Postagens

Mostrando postagens de agosto 11, 2019
AINDA ESTOU VIVO Se eu não tenho com quem falar, eu escrevo. Escrevendo eu posso falar com muitas pessoas ao mesmo tempo, ou não falar com ninguém, mas nesse caso eu falo comigo mesmo. Eu falo de mim pra mim, me falo, dou risada, acho graça de mim, brigo comigo, caçoo, me irrito, faço caretas e até me xingo. Eu escrevo, é este o meu jeito de me comunicar com os outros e, principalmente, comigo. Quem me lê pode me tomar por louco. Costumo dizer: louco é pouco, você não sabe o que sou capaz de fazer. As palavras são armas apontadas e disparadas contra um alvo qualquer, seja homem ou mulher. Eu escrevo brincando e brinco escrevendo, enquanto isto você vai me lendo e recebendo a sua dose de cada dia. Se eu não tenho com quem falar, eu escrevo. Esta é a minha forma de dizer a todos que ainda estou vivo. (17-08-2019)
CAÇADOR DE AVENTURA Mulher rima com carro, carro rima com aventura, sair por aí sem destino como um ingênuo menino que vaga no mundo sem rumo, sem estrada e sem nada, menino "beleza pura", caçador de aventura, sem norte e sem parada como besta desembestada correndo em disparada. Mulher rima com carro, mas eu não tenho carro e isto atrapalha o clima, eu só tenho a minha rima que eu pratico todo dia nos versos da minha poesia, nas notas da minha canção, num momento de emoção quando pulsa o coração. Nesta vida eu me atrevo, tanta coisa eu escrevo que até perdi a conta. São poemas aos milhares que agora voam nos ares e chegam até no Japão. São pedaços de aventura, amor e muita ternura que brotam do meu coração. Cícero Alvernaz, autor. 17-08-2019.
NAMORAR ALGUÉM Namorar alguém, se comprometer com alguém, pensar em alguém, ter a vida devassada por alguém, não sair sem avisar, não sair sem ligar antes, ligar quando chegar e dizer como foi a viagem, ouvir reclamações, ouvir insinuações, dizer onde está, com quem está, que horas vai voltar, em qual hotel vai se hospedar, em qual quarto vai dormir, se está frio, se está calor, se se sente bem, ou se sente alguma dor. Namorar alguém, esperar alguém que às vezes não vem, sentir falta de alguém, sentir saudade de alguém, chamar alguém de "meu bem", ser acordado de madrugada por este alguém, dormir pensando neste alguém, ficar preocupado quando este alguém não vem. Mas, apesar de tudo, namorar alguém faz muito bem. Cícero Alvernaz, autor. 17-08-2019.
PRECISO ME PERDOAR Preciso perdoar meus erros, perdoar a minha falta de carinho, perdoar meu jeito esquisito, este jeito estranho que carrego, este jeito louco que eu não nego. Preciso perdoar os meus momentos, meus gestos e meus pensamentos, minha fala que não se cala, minha ironia e minha teimosia, perdoar os meus instantes, esse jeito de ficar distante quando alguém fala amigo, preciso ser mais amigo, preciso ter mais paciência, botar a mão na consciência, ser mais humilde, mais humano, às vezes me pareço um tirano, mas eu não sou assim, não assim... Sou uma criança irritada, que gesticula e corre na calçada sem saber o que dizer, o que fazer. Preciso perdoar meus erros, perdoar este meu jeito esquisito, preciso me acalmar, deixar de ser aflito, preciso muita coisa esquecer. Cícero Alvernaz, autor. 16-08-2019.
O LIXO Lixo nem sempre é lixo. Pode ser material descartável, alimento ou até dinheiro. Pode ser roupa, calçado e até estofado. Tem lixo de pobre e lixo de rico, tem lixo até de mendigo. A moda hoje é catar material descartável, tem gente que cata até lixo e depois tenta vender como material descartável, tem gente que joga objetos de valor no lixo. Com essa moda de comprar sem necessidade muita gente acaba jogando no lixo, muitas vezes, objetos que nunca usou. Um dia uma pess oa me disse: vou pegar esses sapatos que eu não uso e colocar no lixo. Mas isto não é lixo! Tem gente que compra por compulsão e depois não sabe o que fazer com o "lixo" que tem em casa. Gasta-se dinheiro por gastar, sem nenhuma noção, nem razão. Dizem que dinheiro faz cócega, em mim nunca fez porque eu nunca tive. Mas deve ser uma cócega engraçada. E as lixeiras estão cheias de material semi novo desse povo que deve ter muito dinheiro, tem tanto que até joga fora. Enquanto isto, muita gente passa fome.
