Postagens

Mostrando postagens de junho 6, 2021
  O dia dos namorados para mim é todo dia, pois a minha namorada é meu bem, minha poesia. A gente sempre se entende, entre nós não há intriga, nunca houve discussão, entre a gente não há briga. Amo a minha namorada toda noite, todo dia. Eu não consigo viver longe da minha poesia. 12-06-2021.
  COZINHAR É UM ATO SAGRADO Admiro muito quem cozinha bem, pois é uma arte, um dom e um privilégio. Cozinhar é um ato sagrado, depois ver o povo bem alimentado e revigorado para voltar à luta. Cozinhar é um dom, é quase um sacerdócio. Juntar os ingredientes, o tempero na quantidade certa, mexer, deixar ferver sem queimar, erguer o fogo, baixar o fogo, misturar, desligar, temperar, agitar, retirar e depois servir. Não há nada melhor do que se alimentar com vontade, comer com prazer e depois a Deus agradecer.
  ZÉ COQUERO Cê sabe o que aconteceu? -Não, cê num falô ainda. É, acabô de acontecê. -Fala intão. É coisa boa ou é ruim? Depende... -Assim cê me dexa curiosa. Eu também tô curiosa. -Aconteceu o que? Cê lembra do Zé Coquero? -Sim, ele morrreu? Não. Por inquanto não. -Sofreu algum acidente? Também não -Intão aconteceu o que? Ele discasô da Juana. -Hummm, qui bão! Num adianta ficá assim, eu já tô de oio. -Eu num quiria mesmo!
  A GENTE É MUITO BOBO A gente é muito bobo, fica olhando no espelho a mesma cara, fica imaginando coisas sem nexo, fica pensando em sexo, pensando em diversão, mas pouco se diverte. A gente é muito bobo, fica desejando coisas que a gente nem conhece, fica pensando em Minas, mas Minas não existe, fica alegre, depois fica triste, quer namorar, mas não tem namorada, na verdade não tem nada, "nem um gato pra puxar pro rabo", como dizia a minha saudosa mãe. A gente é muito bobo, acredita quando alguém fala que gosta da gente, mas logo depois essa pessoa nos maltrata, nos chateia, faz cara feia e vai embora. E a gente continua acreditando que um dia, nem que seja em sonho, ela vai aparecer. A gente é muito bobo, mas é assim o nosso jeito de ser.
  ISTO ACONTECEU NUMA CIDADEZINHA DE MINAS Vez por outra eu me lembro de um caso que me aconteceu. Certo dia eu estava numa cidadezinha de Minas, perto de Alfenas, sentado numa pracinha ao lado da Rodoviária. De repente eu olhei e vi um senhor que vinha na minha direção com uma pasta na mão e logo eu pensei: deve ser um religioso, vendedor ou algum político. Continuei ali com os meus pensamentos e apreciando aquele lugar tranquilo e lindo. Quando olhei de novo ele estava na praça a alguns metros de mim. Eu já não tive nenhuma dúvida: era realmente um religioso. Não corri, nem me afastei, pois eu estava documentado e vacinado. De repente ele se aproximou e começou a conversar comigo contando a sua vida e experiências. Eu pouco falei, mas ouvi bastante. De repente ele entrou no assunto de religião e eu decidi conversar com ele, "dar corda pra ele", como se diz. Pedi a ele para lhe fazer uma pergunta e disse a ele: "O que Jesus representa para vocês?". O homem respirou
  LIVRE-PENSADOR Teve uma época que era chique as pessoas se auto intitularem de livres-pensadores. Parece estranho, pois se a pessoa é livre não é pensador e se é pensador não é livre, como então pode ser um livre-pensador? Isto me parece incoerente. Ser livre nos dá ideia de liberdade total e isto ninguém é nem nunca foi. O homem nasce preso, vive preso e morre preso. Se está solteiro, está preso e se casa, além de preso fica amarrado. Portanto, ninguém é livre. Se eu fosse livre, muito provavelmente eu não estaria aqui agora. Nem a pessoa que tem milhões para gastar - e no Brasil tem milhares de pessoas assim - está livre. O homem é escravo de si, dos seus desejos e cobiças. Isto não é filosofia de boteco: é a mais pura realidade. Não existe "livre-pensador". Se o homem está pensando, ele não está livre. Como o homem pode estar livre se ele dia a dia constrói a sua prisão?
