Postagens

Mostrando postagens de dezembro 19, 2021
  NÃO GOSTO DESTA ÉPOCA Quando começa dezembro eu já começo a me sentir mal, não tenho boas lembranças de final de ano. Pra mim, quando passa do dia 20 de dezembro vai piorando mais. O Natal é o ápice da hipocrisia. Gente que passou o ano inteiro sem lembrar de Jesus agora faz questão de lembrar do seu nascimento e até fazem uma manjedoura para ele. Pegam um boneco de gesso, ou sei lá de que, e o colocam deitado entre os animais. Pisca-pisca, músicas com temas natalinos, sinos, brinquedos, sacos de presente e, como não podia faltar, tem o Papai Noel que ninguém sabe quem era e de onde ele se originou. Jesus eu sei de onde se originou, conheço bem a sua história, afinal foi Ele quem criou e mantém tudo que existe neste mundo. Quem crê na Bíblia conhece muito bem a sua história. Quem não crê na Bíblia não crê em nada que se refere a Jesus, pois Ele é a própria Palavra de Deus, o Pão Vivo que desceu do céu. (25-12-2021)
  POETA Não faz diferença ser ou não ser poeta. Não muda nada se a pessoa escreve ou não escreve. Nem um dia a mais de vida, nem um dia a menos. Não vai ficar rico, nem mais pobre. Não será plebeu, nem nobre. Será o que for, ou o que tiver de ser. Será poeta, apenas poeta, buscando palavras no fundo da mente, no abismo dos pensamentos, na dor do lamento, no prazer da alegria e tudo, enfim, será poesia. E alguém irá dizer: ele é um poeta!
  SORRIR E CHORAR Dizem que quem ri a toa é bobo. E quem chora a toa o que é? A gente ri e chora independente da hora, do tempo e do momento. Nesta vida o lamento sopra forte como o vento batendo no arvoredo. Tem gente que chora em segredo, escondido em um canto, talvez até com medo, com dor e com espanto. Sorrir e chorar faz parte do tempo da nossa vida, pra muitos até é arte, ou uma dor reprimida. Se sorrir faz muito bem, chorar igualmente faz. Pois quem chora se purifica e quem sorri alegre fica, pois isto significa que a pessoa está em paz. 25-12-2021.
      MINHA INDAGAÇÃO Se os outros sabem, por que eu não posso saber? Se os outros vivem, por que eu não posso viver? Se os outros comem, por que eu não posso comer? O que há de diferente em mim? Por que eu sou assim? Sou eu, eu próprio, com as minhas imperfeições e os meus suspiros, com as minhas inquietações às quais eu me refiro. Me olho e me vejo cheio de ansiedade e desejos. Se os outros sabem, conhecem, se aprofundam nos temas eu vou me aprofundar em meus poemas. 23-12-2021.
  VOZ DOS ANIMAIS O porco ronca, o gato mia, o cachorro late, o boi muge, a galinha cacareja, o cavalo relincha, a mulher fala, o homem esbraveja, a criança chora, o cabrito berra e todo mundo reclama, cada um com a sua voz. Assim somos nós! 23-12-2021.
  CAMINHOS DO CORAÇÃO Eu não queria que fosse assim. Eu não queria sofrer nem te fazer sofrer. Eu não queria que nada fosse ruim e que a gente pudesse se entender. Claro que nem sempre acontece o que a gente quer. Não dá para prever o que virá depois. A gente fez o que pôde e o que pudemos fazer, mas não deu para nós dois. A vida se encarrega de tudo, o tempo é o senhor da razão. Em breve tudo poderá mudar nos caminhos do nosso coração. 24-12-2021.
