Postagens

Mostrando postagens de janeiro 3, 2021
  NA VERDADE ISSO TUDO É VAIDADE Às vezes eu fico pensando como deve ser uma pessoa que tem dinheiro. Imagina uma pessoa abrir uma porta e encontrar dinheiro, olhar num bolso e achar dinheiro, levantar o colhão e encontrar dinheiro, pegar um cartão e saber que ali tem um milhão em dinheiro. A pessoa recebe um pagamento e já tem outro no Banco. Dorme com dinheiro, sonha com dinheiro e até se afoga em dinheiro. Casas, mansões, carrões, piscinas, apartamentos, sítios, chácaras... Viagem ao exterior marcada, tomar um avião aqui e amanhecer na Noruega, ou no Paquistão, dar uma volta lá no Japão, comer com palito e depois almoçar carne de cabrito, achar tudo meio esquisito, mas dizer que gostou da comida. Como deve ser a pessoa que tem dinheiro? No fundo, no fundo é tudo igual, tudo bom e tudo mal. Ter dinheiro não significa ter felicidade e fazer dessa vida uma linda eternidade. Na verdade, isso tudo é vaidade. (09-01-2021)
  GODOLFREDO Não conheço ninguém que tenha esse nome, mas imagino que deve ser meio embaraçoso ter um nome desse. Não dá nem pra "cortar" o nome, tipo: Godo ou Fredo, melhor usar o nome todo e salve-se quem puder. Eu conheci vários Alfredos naquele tempo que os pais colocavam nos filhos os nomes dos pais, tios ou avós. Hoje não é mais assim, hoje é mais comum colocar nomes de personagens de novela, ou do cinema, jogadores de futebol, além de cantores e até políticos. Teve uma época que era muito comum colocar nomes bíblicos nos filhos, tinha até Jezabel, uma prostituta, e Melquisedeque, o homem que mais viveu, foram 969 anos. Agora, Godolfredo eu nunca vi. Me lembro só de um papagaio com esse nome. Eu gosto do meu nome, só não gosto de apelido. Aliás, eu detesto apelido. (06-01-2021)
  ENQUANTO A MORTE NUM CHEGA A GENTE VAI PRUVEITANO A VIDA Já miacei diversas veis saí do Feice, cheguei inté a saí duas veis, mais vortei de novo. Aqui tem de quase tudo, tem careca e cabeludo, tem magrelo, tem pançudo e tem inté narigudo. O Feice diverte a gente desde antis de onte, aqui tem minero de monte, tanto home quanto muié. Tem de Beraba, Berlândia, Belzonte e até de Muriaé. Pra quem gosta de iscrevê aqui é um prato cheio. Mesmo que ningém leia nem ache graça a gente se diverte, só de dexá os rastro da iscrita, do verso, da poesia e até da melodia. Internet serve pra isso. É pra isso que a gente paga, é pra disfrutá do produto interno bruto, ou do fruto maduro antes do passarin chegá perto. Mais, infim, a vida é isso, quem não gosta de linguiça come xorisso. E assim a gente vai caminhano e de veis in quando discansa sentado na poera ou em alguma cadera. Divirti é bão, dá umas risada fais bem pra arma e pro coração. Inquanto a morte num chega a gente vai pruveitano a vida. Afi
  LADRÃO NO CONTEXTO BÍBLICO É O DIABO Desde quando eu era criança e depois adolescente, tomei conhecimento das ideologias políticas e tive a curiosidade de saber alguma coisa desse mundo obscuro e perigoso. Nunca me enveredei por esse caminho como militante, mas me interessei em conhecer os seus caminhos e descaminhos. Quando eu era criança e praticava alguma arte alguém sempre me dizia: "Eu vou chamar os comunistas e eles vão te levar". Eu não sabia o que era "comunista", mas já sabia que não era coisa boa. Hoje quando eu me deparei com as fraudes vergonhosas na eleição americana onde até "mortos votaram" eu me lembrei deste fato, pois hoje sei o que e quem são os comunistas, que lá são apelidados de "democratas". Esses mesmos comunistas americanos são defendidos pelos comunistas brasileiros, aqui conhecidos como esquerdistas. Abrindo mais o leque eu descubro que eles são ateus e perseguem os cristãos em redor do mundo e até aqui no Brasil. Não
  É hora de pensar se vale a pena ir ou ficar. Hora de escolher entre o direito e o dever, hora de caminhar sem sair do lugar, viajar no pensamento, ou nas asas do vento, esquecer o que passou e nunca mais voltou, olhar a vida como uma oportunidade, um momento de fé e de esperança, correr e brincar como uma criança, viajar no trem da lembrança, correr sem vontade de chegar... É hora de pensar se vale a pena ir ou ficar. Controlar a ansiedade que ataca e fere o coração como ponta de faca, mas nunca nos obriga a partir. Amanhã será outro tempo, outro dia, por enquanto vou curtindo meu verso, a poesia, enquanto o vento lá fora canta e desafia. 07-01-2021.