  PENSEI EM IR NA SUA CASA Pensei em ir na sua casa, mas a coragem não veio, cheguei a tomar o caminho, mas logo parei no meio. Nessa minha caminhada, preferi não prosseguir, parei no meio da estrada, com receio de seguir. Fiquei com vergonha, com medo, pensei que não fosse o momento de assim me arriscar, desisti do meu intento. Fiquei pensando em você enquanto a noite chegava, te imaginei me olhando enquanto eu te olhava. Pensei em ir na sua casa com muito carinho e fé. Sentar e falar um pouco, depois tomar um café. Não tive coragem de ir, não achei apropriado, pois somos apenas amigos, eu não sou seu namorado. Fiquei com receio de ir e você não entender. Para evitar confusão achei melhor não te ver.
  TEM GENTE TORCENDO CONTRA O BRASIL Tem muita gente torcendo contra o Brasil e isto é muito triste. Imagina um crente torcendo contra a sua igreja, um pai torcendo contra os seus filhos, ou um torcedor torcendo contra o seu time. Tem muitos maus brasileiros torcendo contra o Brasil. Não querem que nada dê certo por aqui. Esses dias eu vi o jornalista William Boner "com muita tristeza" e com a voz embargada dar a notícia de que o Brasil está recuperando a sua economia, apesar da pandemia. O PIB subiu cerca de 4%, isto somado em trilhões de reais é muito dinheiro e significa um grande salto em nossa economia. Mas tem gente que torce contra só porque o nosso presidente é um homem honesto, decente, trabalhador e cristão. Essa gente deveria se mudar para outro País já que não gosta do Brasil. Eu nunca imaginei que um dia fosse assistir um trem deste!
  FALAR SEM PENSAR Eu pensei e não falei. Eu falei, mas não pensei. Talvez fosse melhor eu ter pensado e não ter falado, mas eu nunca deveria ter falado sem pensar. Mas agora eu já falei sem pensar, da próxima vez vou pensar sem falar, pois nem tudo que a gente pensa se deve falar e depois que fala não tem como voltar atrás. Agora eu vou ter que aguentar o que me acontecer, sem reclamar.
  ISTO É APENAS UMA PEQUENA REFLEXÃO O ser mais importante que Deus criou foi o homem e do homem ele criou a mulher que é tão importante quanto o homem. Da união entre o homem e a mulher vieram os filhos e foi aí que veio a confusão, as brigas, a desunião e a morte. A morte é uma necessidade, pois o ser humano envelhece e logicamente morre. Já pensou se as pessoas não morressem? Onde ia caber tanta gente? A vida é a coisa mais importante e a segunda coisa mais importante é a morte. Agora, o que acontece após a morte é um segredo jamais revelado. Eu não acredito que a morte seja pior do que a vida. Se é pior, então para que morrer? Acredito e creio num Deus justo. Em tempo: Tem muita gente que afirma (sem nenhuma prova) que o ser humano, assim como os animais, quando morre simplesmente desaparece.
  ESPERAR ALGUÉM Esperar alguém é como esperar o trem ou outra condução que não vem. Mas esperar uma condução é diferente, pois a gente espera e tem certeza que uma hora ela vem. Esperar alguém é ver o tempo passar como as nuvens no céu e ficar olhando ao léu sem saber se a pessoa vem. Esperar alguém é contar os minutos que formam as horas que se passam devagar. É como olhar a estrada e esperar que numa curva esse alguém apareça. O tempo não passa, o sonho não chega, o riso some e se consome na fumaça do tempo que não passa. Mas vale a pena esperar, vale a pena ter saudade e desejar alguém por perto, seja em casa, na rua ou mesmo num deserto.
  MINHA MÃE Minha mãe ia à cidade buscar alguma coisa: uma roupa, ou mesmo comida que alguma alma bondosa lhe dava. Eu ficava em casa com saudade esperando para ver o que ela ia trazer. A saudade apertava, eu me levantava e ia olhar se ela vinha. Mas o ônibus demorava e às vezes eu chorava sozinho. Era uma saudade diferente, uma saudade boba, coisa de criança carente que não podia ficar longe da mãe. Eu saía lá fora e olhava, ia na beira da estrada, mas nada me consolava. Voltava pra dentro e esperava. Eu só me sossegava quando a minha mãe chegava. Ela sempre trazia algum presente que muito me alegrava. 07-06-2021.
