Postagens

Mostrando postagens de março 11, 2018
SONO Encurva a cabeça, pende o pescoço, e sente o sono que vem sem ter pena. moleza no corpo e nada engrena, a noite é pequena pra tanto abandono. Os olhos se fecham e abrem sem pressa, e nada é bom, e nada interessa. Encosta e dorme o sono dos justos, sem pressa desaba, e tudo se acaba, sem pressa, sem sustos. O sono que chega arrasta pra longe e leva pra ilha seguindo a trilha, depois vem o sonho, e sonha, se vira, estica, revira, a noite é pequena pra gente dormir sem mais acordar e enfim repousar, e enfim descansar. Cícero Alvernaz (autor) 17-03-2018.
BEM JUNTO AO CORAÇÃO Bem junto ao coração num local bem seguro, onde quem fica não vai, onde quem chega não sai, onde o sonho começa, onde a vida recomeça com sua força e vigor, bem junto ao coração quero hospedar-te, amor. Bem junto, assim protegida e pra sempre amparada, onde ninguém interfere, ninguém te machuca, nem fere, onde há total segurança, onde jaz a esperança com seu sorriso maior, bem junto ao coração não há lugar melhor. Cícero Alvernaz (autor) 17-03-2018.
A MINHA POESIA A minha poesia tem esse tom, essa brancura e essa parte escura, esse lado obscuro, difícil e seco, esse som que vem de um beco, essa música que ecoa, essa melodia que não soa, esse tema sem poema que mais parece um dilema. A minha poesia tem esse lado, essa face, essa história, esse jeito enclausurado na memória. Essa é a poesia que eu sinto que me joga num labirinto e depois me deixa sozinho. A minha poesia, na verdade, não existe: é um verso que soa amargo e triste. 16-03-2018.
BECO Beco do Zé, beco da enxada, beco de tudo, beco de nada. Beco do mato, beco do lixo, beco da fofoca, beco do cochicho. Beco da favela, beco do gato morto, beco do jiló, beco do pau torto. Beco do bar, beco da viela, beco da escola, beco da passarela. Beco do achado, beco do perdido, beco do comprado, beco do vendido. Beco da linha, beco da igreja, beco da pinga, beco da cerveja. Beco da erva, beco da rua, beco da estrela, beco da lua. Beco da praça, beco do farol, beco da chuva, beco do sol. Nesta vida é tanto beco que nem dá pra nomear, aqui tem o beco da sorte, também tem o beco do azar. Cícero Alvernaz (autor) 16-03-2018.
O QUADRO Numa noite, ela se sentou, se ajeitou, cruzou as pernas, discretamente me olhou, olhou-me de novo, tornou a me olhar, depois baixou a cabeça... Fiquei sem saber e sem crer que aquilo era verdade, tanta frieza e tanta bondade saindo da mesma pessoa, tanta indecisão por um momento, tanto ensaio, olhar de soslaio, o jeito de mexer a cabeça... Cruzou e descruzou as pernas, olhou-me novamente, olhou-me de novo, de repente, mas não conseguia me falar. Numa noite, ela se sentou... Mas eu já disse isto e não quero repetir. Fiquei esperando mais de uma hora até que ela saiu e foi-se embora sem nada dizer, sem nada acontecer. Hoje me lembro deste fato, me lembro bem deste retrato, me lembro desta imagem, desta inesquecível passagem - e aquele quadro continua, na minha mente flutua com fome e com sede, preso ou pregado em alguma parede. Cícero Alvernaz (autor) 16-03-2018.
POR QUE CHORA O DIA? Por que chora o dia nas águas da chuva, no riso do tempo, nas folhas que caem? O choro do dia evoca poesia nos versos que emergem, divergem, convergem com sua tristeza, seu pranto sem fim, seu fruto, seu luto, sua forma de ser. Por que chora o dia se o sol nos aquece, se a vida irradia beleza e força, na sua canção? O dia se inclina nos braços da tarde e a tarde descansa qual meiga criança perdida, cansada, que olha saudosa a planta mimosa na beira da estrada. Cícero Alvernaz (autor) 16-03-2018.