  O QUE SERIA DO NATAL SEM PAPAI NOEL? Nunca me vesti de Papai Noel, nunca acreditei em Papai Noel, mas não posso negar que ele existe. Eu já vi ele por aí e posso garantir que ele existe de verdade. Queria fazer uma entrevista com ele, mas ele estava muito ocupado. Ele carregava um saco cheio de trem, tinha um gorro na cabeça e uma barba branca. Ele me pareceu apressado e quando passou por mim resmungou alguma coisa. Nunca me vesti de Papai Noel, mas desde o dia em que o vi senti vontade de experimentar aquela roupa e queria saber o que tem dentro daquele saco enigmático. Papai Noel é uma figura popular que aparece todo final de ano, vem não sei de onde e depois vai não sei pra onde. Nessa época ele é tão poderoso e famoso que Jesus perto dele é um moleque sem roupa e sem educação. O que seria do Natal sem Papai Noel? (24-12-2021)
      MEIA NOITE Já é outro dia, já passou da meia noite, estou sem sono, estou sem palpite, estou sem apetite e não há nada que me irrite nesta noite sem mulher e sem cão, sem reza e sem oração. Meia noite é uma hora diferente, na rua não tem gente, só a lua lá no céu está presente, linda, pura e reluzente. Madrugada é hora de silêncio e de medo, hora de tomar o remédio contra o tédio que apavora, que vem e devora. Mas também é a hora do amor para quem ama seja no sofá ou na cama. É a hora da calma, do espírito, da alma e do corpo que quer repousar. Meia noite é a hora de deitar, virar pro canto, dormir e depois sonhar. 22-12-2021. (00:13)
  MINHA TERRA NATAL Minha terra natal: São Pedro do Avaí, (Manhuaçu, MG). Sua zona rural, milharal e cafezal onde tinha gente que a ninguém fazia mal. A estrada Rio-Bahia com seus ônibus e carros, suas curvas e suas serras. Esta é a minha terra, minha querida terra natal. Lá me fiz gente, cresci feliz e contente brincando pelo imenso quintal da casa em que morava. Nasci num Bairro Rural chamado Retiro, fui criado no meio do nada, tinha a roça e uma estrada onde todo mundo passava. Tinha um engenho de cana, uma cerca de arame farpado, um pasto e algumas vacas, uma tronqueira, uma porteira e um pé de araticum. Eu era criança, ou adolescente, e vivia no meio dessa gente trabalhadora que roçava pasto e plantava de tudo um pouco. Eu era o mais novo de uma família de sete irmãos. Meu pai e minha mãe se desdobravam para alimentar as 7 bocas. Mas nós crescemos e começamos a ajudar. Minha terra natal está lá do mesmo jeito na sua essência, mas cresceu e floresceu. O Distrito de São Pedro do Ava
  A CABRA A cabra não é macabra, o bode nem tudo pode, o cabrito é um filhinho que um dia será bode. Pula, berra e se diverte como qualquer animal, é assim a sua vida, só faz bem e não faz mal. A cabra dá o seu leite e vive comendo capim. É esperta, é limpinha, o seu mundo é assim. Fui criado com caprinos, tirei leite e tomei, eu nunca fiquei doente, pois assim me alimentei. A cabra é um animal que tem muitas qualidades, seja no campo, na roça, e até mesmo nas cidades. 22-12-2021.
  E AGORA JOSÉ? (PARODIANDO DRUMMOND) E agora José? Você que se acha o tal, que diz que ninguém é igual, que tudo gira em sua volta, que nada te prejudica, nem te revolta. Você que zomba dos outros, você fala o que não sabe, afirma o que não tem certeza, e se acha o maioral. E agora José? Você quer desfazer de tudo, quer apagar tudo, quer se recolher e esquecer, quer voltar pra Minas, mas Minas não te quer mais. E agora José? Você que ri e debocha, diz que está aceso como uma tocha, mas não consegue se firmar e não consegue sequer chorar. E agora José? E agora José? 22-12-2021.