  O VERSO Pensei em escrever um verso, mas o verso não fluiu e por fim não existiu. Mas ele ficou guardado na terra foi bem plantado, porém não germinou. O tempo passou, não sei quanto tempo, se foi muito ou se foi pouco, mas foi o suficiente pra me deixar quase louco de vontade de escrever. Por fim eu o esqueci, mas ele não me esqueceu. Um dia esse verso apareceu e no meu coração pequeno sem querer eu o senti. Foi um encontro mui lindo que eu nunca mais esqueci. 07-06-2021.
  ELA Ela nem pensava em mim, mas eu apareci de repente, e entrei pela porta da frente. Ela se assustou com o barulho e deixou cair um prato que se espatifou, eu pedi perdão pela minha impetuosidade e ela disse: não foi nada não, não foi... Mas foi sim, foi um susto muito grande, foi um medo, um arrepio, um tremor, foi um grito abafado, foi quase um clamor. Depois tudo acalmou-se num instante, a vida se refez, a pressão subiu e baixou, os olhares finalmente se encontraram e o coração sorriu e disparou. O mundo e tudo em volta se encantou. 08-06-2020.
  MINAS É ASSIM Tem coisas que você só vê e só ouve em Minas. Além do que se vê e se ouve tem aquilo que a gente imagina e que vem no vento sibilando a qualquer hora do dia. Minas brinca com a gente e se enfeita de sonhos e ternura com sua beleza pura carregada de emoção. Essas coisas mexem com a gente de um jeito diferente e a gente de repente se sente um adolescente. Minas é brincalhona, fuxiqueira e ao mesmo tempo doce e amiga. Andando por Minas a gente descobre ou redescobre o Brasil em cada esquina ou ponto, em cada poesia ou conto que vem no vento e paira por um momento como uma criança inocente e curiosa. Minas é mais que imaginação e prosa, é uma terra dadivosa onde tem muita coisa gostosa e muita beleza. Parece que lá o tempo não passa, cai a mesma chuva na vidraça e brilha o mesmo sol do século passado. Tem coisas que você só vê em Minas. Por isto Minas é original e paira em seu contexto uma beleza sem igual. Minas é assim: começo, meio e não tem fim.
  VIAGEM DE ÔNIBUS A viagem, sendo curta ou longa, é sempre uma viagem com os seus transtornos, seu cansaço e suas chateações. Mas tudo tem o seu lado bom e numa viagem não é diferente. Já viajei muito de ônibus e tenho mil lembranças. Sempre viajei sozinho, tanto de dia, quanto de noite. Sempre fui um homem desacompanhado, eu era novinho e tirava isto de letra. "Quem tem boca vai a Minas" e eu sempre fui a Minas usando a minha boca, por isto quase sempre me saía bem. Nunca tive vergonha de perguntar e nunca acreditei em apenas uma resposta. Geralmente eu perguntava a mais de uma pessoa. Viajei bastante, mas só conheço 3 Estados: Minas, Rio e São Paulo. Também viajei de trem, de carro próprio e nunca de avião. Hoje só ando a pé e de bicicleta como um velho poeta em suas andanças como se fosse uma rebelde criança. (09-06-2021)
  MINHA RUA Rua da periferia, tem tristeza e alegria, tem rico e tem pobre, tem plebeu e tem nobre, tem cães e tem e gatos, tem carro, motocicleta, e também tem bicicleta e gente que anda a pé. Minha rua tem de tudo, tem falador e tem mudo, tem vizinha fofoqueira, tem muro, portão e porteira, tem casa sem muro até. Rua da periferia, tem tristeza, alegria, e tem gente de muita fé. 09-06-2021.
  EU NÃO POSSO MUDAR MEU CORAÇÃO Se tu soubesses como gosto de ti! Se ao menos desconfiasses ou imaginasses, ou calculasses o quanto eu gosto! Penso que isto nunca passou pela sua cabeça, nunca pensastes nessa possibilidade, nesta realidade, nesta verdade que paira e acena de uma forma serena e diz e repete o quanto eu gosto de ti. Mas tu não sabes, nem desconfias, nem de longe imaginas, ou tens noção do que se passa. Tenho que disfarçar mais do que posso, crio palavras e gestos, me calo às vezes quando gostaria de falar e demonstrar o que sinto. Sei que não adianta nada falar, gesticular, escrever ou dizer. Tudo seria inútil, fútil, desnecessário e temerário. E assim vou vagando com este sentimento latente, presente e insistente no meu peito. Não tem outro jeito, não tem solução, eu não posso mudar meu coração. (09-06-2021)
  MINHA HISTÓRIA Minha história é minha, só minha. Não devo conta-la a ninguém, somente a Deus, mas ele já conhece a minha história. Ele faz parte dela, pois ela foi escrita por Ele. Eu não conto a minha história porque ela é minha, ela é segredo entre mim e Deus. Todos tem a sua história, o seu medo, suas experiências, sonhos e decepções. Muita coisa aconteceu, está acontecendo e ainda vai acontecer. Somos um livro cheio de histórias, cada uma com o seu significado. Entre sorriso e dores, espinhos e flores temos a nossa história. Deus a conhece e se interessa por nós. Minha história é minha, de Deus e de mais ninguém. Não devo conta-la a ninguém, devo guarda-la comigo e só conta-la para o meu melhor amigo, mas Ele já conhece a minha história antes mesmo do meu nascimento.