MUITA EXPLORAÇÃO POLÍTICA Todo brasileiro de bem, todo cidadão deste País lamenta profundamente o assassinato da vereadora Marielle (PSOL) do Rio, mas a exploração política que estão fazendo deste fato é, também, lamentável. Infelizmente, no Brasil, morrem pessoas todos os dias, vítimas dessa escalada da violência. Morrem trabalhadores pais de família, estudantes, policiais, jornalistas, ativistas, nortistas e sulistas, além de religiosos, políticos e artistas e isto é um fato terrível. Não seria o caso de faz er manifestações todos os dias contra todas as mortes, pelo motivo que fosse? Todos, inclusive os artistas, deveriam se manifestar diariamente, pois todos os dias pessoas são mortas, arrancadas do seio de sua família, muitas vezes por causa de um celular, ou mesmo de uma bijuteria. O erro, em meu ver, é explorar politicamente este ou qualquer outro lamentável acontecimento. (16-03-2018)
LULA PRESO? SÓ EM SONHO!  Esta noite eu sonhei que o Lula tinha sido preso e ninguém comemorava. Eu também não comemorei, aliás, o que eu quero e imagino que o Brasil também quer é a devolução dos bilhões, estejam onde estiverem e com quem estiverem. É disto que o Brasil precisa, pois a desculpa dos políticos é que o País não tem dinheiro, mas eles têm e não é pouco. É só pensar no que ganha um vereador. Imaginem só um político de "grande porte!". Esses políticos atuais estão  acabando com o País. Repito aqui, vereador não deveria ter salário, ou melhor, nem deveria existir. Mas pela força da Lei Eleitoral eles existem e ganham milhões. E o Brasil continua seguindo ladeira abaixo. Nossos políticos são tão ruins que não conseguem fazer nem a Reforma da Previdência, que tinha que já ter sido feita há mais 30 anos. E ainda culpam o Temer. (16-03-2018)
SEU JEITO Você tem um jeito... e eu estranhei um pouco, confesso, fiquei meio louco quando te vi e te analisei. Um jeito solto, sem jeito, sei lá, um jeito esquisito, mas depois achei bonito e acabei te amando e até me apaixonando. Falar dessas coisas deixa a gente encabulado, falo baixinho, quase calado, com medo de alguém me ouvir. Mas você tem um jeito, um jeitinho que eu gosto, no qual eu até aposto e fico sempre te esperando com saudade e te amando. Cícero Alvernaz (autor) 15-03-2018.
CAPIM GORDURA No meio do mato, na roça, no pasto, Eu ando pra frente, depois me afasto. A paz e o abrigo minha alma procura, Depois eu me deito na relva mais pura. Assim eu descanso com a alma segura, Depois vou atrás da fruta madura. Encontro pessoas, também passarinhos, E escrevo na areia meus rudes versinhos. No ar sinto o gosto da fruta madura E sinto o cheiro do capim gordura. Cícero Alvernaz (autor) Mogi Guaçu, 23-12-2009.
AGUANDO AS PLANTAS  Aguando as plantas, regando as plantas, molhando as plantas, cuidando do jardim, ou do quintal, refrescando as plantas para amenizar um pouco o calor do sol.  Fazendo um carinho nas plantas, falando com elas, fazendo uma visita matinal às plantinhas do quintal para ver como elas se encontram. Tudo isto, mas sobretudo, procurando inspiração nessa conversa amistosa, nesse enlevo que devo confessar: me faz muito bem. Essas plantas agradecem e até sorriem felizes por eu ter matado a sede delas e lhes dado o meu carinho matinal como forma do meu amor para com elas. (14-03-2018)
PÉS FORMOSOS Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! (Isaías 52.7). Anunciar boas novas é anunciar coisas boas, dar boas notícias, falar algo que agrada, anima e reanima. Esses pregadores tem os seus pés formosos porque as suas palavras informam e informam bem. Seus pés são formosos sobre os montes, em locais pedregosos, de difícil acesso, perigo sos. Eles falam de paz e de bem e também fazem ouvir a salvação, são anunciadores de salvação. Eles levam boas novas e dizem a Sião: o teu Deus reina! São pés formosos e velozes que vão apressadamente sobre os montes para levar a boa noticia. São obreiros do Senhor, anunciadores do evangelho de Cristo, a boa nova de salvação para este mundo que caminha a passos largos para a sua auto destruição. Pés formosos, pés divinos que levam os seus ensinos em nome do Rei que reina e vive para sempre. (13-03-2018.
GRATIDÃO Agradeço a você que lê a minha poesia, que se inclina e se anima com a minha rima, que se entrega e não nega que ela te faz bem e a tem com emoção no coração. Peço a Deus que te abençoe com as rimas desses versos que flutuam no meu universo e pairam dispersos no seu caminho, na sua estrada, e enfeitam a sua caminhada. Agradeço a você que lê a minha poesia. Que o seu dia seja colorido e quente, que de repente a sua vida melhore, não se apavore! O tempo pode trazer esperança, confiança, e que apesar de tudo possa fluir, contudo, no seu peito um alento derramado num momento em forma de alegria pelos versos da minha poesia. Cícero Alvernaz (autor) 12-03-2018.
MEU FILHO, ORA! Meu pai sempre me dizia: "meu filho, ora!". Ainda adolescente, eu tinha dificuldade para orar, mas meu pai repetia: "meu filho, ora mais!". E eu questionava: meu pai, eu já oro, mas meu pai dizia: "então, ora mais!". E eu dizia, orar de joelhos cansa, e ele me dizia : "então, ora em pé", e eu falava: orar em pé cansa mais ainda, e ele retrucava: "então, ora sentado" - e eu dizia: sentado dá sono e ele, pacientemente, me falava: "então, ora deitado" e eu, achando graça, falava: deitado aí é que eu durmo mesmo e ele, sem perder a paciência comigo me dizia: "então ora dormindo, mas ora sempre, porque é preciso orar sem cessar". Esta é uma das lembranças do meu querido pai, colhida em uma de nossas muitas andanças fazendo a obra de Deus. (12-03-2018). Cícero Alvernaz.