  ASSIM É A VIDA Luz, lampião, lamparina, lâmpada, claridade, clarão, clarividência, eficiência, brilho, sorriso de um filho, essência, beleza, sol se abrindo, criança sorrindo, chegada, partida, retrato da vida. Manhã de sol, flor se abrindo, um dia sorrindo, bondade, calor, muito amor no verde das folhas, no gosto dos frutos que posso colher. Assim é a vida tão linda e querida, assim é o viver. 03-01-2021.
  A PESSOA TEM QUE GOSTAR DO QUE FAZ A pessoa, realmente, tem que gostar do que faz. Eu fico imaginando um motorista de caminhão. É uma aventura longe de casa, longe da família, perdido na estrada arriscando a vida ao volante de um possante, muitas vezes sem saber quando vai voltar. As estradas são mal conservadas, perigosas, cheias de curvas, aclives e declives. Tudo é difícil, tudo é improvisado, desde um banho até uma alimentação. Mas existem outras profissões, talvez até mais difíceis de desempenhar. A pessoa faz tudo isto para sobreviver e às vezes também porque gosta. Tem gente que vê nisto a sua liberdade, mesmo que ela custe um preço tão alto. Enfim, a pessoa tem que gostar do que faz, mesmo que isso acarrete muito sofrimento. É preciso viver, se sustentar e criar a família. Deus lá do céu contempla tudo, mesmo que a pessoa não acredite nele e cuida de todos porque Ele é o nosso Pai. E assim o homem vive a sua vida, segue em frente e vai. (04-01-2021)
  GOSTO DE ISCREVÊ SOBRE O TREM Vô iscrevê o que? "Iscreve um trem quarqué, inventa uma coisa boba, um trem tonto só pra passá o tempo e pronto". Num vô iscrevê sobre o trem, já iscrivi muito, acho inté que já isgotei o assunto. Mas trem num tem fim, ele passa, passa e nunca termina de passá na vida da gente. Já biservô isso? Quando parece que ele já passô ocê iscuta um apito e quando vê lá vem otro, mais é o mesmo, é um pedaço dele que tava iscundido numa curva. E ele vem balançano, parece inté que vai saí da linha e cumeça a passá de novo. O trem tem um jeito minero que ninguém isquece. Tem uma cantiga de trem, cantiga batida que istremece tudo. Eu tinha medo de trem, pensava que ele saía da linha e vinha correno atrais da gente. Quando eu ia travessá a linha ficava iscutano pra vê se ele tava vino pra podê travessá. Hoje eu sei que ele é manso e só anda pra frente, não anda de lado. Mas quando a gente é criança tem muito medo. Hoje eu ando de trem sem medo nenhum, eu até b
  BRINCADEIRA DE CRIANÇA Brincadeira de criança, pique, bola, esconde-esconde, roda-roda, corre-corre, pega-pega, não pegou. Brincadeira de criança deixava a gente contente, criança e adolescente, muito amor, muita pureza, amizade com certeza, tempo bom de nossa infância que o tempo já levou. Brincadeira de criança, passatempo ao luar, noite clara, quase dia, muita paz e alegria, namorico e folguedo, sem maldade e sem medo, era gostoso brincar! 04-01-2021.
O amor pariu a vida, com sua mão estendida abraçou o mundo. O amor percorreu caminhos, espalhou sementes entre espinhos e fez nascer a amizade. Depois o sol a tudo aqueceu e numa nuvem docemente apareceu seu rosto lindo que a todos comoveu. 04-01-2021.
  O POETA O poeta escreve coisas bonitas, fala de passarinho, de chuva, de carinho, fala de sonho, de água escorrendo, de plantas crescendo beijadas pelos raios do sol. O poeta sonha com um mundo mais justo, mais igualitário, com mais opções, sem descartar as emoções. O poeta vê o infinito, acha tudo bonito porque ele vê além. O poeta constrói uma ponte, faz jorrar água da fonte e depois se senta e se cala enquanto o dia passa levando a vida como se fosse fumaça. O poeta sorri, mas de nada acha graça. 05-01-2021
  OS GOSTOS DO SER HUMANO O ser humano é muito complicado: uns gostam de rapadura, outros gostam de melado. Tem gente que gosta da roça, ouros gostam da cidade, uns gostam de gente nova, outros gostam de gente de idade. O ser humano não sabe bem o que quer, seja ele uma criança, seja homem ou mulher. Uns gostam do Atlético, outros gostam do Cruzeiro, uns gostam da comida, outros só gostam do cheiro. O ser humano é uma raça esquisita, uns gostam de água, outros preferem birita. O melhor é respeitar o gosto de cada um. Tem gente que, na verdade, não tem é gosto nenhum. 30-12-2020.
