa atenção. Onde o povo se ajunta de forma unida e conjunta e festeja a colheita do café, do arroz, do milho e do feijão. Minas que está presente na vida e no coração da gente que ama e sente saudade da roça e da cidade, uma saudade sem igual do nosso torrão natal.
  ESCREVER Escrever é voltar à adolescência, dar cambalhota, calçar uma bota de dez números a mais que o nosso pé e ainda por cima cheirando a chulé. Escrever é se tornar criança, encher a pança sem ter fome, ter medo de lobisomem, esconder atrás da porta, ir brincar na horta e depois apanhar de cinta por destruir o pé de couve e pisar na cebolinha. Escrever é correr de olhos fechados, ficar assanhado quando vê uma menina, passar sem olhar numa esquina e quase ser atropelado. Escrever é andar de olho fechado só pra ver o que acontece. Escrever é dar o melhor de si, é pular igual saci, é fazer um verso enquanto a noite desce.
  ESTÃO DESCOBRINDO A TRAMA Quando se quer se descobre tudo. A questão das urnas foi descoberta. Um hacker esteve lá, fuçou tudo durante 7 meses no ano de 2018, segundo a Polícia Federal. Tudo indica que a eleição de 2018 foi fraudada, sem contar as anteriores que também estão sob suspeita. Só Deus sabe o que estava ou está sendo tramado para 2022. Há muito interesse nisso, não só aqui em nosso País, mas em vários países. Não podemos esquecer que os governos Lula e Dilma mandaram bilhões de reais para ditaduras comunistas em vários países e esse pessoal, obviamente, está torcendo contra o nosso presidente por ele ser honesto e não ser comunista. O TSE está em polvorosa. Vamos ver em que vai dar todo esse imbróglio. Pouco a pouco vão descobrir tudo.
  A FOME A fome consome, enfraquece, degenera. Leva ao extremo, destrói estruturas. Atinge pessoas em muitos lugares. Penetra sorrateiramente nos lares e atinge crianças e adultos em todos os patamares. Quem nunca teve fome? Quem nunca sentiu falta de comida? A fome prejudica a vida, destrói a saúde, maltrata, ilude. A fome não escolhe lugar, nem pessoa. A fome é ruim e nunca foi boa.
  O QUE QUEREMOS É TRANSPARÊNCIA NA ELEIÇÃO A gente usa papel para tudo. Recibo, nota fiscal, papel para embrulhar e até para enxugar as mãos. Mas para votar não pode usar papel para ter certeza se o voto foi dado exatamente para o nosso candidato e assim não correr o risco de ser fraudado. Para isto não se pode usar papel. Mas a gente usa papel para tudo. Como disse o youtuber Daniel Alvarenga: "A gente usa papel até no banheiro e antes de usar dá sempre uma olhadinha para conferir". Mas na hora do voto não pode usar papel, não pode conferir o nosso voto. Muita gente já reclamou de fraude: votou e não apareceu nada na tela, ou apareceu só um número. Para quem foi esse voto? O que queremos é TRANSPARÊNCIA na eleição. Só isto. Chega de fazer papel de trouxa!
  A BRIGA A briga começou com uma discussão aparentemente boba. Pouco depois começaram os empurrões, safanões e cotoveladas. Quando esquentou chegou a turma do "deixa disto", mas nada adiantou. De repente um dos briguentos deu um chute no outro, mas errou o alvo, se desequilibrou e caiu, mas logo se levantou. O pessoal se juntou pra ver mais de perto e tentar separar. Não demorou muito e tinha até torcida organizada para assistir o embate. Era chute pra um lado, pernada pro outro, braçada e até cusparada. A plateia delirava com se aquilo fosse uma luta num ringue. Não demorou muito e a briga parou e os dois se sentaram, provavelmente para descansar um pouco. Algumas pessoas foram saindo, mas outras ficaram aguardando o reinício da peleja. Os dois briguentos se aproximaram e começaram a conversar e a dar risada. Foi aí que a plateia descobriu que aquilo não era briga. Na verdade aquilo era uma brincadeira que eles estavam acostumados a fazer para se exercitar e para divertir a
  DISCUSSÃO Qualquer discussão não leva a nada, mas a discussão religiosa é a pior de todas. Um amigo me disse que não acredita na Bíblia, eu fingi que não ouvi, afinal se ele acredita ou não acredita é um direito dele. Outro me disse que torce pro Cruzeiro, eu fingi que não ouvi, afinal se ele torce pra esse time, boa sorte pra ele! Outro me disse que vai votar no Lula. Essa foi forte, mas eu aguentei firme, afinal tem gosto pra tudo. Se ele vai votar, o voto é dele e ele pode dar o seu voto a quem ele quiser. Claro que eu acredito na Bíblia, torço pro Galo e vou votar no Bolsonaro, mas respeito a escolha dos meus amigos. Afinal, são eles que pagam as suas contas e terão que pagar o preço de suas escolhas. Discussão é besteira e a pior que existe é a discussão religiosa. Como ninguém pode garantir nada, toda opinião deve ser levada em conta. A amizade vale mil vezes mais do que qualquer discussão.
