Postagens

Mostrando postagens de abril 10, 2022
  TEM GENTE Tem gente que atrai, distrai, retrai, mas tem gente que trai. Tem gente ama, desama, odeia e faz cara feia. Tem gente que chora, implora, e depois vai embora. Tem gente que deixa saudade de tanta bondade que a pessoa tem. Tem gente que vai, promete que vem, mas não vem. Tem gente que abraça, se enlaça, sorri, beija e chora. Tem gente que sem se despedir vai embora. Tem gente que ignora, tem gente que faz de conta que não nos conhece e da gente se esquece. Tem gente que insiste, persiste, e depois fica triste quando tudo desaba. Tem gente que se irrita e não acredita quando tudo se acaba. 14-04-2022.
  FALE DE MIM Fale de mim, fale não e fale sim, mas fale de mim. Pode falar a vontade, do meu peso, da minha idade, onde nasci e cresci e o nome da minha cidade. Fale da minha família, da poesia, do meu verso, fale do meu universo, do meu País, do meu Estado, do meu torrão adorado. Fale de onde eu sou, meu Estado que eu adoro, fale de onde eu moro, fale muito, fale mais. fale bem e fale mal, fale muito, fale mais. Fale do meu Estado, fale de Minas Gerais. 13-04-2022.
  SEU ZÉ Seu Zé saía cedo sem pressa e sem medo e ia não sei pra onde. Mas eu sei que ele ia porque mais tarde voltava, não sei onde ele ficava, nem o que ele fazia, mas eu sei que ele ia. Eu ficava curioso porque ele era idoso e podia passar mal. Mas ele ia todo dia no horário sempre igual. Eu queria perguntar, mas ficava com receio, pois temia a reação. Seu Zé saía cedo sem pressa e sem medo, ia rumo a estação. Depois fiquei sabendo que ele ia ver o trem e eu soube também que ele ia esperar por uma tia que um dia ia chegar. Mas ela nunca chegava e no outro dia ele voltava e ficava de novo a esperar. 12-04-2022.
  O BÊBADO O bêbado bebeu ou ele foi bebido pela cachaça? Ele bebeu no copo, na caneca e na taça. Bebeu, depois cuspiu, e depois saiu trocando as pernas e logo depois caiu. Olhei pra cara dele e não o reconheci. A pinga o tornou irreconhecível. "Marvada pinga!". Mas a pinga não tem culpa de nada, ela é apenas uma bebida destilada feita de cana pura, a mesma cana que faz a rapadura. Eu era uma criança pequena e vi aquela cena. Não sei o que falei, nem sei o que pensei, só sei que me assustei. 13-04-2022.
  NINGUÉM GOSTA DE ASSUMIR A CULPA Os hipócritas acusam as pessoas de fazerem aquilo que eles fazem. Ou seja, fazem as coisas e depois colocam a culpa sobre os outros. Na Bíblia encontramos muitos hipócritas entre os fariseus e Jesus várias vezes se referiu a eles. É fácil culpar a alguém pelos nossos erros e falhas. Difícil, muitas vezes, é assumir. Até hoje vemos muito isto. Hipocrisia é um dos maiores males da atualidade. Muita gente não quer arcar com os seus feitos e, por outro lado, querem sempre encontrar alguém em quem colocar a sua culpa. Na política isto acontece muito. Às vezes fazemos algo e colocamos a culpa em outra pessoa. No Jardim do Éden a serpente ofereceu o fruto proibido a Eva e ela o comeu e depois o deu a Adão que também o comeu. Adão culpou a Eva e esta culpou a serpente e os três foram expulsos do jardim no qual Deus colocou o seu exército para o guardar. (Gênesis 3). Na verdade, a culpa foi da serpente que mentiu ao casal e esse caiu na mentira do Diabo. A par
       A HISTÓRIA DO ERNESTO A moça levou o namorado para conhecer o seu pai. O moço se chamava Ernesto. O pai da moça era meio surdo e quando o moço chegou começaram a conversar. Conversa vai, conversa vem e surgiu o tema "honestidade". A uma certa altura o pai da moça perguntou ao moço se ele era honesto e ele respondeu: "Sim, eu sou o Ernesto". O pai da moça abriu um sorriso e falou: "Ainda bem que você é honesto. Minha filha jamais se casaria com alguém que não fosse honesto". O Ernesto foi aceito devido o seu nome, mas nem todo Ernesto é honesto. (11-04-2022)
