Postagens

Mostrando postagens de novembro 21, 2021
      A VOLTA PRA CASA A volta pra casa é um desejo misturado com alegria e tristeza. É uma mistura de sonho e pesadelo. Voltar pra casa é reencontrar a realidade. É deixar a alegria da cidade, um mundo com uma nova realidade e rever a roça com sua liberdade, seu jeito e sua fartura: doces, bolos, rapadura, leite, café e verdura. A volta pra casa é o reencontro com uma nova realidade, é ver o riozinho correr em liberdade e ouvir os passarinhos juntinhos sem maldade. A volta pra casa é reviver uma nova realidade e de repente matar a saudade. 21-11-2021.
  REBELDE MENINO Caminhei sem estrada e sem caminho. Como um rebelde menino eu caminhei sem destino. Caminhei em segredo, sem espanto e sem medo, caminhei mato a fora sem saber a hora, nem o dia. Caminhei sozinho, sem companhia e sem guia em plena luz do dia, ou guiado de noite pela luz da lua. Me lembrei de quando eu brincava na rua onde havia luz nos postes clareando meu espaço. Mas agora eu estava no mato e sem nenhum contato sequer com alguma pessoa. Era só eu e Deus e mais alguns sapos que coaxavam na beira de algum córrego. Aquilo parecia um sonho medonho, estranho, mas era só mais uma aventura. Na verdade eu estava no meu quarto de pijama deitado na minha cama e me imaginava solto pelo mato em contato com a natureza sentindo a beleza e a brisa que soprava e a minha noite se enchia de prazer e de poesia. (21-11-2021)
  SOFRIMENTO A gente sofre por amor e esse sofrimento vem de dentro, maltrata nosso peito, nos deixa sem jeito. A gente sofre porque foi enganado ao pensar que era amado, mas era tudo mentira. A gente confia e se entrega, faz até o que não deve, tanta coisa se atreve que nem sabe o que é. Tem amor, tem ilusão e entrega o coração com amor e muita fé. A gente sofre, sofre muito, sofre tanto que até chora mas depois a pessoa vai embora e finge que nem nos conhece. Nossa vida então se acaba e o nosso mundo desaba, a gente sofre e padece. 21-11-2021.
  QUERIA TE REVER Queria te rever e te dar um abraço . Quem sabe até conversar um pouco, falar tanta coisa que eu gostaria. Falar da noite e do dia, do amor e da alegria, falar até de poesia. Falar sem tempo, sem relógio avisando que o tempo está passando, sem horário pra cumprir, sem nada pra exigir, sem nada pra cobrar. Simplesmente falar em algum lugar, de preferência calmo e sem interferência externa, sem muita gente por perto. Eu queria sim e isto faz parte de mim, do meu desejo, do meu apego, da saudade que eu sinto, falo a verdade, não minto! Mas você está distante e eu não sou tão importante, sou apenas um poeta iniciante, sem pátria e sem lugar que teve a felicidade de um dia te amar. (22-11-2021)
  FELIZ Ser feliz, estar feliz, ter felicidade, viver alegre e sem maldade, respirar um ar cheio de bondade, sorrir com amor e vontade. Ser feliz, fazer o que sempre quis independente da adversidade. Isto seria muito bom, mas infelizmente não é possível. Seria mais que um dom, seria como viver num paraíso, ter no rosto a alegria todo dia e na boca o mais belo sorriso. 22-11-2021.
  QUANDO EU MORRER Quando eu morrer muitos vão se lembrar que aqui eu vivi, muita coisa escrevi, chorei e sorri nas minhas andanças aqui. Vão comentar e alguns até vão chorar, mas de nada vai adiantar. Quando eu morrer, uma folha vai cair, um rio vai correr e tudo irá dizer que eu passei por aqui. Alguém vai comentar e talvez vai até chorar, mas de nada vai adiantar, afinal eu já estarei em outro lugar. Tudo será em vão e sem valia, alguém vai ler alguma poesia e talvez vai até chorar. Serão muitas as lembranças, mas não restará mais nenhuma esperança de um dia aqui eu voltar. 22-11-2021.
  MANHUAÇU, MG O município está situado próximo ao Parque Nacional do Caparaó e da divisa com o Espírito Santo. A cidade tem forte ligação com a Região Leste e o Vale do Rio Doce, porém oficialmente pertence a Zona da Mata. É um importante produtor de café, Manhuaçu já recebeu o nome de "Capital do Café" com mais de 18 milhões de pés de café plantados, além de possuir a maior bacia leiteira da região. Atualmente Manhuaçu é o polo econômico e de prestação de serviços da região da Vertente do Caparaó. (Fonte Google) Há alguns anos foi construído em Manhuaçu o Castelo do café que tem atraído muita gente curiosa, e também muitos estudiosos da cultura do café.
