Postagens

Mostrando postagens de março 7, 2021
  EU VOU APROVEITAR Eu vou aproveitar enquanto posso, enquanto tiver força e disposição, e ainda me restar um pouco de alegria e a luz brilhar serena no meu dia. Enquanto eu achar graça, enquanto eu sentir o vento que passa, enquanto eu tiver sonhos pra sonhar, enquanto a vida em mim pulsar eu vou aproveitar enquanto posso, enquanto meus olhos enxergarem, enquanto as palavras me procurarem e meus versos tão singelos enfeitarem. Eu vou aproveitar a vida com seu calor e sua mão estendida enquanto não chegar a hora da minha despedida. Cícero Alvernaz (autor) 10-03-2020.
  DIA DO SOGRO Alguém sabia? Hoje, dia 10 de março, é o Dia do Sogro. Parece piada, mas é verdade. Se fosse o Dia da Sogra, com certeza ia ter muitas piadinhas. Tem genro que ama o sogro, conheci um que chamava o meu pai de sogrão com muito respeito e admiração. Ele era gente boa e o meu pai era uma pessoa maravilhosa, só podiam se dar bem. Muita gente nem sabe que sogro existe, mas a sogra é sempre muito lembrada e tem gente que faz piada de sogra. Uma das mais infames é esta: "Sogra é igual mandioca: só é boa debaixo da terra". Mas tem muita sogra boa e sogro também. Feliz dia do sogro! (10-03-2021.
  SE BOLSONARO FOSSE UM BANDIDO Se Bolsonaro fosse um bandido ele seria muito querido, seria amado e compreendido, seria o melhor presidente, o herói de muita gente. Ele ia roubar junto com o PT sem explicar pra quem, nem por que, ele ia se envolver com empreiteiras, ia liderar muitas roubalheiras, participar de muita maracutaia, ele ia cair na gandaia. Se Bolsonaro fosse um bandido ele seria amigo do STF, seria um excelente chefe de roubos e de quadrilhas, seria um líder de uma facção, e ia por fogo nesta Nação. Mas ele é só um bom presidente que é cristão e boa gente, é honesto, é decente, um amigo, um irmão, que nunca se corrompeu e nunca foi ladrão. 10-03-2021
  QUEJO DA FÊRA Comprei um quejo na fêra de uma muié minera, mas antes eu perguntei se esse quejo era bom, se ele era de Minas ou era de outro lugar. Ela não sobe dizê da onde esse quejo era, mas disse que era gostoso, mais gostoso que um abraço , diz que cumeu um pedaço e que dispois repitiu. Então eu comprei o quejo acreditano na dona que fez essa propaganda, mas logo que eu cheguei e o tal do quejo provei, na verdade não gostei, pois ele não tinha tempero, não era quejo minero, de onde era não sei. Mesmo assim eu cumi ele e não o desperdicei. 10-03-2021.
