Postagens

Mostrando postagens de julho 19, 2020
O POETA É ASSIM "Ninguém é poeta vinte e quatro horas por dia". Quem disse isto foi o nosso maior poeta, Carlos Drummond de Andrade. Tem horas que o poeta é um pateta, não é capaz, muitas vezes, nem de assinar o seu próprio nome, quanto mais fazer poesia. O poeta é um ser humano muitas vezes estranho, torto, que vive em constante desconforto perseguindo uma sombra e se desviando do sol. É um estranho total, um desnorteado que anda trocando as pernas e cuspindo de lado. Quand o ele está assim é melhor não mexer com ele, pois ele pode dar coice como um cavalo mal amansado. O poeta quando está inspirado deixa de lado o seu jeito, a sua vaidade, o seu orgulho, a sua presunção e se entoca, se dilui, se concentra e começa a produzir o seu mel, o seu ouro e, por fim, apresenta o seu tesouro em forma de versos. E assim ele renasce das cinzas, como uma nova Fênix, todo lindo, esplêndido e exuberante. (24-07-2020)
XÔ GRIPE! Nessa época de inverno com o clima frio e seco, sem chuva, sem mão e sem luva é comum as pessoas ficarem gripadas, espirrando, tossindo, com a garganta irritada, o nariz escorrendo e o olho ardendo. E para piorar tem a "gripe psicológica" por causa do vírus chinês e a pessoa acaba ligando uma coisa a outra. A gripe sempre existiu, durante a minha vida toda já fiquei de cama, já tomei um monte de chá e de comprimidos, quando eu era adolescente cheguei a "usar a grip e" para não ir trabalhar, ficava literalmente acamado, amuado, gripado. resfriado e derrotado. Gripe, coriza, influenza, seja lá o que for não deve ser confundido com Corona vírus senão todo mundo vai baixar na cama ou vai num postinho e aí é que poderá ser pego pelo tal vírus. Gripe é sazonal, ela passa, é um vírus perigoso e mata, mas o pior é ficar encucado e deixar de viver por causa dessa doença chata e matreira. Xô gripe! Vai baixar em outro corpo! (24-07-2020)
EMPOLGAÇÃO INICIAL  É normal a gente se falar menos agora. Passou aquela empolgação inicial, aquela loucura que vinha em pleno dia, em noite escura, aquele frio de repente, aquele calor intermitente, aquelas lembranças que vinham a qualquer hora, aquela vontade de sair, deixar tudo e ir embora. É normal a gente se falar menos agora, passar até dois dias sem se falar, sem se ver, sem se tocar. Já passou aquela febre inicial, aquele desejo sem nome e sem apelido, aquele abraço no vento, aquele pen samento até dormindo, se virando na cama, coisas de quem muito ama... Mas ainda tem muito amor e saudade, tem carinho, amizade, sonhos e versos em pleno dia, muita poesia... Olhar perdido na esquina esperando de repente, quem sabe, rever aquela menina... Ainda há carinho no ar, ainda há esperança no olhar, vontade, desejo, ansiedade e muita saudade. Ainda há calor, tremor e o coração batendo forte sempre ansioso no seu ritmo acelerado, apaixonado, sonhando de dia com o seu sorriso lindo em for
MINAS É UM PAÍS Minas é um País dentro do nosso Brasil. É o quarto maior Estado, o segundo mais populoso, cheio de lindas montanhas, e de cristalinas fontes rios, lagoas, represas e de belos horizontes. Minas é um celeiro, um Estado hospitaleiro onde todos são bem recebidos por esse povo mineiro. Tem a sua culinária que é famosa em todo o mundo, tem riqueza mineral e tem um solo fecundo. Minas é um País dentro do nosso Brasil. É um Estado sem par que conjuga o verbo amar. Minas tem muita beleza debaixo de um céu anil. É um Estado muito amado, um torrão abençoado, orgulho do nosso Brasil. Cícero Alvernaz (autor) 23-07-2020
VIELAS DA VIDA Pelas vielas da vida com a alma dolorida e o coração em brasa caminho sem pressa agarrado na promessa que esse tempo me propõe, afastando pensamentos que procuram me inculpar, com a mente ocupada pelos riscos da jornada coloco meus pés na estrada, vou em busca de meu ninho brincando pelo caminho, chorando ou às vezes sorrindo à procura de carinho. 23-07-2019.