  PROVA DE VIDA Fui ao Banco hoje fazer a "Prova de vida". Eu estava meio ressabiado imaginando que ia ser reprovado, mas felizmente deu tudo certo e isto significa que ainda estou vivo. Confesso que realmente eu estava meio preocupado, afinal nem tudo que respira, anda e escreve está vivo. Eu, por exemplo, já morri três vezes, já contei essa história aqui. A primeira foi quando eu era novinho e o farmacêutico me examinou, balançou a cabeça negativamente e me entregou para o meu pai para ele fazer os procedimentos para o meu enterro. Meu pai imediatamente fez uma oração e eu fui voltando aos poucos e até hoje estou por aqui. A segunda vez foi quando eu morava e trabalhava no Rio. Quando vim embora espalharam que eu tinha morrido, algum tempo depois eu voltei lá e me apresentei vivo aos meus ex colegas de trabalho, o susto foi grande. A terceira vez eu escrevi um texto "Nota de falecimento" que saiu num Portal e o Diretor colocou a manchete na capa: "Nota de fal
  SOU CONTRA A REELEIÇÃO Eu sou totalmente contra a reeleição para qualquer cargo eletivo. O certo é ter renovação geral e completa a cada quatro anos. Mas como há reeleição eu vou votar para a reeleição do presidente, se não impedirem ele de ser candidato, afinal a perseguição é tanta que poderão inventar algum crime contra ele. Hoje, quem é a favor do presidente é criminalizado até por dar uma simples opinião, a perseguição é muito grande. O presidente tem que por máscara até para comer pastel e tomar caldo de cana. Isto nem é uma simples perseguição: é ódio por ele ser cristão, honesto e ter cortado as verbas que eram usadas para fazer farra. Hoje o governo tem mais de 3.000 obras sendo executadas, mesmo com os bilhões que foram gastos com a pandemia. (23-11-2021)
  "EU SOU MINERO!" Várias pessoas estavam participando de um seminário sobre Astrologia. Falaram sobre vários signos, a casa de cada um no Zodíaco e a suposta influência deles sobre a vida das pessoas e até sobre a Natureza. A discussão se estendeu e em dado momento um senhor desavisado e mal informado entrou naquele recinto e se sentou bem no fundo daquele salão. O seminário transcorreu normalmente e aquele senhor continuou ali, embora não estivesse entendendo nada daquele assunto. Em dado momento a pessoa que estava ministrando aquele seminário o viu lá no fundo e lhe perguntou: O senhor aí atrás o que é? E o senhor respondeu: "Eu sou minero!". Foi difícil segurar a gargalhada. (24-11-2021)
  A BOCA A boca é uma abertura abaixo do nariz e acima do queixo, fica no rosto e através dela a gente se alimenta e sente o gosto. A boca é muito importante, principalmente para quem é falante, ela tem uma junção com o coração e é por onde se faz a alimentação. A boca também é uma metáfora. Existe a boca da noite, a boca do inferno, e todo objeto que tem uma entrada é comparado com uma boca. A boca é mesmo fundamental para a nossa sobrevivência, para a nossa saúde geral. Dizem que quem tem boca vai à Roma, mas se eu não tiver dinheiro, também conhecido pelos mineiros, como "tutu", eu não vou nem a Manhuaçu. (24-11-2021)
      A SUA BELEZA A sua beleza me dá a certeza que o mundo é belo. A sua beleza a mim contagia de noite e de dia. A sua beleza espalha carinho com o seu jeitinho de ser e viver. Seu corpo balança, eu entro na dança do seu vai e vem. Me envolvo calado, mas fico ligado quando você vem. É forte, é lindo, é belo, é bom. Me deixo levar e entro no tom. Eu perco o compasso, mas logo me enlaço no verso, no tema. E encerro meu dia tecendo a poesia, fazendo um poema. 16-11-2021.