  UMA PEQUENA HOMENAGEM Meu pai era um aplicador de injeção, costumava ser chamado de noite e até de madrugada. Ele era praticamente analfabeto, mas era inteligente e tinha um excelente coração. Saudade do velho que era um homem bom, trabalhador e nunca falou sequer um palavrão. Tenho procurado imita-lo, mas sei que é difícil. Paulo, apóstolo, disse certa vez: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo". Imitar não é copiar. Imitar é procurar fazer o bem que outra pessoa fazia. Copiar é tentar ser igual a outra pessoa, isto é impossível. Meu pai era um homem bom em todos os sentidos e era um homem de Deus. Ele não era perfeito, mas era um bom exemplo como pai, como cristão e como amigo. (12-04-2022)
  PÔR DO SOL É mais que um adeus ou um aceno: é um momento ameno que evoca saudade, é alguém se despedindo, chorando ou sorrindo enquanto a noite se aproxima. É o sol que se vai e lança um último olhar, talvez pesaroso, quem sabe até choroso, numa despedida sem lágrimas e sem lenço. É o pôr do sol, é o sol que se põe depois de um dia de trabalho. Eu paro e vejo, aceno, tiro uma foto e, em meio ao momento de despedida, eu me ponho a pensar. De repente vem um verso no meio daquele universo de saudade e gratidão. Um tanto choroso e saudoso eu sinto bater forte meu amigo coração. 12-04-2022
  POETA Poeta. Que coisa mais fora de moda! No meio da correria parece que algo não se encaixa. Um poeta no meio do reboliço, da rua movimentada, dos celulares com suas mensagens e avisos, dos passos precisos do operário, do corre-corre em busca do salário, do suor, do calor e até da falta de amor, da preocupação, do carro na contramão e no meio disso tudo contudo vai o poeta. O que será que ele pensa? Será que passa alguma rima na cabeça dele? Aquele verso que ficou pairando no ar, aquele poema, aquele tema que veio e depois parou no meio e obstruiu a rua, aquele olhar distante e penetrante que ficou parado por um instante.... Poeta. Que coisa mais cafona! Num canto da rua alguém pede esmola enquanto toca uma sanfona. (12-04-2022)
  MEU TEMPO DE PRIMÁRIO No meu tempo de primário Redação se chamava Composição e quando a professora mandava os alunos fazerem uma composição o bicho pegava literalmente. Eu sempre escrevi bem, se fosse hoje muitos alunos iam me pedir, ou até pagar para que eu fizesse a tal composição. Mas o trabalho não era em grupo, era individual. Eu sempre tirava uma boa nota: acima de 8, às vezes beirava 10, mas sempre ficava um errinho ou outro. Eu tinha até dó dos meus colegas, alguns mal sabiam fazer uma cópia. Eu escrevia até alguns versos e sempre participava das festinhas da escola lendo ou declamando alguma poesia, normalmente do Olavo Bilac, da Cecília Meireles ou do Coelho Neto. Depois é que eu vim a conhecer e a me apaixonar pela poesia do Drummond. Mais pra frente eu criei coragem e comecei a escrever poesias. Hoje tenho poesias que dariam pra fazer uns 100 livros. Mas nem se eu der os livros de graça e ainda pagar o carreto ninguém quer. O livro de hoje é o celular. (12-04-2022)
  BOLSONARISTA Podem me chamar de taxista, de ciclista e até de chantagista, ou mesmo de galo sem crista. Podem me chamar de negacionista, de retratista, de cambista, de recepcionista. Podem me chamar de anestesista, de ativista, de panfletista. Podem me chamar de artista, de jornalista, de masoquista. Podem me chamar de motorista, de flamenguista, de repentista. Podem me chamar de qualquer coisa, podem inventar, reinventar e até dobrar e aumentar a lista, mas eu sou e continuarei sendo BOLSONARISTA. 11-04-2022.
