Postagens

Mostrando postagens de maio 21, 2017
                           A SITUAÇÃO DO BRASIL ESTÁ CADA VEZ PIOR             O que está acontecendo hoje com o Brasil é o que os militares conseguiram evitar que acontecesse em 1964. Os militares, através da força, conseguiram evitar que o Regime Comunista fosse instalado no Brasil naquele ano defendendo a nossa democracia e a soberania do País. Igualmente, muitos países sul-americanos conseguiram manter-se fora deste regime que na época ameaçava dominar o mundo a partir da União Soviética. Considerando a situação do Brasil hoje pode se imaginar como estaria o nosso País se esse regime fosse instalado aqui há 53 anos. Provavelmente, o Brasil hoje seria uma imensa Cuba, ou uma Venezuela em tamanho bem maior. É um caso a pensar e a refletir. Se em pouco mais de 14 anos fizeram tudo isto, imagina o que não fariam em 53 anos!             Hoje a situação está assim: está totalmente fora de controle. Manifestações, muita violência, fogo, quebra-quebra e muita gritaria de esquerdista
NOTA DE FALECIMENTO Faleceu hoje por volta das 14 horas A senhora Educação Pública. Morreu de morte súbita E deixou muitos na orfandade, Mas não deixou saudade Apesar de seu pomposo nome: Educação. Morreu vítima de várias doenças Incluindo problemas do coração, Também distúrbios mentais E outras doenças mais Que tiveram o seu agravamento Com o passar do tempo. Faleceu hoje a senhora Educação Pública Que estava doente desde a Proclamação da República E ultimamente teve o seu quadro agravado Devido às muitas mudanças E um ataque de incompetência. Morreu já idosa E extremamente teimosa, Por insuficiência. A extinta está sendo velada No Edifício Progressão Continuada Que fica na Rua Inclusão Social No Bairro da Municipalização. Todos são convidados para o enterro Que, se não houver nenhum erro, Será amanhã na parte da manhã. Os parentes enlutados Agradecem sensibilizados Por este ato de piedade cristã. Cícero Alvernaz (Membro da Academia Guaçuana de Letras) Mogi Guaçu, 22 de novem
QUANDO DUAS PESSOAS SE APAIXONAM Quando duas pessoas se apaixonam esquecem do dia, misturam saudade com alegria, entendem que tudo é poesia e passam os dias contando estrelas. Quando duas pessoas se apaixonam perdem a noção do que é ser e ter, do que é fazer e depois se arrepender. Enfim, esquecem de viver e começam a morrer.  (Cícero Alvernaz)
POR QUE OS POLÍTICOS BRASILEIROS SÃO TÃO RUINS? Os políticos brasileiros, com raríssimas exceções, são muito ruins. Os antigos costumam dizer que naquele tempo não era assim. Será? Os nossos políticos se dividem em três classes ou categorias: Os péssimos, os ruins e os mais ou menos. Bom eu acho que não tem nenhum. Mas tem alguns que são péssimos dos péssimos. São os chefões, bandidões que lideram tantos outros menos escolados. Nem precisa citar nomes, pois os nomes deles est ão por aí na imprensa e na boca do povo. Os ruins são muitos, creio que sejam a maioria e os mais ou menos são poucos, geralmente são aqueles que, por algum motivo, ainda não tiveram oportunidade de "mostrar as unhas". Eu não tenho políticos de estimação, não defendo este nem aquele, mas procuro ser coerente e acreditar que nem todos são péssimos, nem todos são chefes de quadrilhas. Mas, por que eles são assim? Sem dúvida, uma parcela da culpa é do povo que, na maioria, não está nem aí pra política. E o
UM NOVO DIA Um novo dia é uma festa, é uma fresta, é uma colheita, é uma receita, é uma clareira, é uma cadeira, é uma esperança, é uma dança, é um achado, é um bocado, é um pedaço, é um abraço, é um pedido, é um sentido, é um momento, contentamento. Um novo dia é mais que um verso: é poesia, é se achar, é se encontrar. Um novo dia, é só bondade, realidade, é Deus olhando e te entregando um nova oportunidade. 25-05-2017.
ESCUTA MINHA VOZ Escuta minha voz no meu silêncio, nos gestos manifestos, nos olhares tristes, no caminhar que insiste mesmo quando bate o cansaço. Escuta minha voz tão mansa como a voz de um idoso ou de uma criança que soa como a canção de dentro do coração e implora e chora em forma de oração. Escuta minha voz no meu momento enquanto passa o vento e me leva junto e leva o meu assunto, minha prece e meu verso, esse verso singelo e ao mesmo tempo tão belo que eu amo escrever. Escuta, por favor, escuta, no meu silêncio minha voz que se vai de mim veloz e alcança tristonhos corações. Escuta minha voz, meu som estremecido, meu choro, meu gemido, por favor, te peço e imploro, por vezes até choro: Escuta minha voz! Cícero Alvernaz (autor) 24-05-2017.