  ESPERANDO O NATAL Hoje é dia 23 de dezembro, o Natal vai chegar e eu já estou me preparando para a chegada do Natal. Já escovei os dentes, estou até pensando em tomar uns três ou quatro banhos, fazer a barba e colocar um perfume bem caprichado, afinal o Natal vai chegar a qualquer momento. Eu gosto do Natal e não quero "fazer feio" quando ele chegar. Estou pensando em arrumar a casa como nunca fiz antes, espanar os móveis, fazer uma faxina geral e dar um trato no quintal. Mas, afinal, quem é esse tal de Natal? Antes que haja algum mal entendido devo explicar que é uma pessoa muito importante que tem esse nome, ele, aliás, não gosta do nome porque o confundem com o Papai Noel e ser confundido com o Papai Noel enche o saco (desculpem o trocadilho, mas eu não resisti). Quando o Natal chegar eu vou recebe-lo bem, ele sempre me traz um bom presente de final de ano. Quem sabe esse ano o meu amigo não traga pra mim um carrão zero, de preferência com o tanque cheio e um cheque assi
     HONROSA VISITA Recebi uma visita honrosa hoje. Não vou dizer quem é, nem o que veio fazer. Posso adiantar que ele não veio me cobrar, nem me desejar Feliz Natal, mas quem quiser me desejar eu aceito, agradeço e retribuo. Não vou dizer quem é, mas posso afirmar que não é nenhum político pedindo o meu apoio para 2022. Não é um religioso, nem um parente, mas é alguém que cuida de dente e foi bom ouvir um profissional desta área. O cliente geralmente não sabe bem o que o dentista está fazendo na sua boca e se soubesse provavelmente não deixaria. Tem que confiar no profissional e "seja o que Deus quiser!". (23-12-2021)
  PERDENDO UM AMIGO Amigo a gente perde. Não parece, mas amigo a gente perde sim. Tem gente que pensa que um amigo é para sempre. Não é. A coisa mais comum é perder um amigo por causa de política, de futebol, ou mesmo de religião. Já perdi vários. Só aqui na Rede Social já perdi uns 300, uma baciada, como se diz lá em Minas. Por onde será que eles andam? Espero que não tenham morrido. Amigo quando morre vira lembrança. 23-12-2021.
  QUANDO UMA PESSOA MORRE Quando uma pessoa morre, outras tantas morrem junto. O silêncio desce como um manto e vem o pranto, depois tudo se cala e na sala apenas fica a lembrança. Não há nada mais a fazer senão lembrar e depois tentar esquecer de alguém que ali esteve vivo por muito tempo. Os sinais, os objetos, as últimas palavras, os medicamentos que sobraram, os panos que ficaram, os objetos, os gestos largos e marcantes, algumas palavras, um jeito de se virar na cama e aquele olhar que buscava no vazio a presença de alguém. Quando uma pessoa morre fica a lembrança pela casa espalhada, pois afinal, a pessoa se foi e não levou nada. 23-12-2021.
  FUI NA ROÇA Fui na roça para ver o seu estado, se estava do mesmo jeito ou se já tinha mudado. Fazia tanto tempo que eu não ia lá na roça, minha vida na cidade me deixava ocupado, por isto eu fui na roça para ver como ela estava, com era o seu estado. O mesmo caminho estreito margeado de capim, as mesmas flores pequenas todas olhando pra mim, o mesmo sol me aquecendo naquele mundão sem fim e os pássaros cantando e eu feliz vendo tudo, às vezes calado e mudo como um menino assim. Fui na roça e voltei feliz, enfim. 21-12-2021.
  DEITAR É BOM Antes de me deitar eu preciso ter sono, eu preciso estar cansado e com saudade da cama. Antes de me deitar eu preciso esperar por quem me ama, mas como não tenho eu me deito sozinho na cama. A cama é grande e ainda mais se expande com uma pessoa só. Às vezes eu tenho dó de mim, mas isto passa enfim porque logo me sinto no abandono e fico à espera do sono. Deitar é bom, seja de noite ou de dia, com tristeza ou alegria, com frio, ou com calor. Deitar é tão bom que tem gente que dorme e sonha até demais, sonha que está em Minas Gerais. 19-12-2021.