  A VIDA É UMA ETERNA POESIA Um dia alguém me disse: "Eu detesto poesia!". Respirei fundo e lhe perguntei: Você sabia que poesia tem em todo lugar? Ele não me respondeu, mas eu acrescentei: Não existe nada no mundo que não tenha poesia, pois a poesia é a própria respiração, é a própria vida. A vida é uma eterna poesia, cada batida do coração é um verso, é uma rima, é uma metáfora, é uma certeza de que se está vivo. O voo de um pássaro é uma poesia, seu canto é uma música e música é poesia. Tudo, absolutamente tudo que existe é poesia. Uma coisa é a poesia, outra é o poeta. Tudo é poesia, mas nem todos são poetas. Poeta é quem materializa a poesia, capta um verso e lhe dá forma e vida. A poesia está em tudo, até no choro de uma criança, na sua birra, na sua necessidade e também no seu sorriso. A pessoa pode detestar poesia, mas ela não consegue "matar" a poesia. O poeta vê poesia em tudo, capta a sua presença, a sua essência, isto sim é coisa rara. Poucos são os poet
  NA VIDA TUDO É ILUSÃO Esta noite, enquanto o sono não chegava eu pensava: Realmente, na vida tudo é ilusão. A Bíblia diz que a nossa vida é como uma sombra. Não há nada mais fugaz do que a sombra. Quando era criança eu gostava de observar a sombra e agora percebo que a minha vida é uma sombra. Uma das coisas mais tolas e mais inúteis que existe é ter medo da morte. Eu costumo pensar muito nisto. Se Jesus é o caminho, a verdade e a vida por que é que eu tenho medo da morte? Morrem jovens, crianças, velhos, anciãos, mulheres, moças, senhoras, ricos, pobres, políticos, ladrões... A vida é uma ilusão, é uma folha que cai no chão, um sonho que se vai, um sorriso que se perde, um carinho que não volta mais, um amor que para sempre se foi. (22-02-2021)
  APRENDENDO COM OS ANIMAIS Costumo ver uns vídeos de animais no Youtube e às vezes até me emociono. Vídeos, principalmente de gatos, cuidando dos filhotinhos, o pai gato visitando os filhinhos e a mãe gata toda orgulhosa dando de mamar à sua prole. É algo muito lindo que mostra o que é a natureza e como Deus a fez tão perfeita. Sempre digo e repito: o ser humano tem muito a aprender com os animais. Deus não fez nada por acaso, ou sem antes planejar. Se o ser humano hoje, em grande parte, está como está não foi por erro de criação ou de educação. Algo deu errado na trajetória até aqui. Enfim, é bom ver e aprender com os animais, criaturas especiais que Deus com tanto amor e sabedoria criou. Repito: temos muito a aprender com os animais. (10-04-2022)
  QUEM É JESUS? Mas, afinal, quem é Jesus? Para o cego ele é a luz, para o caminhante ele é o descanso e o alimento, para o sedento ele é a água que mata a sede, para o cansado ele é a rede. Para o pecador arrependido ele é o Salvador, para a mulher à beira de um poço ele é aquele que tem a água da vida. Mas muitos ainda não creem nele e buscam histórias e sofismas para explicar quem é ele. Enfim, para o crente Jesus é o autor e consumador da fé, é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Para você, quem é Jesus? 10-04-2022.
