Postagens

Mostrando postagens de novembro 29, 2020
  O QUE É A VIDA? A pessoa está aqui, anda pra lá e pra cá, tem amigos, alguns inimigos, parentes, vizinhos e até colegas. Parece uma boa pessoa e pode até ser, mas também tem os seus altos e baixos. Já se apaixonou, já sofreu, já fez loucuras, já se casou e chegou até a divorciar por causa de alguém, mas depois esse alguém não o quis mais. E alguém diz: isto faz parte da vida, mas não é tão simples assim, pois envolve muito sentimento. O que é a vida? Tudo parece transcorrer bem, mas lá dentro não tem nada bem, tem restos de um passado e um olhar cansado que vê a vida, que lembra de fatos ocorridos, que tem sonhos... A vida passa batida como uma massa que depois vai pro forno. O tempo escorre qual chuva na calha e depois ensopa o chão. O coração ainda sofre, mas se refaz, afinal, nada como um dia depois do outro. Tudo é assim e essa história é só mais uma nessa vida agitada que um dia vai se acabar como um sonho de criança e, certamente, vai deixar alguma lembrança. (05-12-2020)
  DEIXA PRA LÁ! Deixa pra lá, não adianta discutir, nem conversar, não adianta xingar, ou teimar, não adianta perder tempo com isto, não adianta esticar esse assunto que já foi longe demais. Deixa pra lá, não adianta gesticular, mostrar, repetir a mesma fala que não cala e não resolve nada. Melhor se calar diante do tema do que teimar em continuar. É melhor se calar, sair e não mais voltar. A vida nos ensina que tem hora que é melhor sair e ir embora do que ficar teimando e gastando saliva com quem não quer nos ouvir. 03-12-2020)
  MINAS GERAIS O que tem mais pra eu escrever sobre Minas Gerais? Tem muita coisa, tem muita estrada, muita vila, muito mato, muita beleza incrustada, muito caminho e encruzilhada, muita ponte, muita fonte, muita flor. Tem muito som, muito queijo bom, muita comida, muita subida e descida, muito ouro, muito pó, muita estrela no céu, muita abelha e muito mel. O que tem mais pra eu escrever sobre Minas Gerais? Tem roça e tem matas, tem rios e tem cascatas, tem porteira e tem tronqueira, tem gado e tem gente trabalhando no arado, tem água fresca e tem pousada, tem noite linda, tem madrugada, tem riso e tem história. Minas com sua beleza, sua linda natureza, Minas com sua glória. 03-12-2020.
  O SONHO EM TER BARBA O moleque não vê a hora de ter barba e alguém lhe diz que se ele raspar os penujes a barba aparece e ele se põe a raspar dia sim, dia não, na esperança de um dia aparecer a tão sonhada barba, assim como todos os pelos do corpo. Parece uma auto afirmação, uma necessidade. raspa tanto que chega a se cortar com a gilete, mas não desiste de seu sonho, quer ter barba como o pai ou o tio, chega a sonhar de tão forte que é o seu desejo. Não precisava disto, pois um dia a barba e outros pelos do corpo aparecem normalmente. Todo mundo teve uma fase desta e isto vale também para aa mulheres, mas eu prefiro me ater só aos homens. Isto faz parte da vida, é uma vaidade, um desejo e pode até chegar a ser uma loucura. Quem não era assim quando tinha os seus 15 anos ou mais? Mas isto passa e hoje fazer a barba parece um grande sacrifício. Cada tempo com a sua mania. (04-12-2020)
  COISAS DO CORAÇÃO Essa coisa de coração é muito curiosa. Tem tempo que a gente se apaixona facin facin. É só dá uma oiadinha que já se derrete todo. Depois vem a realidade, os problemas da vida, as dores e os dissabores. Passado mais um tempo a pessoa se apaixona de novo e quando tem mais uma desilusão amorosa tranca o coração de vez e vai cuidar da vida. Vai fazer uma "carreira solo", como disse um amigo meu. A pessoa se desilude e nessas alturas já está caminhando pro fim da vida. Isto não é regra geral, mas acontece muito. Pra saber mais, muitas vezes é só uma questão de tempo. Dizem que o tempo é o senhor da razão. (04-12-2020)
