Postagens

Mostrando postagens de dezembro 3, 2017
ESCADA ROLANTE É uma escada que rola quando sobe e quando desce. Ela facilita a vida de muita gente, mas tem pessoas que morrem de medo dela. A princípio dá medo mesmo, pois ela parece estar viva e pronta para matar qualquer pessoa. Mas ela apenas rola, não precisa subir os degraus e nem descer, é só colocar os pés e deixar acontecer. Não cansa nada e é bem rápida nos seus movimentos. A primeira vez que a usamos é até emocionante e eletrizante e dá até um friozinho na barriga. Penso às vezes se tudo na vida fosse como uma escada rolante, certamente pouparíamos muita energia e ganharíamos mais tempo. Essa escada, assim como o elevador, foram criados para facilitar a nossa vida, mas mesmo assim tem muita gente que não gosta. Gosto se aceita e se respeita, gosto não se discute. (09-12-2017)
GENTE TRISTE Gente triste que cambaleia, que situação tão feia, vive chorando as mágoas, com os olhos rasos d'água, reclamando da má sorte, até pedindo a morte sem vontade de viver. Caminha triste, sem rumo, vida torta e sem prumo, pois não tem o que comer, bebendo água do açude, sofrendo sem ter saúde, lutando pra não morrer. Gente triste que cambaleia, a tristeza incendeia o seu coração no peito. Vive fraco e sem jeito qual mendigo pelo mundo, vive só e moribundo como quem vai pro exílio sem alimentar o filho que chora pedindo pão. Gente triste que cambaleia, que situação tão feia, de partir o coração. Cícero Alvernaz (autor) 09-12-2017.
ESTRIBILHO Um pai, um filho, uma estrada, um começo, um fim, um sonho, uma chegada. Um riso, um choro, uma lágrima que cai no rosto, um olhar molhado, quente, orvalhado.  Um pai, um filho, um caminho, um trilho, um beijo no rosto, uma palavra dita com gosto. Uma ave que passa, um cheiro de fumaça no ar, uma criança a brincar, um livro, um poema. Um agrado de pai pra filho, um tema solto no ar, envolto, um desejo de crescer, voar, chegar mais longe. Um fio d'água correndo, uma borboleta por perto, uma planta aquática, uma criança estática olhando tudo com seu olhar fito, seguindo seu rito sem nada dizer, sem nada entender. Um pai, um filho, um cafezal em flor e um pé de milho. É a vida e o seu estribilho. Cícero Alvernaz (autor) 09-12-2017.
MEU PAI Meu pai me olhava e quase nada falava, me deixava pensativo. Ele não precisava falar, era só ele me olhar que eu já ficava ativo. Meu pai me escutava quando com ele eu falava com meu jeito de menino. Ele apenas me escutava e em silêncio ficava ouvindo o meu desatino. Meu pai me deixava, saía, depois voltava, alimento ele trazia. Eu ficava com saudade, ele ia á cidade, voltava no fim do dia. Meu pai era meu amigo, estava sempre comigo, mesmo quando se ausentava. Me tratava com carinho, me falava de mansinho, o meu pai nunca gritava. Meu pai de mim cuidava, pra passear me levava a cavalo ou a pé. Era um homem correto, era honesto, discreto, um homem de muita fé. Cícero Alvernaz (autor) 09-12-2017.
A PIOR DOR  A pior dor não é a física, pois esta é uma dor localizada e passa às vezes com um simples comprimido. A pior dor é a dor emocional, pois nesse caso é o coração que dói e teima em continuar doendo, mesmo depois de uma noite mal dormida ou de um longo tempo de sofrimento como se fosse um castigo imerecido. A dor do amor, da saudade, da decepção, da ingratidão, da agressão física ou não, a dor que fica e lateja no peito com o seu jeito fundo e profundo de doer. Esta é a pior dor, que nos priva do alimento, do sono e nos deixa no abandono sem saber o que fazer e nem para onde ir. Como é triste essa dor! Só Deus pode arranca-la do nosso peito.
OLHOS VERDES Ele resolveu comer poesia, mas acabou tragando versos que não se digeriram e o feriram por fora e por dentro e causaram uma dor que não parou até que uns olhos verdes o olharam e tão feliz o deixaram que ele sarou. 06-12-2017. Cícero Alvernaz
CONHEÇA MINAS GERAIS Quando se fala em Minas a primeira coisa que vem à mente de muita gente é a presença de gente que fala tudo errado com um sotaque esquisito, que muitos acham bonito, tem vontade de falar e tentam até copiar. Gente que gosta de gente, gente linda, transparente, mineiro é essa gente que gosta de prosear, gente que ama a vida, gosta de boa comida, gente cheia de alegria, gente que ama poesia. Quando se fala em Minas a primeira coisa que vem á mente de muita gente é simplicidade, pobreza, é ausência de beleza, casas velhas, muito mato, muita miséria, maltrato, cidadezinha qualquer sem esgoto, sem asfalto, na praça alguma mulher correndo de salto alto, gente tomando pinga, água fresca na moringa, criança abandonada, muito buraco na estrada. É esta a impressão quando se fala de Minas, mas Minas é muito mais, se quiser saber o certo conheça Minas Gerais. Cícero Alvernaz (autor) 06-12-2017.
TU ME AMAS? Acendendo a luz no peito, coração em chamas, tudo se ajunta e eu faço uma pergunta: tu me amas?
CONSTELAÇÃO Às vezes bate uma tristeza, mas uma hora ela passa. A vida é cheia de ondas que batem e se debatem. Nem sempre o sorriso é reflexo do coração ou da razão. Chorar ás vezes só serve para causar mal estar ou depressão. O amor é uma estrela e ás vezes é uma constelação. 05-12-2017. Cícero Alvernaz (autor)
AMOR MENSAL Amor mensal, amor especial, amor-sentimento, amor a contento, amor com data marcada, amor tão marcado, fortemente esperado como se espera um trem. Amor que vem no coração que bate descompassado, amor sem zoeira, amor sem fronteira, amor-cachoeira que vem como chuva, amor mão e luva, caindo no colo da gente, amor bem quente vestido de sol, imerso em sonhos, feliz e risonho como uma criança. Amor-esperança que entra na dança cheio de abraços e dá os seus passos nos braços do dia, amor-poesia, amor sem igual, amor mensal, amor especial. Cícero Alvernaz (autor) 04-12-2017.
NÃO SE CASE Não ame, não se apavore, não se descontrole, não se case, e se casar, não se separe, sofra calado, mesmo machucado, mesmo apaixonado, por alguém que não o quer. Valorize a mulher e se ela quiser faça-lhe uma aquarela, beija a mão dela, não ame, não desame, não se apavore, não se descontrole, afinal, para que amar, para que se casar se aqui tudo vai passar? Cícero Alvernaz (autor) 03-12-2017
TANTA COISA QUE NÃO FAZ SENTIDO Tanta coisa que não faz sentido na vida da gente, momentos de dor, ausência de amor, histórias confusas que às vezes ouvimos, pesar, ilusão e separação machucam sem dó o meu coração. Tanto sonho que virou fumaça e pó, intrigas e brigas que geram desentendimento, tanta coisa que não faz sentido na vida da gente, esperança perdida, estrada longa sem saída, tudo isto povoa nosso tempo, nossa vida. Eu sei que é preciso acreditar e esperar, há sempre um lenço branco acenando, há sempre no ar o som de uma canção, o amor permeia o tempo, dá alento, e há sempre um arco-íris nas asas do vento. Cícero Alvernaz (autor) 03-12-2017.