CRÍTICA AO PRESIDENTE Querem que eu faça uma crítica ao presidente? Eu acho que ele está sendo muito repetitivo nos seus comentários. Todo dia tem coletiva com os repórteres, que fazem quase sempre as mesmas perguntas, alguns armam alguma "pegadinha" pra ele cair, ele se irrita e acaba até falando alguma palavra indigna do cargo que ocupa, depois faz uma brincadeira para tentar descontrair, mas aí piora mais. O temperamento dele é sanguíneo, conhecido como "pavio curto", e i sto o expõe muito aos embates com jornalistas e outras pessoas. Acho que ele teria que ser mais reservado e valorizar mais as suas aparições em público. Ninguém deve se expor muito, principalmente quem ocupa um cargo tão alto, o qual foi conquistado democraticamente, com o voto da maioria da população, ou seja, cerca de 58 milhões de votos. Isto é voto pra ninguém por defeito. Presidente, fala menos e trabalha mais! (16-08-2019)
METIDO A BESTA Já ouvi muito isto. Mas o que é ser "metido a besta?". Será que é alguma coisa de vestir ou de comer? Com certeza, não é. Ser "metido a besta" é se achar o tal, o maioral, o superior. É chegar arrasando, mandando e exigindo. Ser metido a besta é ser uma "besta metida", alguém que se mete em tudo e com todos. Não pede licença e nem agradece nada. Já chega chegando e se metendo com tudo e com todos. Metido a besta não pede, manda, não corre, anda. Sabe aquela pe ssoa que domina o papo e só ele que fala? Ele que sabe mais, o time dele é o melhor, a poesia dele é a melhor e ele se sente o mais bonito, o mais gostoso. Tem gente que gosta dele e até sente falta quando ele não aparece. O mundo está cheio de gente assim, conheci muitos pela vida a fora. Às vezes me olho no espelho e me pergunto: será que eu também não sou "metido a besta?". Fazer uma auto crítica de vez em quando é bom. (15-08-2019)
ELA É SÓ UMA CRIANÇA Ela é só uma criança que mal sabe falar. Ainda se atrapalha com as pernas na hora de dar os seus passos e muitas vezes precisa se amparar para não cair.  Ela está crescendo e está aprendendo a viver e a enfrentar as suas dificuldades  e a conviver com as suas limitações. Tenha paciência com ela,  pois ela ainda é só uma criança.  Ela fala mal, tropeça nas palavras, não sabe argumentar  e quando precisa falar e se impor só sabe chorar. Tenha paciência com ela, afinal todos nós fomos assim um dia.  Deixe-a viver a sua vida do seu jeito,  com as suas falhas e limitações. Não adianta se zangar, falar e esbravejar diante desta situação. Trate-a bem, use o coração e a emoção e tudo fluirá como uma canção.  Um dia ela vai crescer  e você vai ver que valeu a pena  ter paciência com ela.  (15-08-2019)
TREM Trem é coisa boa, trem é coisa gostosa, trem é coisa ruim, trem é coisa que não presta, trem é um objeto, trem é uma canção, trem é gente bonita, é carro na contramão, trem é uma flor, trem é um animal, trem é uma estação, trem é algo que passa e se vai sem direção, trem é gente ruim, é gente sem coração, trem é uma comida que a gente muito gosta, trem também é um jogo no qual muita gente aposta, trem é uma estrada onde passa muita gente, trem é um carro de bois, trem é algo diferente, trem é fruta madura que até da água na boca, trem é gente boa, trem é gente louca, trem é tudo que existe, trem é alegre, é triste, tem trem que anda na linha, tem trem que anda no asfalto, trem é a vida da gente neste mundo perigoso, cheio de tanto assalto. Cícero Alvernaz, autor, 15-08-2019.
"NÃO ESTOU ENTENDENDO NADA" Tem gente que não está entendendo nada e continua fingindo que está. Tem vergonha de confessar que não entendeu nada, finge que entende, mas não entende uma vírgula sequer. Concorda com tudo sem entender nada, dá aquela risadinha de canto da boca e o interlocutor pensa que a pessoa entendeu tudo. Isto acontece muito na escola e na igreja. Tem matérias difíceis que às vezes nem o professor entende. Quando eu frequentei a Faculdade o professor falava , gesticulava, cuspia e até xingava e eu fingia que entendia tudo. Depois eu saía mais vazio que saco de pobre quando vai fazer compra. Só tinha dúvidas e dívidas. As pessoas tem vergonha e acham que é humilhante confessar que não estão entendendo nada. Um olha pra cara do outro e dá pra ver que todos estão boiando, mas estão posando de entendidos, sabidos e bem esclarecidos. É melhor confessar: "não estou entendo nada, estou mais por fora que asa de caneca". É melhor confessar agora do que pas
DIANTE DA POESIA Eu me descobri poeta e chorei diante da poesia. Não a conhecia e ela veio sorrateira e chegou ligeira, me olhou nos olhos e deu um sorriso enigmático, fiquei parado, fiquei estático, como um passageiro no ponto, ou alguém que perdeu o encontro e agora não sabe se fica ou se vai. Como uma borboleta que voa vaguei por aí a toa lembrando do amor e da poesia, vi a vida esvair-se no meu dia, vi o sol se por no horizonte, vi o rio passar e vi a fonte, vi a sua queda e vi a cachoeira, fiquei pensando a tarde inteira e sentindo o carinho da poesia que me apareceu um dia, me olhou com seu olhar e me convidou pra passear e correr o mundo em sua companhia. Cícero Alvernaz, autor, 15-08-2019.
