Postagens

Mostrando postagens de abril 3, 2022
  TEM GENTE QUE CHORA FÁCIL Uma vez eu estava numa igreja e uma pessoa disse: "Eu não gosto de falar em público porque eu choro fácil". Eu não entendi o "eu choro fácil", mas guardei pra mim esta frase e depois me perguntei: O que isto significa? Eu era um adolescente e não imaginava que um adulto também "chorasse fácil". Eu sempre fui assim: meio louco e quase sempre mal compreendido até pela igreja. Hoje lido bem com isto, afinal eu sempre fui assim. Vendo na Bíblia que Jesus chorou várias vezes, tendo mais de 30 anos, entendi melhor a razão que muitos adultos choram. Sei que provavelmente ninguém vai ler isto, mas quanto a isto não posso fazer nada. Chorar fácil não é tão fácil, isto é um privilégio para poucos. Jesus chorou no túmulo do seu amigo Lázaro (João 11), mas ele chorou por causa da incredulidade do povo. Jesus disse a Lázaro, que estava sepultado há 4 dias: "Lázaro, sai para fora!" - e Lázaro se levantou e saiu. Eu creio na Bíblia,
  NOSSA VIDA TEM REGRAS Para escrever não é só querer. Para viver e vencer não é só querer. Para correr e saltar é preciso treinar. Para ser feliz é preciso amar e trabalhar. Para ser amigo é preciso entender, reconhecer e, sobretudo, amar. Afinal, na vida tudo é uma questão de saber: É preciso saber a hora, o tempo, a velocidade do vento e também saber o melhor momento. Não é simplesmente se jogar no vento e no ar esperando que alguém nos possa amparar. Nossa vida tem regras e mandamentos, tem leis, sim, a nossa vida tem leis que precisam ser obedecidas e jamais devem ser infringidas. 07-04-2022.
  MEU SEGREDO Se você não sabe, não sei se vou contar. Não sei se você sabe, não quero perguntar, só sei que por enquanto prefiro me calar. Estou bem indeciso, estou até com medo. Prefiro por enquanto guardar o meu segredo. Às vezes me disfarço, ou tento disfarçar, pois sei que o caso é sério e pode complicar. Se você não sabe, por mim não vai saber. Prefiro esse caso guardar e esconder. Não sei o que acontece, não sei a solução, as coisas que eu sinto provém do coração. Te vejo e disfarço, não posso te contar. Estou preocupado, preciso me cuidar. Mas sei que algum dia você irá saber, pois este sentimento não posso esconder. 07-04-2022.
MINAS Minas não é menos nem é mais, Minas é Minas Gerais. Minas é completa, é repleta de atrativos de aspectos positivos, de folguedos e canções. Minas é terra gloriosa, linda, rica e dadivosa que agrada os corações. Minas é um abraço, um gosto de quero mais. Minas é Minas Gerais, terra linda, hospitaleira, jeito da gente mineira, orgulho deste Estado. Solo rico, abençoado, muitas festas e canções alegrando corações, espalhando sinfonia, música linda, poesia, agradando multidões. Minas de sonhos e flores, de serestas e de amores nos mais distantes rincões. 08-04-2022.