  PERTO DE MINEIRO NINGUÉM PASSA FOME Mineiro gosta de dar tudo pros outros. Dificilmente quem vai na casa de mineiro sai com as mãos vazias. Às vezes leva uma sacolada de coisas que nem sabe se vai aproveitar, mas, por educação, a pessoa acaba levando. Na casa de mineiro sempre tem fartura. Mineiro é bondoso de coração, de espírito, alma e pulmão. Mineiro fala muito e não cansa. Falam os velhos, os jovens e as crianças enquanto os cachorros latem e fazem festa com alguém que acabou de chegar. A casa se enche e na hora de ir embora tem que levar um monte de coisas. "Leva mais, pode levá, está sobrando aqui, vai acabá estragando, dá até dó!". E a visita educadamente diz: Só vou levá mais um pouquinho, já dá, vai acabá estragando, lá em casa a gente quase não come, lá tem muito trem, tem trem sobrando lá. Muito obrigado! E a pessoa sai levando um monte de trem e nem sabe o que vai fazê com aquilo tudo. Uma vez eu ganhei uma broa de fubá, quando cheguei em casa e fui comê, ela e
  PAZ Paz e calma, orvalho da alma, canção de ninar, coração a se abrir, boca a sorrir, tudo a palpitar. Paz, vento suave, voz bonita e grave, verso rimado, andar ritmado, mão ao arado que o sol já se pôs no horizonte, água da fonte, flor a se abrir, criança a sorrir. Paz, um jeito de olhar, sua boca querendo falar, eu querendo te escutar, eu querendo te amar todo dia sem cessar. Paz, eu quero essa paz que nada no mundo me traz, mas a sua presença, tão doce presença, a sua bondade, essa paz me invade e eu posso gritar: finalmente tenho paz! (30-11-2020)
  A HISTÓRIA DE JESUS Dentre as muitas histórias que eu li a tua, Jesus, é mais triste! Nasceste em uma estrebaria entre animais - e mesmo assim sorrias com santidade que ainda existe. Mesmo pobre você era santo, filho de um carpinteiro de Nazaré, crescia muito e se fortalecia também com graça e sabedoria aprendeu a amar e a ter fé. Eu li tua história e chorei ao ver tua morte na cruz. Eu sei que foi por mim que sofreste até o fim. Glorificado é o teu nome Jesus! Poesia simples, mas pura, escrita dia 29-11-1972. Está completando 48 anos. Divino Brum
  MEMÓRIAS DE SÃO PEDRO De repente se espalhou a notícia: "Fulano está vindo lá do campo com uma arma dizendo que vai matar alguém". Foi uma correria só, gente correndo e entrando nas casas para se esconder. Até as vendas (como se dizia naquela época) se fecharam, a rua ficou deserta e ele vinha esbravejando: "Hoje eu mato um". Já estava chegando na pracinha principal com uma arma em punho e sempre ameaçando. Eu era criança, tinha, sei lá, uns 9 anos e também me escondi numa casa velha na rua principal de São Pedro, onde ficava o comércio e tinha uma igreja evangélica. E o homem vinha subindo e bradando: "Hoje eu mato ele". De repente alguém soube e ligou para a polícia. Naquele tempo a polícia tinha mais liberdade para agir, ainda não havia os defensores de bandidos como tem hoje em nosso País. Quando o "atirador" entrou na rua do comércio deu de cara com a polícia e não deu outra. Ele foi algemado, preso, tomaram a sua arma e o povo pôde sair d
  UMA PALAVRA SUA Uma palavra sua parece uma brincadeira, soa como cachoeira, e brilha como a lua no meu mundo particular. Uma palavra linda, tão simples e tão bela se abre como uma janela e se fecha como uma porta de uma forma meio louca quando vejo a sua boca. Sei que tudo nesta ação é só imaginação de alguém apaixonado que não sabe como está, se vai daqui para lá, se vem de lá para cá... Ou se entrega ao destino como um ingênuo menino sonhando de noite na cama com alguém que muito ama e muito deseja amar. 28-11-2020.
 DEDICAÇÃO Á POESIA  M e dedico à poesia, talvez como uma forma de compensar a minha quase inutilidade. A poesia me entende, me atende e se associa a mim nessa rude empreitada que acaba sendo aliviada com os versos e as rimas que saltam de mim como peixes nos rios numa piracema, vencendo a correnteza. A minha dedicação causa amor, dó e aflição a quem convive comigo, como auxiliar ou amigo nessa minha desventura. Me apego à vida que me segura e me ajuda quando fraquejo ao cair da tarde, ou no escuro da noite. Me dedico à poesia muitas vezes fria e quase sem vida, mas sempre comigo como se fosse os braços de um velho amigo. (29-11-2020)