Postagens

Mostrando postagens de setembro 4, 2016
ANALFABETOS ESTUDADOS Gente que não consegue ler duas palavras vai ter muita dificuldade para atravessar a rua. Não vai conseguir viajar, nem comprar na feira, vai viver comendo poeira e não vai encontrar a rua de casa, vai vaguear como um pássaro sem asas e só vai dizer asneiras. São os analfabetos estudados que tem preguiça até de olhar pros lados e não conseguem ler nada. São os peregrinos sem destino que ficam brincando feito meninos e se perdem na estrada. Gente que não consegue ler duas palavras vai ter dificuldade num restaurante e depois não vai encontrar o hotel. São os analfabetos funcionais e, com certeza, para os tais não vão se abrir as portas do céu. Cícero Alvernaz (autor) 10-09-2016.
SONHOS E ADJACÊNCIAS Entre sonhos e adjacências permeiam meus pensamentos com as suas consequências e as suas muitas alternâncias. Tangido pelas circunstâncias me envolvo e me dissolvo no tempo que me olha e zomba de mim. Sou um visionário, um perdulário dentro da vida e muitas vezes tento me entender ao som do dia e busco no ar alguma poesia, mas ela se esconde. Faço meia volta e prossigo sem pressa e sem saber o que procuro, mas querendo algo encontrar. Entre sonhos e adjacências paro e me estaciono sozinho no abandono da tarde. Olho o céu e sinto que ele também me olha, e isto me dá uma sensação e a quase certeza de que alguém vela por mim. Me sento e rabisco algo numa folha de papel, de novo olho o céu já com algumas nuvens a passar bem devagar... encobrindo o sol. Olho a folha de papel e posso ler o que há pouco escrevi: "entre sonhos e adjacências a vida me sorri e eu não me sinto mais tão sozinho no centro deste mundo que é tão grande e ao mesmo tempo cabe no meu pe
PALESTRA DO LULA  Eu assisti a uma palestra do Lula. Como jornalista e como cidadão comum eu consegui adentrar no auditório, assisti e vi, ouvi, olhei e documentei, mas agora não sei quando nem onde. Também não sei o teor da palestra, pois não consegui ouvir direito nem absorver a temática usada, os assuntos colocados e bem explanados pelo nobre palestrante. Foi tudo muito rápido e resumido, fiquei meio perdido, me virei na cama e quase caí. Depois é que percebi que tudo não passou de um pesadelo, mas sei, bem sei, que ele deu uma palestra. Pelo menos uma, disto eu sei e tenho a mais absoluta certeza. (09-09-2016)
PASSARINHO TRISTE Passarinho triste, cabeça abaixada, estás sem alpiste ou longe da amada? Passarinho triste não podes cantar, eu vejo que existe tristeza no olhar. Passarinho triste, distante do amor, a vida insiste meu lindo cantor. Passarinho, agora eu quero te ouvir, porém, você chora, não vou insistir. Também estou triste ao vê-lo assim. Meu peito resiste, mas choro, enfim. Cícero Alvernaz (autor) 08-09-2016.
CRER Crer é mais do que esperar: crer é ter certeza e confiar. Crer é perceber, é ver e ter, crer é, sobretudo, se entregar. Crer é sentir o toque da mão, é ver o invisível, ter o impossível. Crer é deixar se abrir o coração, é ter certeza que tudo é possível. Crer é nunca duvidar, é resistir, é insistir na luta. Crer é mais que desejar, é mudar o foco, mudar a conduta. Crer é saber que há um Deus capaz de tudo realizar. Um Deus que zela pelos seus e que jamais irá falhar. Cícero Alvernaz (autor) 07-09-2016.
LÁ SE FOI O “PROJETO CRIMINOSO DE PODER” O conhecido escritor e historiador Marco Antonio Villa sempre se refere ao projeto do PT como sendo um Projeto Criminoso de Poder. Villa talvez seja o maior opositor deste projeto que praticamente acabou com as economias de nosso País em pouco mais de treze anos e meio. Isto é um fato que até alguns ex-simpatizantes do PT hoje assumem e lamentam. Felizmente, esta aberração chegou ao fim, via Impeachment através da Câmara e do Senado, no memorável dia 31 de agosto de 2016. “Não há mal que sempre dure”, já dizia o meu bisavô. Em 1989 eu votei no Collor (Fernando Collor de Mello), hoje Senador da República, contra Lula que se engatinhava na política. Em 1992, através de uma manobra (não um golpe), Collor foi cassado. É bem verdade que ele renunciou, mas o STF não aceitou a sua renúncia, tornando-o inelegível por oito anos. Em 1992 assisti o impeachment de Collor, que foi julgado rapidamente, praticamente sem chances de se defender. Lembro-me mu
O MAR Fico a olhar o mar, fico a pensar no mar, fico a admirar o mar, fico a amar o mar, fico a desejar o mar, fico a namorar o mar, fico a querer o mar, fico a contemplar o mar, fico a observar o mar, fico a estudar o mar, fico a mensurar o mar. Mas o mar é grande, mar imensurável, mar admirável, mar que é tão amável e me faz pensar... Fico a me embalar nas ondas do mar, sempre a meditar: como é grande o mar, como é grande o mar, como é grande o mar... Cícero Alvernaz (autor), 17-04-2015.
DEIXA Deixa crescer o mato, deixa o capim brotar, deixa correr a água, deixa o tempo passar. Deixa crescer a erva, deixa crescer a relva, deixa a mato crescer e o mundo virar uma selva. Deixa a menina crescer deixa o sorriso se abrir, deixa a água correr, deixa o rio subir. Deixa o amor te alcançar, deixa a paixão te engolir, deixa o sonho chegar, deixa a noite fugir. Deixa a rosa se abrir, deixa o vento passar, deixa o gado mugir, deixa a luz se apagar. Deixa o livro se abrir, deixa o poeta criar, deixa a vida sorrir, deixa o amor te abraçar. Cícero Alvernaz (autor) 06-09-2016.
O GATINHO Ontem apareceu um gatinho aqui no quintal e ficou miando sem parar. Saí lá fora e encontrei-o meio escondido no mato, depois peguei-o e lhe dei um pouco de leite e conversei com ele. Deixei-o na área e voltei para dentro, fez-se silêncio, saí depois e o procurei, mas ele já tinha ido embora. Acho que ele passou aqui só para tomar um leitinho e conversar um pouco. Depois se foi e nem se despediu. Cícero Alvernaz (autor) 31-10-2013