  DO QUE JOÃO BATISTA SE ALIMENTAVA? Um dia um professor da Escola Bíblica perguntou pros alunos do que João Batista se alimentava. Fez-se silêncio na classe, ninguém respondeu. Eu sabia, mas não respondi. O professor tornou a perguntar, os alunos se entreolharam, mas nenhum ousou responder. Eu levantei a mão e o professor falou: "Se você sabe, pode responder". Os alunos se entreolharam de novo e eu não respondi, pois eu queria que eles respondessem. Por fim, eu respondi: "Gafanhoto e mel silvestre". O professor me disse: muito bem e perguntou: "Como ele se vestia?". Eu disse: esta também eu sei, mas eu quero que outra pessoa responda. Por fim, ninguém respondeu e chegou o final da aula. Eu ganhei uma lembrança pela resposta e fiz questão de mostra-la para todos os alunos. (08-04-2022)
      LULA ENDOIDOU DE VEZ Quem acompanha o noticiário político, seja no meio de comunicação que for, deve estar estarrecido com o tanto de asneira que o Lula tem falado. Ele falou mal da classe média, apoiou o aborto, vociferou , xingou, ameaçou deputados, xingou o presidente, pregou contra a classe média querendo ditar normas e regras, falou do seu plano de regulamentar a mídia, coibir ou normatizar o funcionamento dos meios de comunicação, desfez de tudo que foi feito no atual governo, pregou ou mostrou um manual de sobrevivência, atacou os meios de comunicação, criticou os religiosos e ameaçou o cidadão de bem. Pintou, bordou e sujou em cima. Até os seus asseclas o criticaram devido a sua estupidez. Ele disse que se der 10 reais para um pobre este se torna um consumidor. Isto é um retrato cuspido do comunismo, o pior regime político do mundo. Nunca deixei de votar, mas se eu não tivesse um candidato para votar, pela primeira vez eu não votaria em ninguém para presidente. (08-04-20
  FRUTA DO CONDE O conde se foi, mas a fruta ficou. Foi atrás da condessa, não sei se encontrou. O mais importante é a fruta que ele deixou. O conde se foi e não mais voltou. O conde se foi, nem rastros deixou. Foi atrás da condessa por quem se apaixonou. Mas nessa história que ele contou o mais importante foi a fruta que ficou. O conde se foi, eu não sei para onde, mas sei que ficou a fruta do conde. Sei que ele se foi, mas não sei para onde. Mas sei que deixou a fruta do conde. 08-04-2022.
  A SEMENTE A semente tem vida, sob a terra germina e se desenvolve e se multiplica. A semente é viva, sob a terra sobrevive. Pouco a pouco ela brota, vence todos os obstáculos e ali se fortalece. É preciso esforço e sofrimento, é preciso vencer para depois nascer, crescer e se frutificar. Assim somos nós na vida, em nosso esforço de cada dia. Quais sementes que superam tudo assim nós somos provados para sermos aprovados e por fim vem o fruto a contento o qual se transforma em um saboroso alimento. 06-04-2022.
  TORRESMO Torresmo é nome de palhaço. De certa forma, todos nós somos torresmos, uns mais e outros menos crocantes. Palhaço é uma figura engraçada, mas ser um "cidadão palhaço" não tem graça nenhuma. Mas vamos falar do torresmo que muita gente gosta. Eu gosto, mas raramente como por medo de quebrar os dentes. Conheço gente que adora e outros que jogam fora e tem gente que ignora. Enfim, cada um sabe do que gosta e o que quer, seja homem ou mulher. 06-04-2022.
       MOVIMENTO FRACO NO COMÉRCIO Hoje fui numa cidade aqui bem perto e fiquei admirado com a falta de movimento, seja nas ruas, nas lojas ou nos mercados. Pouco movimento de gente, de carros, por onde passei estava assim. Uma cidade que outrora era movimentada e que hoje está assim. Entrei em alguns comércios e quase não vi ninguém comprando, nem sequer olhando alguma coisa e especulando. Cidade vazia, ônibus vazio, tinha poucos passageiros e alguns estudantes barulhentos como sempre. Pensei que aqui estivesse muito devagar, mas lá está bem pior. Claro que isto se deve a tudo que aconteceu e ainda está acontecendo e que já era previsível, mas mesmo assim causa admiração. Fiz questão de andar pelo centro, parar na porta de algumas lojas grandes onde não se via quase ninguém. Gosto de observar essas coisas e depois tirar as minhas conclusões. Vamos aguardar que após o meio do ano aconteça alguma melhora no comércio em geral. (06-04-2022)
  AQUELA MÚSICA Eu ouvi aquela música, mas depois não mais ouvi. O tempo passou, mas a música ficou como uma marca, como um sonho que não se esquece, um passeio, uma viagem, um momento risonho em algum lugar. Eu ouvi aquela música meio por acaso e não fiz muito caso, mas depois ela ficou em mim teimosa no meu ouvido e nunca mais me deixou. Até hoje eu a ouço e ela me provoca risos e às vezes lágrimas que teimam em cair, mas eu gosto de ouvir. 06-04-2022.