  A PRIMEIRA VEZ QUE TE VI A primeira vez que te vi você estava falante, muito linda, elegante, parecia uma flor. Me contou até segredos, eu, porém, com muito medo, desejei o teu amor. Foi um desejo que aos poucos foi crescendo, aumentando, coração feliz pulsando quando ouvia sua voz. Eu, porém, fiquei calado te observando de lado, e o amor surgiu entre nós. A primeira vez que te vi fiquei sonhando acordado, perdido, ensimesmado, como criança brincando. Aquele tempo tão lindo foi aos poucos se esvaindo, como flor ao sol murchando. Hoje, ainda te vejo, mas, como tudo mudou! Muito tempo já passou, não há mais ansiedade. A primeira vez que te vi de emoção até chorei, hoje, porém, só me resta a saudade. Cícero Alvernaz (autor)
  NÃO SE MEXE COM QUEM ESTÁ QUIETO Quem está quieto geralmente quer continuar quieto desfrutando de sua quietude. É bom ficar quieto só matutando, pensando e articulando alguma coisa. As ideias aparecem, os sonhos reaparecem, as lembranças das andanças, das aventuras, das amarguras... Não se mexe com quem está quieto. Nunca se interrompe um poeta no seu momento de inspiração e criação. Um certo escritor mineiro vivia num apartamento em BH, se fechava no seu pequeno escritório e só permitia ser interrompido por sua fiel empregada que ficava atenta a tudo que se passava. É bom ficar quieto, recolhido no ostracismo, no seu abismo de letras, versos e outras criações. O certo é colocar uma placa na porta: "FAVOR NÃO ME INTERROMPER". Até um animal não gosta de ser interrompido quando se encontra perdido em seus devaneios. (17-11-2021)
  TUDO BEM? Quando uma pessoa me pergunta se está tudo bem eu tenho que responder que está, mesmo que não esteja. Se eu responder que não está vou ter que explicar e o pior é que geralmente a pessoa não entende a explicação e continua a me perguntar: por que não está tudo bem? E quando novamente eu digo que está tudo bem, a pessoa me pergunta: está tudo bem mesmo, ou você está me escondendo alguma coisa? Não sei mais o que dizer, nem o que fazer. Então, sem outra opção, eu encerro o papo. 17-11-2021.
  O QUE RESTOU DO NOSSO CARINHO Não houve intenção, foi tudo de repente, o amor tomou conta da gente como um fogo atiçado pelo vento. Foi difícil resistir um sorriso, ainda que discreto, um aperto de mão e um afeto. O carinho vem de várias formas, ele tem as suas normas e os seus caprichos. É como o vento que vem de repente e quase derruba a gente com a sua força invisível. Não houve intenção, não foi nada programado, nem forçado, mas tudo foi natural como um sorriso. Mas assim como o vento, aquele momento também passou e te levou por algum caminho e me deixou sozinho. E hoje aqui estou relembrando e vendo o que restou do nosso carinho. 17-11-2021.
  TEM GENTE QUE NÃO AGUENTA O TRANCO Eu gosto de conversar com qualquer pessoa, mas especialmente com alguém mais inteligente do que eu, pois assim eu tenho a possibilidade de aprender mais alguma coisa. Mas tem uma coisa que tenho notado ultimamente: Muita gente pensa que é mais inteligente do que realmente é. Muitas vezes a pessoa se prende ao trivial e quando é desafiada, ou testada, eu percebo que ela não é nada daquilo que aparenta ser. É como uma fruta de boa aparência, mas quando a gente abre ela está praticamente seca e aí vem a decepção. Tem gente que é "decoreba", ou seja, só fala aquilo que decorou. Não é capaz de sair do lugar comum, ou do seu invólucro natural. Eu quando não sei determinada coisa às vezes invento e costumo até fazer um remendo bem legal, mas tem gente que nem isto sabe fazer. É como se diz: "a pessoa fica só no arroz com feijão", não tem nem uma verdurinha, ou uma saladinha. Tem muita gente que é assim: cheia de galanteios, mas não ague
  CHUVINHA Essa chuvinha de quinta pinta de sonhos a minha tarde. Ela cai brincando e brinca caindo como uma criança que brinca sorrindo ou sorri brincando. Essa chuvinha cai de leve e deve estar achando graça quando escorre na vidraça e o vidro todo embaça. Chuvinha brincalhona, feliz e medonha que na tarde enfadonha cai, sorri e depois se vai. Te amo chuva com o seu jeito-criança e o seu olhar molhado de esperança. 18-11-2021.