  PROTOCOLO Isto se chama protocolo. Entra na lanchonete de máscara, faz o pedido, se senta, tira a máscara e se alimenta. Para onde vai o vírus nessa hora? Ele simplesmente se ausenta. Depois o casal se levanta, coloca a máscara, e só então o vírus reaparece. O vírus dá uma chance ao casal na hora do lanche e só depois, então reaparece.
  CUNVERSANO UM POCO CO CÊS Vamo cunversá um poco sobre quarqué coisa só pra matá o tempo. A gente fala matá o tempo, mais o danado num morre! É só um jeito de falá que a gente repete sempre sem sabê o que é. Mais cunversá é bão até pra num ficá calado o tempo todo iguar quem perdeu a língua. Mais falá dimais tamém é ruim. Diz que quem fala muito dá bom dia a cavalo. Eu já quais que dei bom dia pra cachorro. Ele num ia respondê, tarveis ia só balançá o rabo. Tenho mania de cunversá sozin pra mode passá o tempo. Quando eu era criança lá no interiô de Minas eu falava cas galinha, cas cabrita e inté cas pranta. Diz que todo minero é assim, mais eu acho que não. Lá em Minas diz que falá cas pranta é bão prelas crescê e ficá bunita. Vê lá se pranta intende arguma coisa! Mais na dúvida a gente fala assim mesmo. Falá é bão, foi assim que eu cumecei a iscrevê. Iscrivia na areia, no paper e inté nas parede da cuzinha cum carvão. Minha mãe raiava cumigo. Dispois eu fui pra iscola e aí eu cumecei
  O CASO DA URNA "INVIOLÁVEL" O que foi que aconteceu com a urna eletrônica? -Um hacker ficou dentro dela fuçando desde abril até novembro de 2018. Puxa! Isto é complicado, ele deve ter violado ela várias vezes. -Não, ele não fez nada, ele só estudou ela, não foi nada criminoso. Como você sabe disto? -Ele me falou que não fez nenhuma operação, não alterou nada. Sim, mas então por que você destruiu as provas? -Isto é de praxe, não tem problemas. Isto a gente faz periodicamente. Mas não eram provas? Provas não se destrói. -Era coisinha a toa, não era nada importante, só umas provas. Me desculpa, Barroso, mas esta explicação, ou tentativa de explicação, está muito confusa e suspeita. Resumindo: o STF e o TSE querem um presidente pra chamar de seu. Alguém que já foi presidente e ficou famoso no mundo todo pelo tanto que roubou e distribuiu dinheiro do BNDES e de Estatais para amiguinhos comunistas em vários países. Deus nos livre dessa gente!
  O SONO O sono é um companheiro que vem sem avisar a hora, nem o dia, se é momento de tristeza ou de alegria, se é tarde, se é cedo, se estou ou não estou com medo. O sono abre suas asas sobre o mundo e vem com seu jeito profundo e aplica a sua anestesia seja de noite ou de dia. O sono não tem hora, ele pode vir agora, mais tarde, ou nunca. Seu poder de atração desmonta e apronta confusão fazendo o corpo rolar e cair no chão. O sono chega inesperado e de repente como se fosse um ladrão.
  ESTA É A MAIS PURA REALIDADE Crendo ou não em Deus, chegará uma hora em que será só você e Ele frente a frente, cara a cara, olho no olho, respiração difícil, ofegante, um instante de dor, uma decisão entre a justiça e o amor. Tem um hino antigo que diz" "Meu amigo, hoje tu tens a escolha. Vida ou morte qual vai aceitar? Amanhã pode ser muito tarde, hoje Cristo de quer libertar". Isto parece brincadeira e coisa de religião, mas não é. Todo dia morrem pessoas e não é só por Covid como a imprensa alardeia erradamente. Haverá um momento, mais cedo ou mais tarde, em que chegará a hora de enfrentar o justo juiz. Hoje Ele é o nosso advogado, amanhã Ele será o nosso Juiz. Crendo ou não em Deus, chegará uma hora em que será só você e Ele frente a frente. Alguma vez você já pensou nisto? Acho bom prensar, pois é a mais pura realidade.