  PRIORIDADE Prioridade é aquilo que a gente prioriza, dá mais atenção, mais valor e não abre mão. A vida é uma prioridade e cuidar dela é prioritário. Tem gente que prioriza coisas até banais, mas cada um sabe o que deve ser priorizado, ou valorizado na sua vida. As coisas variam de importância e de gosto. O ser humano é diferente e diferenciado e tem as suas escolhas ou opções. Isto parece uma bobeira, mas é fundamental na vida das pessoas. Isto mostra o gosto de cada um. Tem coisa que eu odeio, mas o vizinho gosta e o gosto do vizinho é sagrado. As pessoas só priorizam aquilo que realmente gostam. Por isto devemos respeitar os gostos de cada um para que o nosso gosto seja respeitado. (03-04-2022)
  FOFOQUEIRO DA CIDADE Não vale a pena me conhecer, não tenho cultura, nem saber, não tenho força, nem poder. Não sou político, sou apenas um crítico, um observador diário que anota no seu diário e faz comentário vário da vida humana cotidiana. Observo tudo discretamente e de repente escrevo um texto sem pretexto e sem contexto sobre as tramas e os dramas que atingem a sociedade. Não vale a pena me conhecer. Eu sou apenas um fofoqueiro da cidade. 03-04-2022
  ANGU PERDIDO Quando eu era criança alguém me chamou de "angu perdido". Recentemente alguém me disse que eu não sei fazer nada. Faz uns quatro anos alguém me disse que eu "não gosto de tomar banho". Hoje eu estava pensando nisto e disse para mim: "Só falta alguém me dizer que eu não sei escrever direito". O ser humano, em geral, tem esta mania e nunca vai mudar. Não devemos nos irritar com essas coisas. Uma vez alguém disse para Jesus que "ele tinha demônio e fazia milagres pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios". Quando acontecem essas coisas eu sempre me lembro de Jesus e do que ele passou. Foi Jesus quem disse; "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". (João 16.33). Quando alguém te jogar uma pedra não a devolva, use-a para fazer uma construção. Se eu fosse contar as vezes que fui mal entendido e acusado levianamente daria para escrever muito. De angu perdido a outros "elogios" eu dei a volt
      VEM PARA PERTO De perto, bem de perto se pode ver, se pode ver melhor e se conhecer. Uma luz se acende nos olhos, um clarão invade o rosto e o coração com gosto bate mais forte. Vem para perto e deixa-me ver e sentir e querer o que a natureza fez. Olhar e sentir o prazer de ver e de admirar o seu olhar, a sua boca, o seu rosto com gosto, prazer e admiração. Só assim eu posso me sentir melhor e me refazer. Só assim eu posso entender a beleza e a magia de seus traços e imaginar a doçura dos seus abraços. 03-04-2022.
  AMO FOTOGRAFAR! Gosto de fotografar. Na verdade eu gosto mais de fotos do que de vídeos. Já tirei muitas fotos, nem dá pra contar. Afinal, o que eu gosto mais de fotografar? Em primeiro lugar é a natureza em toda a sua exuberância e beleza. Depois é tudo aquilo que me chama a atenção, desde um animal, um automóvel e até um caminhão. O que eu jamais iria fotografar é uma pessoa num caixão. Claro que existem outras coisas que eu jamais iria fotografar, mas prefiro não mencionar. A grande vantagem de fotografar é que a gente depois pode apagar. Já apaguei muitas fotos, algumas tem história, lembranças, carinho, mas não faz mais sentido guardar. Afinal, "o coração tem razões que a própria razão desconhece". Hoje não fotografo mais, pois a minha máquina caiu e quebrou, abriu bem onde se coloca as pilhas e não tem como arrumar. Pior que não existe outra igual para comprar. Então só me resta fotografar com os olhos. (04-04-2022)
  A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA Nunca fui um político partidário, nunca fui envolvido diretamente com a política, mas sempre acompanhei as eleições e a movimentação dos candidatos e seus partidos. Escrevi durante 34 anos num importante jornal local que me descobriu para o jornalismo. De uns tempos para cá a política nacional pegou fogo e quem é estudioso e curioso não tem como não se envolver nas discussões. E quem se envolve sempre tem um lado e muitas vezes tem até uma paixão. Muita gente fala que não gosta de política, mas a questão não é gostar, nem participar, mas é reconhecer a importância da política para o cidadão em geral. Alguém já disse que o pior analfabeto é o analfabeto político. Eu concordo ipsis litteris com essa opinião. (04-04-2022)