  LINGUAGEM NEUTRA Estão querendo destruir até a nossa língua, algo que aprendemos em primeiro lugar em nossa vida. Nossa comunicação, nossa oração, nossa ação enquanto cidadãos. Querem destruir sem necessidade e contra a nossa vontade algo que aprendemos a falar e a amar desde a nossa mais tenra idade. Me lembro dos poemas que falam de nossa língua, com destaque para o poema "Língua Portuguesa", de Olavo Bilac. A esquerda quer destruir a nossa comunicação, essa marca que trazemos de berço, incutir nas escolas essa anomalia conhecida como Linguagem Neutra. Será mais uma ação criminosa contra a nossa civilização jogando no chão a marca mais forte e mais antiga da nossa Nação. (18-11-2021)
     DIA DA BANDEIRA Hoje é comemorado o dia da Bandeira. "Salve lindo pendão da esperança, salve símbolo augusto da paz. Sua nobre presença, lembrança, a grandeza da Pátria nos traz" (Letra de Olavo Bilac). O Dia da Bandeira hoje pode e deve ser comemorado com alegria e efusão porque temos finalmente um presidente patriota, há que se destacar isto. O triste nisto tudo é que os "inimigos da Bandeira e do nosso País" já falam em mudar as cores da nossa Bandeira, conforme tenho lido na imprensa. Deixando pra lá, essa intrigas esquerdistas, vamos saudar a nossa linda bandeira que simboliza, com as suas cores e o seu dístico "Ordem e Progresso", a Nação Brasileira. (19-11-2021)
  DADOS BIOGRÁFICOS Nome: Cícero Alvernaz Sexo: (está muito óbvio) Naturalidade: Manhuaçu, MG, (Brasil) Cor: depende muito do momento. Em geral, sou branco. Formação: Sem formação, mas não sou um desinformado. Religião: Todas que creem no Pai, no Filho e no Espírito Santo e acreditam no céu como a nossa futura morada. Time: O mais tradicional de Minas. Aquele que é mineiro até no nome: CLUBE ATLÉTICO MINEIRO. Profissão: Aposentado. Antes de me aposentar, exerci várias profissões. Idade: Mais de 50 e menos de 70. Comida: Bem temperada (Amo a comida mineira, sobretudo por causa do tempero). Um desejo: A reeleição de Bolsonaro. Quer falar algo mais? Algo mais. Risos. 19-11-2021.
  PERFUME Perfume, essência que atrai o amor em forma de flor, em forma de gente. Perfume tão quente, perfume atraente que envolve a gente, atrai de repente com cheiro e magia. E quando ela passa com o seu perfume eu fico perdido, me esqueço de tudo e até fico mudo, cego, esquecido. É tanta atração que até me arrasta e de todos me afasta e eu perco o sentido. 19-11-2021.
  FALAR SOZINHO Gosto de falar sozinho. A grande vantagem de falar sozinho é que ninguém me interrompe, pois quando alguém me interrompe eu perco a linha do raciocínio esqueço, troco as palavras, e mudo de assunto. Falar sozinho é muito bom e divertido, falar sem ser interrompido, questionado ou desmentido. A gente fala onde quiser, seja na cozinha ou na sala, longe de homem e de mulher. Falar sozinho pelo caminho, pelo mato alto, no asfalto, na estrada de terra, falar de paz e de guerra e assim a gente nunca erra, nada exige e ninguém nos corrige. 19-11-2021.
  DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS Hoje choveu o dia inteiro e continua chovendo. Acho que alguém esqueceu a torneira aberta, ou a torneira está com algum defeito e não fecha direito. Mas eu estou gostando e as plantas mais ainda. A lagoa do SESI está transbordando e o rio Mogi Guaçu está "pelas tampas" de tanta água. Os peixes estão gostando, estão até saltando de prazer ao sentir e ver tanta água em volta. Lembro-me de quando a gente plantava arroz na beira do córrego. Quando chovia forte e demorado cobria tudo, era só água que cobria toda a plantação. Muitas vezes a gente perdia todo o trabalho e o meu pai dizia: "Não tem problema não. Tudo que Deus faz é perfeito". E ele tinha toda razão. Depois plantava de novo e a colheita era muito maior. Deus nos manda chuva de água e também de bênçãos para todos, para os crentes e para os incrédulos, porque Deus não faz acepção de pessoas. (19-11-2021)
  UMA PESSOA Uma pessoa pode se apaixonar independente da idade e depois sentir saudade e ficar chorando pelos cantos. Uma pessoa pode desejar, querer e se apaixonar por alguém com seus encantos. Uma pessoa pode sorrir e depois chorar de saudade, andar pela cidade procurando a sua flor. Uma pessoa pode até desmaiar e nunca mais se levantar por falta do seu amor. 20-11-2021.
  A VOLTA PRA CASA A volta pra casa é um desejo misturado com alegria e tristeza. É uma mistura de sonho e pesadelo. Voltar pra casa é reencontrar a realidade. É deixar a alegria da cidade, um mundo com uma nova realidade e rever a roça com sua liberdade, seu jeito e sua fartura: doces, bolos, rapadura, leite, café e verdura. A volta pra casa é o reencontro com uma nova realidade, é ver o riozinho correr em liberdade e ouvir os passarinhos juntinhos sem maldade. A volta pra casa é reviver uma nova realidade e de repente matar a saudade. 21-11-2021.