LAVANDO LOUÇA Lavo louça desde criança, a gente lavava no rego d'água usando sabão e cinza, um trapo velho e limão. Não tinha detergente nem buchinha, nem Bom Bril, não tinha nada moderno, a gente usava o que tinha e as louças ficavam brilhando. Hoje, lavar louça às vezes é uma guerra do Paraguai, muitas vezes um empurra pro outro e muitos até tiram par ou ímpar para ver quem lava. Claro que, em parte, isto é brincadeira, mas já estive em muitas casas e vi um monte de louça suja na pia até do outro dia. Lavar louça hoje é moleza, pode-se até escolher o detergente e tudo fica limpinho em pouco tempo. Mas tem gente que tem preguiça mesmo. Mas é simples: é só não sujar que ninguém precisa lavar. Ninguém ainda tinha pensado nisto. (12-08-2019)
CONFISSÃO Eu te amei Mesmo sem sexo Que por motivos religiosos Você não quis. Por ironia Era o que eu mais queria, Mas mesmo assim Eu fui feliz. Cícero Alvernaz (autor) Mogi Guaçu. 06-05-2014.
AQUARELA DA VIDA  O pintor pinta usando a sua tinta, o pedreiro assenta tijolos usando a sua colher, o cachorro late porque sabe o que quer, o homem sai à rua procurando mulher, o gato dorme de dia depois de fazer folia, o poeta escreve seus versos cheios de amor e poesia, o craque chuta a bola e dá muita alegria, a dona de casa limpa e faz comida todo dia, o motorista dirige, o seu carro ele guia, o caminhante caminha sozinho, sem companhia, a flor se abre e perfuma quando vem a ventania, eu faço esses meus versos com amor e maestria, para você que me lê ofereço esta poesia. Cícero Alvernaz, autor, 12-08-2019.
DIANTE DO ESPELHO Diante do espelho do quarto, da sala, ou do banheiro, diante de espelho seja onde for a gente se põe a olhar alguém que nos olha também. Se sorrimos, ele sorri, se falamos, ele fala, se calamos, ele se cala e fica nos olhando curioso, espantado, às vezes desconfiado querendo algo falar. A gente se olha no espelho curioso, admirado, e pensa que é outro alguém que ali nos olha também. Cabelo em desalinho, a boca entreaberta, o nariz um tanto estranho que aumentou de tamanho, as orelhas de abano, a gente fica se olhando querendo até dar risada do que se vê no espelho: um rosto desfigurado todo sulcado e vermelho. Cícero Alvernaz, autor, 12-08-2019.
TEM PAIS QUE NÃO HONRAM ESSE NOME Tem pais que não honram esse nome, não cumprem os seus deveres de pai,  de amigo e de protetor. Pais que não reconhecem os seus filhos, que não sustentam seus filhos, que os abandonam à própria sorte. Pais falsos e de mentira que saem para a rua sem hora para voltar. Pais que não se importam se falta alguma coisa, nem mesmo se falta alimento para a família. Pais que não dão exemplo, que não são templos de amor e de carinho, de conselhos, de proteção e de cuidado. Pais que deixam de lado a sua função e abandonam seus filhos, que não assumem a sua função de pai. (10-08-2019) Cícero Alvernaz, autor.
Extrovertido, introvertido, fechado, oprimido, calado, esquecido, exaltado, falido, achado, perdido, aprumado, caído, comprado, vendido... Enfim, somos tudo, um pouco de tudo, falantes ou mudos, no mundo a vagar. Às vezes falamos, às vezes calamos, mas sempre andamos sem desanimar. 10-08-2019
SENTIMENTO DE PAI Quem não tem filho também é pai, é pai no coração, no desejo de ser pai, no sonho que não pôde se realizar, no tempo que não foi perdido, no amor dado que não foi recebido, no carinho que não foi acolhido, no abraço que não foi sentido. Enfim, a paternidade continua latente na alma, na vontade, na saudade, no olhar que não vê o filho que chega, no abraço que não teve como se materializar, na alegria de partir e depois chegar. Quem não tem filho sonha com o  filho que não teve, na filha o chamando de pai, no filho pedindo alguma coisa, ou fazendo alguma travessura, na alegria pura, no sorriso espontâneo, no carinho manifesto, no gesto de amor, nas palavras de gratidão e de reconhecimento, na alegria, no lamento, no olhar atento, nos passos lentos... Pai é um sentimento, é um carinho suspenso, ser pai é ter atenção, sentimento no coração e um amor eterno e imenso. (11-08-2019)