AMIZADES Hoje me ocorreu esse tema ao me levantar de manhã, o qual tem as suas vertentes e sempre mexe muito com a gente. Amizades, no plural, é uma corrente de carinho, de entendimento e também de preocupação. Mas existem algumas nuances, algumas pedrinhas pelo caminho que não podem, ou não devem, ser ignoradas. É bom rever isto periodicamente. Têm pessoas que eram amigas, continuam sendo amigas, mas hoje a amizade é muito diferente. Já fui muito amigo de certas pessoas que hoje nem sei por onde elas andam. Fizeram as suas estradas bem pavimentadas e hoje estão num outro patamar. Uns são políticos, outros são médicos, outros são pastores e hoje nem querem mais ouvir sobre as minhas dores. Fomos separados pelo cordão umbilical que divide as classes sociais. Mas a amizade ainda teima em permanecer, mesmo com as diferenças. Amizade não deveria ficar limitada a essas diferenças sociais, não deveria se quedar a esses caprichos da vida. Mas isto acontece e só resta lamentar o
VERDADE Todos tem a "sua verdade", sua afirmação sem medo e sem hesitação, sua certeza e sua garantia de que está falando a verdade. Mas nem sempre a "nossa verdade" é a verdade de outra pessoa. Portanto, a verdade não é algo absoluto. Jesus foi o único que falou a verdade, pois Ele é a própria verdade (João 14.6). Muitas vezes a "nossa verdade" está eivada de interesses e segundas intenções, ideias pré fabricadas e sortilégios. Então, com quem está a verdade? O que é a verda de? A mentira todos sabem, mas e a verdade? Pilatos, o governador, perguntou o que é a verdade? Ele estava diante da Verdade, mas não a conhecia. A verdade está bem perto de nós, mesmo assim muitos preferem a mentira. Todos tem a "sua verdade", a sua desculpa, mas essa "verdade" não se sobrepõe e não se firma, até que alguém descubra elucide a "verdadeira verdade". (11-03-2018)
CASA ABENÇOADA Aquela casinha de pau a pique, quarto, sala e cozinha era uma sentinela com sua janela quase sempre aberta era uma espécie de alerta bem na beira da estrada. Por ali passava a passarada com seu voo e seu canto e a noite estendia o seu manto cobrindo aquela casa abençoada. De pau a pique era uma casinha chique simples casa de gente pobre, mas, ao mesmo tempo, gente nobre, pois a pobreza também tem sua nobreza. Casinha que ficou ali plantada, uma sentinela bem à beira da estrada acolhendo a ruidosa passarada que encontrava ali o seu abrigo. Aquela casinha era um altar de fé, era um marco de amor, um jardim cheio de flor, linda casa de sapé. Cícero Alvernaz (autor) 11-03-2018.
NÃO... Não, não, não, não e não. Não há prazer em ter sem ser, não há alegria no dia que não é dia, não há poesia na noite sem estrelas, não há sorriso num rosto sem luz, não há festa sem bolo e sem crianças, não há flor sem cor e sem jardim, não há sorriso, nem abraço, sem você e sem mim. Não há histórias sem fatos e sem contos, não há rua sem casas, sem pessoas, sem cão, não há brejo sem sapos, sem lua, não há alegria sem você passeando na rua, não há versos sem inspiração e sem poeta, não há beijo sem desejo, sem calor, não há vida, sonhos, guarida, sem amor, não existo sem razão, e você sabe por quê? Não existo sem te ver, sem ter você. Cícero Alvernaz (autor) 11-03-2018.
UM DIA Um dia você virá e verá que eu vivo, verá que a vida pulsa em mim, ouvirá meu coração bater e saberá que ainda não cheguei ao fim. Um dia você virá e verá o riso no meu rosto, mesmo cheio de tristeza e de desgosto, mesmo sem saber o melhor caminho, mesmo caminhando sozinho, mesmo pisando em espinhos, você verá que a vida pulsa em mim e que ainda há flores no meu jardim. Um dia você virá e saberá por que estou assim e então olhará pra mim e verá que a vida pulsa em mim e que ainda há estrelas no meu céu e que ainda há flores no meu jardim. Cícero Alvernaz (autor) 11-03-2018.
VERDADE (reflexão) Todos tem a "sua verdade", sua afirmação sem medo e sem hesitação, sua certeza e sua garantia de que está falando a verdade. Mas nem sempre a "nossa verdade" é a verdade de outra pessoa. Portanto, a verdade não é algo absoluto. Jesus foi o único que falou a verdade, pois Ele é a própria verdade (João 14.6). Muitas vezes a "nossa verdade" está eivada de interesses e segundas intenções, ideias pré fabricadas e sortilégios.  Então, com quem está a verdade? O que é a verdade? A mentira todos sabem, mas e a verdade? Pilatos, o governador, perguntou o que é a verdade? Ele estava diante a Verdade, mas não a conhecia. A verdade está bem perto de nós, mesmo assim muitos preferem a mentira. Todos tem a "sua verdade", a sua desculpa, mas essa "verdade" não se sobrepõe e não se firma, até que alguém descubra elucide a "verdadeira verdade". (11-03-2018) -  Cícero Alvernaz