A MÃE CAMINHA... A mãe caminha na sua estrada, Leva no peito a saudade do filho, Vai no seu rumo preocupada Como quem segue para o exílio. O filho longe, porém esquece Da mãe que nele vive a pensar. Vive a vida, trabalha e cresce, E nem se lembra do velho lar. A mãe quieta, às vezes chora, Pensa no filho, pensa na vida, Caminha só estrada a fora, Faz sua prece tão comovida. A mãe caminha na sua estrada E vai seguindo bem devagar... Pensa no filho, chora calada, Segue seu rumo sem reclamar. Este, amigos, é um retrato, Que na moldura se pode ver. Não é apenas simples relato Que alguém um dia quis escrever. Cícero Alvernaz (27-04-2007) Mogi Guaçu, SP.
PUXÃO DE ORELHAS Quem nunca levou um? Eu já levei mais do que um tanto no sentido real, a cores e ao vivo quanto no sentido subjetivo. Puxão de orelha é comum, todo mundo levou pelo menos um e quando alguém nos puxa a orelha ela fica toda vermelha e a gente não esquece nem do dia e nem da hora, tem gente que até chora, fica bravo e reclama, mas nada pode fazer. Mas é simples de entender e é fácil de guardar: para isto não acontecer é só a gente se comportar. Cícero Alvernaz (autor) 22-05-2017.
VEM PARA PERTO DE MIM Eu não quero te ver assim, Vem para perto de mim Com seu perfume de flor. Talvez a gente se entenda, Esse instante compreenda E amenize a nossa dor. Essa história eu conheço E por ela pago um preço Que é justo, é normal. Às vezes me sinto culpado Por estares nesse estado Padecendo deste mal. Tanta coisa aconteceu E hoje você e eu Somos almas tão carentes. Porém, o amor que tivemos No tempo em que convivemos Deixou suas marcas latentes. Se hoje nos reencontramos É porque nós nos amamos, Eu sinto isto em mim! Vivamos este momento Sem rancor, constrangimento, Plantemos o nosso jardim. Vamos colher lindas flores, Belas, meigas, multicores, Para o nosso amor enfeitar. Eu não quero te ver assim, Vem para perto de mim, Vamos sorrir e amar. Cícero Alvernaz (Membro da Academia Guaçuana de Letras) Mogi Guaçu, 01-03-2008.
DEUS AMA A QUEM DÁ COM ALEGRIA! Ofertar, contribuir, semear, dar, investir,  dizimar, cooperar, colaborar, estender a mão, abrir o coração, ajudar...  São muitos os nomes que se dá,  mas todos têm o mesmo objetivo. Seja como for, se não for com fé não pode agradar a Deus, pois "sem fé é impossível agradar a Deus". (Hebreus 11. 6). Contribuir é muito bom, pois significa,  sobretudo, que a pessoa tem o seu coração aberto e deseja o crescimento da obra de Deus. Infelizmente, muitos estão banalizando esta prática tão saudável na igreja de Cristo. E por conta disto alguns tem fechado a mão para a obra de Deus. É uma pena!
PALAVRÕES Na boca de quem fala palavrões, essas palavras chulas soam bem e tem o mesmo sabor que tem um alimento. Chega a escorrer saliva pelos cantos da boca tal o prazer que se tem em pronunciar essas palavras "sujas, feias e inconvenientes". Dá pra ver e sentir o imenso prazer que a pessoa tem soltando esse "esgoto fétido" pela boca como se fosse um lindo poema declamado em público com os aplausos frenéticos da plateia. Para quem ama palavrões, não importa se tem crianças ou senhoras por perto. A pessoa se comporta pior do que se estivesse em um bar, numa balada ou numa "casa de tolerância". Afinal, é um prazer agir assim, é como se fosse uma oração nos lábios de um crente, é como se fosse, de repente, uma declaração de amor feliz e comovente. A pessoa se acostumou assim e não importa onde e com quem esteja, mesmo que estivesse numa igreja nada mudaria. Hoje, se diz que todos devem falar palavrões, que é bom, que acalma, que lava a alma, que faz a pess
MARCAÇÃO Quando você pensa que fez tudo certinho, na verdade, não fez. Quando você crê que fez tudo certinho, pode ser que não fez. Quando você não fez tudo certinho é porque realmente não fez. Quando você desconfia que fez tudo certinho é porque não fez. Quando você, realmente, fez tudo certinho alguém chega e diz que não fez. Isto parece uma ingratidão, ou mesmo uma "marcação", mas, na verdade, não é não, pois quando você, realmente, fez tudo certinho não fez mais que a sua obrigação. Cícero Alvernaz (autor) 21-05-2017.
AGRADECIMENTO EM FORMA DE POESIA. Agradecer é ser grato num momento exato quando o relógio nos diz que chegou a hora. Agradecer sem pressa deixando cair em forma de promessa as palavras, uma a uma, antes que o sonho vá embora. Olhar em volta enquanto a língua se solta e pronuncia as primeiras palavras, num gesto de carinho. E depois caminhar, dar meia volta, como quem procura algo, como quem sente o momento e percebe que está sozinho. Agradecer é ser pequeno, ser humilde, ser ameno, quando a vida parece parar e esquece tudo que viveu. É como uma planta regada que sorri, se multiplica, num momento de carinho pela chuva que desceu. Afinal, o que há de mal se o bem está presente? Se o coração se abre e o momento é de prazer? A vida é formada de histórias e sorrisos, por isto, a cada instante, é preciso agradecer. Cícero Alvernaz (autor)