TOMAR OU NÃO TOMAR? Chegou a vacina chinesa, está sobre a mesa, quem irá toma-la? Pessoas se olham, se falam sem palavras, há temor e tremor e um misto de horror. Um ponto de interrogação aparece no ar. Tomar ou não tomar? Depois eu respondo, primeiro eu vou pensar. Tomar ou não tomar? Não tomar. (Cícero Alvernaz)
DOIS SONHOS Certa vez eu entrei numa padaria chique e movimentada. Vi uns sonhos e cobicei, minha boca encheu de água. Não suportei e comprei, comprei logo dois sonhos, atravessei a rua movimentada, sentei numa praça e comecei a comer aquele sonho delicioso. Quando fui comer o segundo sonho estranhei a textura e o gosto, não deu pra comer, embrulhei ele e fiquei pensando: Fui trapaceado, enganado, mal pago e mal amado. Acabei jogando aquele sonho estragado na lata de lixo. Perdi o dinheiro e fui feito de besta. Até hoje eu me arrependo de não ter voltado naquela padaria chique, devolvido o sonho e exigido o meu dinheiro de volta. Muitas vezes o consumidor não sabe e não conhece os direitos que tem. (23-07-2020)
POLÍTICA Eu gosto de política, não gosto de alguns políticos e de algumas ideologias políticas. A política é importante para o cidadão, ela é mais importante do que o futebol, ou a religião, pois ela determina tudo na vida da pessoa, desde o seu nascimento. É uma pena que a maioria dos políticos não prestam e não se dão ao respeito, não sabem a importância que tem dentro do contexto social, mas a política, em si, nada tem a ver com isto. Política é a arte, ou a ciência de governar. De certa forma, todos nós somos políticos, ou seja governamos alguma coisa. Tem gente que diz: "Eu odeio política!". Será que essa pessoa sabe o que é política? Conheço bons políticos, é uma pena que hoje hoje eles sejam uma escassa minoria, por isto o Brasil está nessa situação. (23-07-2020)
LETRA DE MÉDICO Uma das maiores incoerências que eu já vi é uma pessoa estudar a vida toda, se especializar em alguma área da medicina e não saber escrever. A gente aprende a escrever no primário. No meu tempo de escola a caligrafia contava pontos e o aluno podia ser reprovado por não saber escrever. Alguém aí consegue ler letra de médico? Se você respondeu sim, você é um herói, pois muitas vezes nem o farmacêutico consegue. Sei de casos de farmacêuticos que venderam remédio errado porque não entenderam a receita médica. (21-07-2020)
ROUBAR PODE As pessoas aprendem a sua profissão e depois a executam conforme aprenderam. Assim, existe o trabalhador braçal (lavrador), o carpinteiro, o pedreiro, o cozinheiro, o pintor, o mecânico, o alfaiate e tantos outros. Nessa linha existe também o político, que não é exatamente uma profissão, mas é uma atuação. É aí que eu quero dar uma explicação, pois tem gente que pensa que a função do político é trabalhar em favor da coletividade. Deveria ser, até pelo montante que  eles ganham e alguns ainda roubam. No entanto, na prática não é assim. A função do político é "fazer política", discutir, tramar, enganar, tripudiar e muitas vezes esculachar e roubar. Alguém já viu algum político trabalhar? E se algum resolver trabalhar, os demais o perseguem e o ameaçam de cassação e a moda hoje é o impeachment. O nosso presidente é ameaçado todo dia de impeachment, ou afastamento porque o viram sem a máscara e trabalhando e este é um motivo para pedir a sua cassação. Mas se ele estiv
NA BOCA DE QUEM NÃO PRESTA QUEM É BOM NÃO TEM VALOR Quando uma pessoa não gosta da outra tudo que ela faz não presta. Resumindo: não adianta fazer nada porque nada presta. Existem casais assim. Mas eu quero falar de outra coisa. Quem odeia o presidente, por mais que ele faça ele não presta. Ele levou água pro Nordeste, fez estradas, está cuidando muito bem da economia com o seu Ministro, pôs a casa em ordem, cortou as mamatas dos artistas através Lei Rouanet e dos canais de  televisão, fez uma revolução no Pais em menos de 2 anos, mesmo assim tem muita gente que odeia ele e até quer vê-lo morto. Um jornalista muito conhecido escreveu um texto desejando a morte dele, uma atriz disse que ele precisa levar uma surra, o Judiciário persegue ele dia e noite, parece que ele não serve para nada. Zombam dele dia e noite como se ele fosse um moleque de recados. Mas o povo ama ele de paixão e cada dia ele está mais popular. É isto que realmente interessa. (21-07-2020)