  POESIA NÃO TEM LÓGICA Qual a lógica da poesia? Poesia não tem lógica, poesia tem sentimento e coração. O que tem lógica é: "Atirei o pau no gatototo, mas o gattoto mão morreureureu..." Por isto essa musiquinha todo mundo conhece e canta, ou cantou algum dia. Se poesia fosse uma cantiga (por mais que a cantiga fosse linda) não seria cantada. Há muitas poesias musicadas, adaptadas para a música, mas nem todas se adaptam à música porque música é música e poesia é poesia. Poesia é liberdade, saltar e correr sem saber aonde vai chegar. Música é encontro e união de notas musicais, com uma letra às vezes muito pobre no meio. Os hinos que tinham música e poesia não são cantados mais. Parece que quanto mais pobres as letras, mais sucesso o hino faz. Poesia, definitivamente, não tem lógica. Por isto o poeta é um eterno incompreendido e geralmente não é lido. (10-03-2021)
  O BANHO DO PORQUINHO Essa decisão do Fachin inocentando Lula, depois de ele ter cometido tantos crimes que nem tem conta, faz lembrar aquela pessoa que viu um porquinho todo enlameado no quintal e se compadeceu dele, o pegou com carinho e cuidado e o levou até ao banheiro, escolheu o melhor Shampoo, o melhor sabonete, o melhor perfume, e lhe deu um banho demorado e o porquinho ficou todo perfumado. Entretanto, depois desse trato todo o porquinho continuou o mesmo porco: sujo e barrento. Procurou os mesmos lugares logo após ser solto e se espojou, se lambrecou todo de barro. Lula continua igual esse porquinho. O banho que o Fachin lhe deu foi só exterior, foi só ilusão. Ele continua sujo, criminoso e falastrão como antes. (10-03-2021)
  O CAFÉ Cheguei na casa de uma pessoa, ela me ofereceu café, mas disse que era de cedo. Eu aceitei um golinho para não fazer desfeita, mas ele estava frio e com uma forma suspeita, nem parecia café. Eu pensei em não tomar, pensei até em jogar aquela coisa estranha sem aparência e sem gosto que ela me ofereceu. Gosto muito de café, eu digo sempre com fé: café é a minha vida, café é igual cafuné, café esquenta e dá força, café tem cheiro de vida, porém aquele café não parecia café, foi quando a pessoa falou: desculpa, te dei outra coisa pensando que era café. Eu nem perguntei que coisa tão estranha era aquela e joguei pela janela aquele trem esquisito. Até hoje eu não sei o que a pessoa me deu, ainda bem que eu não tomei e até hoje eu me pergunto quando penso no assunto: o que será que aquela pessoa, que parecia tão boa, e também de boa fé, colocou naquele copo dizendo que era café? (10-03-2021)
  MULHER Falar com uma mulher é fácil, mas requer cuidados. Hoje a coisa está muito melindrada quando o assunto é mulher. Hoje não se pode mais nem olhar para certas mulheres que corre-se o risco de ser ameaçado. O homem é vigiado e cobrado quando o assunto é "falar com uma mulher". Eu às vezes sou meio atirado, costumo olhar e falar "bom dia!" e ás vezes, dependendo da situação, falo mais coisas sempre com educação, respeito e até em tom elogioso, mas mesmo assim pode ser perigoso. Com a ascensão do chamado "politicamente correto", que de correto não tem nada, é preciso tomar cuidados redobrados quando o assunto é mulher. Aqui no Face há alguns anos uma teimou comigo e me xingou alegando que eu tinha salvo uma foto dela, me xingou, mesmo eu tendo provado que não salvei. Mas isto já é passado. Se fosse hoje poderia ter sido pior. Mas, enfim, o mais importante é termos a consciência tranquila e a certeza do nosso dever cumprido. (08-03-2021)
  MINHA RUA Não tem muito movimento, nem prédio de apartamento. De manhã é bem tranquila, eu não ouço quase nada, além do lixeiro passando e algumas pessoas falando, depois passa o verdureiro, também passa o leiteiro, mas isto não é todo dia. Minha rua tem tristeza e alegria, não tem versos, nem poesia, é uma rua qualquer, passa homem e mulher, também passa criançada, mas hoje não tem mais aula e agora não passa mais. Minha rua é muito calma, só tem briga de vez em quando e alguma discussão. São vizinhos e cachaça, gente fazendo arruaça, mas isto é raro de ter. No geral é tudo calmo, dá até pra ouvir um grilo e eu vivo sossegado nesse bairro abençoado, neste recanto tranquilo. 08-03-2021.