  MARIDO Quem é o marido? Pra que serve o marido? Eu não sei responder, nem quero saber, mas deve servir pra alguma coisa. Se ele existe é porque serve, nem que seja só pra atrapalhar. Eu sei pra que serve a esposa, mas o marido eu não sei, mas deve servir sim. Já ouvi alguém dizer: "Marido não faz nada e às vezes ainda atrapalha". Pior é quando ele é um canalha, mas aí nem é marido: é um espantalho, ou um tropeço. Eu sempre pensei nisto, mas nunca perguntei pra ninguém, nunca tive coragem. Esses dias eu estava pensando nisto. O que mais eu ouço é mulher dizer: "Meu marido não serve pra nada, quando não está dormindo, está vagabundando". Ouvia muito isto quando eu era criança, mas tinha medo de perguntar. Não sei por que me veio essas lembranças. Mas o marido deve servir pra alguma coisa senão ninguém tinha. Se tem é porque serve, nem que seja só pra rachar lenha, ou fazer compra na venda. (30-12-2020)
  INSPIRAÇÃO Em tudo que se faz, em tudo que se vai fazer é preciso ter inspiração. Até para tomar um copo d'água tem que estar inspirado. Inspiração é algo que vem de dentro pra fora e vai de fora pra dentro. É uma troca, uma permuta, é força na luta e alegria na vitória. Para caminhar tem que ter inspiração senão a caminhada não flui, o corpo não acompanha os passos, ou as pernas não acompanham o corpo. Tem que ter consenso, tem que falar a mesma língua, tem que ter inspiração. Quando estou inspirado até o meu olhar é diferente, meu pensar e o meu pulsar mudam, ou se alteram. Para viver e para crescer, correr e se desenvolver temos que estar inspirados. A inspiração vem de repente como uma corrente, a gente vê e a gente logo sente. (01-01-2021)
  O POEMA DO VENTO (Diálogo) Ela. Você já escreveu sobre tudo? Ele. Ainda não. Ela. Sobre o que te falta escrever? Ele. Sobre você. Ela. Se quiser, pode escrever, fica a vontade. Ele. Vou pensar, depende da inspiração. Ela. Será que eu te inspiro? Ele. Com certeza, mas eu falo sobre a inspiração para escrever. Ela. Não entendi. Ele. Depois que eu escrever eu te explico. Ela. Vou esperar, já estou ansiosa. Ele. Para mim, será uma grande honra e um prazer, será uma realização. Ela. Para mim será um sonho numa noite calma com o vento sibilando e aos poucos entrando no meu quarto, chegando com o seu hálito fresco e perfumado tocando minhas pálpebras, roçando meu corpo numa efusiva demonstração de carinho e afeição enquanto acordo feliz e o procuro, mas ele se afasta um pouco e fica me olhando com seu olhar meigo como a dizer: "dorme meu anjo, me perdoe por te acordar no meio da noite!". Ele. Pronto! Este é o meu poema com meu tema preferido, com meu carinho oferecido e bem recebi
  TEM UM MENINO Tem um menino que dorme enquanto o vento lhe beija, tem um menino que sonha e muita coisa deseja. Tem um menino que chora, mas faz tudo escondido para ninguém debochar de seu choro comovido. Tem um menino que ama as folhas do seu caderno, nelas escreve poemas que o fazem ficar eterno. Tem um menino que sabe tudo que aconteceu e o que acontece agora, esse menino sou eu. 02-01-2021
  EU ME DIVIRTO ASSIM Uns se divertem brincando, seja lá por onde for. Outros se divertem falando, seja lá o que for. Alguns se divertem viajando, seja para onde for e outros se divertem andando seja para onde for. Eu me divirto escrevendo sobre a vida e sobre o amor, sobre o sonho, a poesia, a alegria e a dor. Minha diversão é diferente, ela atrai pouca gente, brinco sozinho geralmente. Sei que isto pode não interessar a ninguém, mas eu gosto de brincar assim. Brinco assim desde criança, atrás da casa, na terra, com meu caderno na mão fazendo ali minha arte, rabiscando em toda parte, inventando mil histórias, criando versos, poesia, alegrando o meu dia, ouvindo os passarinhos, brincando com animais. Eu me divirto assim com meu jeito, meu poema rabiscando o meu tema sempre com inspiração. Eu me leio, me releio com a mesma atenção e sinto bater no peito bem feliz e satisfeito meu amado coração. (02-01-2021)
  UM DIA EU GOSTARIA Um dia eu gostaria de abraçar alguém como se abraça uma almofada. Abraçar com força e com vontade como alguém que sente saudade e sonha com um amigo e o abraça em sonho e depois acorda recordando e ainda sentindo aquele abraço. Abraçar forte, apertado, com um abraço demorado sem hora para terminar, sem tempo para acabar. Como uma criança abraça a sua boneca que tanto deseja e até a beija com carinho, com vontade, como alguém que sente saudade e sonha com um amigo. Um dia eu gostaria de abraçar alguém assim. (03-01-2021)