Postagens

Mostrando postagens de julho 24, 2022
     CONTATO COM A POESIA Uma das primeiras coisas com a qual a pessoa tem contato quando nasce é a poesia. A mãe, sem querer, recita um verso, ou canta uma canção de ninar e a criança ouve e dorme. Quando dá os primeiros passos, mesmo sem saber, tem contato com a poesia. No primeiro ano de escola descobre a poesia na prática ao participar de algum evento da escola. Na adolescência começa a praticar a poesia, ou tem algum contato com algum poeta quando estuda Literatura na escola. Em casa, na igreja, em viagem, numa biblioteca e até andando na rua redescobre a poesia, muitas vezes num verso que lê a esmo. Enfim, o ser humano vive rodeado de poesia porque a vida é uma eterna poesia. (23-07-2022)
  A NOSSA BANDEIRA DEVE SER RESPEITADA Bebel Gilberto, filha de João Gilberto e sobrinha de Chico Buarque pisou na Bandeira Nacional num show nos Estados Unidos diante de uma plateia formada por brasileiros. Eu sei que para muita gente isto não significa nada e não tem a menor importância. Eu aprendi na escola, no tempo dos governos militares, que a nossa Bandeira é um dos símbolos nacionais juntamente com o Hino Nacional e as Armas da República. A nossa bandeira, portanto, merece respeito como símbolo do nosso País. Mas isto para muita gente não significa mais nada, muita gente poderá dizer: hoje o País é outro e os governantes são outros. Eu fico pensando se acontecesse isto com a bandeira de outro País o que será que aconteceria? A pessoa pode ser de esquerda, ou não ser de nada, mas isto não lhe dá o direito de desrespeitar a nossa Bandeira. Estudei no tempo dos militares no poder e o nosso respeito à bandeira era algo muito sério, era algo sagrado. Uma cena desta faz um brasileiro
  EU NÃO SOUBE ME EXPRESSAR Eu não soube me expressar muito bem, me expressei como quem não se expressa bem. Mas a expressão minha foi a melhor que eu tinha, por isto me expressei assim. Cada um se expressa como pode, ou como quer. Uma coisa é me expressar diante de um homem e outra é diante de uma mulher. Às vezes a gente se confunde, troca as bolas e esquece as sacolas. A emoção geralmente nos embaraça quando alguém nos abraça. Ficamos sem chão e na contramão. Eu não soube me expressar bem e depois não tive como mudar, nem como apagar e acabei ficando meio sem lugar. A emenda ficou pior que o soneto e eu tive que sorrir pra não chorar porque não soube como me expressar. 24-07-2022.
  COMO TUDO COMEÇA Tudo começa com uma ideia que surge, nunca se sabe de onde. A coisa vai ficando densa e a pessoa já pensa em escrever. Uma inspiração sutil e discreta desperta o poeta que a gente tem escondido e de repente a gente fica meio perdido, meio sem sentido e num momento devido e mal compreendido começa a escrever. Faz o primeiro verso, ou a primeira frase, sem nenhum esforço, naturalmente. Depois de repente surgem algumas palavras no ar e a gente começa a captar e a materializar outras frases que aparecem, acontecem e tecem alguns versos diversos nesse universo que a gente chama de poesia. Tudo começa assim, com emoção e alegria. Agora só falta o toque derradeiro que é feito com esmero para que tudo apareça e floresça com amor na tela do computador. 24-07-2022
UM BELO EXEMPLO Acabo de ver e ouvir no Youtube uma cantora, cujo nome eu não sei, cantando o Hino Nacional e no final ela chora de tão emocionada. Foi muito lindo e emocionante ver essa cantora emocionada diante das autoridades. Ainda existe patriotismo em nosso País. Por outro lado, já vi, inclusive na escola, pessoas zombarem do nosso hino e da nossa Bandeira. Recentemente todos viram uma suposta cantora pisar e sambar em cima da nossa Bandeira Nacional. Acho difícil um brasileiro-raiz, patriota de verdade, apoiar algo assim e votar em candidatos que apoiam esse desatino, essa vergonha. Enfim, a escolha é pessoal, mas devemos amar e respeitar os nossos símbolos nacionais. (25-07-2022)
  NO BRASIL VALE ATÉ PISOTEAR NA BANDEIRA NACIONAL Eu às vezes fico pensando se as pessoas pudessem falar tudo o que pensam. Fico imaginando como seria esse mundo. A gente pode pensar o que quiser, mas não pode falar, pois se falar certas coisas pode até estourar uma guerra. Sei que muita gente nunca pensou nisto, mas a cabeça foi feita pra gente pensar. Várias vezes eu já me arrependi de coisas que falei, de coisas que eu reclamei e afirmei e pontuei e depois reafirmei. Hoje eu não me arrependo de ter falado, pois foi em função do momento e eu tinha convicção sobre aquilo que falei. Mas nós não podemos falar tudo aquilo que pensamos. Tem gente que está marcada até hoje por algo que falou há algumas décadas. Hoje a pessoa pode ser presa por dar a sua opinião sobre determinados assuntos. É o chamado "crime de opinião" que não existe no Código Penal, mas alguém, que se acha acima da lei, inventou. Afinal, estamos no Brasil e aqui, para certas pessoas, vale tudo. Vale até pisote
AS PESSOAS GERALMENTE SÃO INGRATAS As pessoas geralmente são muito ingratas. Você mata dois leões num dia e a pessoa não vê. O dia que você deixa de matar uma formiga você é criticado. Nesse mundo, a gente tem que matar um leão por dia. Claro que esta linguagem é simbólica. Raramente as pessoas não veem aquilo que nós fazemos, mas aquilo que, por algum motivo, deixamos de fazer isto, em geral, é visto e alardeado. São as injustiças, as discrepâncias da vida. Um dia eu estava falando dos lugares onde eu tinha trabalhado, sem contar o serviço da roça, e uma certa pessoinha me perguntou. "Tio você já trabalhou alguma vez?". Eu lhe disse: sempre trabalhei, só em escolas públicas foram 29 anos e meio. Mas tem gente que não considera serviço público como trabalho. Mas eu sei bem o que eu passei nesses quase 30 anos no Serviço Público. Para começar, temos que passar num concurso público onde às vezes tem mais de 200 pessoas postulantes para preencher apenas 10 vagas. (25-07-2022)
  ARRANHA-CÉU Moro num arranha-céu que é pertinho do céu, chego a tocar nas estrelas com a ponta dos meus dedos, mas às vezes tenho medo de um dia cair de lá. Vejo a lua bem de perto com todo o seu clarão que afasta a escuridão que parece um deserto. Nesse meu arranha-céu não uso capa, ou chapéu, lá não chove nem faz sol, lá é tudo diferente, tem espaço e muita gente. Moro num arranha-céu que fica pertinho do céu de tão alto que ele é. A gente sente e diz que lá todo mundo é feliz com amor e muita fé. 25-07-2022.