  IGREJA Não há nada mais sagrado no mundo do que uma igreja. A igreja é chamada na Bíblia de "casa de oração", mas ela é muito mais: ela é uma casa de união, de louvor ao Senhor, de amizade, caridade, santidade, amor e bondade. Você pode não concordar comigo, achar que isto é um exagero, mas só sente o gosto quem prova o alimento e depois aprova. A igreja, independente de qual seja, foi fundada por Deus. Jesus disse: "Sobre esta pedra edificarei a minha igreja" (Mateus 16.18) e a pedra é Jesus, pedra também conhecida como fundamental e rocha dos séculos. A igreja, portanto, tem um sentido e uma importância muito grande e essencial na vida do ser humano. Frequentei uma igreja muitos anos e tenho boas lembranças. Não é porque a igreja me desligou, ou me excluiu, que eu vou ser contra ela. A igreja não são os pastores, os padres, os dirigentes, a igreja é o rebanho de Cristo e Ele é o verdadeiro Pastor da igreja. O homem passa, mas o verdadeiro Pastor permanece. (11-
  JESUS Ainda há muita resistência à pessoa de Jesus. Há crenças que afirmam que ele nunca existiu, que ninguém nunca o viu e ele foi apenas uma lenda entre os beduínos no deserto os quais criaram esse personagem que depois foi aceito na sociedade da época, embora ninguém o tenha visto e tudo que falaram e escreveram sobre ele foi apenas uma lenda. Mas, afinal, quem foi Jesus? Para o pecador ele é a luz, para o caminhante ele é o descanso e o alimento, para o sedento ele é a água que mata a sede, para o cansado ele é a rede em que se deita o peregrino. Para o pecador arrependido ele é o Salvador, para a mulher à beira de um poço ele é aquele que tem a água da vida. Mas muitos ainda não creem nele e buscam histórias e sofismas para explicar quem é ele. Enfim, para o crente Jesus e o autor e consumador da fé, o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Para você, quem é Jesus?
  MÃE Já escrevi muito sobre a mãe. Já me emocionei pensando na mãe, no seu carinho e no seu jeitinho de mãe. A mãe é alguém que acolhe, recolhe e protege. A mãe ensina e disciplina, mas faz tudo com amor. O amor de mãe é diferente, é formado de lágrimas e de carinho, é como um passarinho que voa e leva o seu filhotinho, ou o deixa seguro em seu ninho. Mãe é uma ponte que nos leva e nos traz, nos segura na travessia, nos ampara e nos cobre. Mãe é uma canção de ninar, é um barco a nos levar com segurança. Mãe é o porto, é o conforto, é o carinho para a criança. 08-04-2022.
  OBRA DE ARTE Preciso cortar as unhas das mãos. Preciso lavar o rosto. Preciso lavar as orelhas. Preciso limpar o nariz. Preciso lavar os pés. Preciso tomar um banho. Tomar banho me remete ao tempo de criança. Poucas gostavam de tomar banho porque o banho era na bacia e algumas chegavam até a fazer chantagem quando este assunto vinha à tona. Mas isto é uma necessidade básica, higiene, limpeza e beleza. Preciso cortar as unhas das mãos, pois quando estão grandes elas se sujam mais, me atrapalham, me ferem e às vezes se quebram. Mas os dedos eu vou conservar com cuidado, pois sem eles eu não conseguiria digitar, e você, obviamente, não estaria lendo esta obra de arte. 09-04-2014.
  ANDANDO A ESMO Vou andando sem razão e sem destino, sozinho e sem caminho, ou num caminho intransitável que me fere a alma e me fere os pés. Penso na poesia do caminho e caminho na força da minha poesia que alarga o meu caminho e o meu dia. Vou andando a esmo, muitas vezes sem ser eu mesmo nesse caminho no qual eu ando a esmo. O caminho é longo e mal e os meus pés já estão feridos e doídos. Vou andando por aí em linha reta, vou a pé, sem bicicleta e sem companhia. Estou cansado e com sede, penso numa rede onde eu poderia me deitar. Sigo em frente, pois de repente pode ser que eu encontre alguma gente, alguma companhia que possa amenizar o meu dia. (09-04-2022)
  CÍCERO Cícero, cicerone, aquele que sabe, que ensina, explica, e nunca complica, mas simplifica pra gente entender. Quem tudo conhece e guia o turista, ensina o artista e o verso traduz, acende a luz da fé, do saber e faz seu dever de um bom cidadão. De noite ou de dia faz sua poesia e tem alegria no seu coração. Cícero Alvernaz (autor) 16-01-2019.