A TRISTEZA Às vezes uma tristeza triste, tristíssima desce e nos entristece, nos acorrenta e nos domina como uma chuva fina que vem de repente e molha a gente por dentro e por fora e depois vai embora. Mas essa tristeza passa e se vai como a chuva, se dissipa como a nuvem no poente, como no rio a enchente, como as lágrimas nos olhos da gente e tudo se desfaz de repente e um arco-íris aparece no céu com suas sete cores brincando com a gente. A tristeza faz parte da vida como a noite faz parte do dia, como o verso faz parte da poesia e o luar faz parte do céu. A tristeza é um aviso que a vida não é só sorriso, que o mundo não é multicor, que o jardim não é só flor, que o namoro não é só amor. Cícero Alvernaz (autor) 20-07-2020
TE DESEJO UMA BOA SEMANA Te desejo uma boa semana, com muito amor e carinho, com momentos de prazer, com bons papos e passeios, com sucesso e vitória nesta sua trajetória por onde você andar. Te desejo muito beijo e também café com queijo pra você saborear. Te desejo uma boa semana com muito dinheiro no bolso, com muito sonho no ar, com saúde, amizade, te desejo alegria, bons encontros todo dia por onde você passar. Te desejo bons negócios com seus amigos, seus sócios, seja na terra ou no mar. Cícero Alvernaz (autor) 19-07-2020)
JESUS É TUDO Jesus é tudo: é a água, é o vinho, é a luz, é o caminho, a verdade e a vida. Jesus é o sol da justiça, ele é o princípio, o começo e o fim. Jesus é o Filho de Deus encarnado, que perdoa o pecado, Ele é tudo pra mim. Jesus é o Rei, ele é o meu Salvador, é a Estrela brilhante que vem de manhã. Ele é o princípio, o Verbo de Deus, ele é o Messias, a melhor companhia para os filhos seus. Jesus é o pão que veio do céu, que alimenta a todos, é mais doce que o mel. Ele é o meu Mestre, meu Senhor e meu tudo, ele é o meu escudo, meu amigo fiel. Cícero Alvernaz (autor) 19-07-2020
O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS Tem gente que não sabe, mas eu sempre gostei de escrever e lia jornal e isto indicava que o meu destino era um dia ser um jornalista. Não podia ver um jornal, mesmo que fosse velho, que eu eu lia pelo menos as manchetes. Na década de 80 o Jornal Gazeta Guaçuana me deu uma chance, eu peguei com as duas mãos e acabei me saindo bem e fiquei mais conhecido que nota de 5 reais. Em 1984, no dia 9 de abril, foi fundada a Gazeta Guaçuana e eu fiquei sabendo  que podia colaborar com o jornal, fiz uma pequena poesia chamada "Projeto" e levei pro jornal, fui muito bem atendido pela professora Maria Luiza Martini e no sábado seguinte foi publicada a minha singela poesia. Criei coragem e não parei mais de escrever. Hoje tenho mais de 3.000 poesias escritas, além de inúmeros artigos. Certo dia eu estava em Mogi Mirim, fui a uma banca de jornal, peguei o jornal Impacto, abri e vi um texto que me chamou a atenção, comprei o jornal por causa daquele texto. O texto era
AMIGO Amigo não é colega, nem é irmão. Amigo é uma parte do nosso coração, do nosso tempo e da nossa razão. Amigo não é parente, não é vizinho, não é político, não é patrão. Amigo é gente como a gente, é igual e diferente, é parceiro, exigente, concorda e discorda da gente. Amigo pode ser qualquer um, amigo a gente não escolhe, nem procura, amigo é quem está com a gente na hora em que a gente mais precisa, seja como for, seja na alegria, na tristeza, ou na dor, seja no sorrir, ou no chorar o amigo está sempre pronto a ajudar. 20-07-2020, Cícero Alvernaz