  O ESCRITOR O escritor escreve pra si, bebe da água que o dia lhe oferece e brinca com a flor quando o dia amanhece. Lê a sua poesia e se encanta, senta no chão e canta a sua melodia que se mistura com a luz do dia. Reverbera o seu verso no universo do sonho, às vezes se parece triste, mas por dentro está risonho. O escritor não só escreve, ele vive o que escreve, faz de seu escrito o seu rito, o seu dia a dia, a sua poesia materializada, a sua cantiga vivida e cantada. O escritor escreve em gratidão à vida e através de seus versos cura a sua alma ferida.
  CACHOEIRA Cachoeira, queda d'água, pedras lisas onde a gente pisa com cuidado. Barulho de água nas pedras que chega a sair fumaça em forma de véu. Cachoeira, ponto de encontro, gente a pé, de carro e de moto, muita gente tira foto, admira, acha lindo a água caindo como se fosse do céu. Cachoeira, barulho de água nas pedras que chega a sair fumaça em forma de véu. Tomar banho na cachoeira com amor e com ternura é uma doce forma de aventura. 26-07-2022.
  OPINIÃO Cada um tem a sua opinião. Não existe crime de opinião no Código Penal. Se eu der uma opinião sobre qualquer assunto e você não gostar, pode me responder no ar, ou até tentar me processar. Mas você, nem ninguém, pode me prender por causa da minha opinião. A opinião faz parte do nosso livre arbítrio. Na minha opinião, todas as religiões estão certas para as pessoas que as seguem. Quando a pessoa discorda de alguma coisa na sua religião geralmente essa pessoa procura outra, por isto tem tantas e a cada dia aumenta mais. Se você gosta do seu candidato e eu não gosto, a minha opinião sobre ele obviamente será diferente da sua e vice versa. Isto não é crime, nem é motivo para briga ou inimizade. Amigos, amigos, política à parte. Eu torço pro Galo, você torce pro outro time, que eu chamo de rival. Isto não pode ser motivo para briga entre a gente. O ser humano precisa se conscientizar disto senão esse mundo vai virar uma guerra. Tem coisa que eu não gosto de comer. Se você gosta, c
  SONO Olhos pesados, quase fechados, corpo cansado que até dá dó. Fico sentado, os olhos fechando e até cochilando neste abandono. Sinto que é o sono que me maltrata, depois me arrebata pra outro lugar. Não tem outro jeito, o único jeito é me deitar, depois vou dormir, enfim me esticar e quem sabe sonhar. 26-07-2022.
  MAL ESTAR Pode ser leve, ou forte, pode ser sinal de vida ou de morte, pode fazer sorrir, ou chorar, esse tal de mal estar. É um estar mal, é um mal estar, algo que não caiu bem e ficou parado no ar. A gente toma um bicabornato com limão, mas não melhora a situação. O estômago reclama, pois não está bem, tem alguma coisa parada e não quer melhorar, esse é o famoso mal estar. Com o tempo, porém, esse mal irá passar, pois se trata apenas de um mal estar. Vamos, então, aguardar! 26-07-2022.
  RETALHOS Retalhos são partes, fragmentos, pedaços de algum pano que podem ser usados, separados ou juntos, para compor alguma peça. Em poesia retalhos podem ser versos soltos que juntos compõem um poema, ou uma peça musical com letra e poesia. Retalhos podem ser o nosso dia a dia, o nosso dia que juntamos os pedaços e compomos uma parte essencial de nosso dia que compõe a nossa vida. Somos parte dessa peça, somos retalhos, fragmentos humanos que formamos a sociedade. Cada um de nós ajuda a compor uma população, uma sociedade e por fim uma nação. Gosto de meditar e escrever sobre essa realidade que é a vida vivida conjuntamente formando a cidade, a municipalidade, a razão de ser de um Estado e de um País. Somos parte desse todo, somos retalhos importantes que conjuntamente formamos essa população ordeira e trabalhadora que alavanca e sustenta esse País. (26-07-2022)
  ARTISTA Sou um artista sem Lei Rouanet, sem salário e sem cachê escrevendo pra você com muito cuidado e carinho. Sou um artista sozinho, escondido em meu cantinho ouvindo os passarinhos. Um artista sem estrela, sem show, sem televisão, que não se mete em confusão, que não faz da arte uma profissão, um artista amador que jamais foi lacrador, um artista que vive "na sua", que anda a pé na rua, que nunca andou de avião. Sou um artista sem lei Rouanet que trabalha pra você sem ganhar nem um tostão. 27-07-2022.