  NAMORO NÃO EXISTE MAIS Eu tenho muita liberdade para escrever porque sei que quase ninguém vai me ler. Estava pensando sobre namoro e cheguei à conclusão que namoro não existe mais. Hoje existe casamento e ajuntamento, mas namoro como antigamente não existe mais. Então não existe mais namoro. Faz uns tempos eu tentei namorar alguém, mas o namoro não saiu nem do papel. A partir daí a minha opinião sobre namoro mudou totalmente. Hoje se a pessoa quiser namorar mesmo não tem mais jeito, não tem mais espaço, nem condição. Aquela coisa romântica e poética não existe mais. Os costumes hoje são outros. Quem for "da antiga" vai ficar boiando e vendo a caravana passar. É como uma pessoa que vai à festa e não sabe participar, não sabe festejar. Às vezes sai até sem comer e sem beber nada. Assim está o namoro hoje. Ou a pessoa entra de peito com o seu jeito, ou fica num canto parecendo um santo e não aproveita nada. Ainda bem que não tenho mais idade para namorar senão eu seria um f
  NÃO FALE ISTO PRA NINGUÉM, mas as palavras mais lindas que eu já li foram na Bíblia, as músicas mais lindas que eu já cantei foram os hinos evangélicos, as flores mais lindas que eu vi foram aquelas que nascem e se abrem à beira do caminho. Não fale pra ninguém, mas eu costumo chorar escondido quando a dor aperta o peito e o olhar não vê o que se passa. Quando me sinto arremessado contra o paredão do mundo eu me deixo ser levado no meu estado de letargia e inconsciência. Não fale nada pra ninguém, mas às vezes penso que não existo e que esse mundo é um vazio, um espaço frio onde ninguém me vê e não fala comigo, mas aí aparece um amigo, me dá um "bom dia" e então eu passo a acreditar que apesar de tudo ainda há esperança. Não fale pra ninguém, mas esse é o meu jeito de falar e de sentir, de exprimir o meu sentimento e revelar o meu momento. Enfim, eu sou assim. (07-03-2021)
  ELA DORME Ela dorme sozinha no sofá, ela dorme calma e tranquila como uma criança. A noite é longa e suave, seu sono é leve, por isto ás vezes ela acorda, se mexe e depois volta a dormir. Ela dorme um sono de flores, sonha com um céu de muitas cores, com caminhos ladeados de perfumes e flores. Seu sono suave se resume num canto de aves que passam sem pressa e sem rumo. Ela dorme sozinha no sofá da sala e se embala no carinho do vento que a cobre como um lindo cobertor cheio de sonhos e de flores. 06-03-2021.
  FUTEBOL É COISA DO CORAÇÃO Alguém me perguntou: "Você torce para quem em Minas, pro Galo ou pro Cruzeiro?". Eu disse: sou mineiro, eu torço para o Clube Atlético Mineiro. A pessoa em questão não disse sim, nem não, não fez nenhuma avaliação, não deu a sua opinião, mas passado algum tempo me perguntou: "Por que você torce pra esse time?". Eu respondi: é por uma questão pessoal decorrente de vários fatores que remontam a minha infância e adolescência no interior de Minas. Não há como explicar por que a pessoa torce, ou deixa de torcer, é algo muito pessoal, intrínseco e real. Acho que ele não entendeu nada, mas insistiu: "Mas o Cruzeiro é maior". Eu disse: pode até ser maior, dependendo do ponto de vista da pessoa, mas o Galo é melhor. O Galo é mais tradicional, é alvinegro, sua torcida é apaixonada e apaixonante. A pessoa desistiu de continuar o seu questionamento. Resumindo: Futebol é como tudo na vida: não há explicação plausível, nem definição, é coisa
  TODO MEDICAMENTO TEM CONTRAINDICAÇÃO Sei que ninguém vai ler, mas é fato. O pessoal que é contra o tratamento precoce alega que os medicamentos tem contra indicação. Você sabia que todo medicamento tem contraindicação? Nenhum medicamento pode ser um placebo (sem valor e sem ação), todos tem alguma contraindicação. Se não não tiver não pode agir no organismo, portanto não tem nenhuma ação. Aí vem a pergunta básica: o que é melhor? tomar um medicamento de verdade, ou não tomar nada e deixar que a doença tome conta do organismo em poucos dias e leve até à morte? Os médicos receitam esses medicamentos. Será que eles não sabem que os mesmos tem contraindicação? Um dia um farmacêutico me disse: Se as pessoas lessem as bulas não tomariam nenhum remédio. Hoje todo medicamento é obrigado a ter uma bula. (07-03-2021)