  A COISA HOJE ESTÁ ASSIM A coisa hoje está tão mimizada que não pode mais falar a verdade. Tem que amaciar primeiro, escolher as palavras e solta-las com cuidado e sem gestos. Não pode falar a realidade, tem que "aliviar", ter cuidado para não chocar as pessoas. Eu que já sou bem antigo estranho isto. Parece que temos que falar só para agradar, usar metáforas, ao invés de falar bêbado temos que falar "usuário de aguardente de cana" e usar outros disfarces para não melindrar a pessoa. Não vai demorar muito vão acabar os ladrões, vão amenizar, arrumar um outro adjetivo para quem gosta de afanar o bem alheio. Sei que quase ninguém liga para o que eu escrevo e, provavelmente, ninguém vai ler, mas é a realidade que eu vejo e assisto todo dia. Falar que o Lula é ladrão não pode, mas a realidade é clara, onde estão os bilhões desviados do BNDES, Correios, Banco do Brasil, Petrobrás e outros patrimônios públicos, que foram enviados para ditaduras comunistas quando ele era
  SOU DESTE TEMPO Vivi no tempo dos governos militares (de 1964 a 1985). Naquele tempo se podia andar armado e raramente havia briga ou desentendimento. Bandido nem botava a cara pra fora senão levava chumbo. Quase em toda casa na roça tinha uma espingarda pra caçar e bandido passava bem longe. Era comum as pessoas terem revólver, garrucha e as pessoas que não tinham andavam armadas de faca para se proteger em alguma eventualidade. Interessante que quando havia algum desentendimento a coisa era resolvida sem o uso de arma até porque os dois lados tinham arma e o imbróglio se resolvia usando o bom senso. Hoje o bandido está armado até os dentes e os cidadãos de bem não podem carregar sequer uma faca. Este é o Brasil da esquerda onde se protege o bandido e se explora e castiga o cidadão de bem. (19-12-2021)
  MAZZAROPI Amácio Mazzaropi pouco estudou, mas teve uma carreira de muitos filmes. Nasceu em São Paulo e foi criado em Taubaté. Ainda menino foi matriculado numa escola e foi lá que ele mostrou o seu dom, mostrou que era bom em representar, brincar e contar piadas fazendo todo mundo rir. Sua carreira foi longa e muito proveitosa. Ele nasceu em 1912 e morreu em 1981. Mazzaropi foi o maior humorista, ator e cineasta brasileiro. Ele foi ator e protagonista em 32 filmes. Quem não se lembra dele? Quem nunca assistiu os seus filmes? 20-12-2021.
  VÍTIMA DE UMA ARMADILHA Fui vítima de uma armadilha e depois me arrependi, você me convidou para ir a uma ilha e nós entramos numa trilha e não conseguimos sair. Tudo parecia um sonho, cenário de um filme de amor, mas esta ilha deserta era triste e incerta que até me causava pavor. Tinha animais estranhos, um lugar mal assombrado, de tanto medo que eu tive eu não saí do seu lado. Pensei que fosse um romance, uma história de amor, mas depois eu percebi que aquilo era um horror. Você desapareceu e eu fiquei ali perdido num lugar triste e medonho. Mas logo depois acordei e vi que tudo era um sonho. 20-12-2021.
  SÓ PERDE QUEM TEM O que mais se vê são histórias de artistas e jogadores de futebol que ganharam muito dinheiro e hoje estão na pobreza, ou mesmo na miséria. Por que será que acontece isto? Como uma pessoa pode ganhar tanto dinheiro e depois ficar sem quase nada? O que vem fácil também vai fácil. Os motivos são muitos. É muito mais fácil a pessoa perder dinheiro do que ganhar. Existem muitos golpistas e às vezes a própria pessoa se auto destrói. Esses dias eu vi a notícia de um jogador famoso que ganhou muito dinheiro e agora gastou 400 milhões de reais na compra de um clube praticamente falido. Esse pode ser apenas um dos muitos casos em que uma pessoa multimilionária joga dinheiro fora. E tem negócios mal feitos, mulheres aproveitadoras e outras "paradas" que acabam destruindo a vida financeira e a paz da pessoa. Mas é como alguém já disse: "Só perde quem tem". (20-12-2021)
  MEU PASSEIO Eu quero ir, descer e subir como uma criança fazendo travessuras. Eu quero subir às alturas e olhar o mundo de lá. As casas pequenas, os carros de brinquedo e eu sem medo vou olhar tudo e achar graça. Vou ver a nuvem que passa, ver a estrela, o arco-íris, ver a lua toda brilhante e nua suspensa no céu. Eu quero ir, descer e subir como num carrossel, caminhar pelo céu como se fosse numa rua, depois pisar na lua com carinho e cuidado. Vou delirar e vou sonhar neste passeio incrível, vou me inserir em tudo, vou falar e ficar mudo, vou caminhar sem receio e depois eu vou contar pra todo o mundo o meu incrível passeio. 20-12-2021.