  SEM INSPIRAÇÃO Eu sem inspiração sou alguém sem emoção, um peito sem coração, uma vida sem ilusão. Sem inspiração eu não escrevo, não falo, não me comunico e fico vazio, inerte e frio. Sou uma casa sem amor e sem poesia, um livro fora da estante, um homem vagando distante sem amor, sem companhia. Eu sem inspiração não tenho motivação, fico triste, cabisbaixo e sem fé. Sou abelha sem mel, estrela sem céu, sou um bule sem café. 05-04-2022
  EFEMÉRIDE O menino se levantou de manhã e viu essa palavra. Perguntou pra mãe o seu significado, ela não soube, perguntou pro pai, ele não soube. O menino foi para a escola com aquela palavra na cabeça e mal conseguia prestar atenção à aula. Levantou a mãozinha direita e perguntou para a professora o significado daquela palavra mágica. A professora nem ligou e mandou ele estudar afirmando que ele estava muito dispersivo. O menino continuou encucado com a tal palavra e não via a hora da aula acabar para procurar o seu significado em algum lugar. Parece que todas as palavras que ele lia era aquela. Chegou em casa e a mãe percebeu que ele não estava bem. Sem querer, ele perguntou o significado daquela palavra para a mãe e ela disse: "Eu já falei que não sei!". Ele pegou um livro procurou, mas não encontrou o significado, ameaçou pegar um jornal velho, mas desistiu. Se ele tivesse olhado no Google seria fácil encontrar, pois efeméride, segundo o Google significa: Almanaque, anu
     AMIZADE Amizade é uma necessidade básica. Não há como viver bem sem ter amigos. Claro que eu falo dos amigos verdadeiros, daqueles que se preocupam conosco. Daqueles que se oferecem para nos ajudar a levar a carga, a enxugar as lágrimas, a correr descalço e sentir as pedras sob os pés. Amigos que nos ligam de madrugada às vezes por nada, ou para saber como estamos e nos desejar um bom dia quando o dia ainda nem começou. Amizade é uma troca sem prejuízo, é um caminhar e falar muitas vezes sem juízo e sem medir as palavras. É um abraço, um olhar, uma preocupação, uma visita inesperada, um encontro na estrada por acaso, uma atitude às vezes rude, mas de grande valor, baseada no amor. Amizade, enfim, é ser assim e ser mais ainda. É colher uma flor e a oferecer como prova de amizade. É sair, muitas vezes, sem se despedir e deixar saudade. Isto, sim, é amizade. (02-04-2022)
     S INTO MUITO Sinto muito se te decepcionei. Não sou bom em tudo, na verdade não sou bom em quase nada. Perdi o tempo, a velocidade, acabei falando mais do que devia e não falei aquilo que realmente queria. Na hora me confundi, saí dos trilhos, minha fala se tornou um estribilho, uma repetição sem fim, que na verdade nem teve começo, por isto eu paguei o preço, mas pelo menos reconheço a minha limitação e vim te pedir perdão por ter te decepcionado. Juro que não era este o combinado, tudo ficou diferente, eu fiquei descontrolado e me procurei na linha do horizonte, porém eu acabei errando a ponte e dei de cara num rio. Talvez isto não explique nada e pareça uma desculpa esfarrapada, mas foi exatamente isto que me aconteceu. (02-04-2022)
  FALAR É UMA COISA, LER É OUTRA MUITO DIFERENTE Tem gente que ainda fala "mais maior, mais bom, mais melhor, mais pior e por aí vai." São vícios de linguagem, coisas que vem de longe. Os antigos diziam que com o uso do cachimbo a boca fica torta. A pessoa aprende errado, vai pra escola e às vezes não aprende e continua falando errado pela vida a fora, mas isto é perfeitamente tolerável e muita gente até acha engraçado enquanto outros imitam porque acham isto chique. A pessoa falar, ouvir, dialogar é uma coisa, mas a pessoa ler e escrever é outra coisa, pois tem um contato com a chamada "norma culta" e aí o peso é bem maior e o conhecimento é fundamental. Sei que pra muita gente isto é "besteira", mas não é. Pega um livro qualquer e tenta ler para ver como é. Aliás, esse é um dos motivos que quase ninguém lê. Às vezes até tenta, mas não consegue entender o que está escrito e desiste antes da segunda página. Ninguém consegue vencer se não tiver as armas ade