  O GATO PRETO O gato preto não é preto: ele tem todas as cores, ele nem sabe qual é a sua cor. O gato preto mia igual a todos os gatos, caça rato, namora a gata, sobe no telhado, é amado e odiado igual a tantos gatos que existem por aí. O gato preto não é preto nem é branco: ele é só um gato em meio a tantos outros que caçam ratos e namoram no quintal. O ser humano não entende nada de gato e nem sabe o que é azar. O verdadeiro azar é odiar os animais. 10-06-2021.
  CRUZEIRO No meu tempo o Cruzeiro era o primeiro, hoje é um time sem dinheiro, com muita glória, mas sem vitória, vive imerso em confusão sem chance de ser campeão. O Cruzeiro é um time que vive do passado como tantos outros que existem no Brasil. Tem uma camisa azul anil e uma história linda e viril com muitas vitórias e conquistas quando tinha jogadores-artistas que dançavam com a bola no pé, cuja arte lembrava Pelé. Tinha Tostão, Raul, Dirceu Lopes e companhia, quando jogava sua torcida aplaudia, era um time coberto de glória que sempre buscava a vitória. Mas hoje, como está o Cruzeiro? Hoje é um time sem força, sem fé e sem razão e jogando sempre assim jamais será campeão. 10-06-2021.
  O SER HUMANO O ser humano anda a pé, anda montado, anda pra frente, anda pra trás, anda de lado. O ser humano anda sozinho, anda acompanhado, anda correndo, anda quase parado. O ser humano anda a pé, anda embarcado, anda falando, anda calado. O ser humano anda sozinho, anda abraçado, anda saudável, anda adoentado. O ser humano anda sem nada, anda ocupado, anda pobre, anda endinheirado. O ser humano anda em pé e anda deitado e assim caminha às vezes cansado, mas segue em frente porque atrás vem gente e é preciso deixar o caminho desocupado. 11-06-2021
  COMEÇANDO UM NOVO DIA É preciso acordar e levantar. Se não acordar não tem como levantar, mas tem gente que acorda e não levanta. Fica virando e revirando na cama, estica, encolhe, vira e revira, mas a preguiça não deixa levantar. Quando vê já são quase 10 horas e então dá um salto e levanta da cama. Quando eu viajava várias vezes eu perdia o café da manhã, que era servido até as 9 horas, mas mesmo assim eu tomava um cafezinho que alguém gentilmente me dava. Levantar cedo ás vezes não é fácil, mas se não levantar não tem como fazer nada. É preciso começar um novo dia, fazer as tarefas diárias e resolver os negócios. Cada um com a sua rotina, mas tem uma coisa muito importante que muita gente não faz. É preciso agradecer a Deus pelo sono, pela saúde e pelo novo dia e isto nada tem a ver com religião, ou com falta de religião. É uma questão de fé e de gratidão.
  MÃE E FILHO Filho, o que você aprendeu hoje na escola? -Aprendi um monte de coisa. O que, por exemplo? -Aprendi que Pedro Álvares Cabral descobriu a América. Filho, quem descobriu a América foi Cristovão Colombo. O que mais você aprendeu? -Aprendi que 7 vezes 5 é 35. Muito bem! O que você aprendeu mais? Me conta! -Aprendi mais um monte de coisas. Por exemplo... -O professor falou que o presidente é genocida. O que é isto, mãe? Filho, você tem certeza que ele falou isto? -Sim, e ele falou mais coisas. (Pausa) Vou ter que conversar com esse professor... -Eu aprendi mais coisas. A senhora quer saber mais? Por enquanto não. -Mãe, cê num tá sintino bem? Tudo bem filho, foi só um mal estar. Depois a gente conversa mais. Vou tomar um comprimido. (Pausa) -Por que será que a mãe ficou triste de repente? Será que eu falei alguma coisa errada? 11-06-2021.