Postagens

Mostrando postagens de maio 26, 2019
PELO RETROVISOR Pelo retrovisor eu vejo o que ficou. O vento embaça minha vista, mas ainda posso ver o passado, ver o tempo que ficou e que tanto me marcou. Pelo retrovisor eu vejo o dia que nasci, a primeira poesia que escrevi e as flores que colhi. Vejo meus amigos brincando comigo, vejo minha escola, meu joguinho de bola, o rio onde eu tomava banho e me assanho vendo tudo isto. Pelo retrovisor eu vejo meu primeiro amor, sinto minhas noites frias, meus momentos de alegria,  toda beleza e também vejo a tristeza quando meu pai partia, ia embora e me acenava com carinho saudando o seu filhinho. Pelo retrovisor da vida eu vejo mamãe querida buscando comida na cidade para alimentar seus filhos naquela vida sofrida. Pelo retrovisor eu vejo tudo e às vezes fico mudo sentindo a realidade envolvido na saudade.  (01-06-2019) Cícero Alvernaz, autor.
RECEITA DE MÉDICO Sempre li de tudo, até bula de remédio. Também escrevi de tudo, até cartinha para namorada, que alguém me pedia para escrever, mas nunca ganhei dinheiro com isto. Li livros tantos, a Bíblia, o livro santo e no entanto parece que li muito pouco porque ainda não fiquei louco. A única coisa que eu não consegui ler até hoje é receita de médico, já tentei, mas não consegui decifrar aqueles garranchos. Uma pessoa para se formar para médico estuda em torno de vinte  anos, fora as especializações, pós graduações e outros cursos que eles fazem. Só não entendo como uma pessoa com tanto estudo e preparo ainda não aprendeu o básico, que é escrever. Isto a gente aprende no primário. Vou morrer sem descobrir isto. E por causa desta anomalia muitos farmacêuticos vendem remédio errado para os pacientes. Só Jesus na causa! (01-06-2019) Cícero Alvernaz, autor.
FARMÁCIA Sou do tempo em que se fazia quase de tudo em farmácias. Tinha algumas que faziam até pequenas cirurgias, hoje não pode mais nem aferir a pressão arterial. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu, mas muita gente ainda faz esse procedimento. No meu tempo o farmacêutico, ou o prático de farmácia, consultava as pessoas, receitava remédios, aplicava injeção, fazia curativos e às vezes tinha até fila para se tratar com o farmacêutico que era o "médico  da família". Hoje farmácia só serve para pesar, comprar perfume e aviar receitas médicas. A figura do farmacêutico hoje é apenas decorativa. Naquele tempo o meu pai era chamado, às vezes a qualquer hora da noite, para aplicar injeção a domicílio e creio que ele salvou muitas vidas. Hoje, às vezes, nem as enfermeiras gostam de aplicar injeção (e muitas não sabem). Tudo se modernizou e mudou para pior - e o Brasil, nesta área, só está andando pra trás. (30-05-2019)
A MINHA ESCRITA Escrevo enquanto falo e falo enquanto escrevo. Tem gente que fuma e bebe enquanto escreve, mas eu não fumo, nem bebo, então eu só escrevo. Dizem que Vinícius de Moraes quanto mais bêbado estava melhor escrevia. Escrever, para mim, é um prazer sempre acrescido e garantido, pois é a minha própria respiração. Já me disseram que eu escrevo muito bem e isto, longe de ser visto como um elogio, eu entendo como sendo um incentivo para eu continuar escrevendo. Quem esc reve gosta e quer ser lido e se possível elogiado, mas eu acho mais importante a escrita em si, pois ela retrata o meu momento e mostra a minha afeição para com as palavras. Gosto de escrever poemas, acho eles desafiadores, juntar tudo e formar versos com um bom começo e um fim ainda melhor, isto é um grande desafio. Vou continuar com a minha escrita enquanto a vida me permitir e a inspiração fluir. (30-05-2019)
ALMA Sentimento, desvario, procura algo, procura alguém. Sonha de dia, momento de dor ou talvez de alegria, vontade que ameniza e acalma, força que vem da alma e transpõe o infinito onde tudo é mais bonito, onde a vida é uma colcha de retalhos, cheia de cores e de momentos, estendida no varal, bailando ao vento que vem sibilando à tarde, que vem ao encontro da tarde, que vem preparar seu banquete, que vem se estender sem alarde, que vem declamar o seu verso, que vem na tarde do dia declamar sua linda poesia. Sentimento, desvario, procura algo, procura alguém e me encontra sozinho tão carente de carinho me abraça me chama de bem, e me convida para ir também. Cícero Alvernaz (autor) 30-05-2019.
PROFETAS Profetas existem na Bíblia e fora da Bíblia. Além dos profetas, existem também os seus correlatos, pessoas que não são profetas, mas que dão as suas "profetadas" de vez em quando. Um dos mais conhecidos profetas foi João Batista, primo de Jesus, o maior dos profetas. No Velho Testamento vemos muitos profetas e também temos vários falsos profetas, sendo que Balaão é um dos mais conhecidos. E hoje ainda temos profetas verdadeiros, embora a maioria seja composta, a meu  ver, de falsos profetas. Já ouvi muita profecia em igrejas, mas nunca vi nenhuma se cumprir. Mas eu sei que ainda existem homens e mulheres que são profetas de verdade. Não devemos duvidar disto, pois é a Bíblia quem diz. Além desses profetas, temos pessoas que também "profetizam", falam coisas, muitas vezes sem nexo, que acabam acontecendo. Esses são os profetas do caos, Desses eu quero distância. (29-05-2019).
DEU SONO, DORME! Deu sono, dorme, dorme muito e descansa, como se fosse criança dormindo em pleno dia com amor e alegria como alguém que muito ama, deitado em uma cama, ou mesmo no sofá, sentado na cadeira, deitado na esteira dorme do jeito que está. Deu sono então dorme, dorme muito e descansa, sonha com anjos e flores, mil estrelas multicores no seu mundo de criança. Cícero Alvernaz, autor. 28-05-2019.
CACOS DA VIDA Juntei meus cacos que estavam espalhados e formei o meu desenho. Cada caco fez assim a sua parte e formou este desenho, esta arte, quando ali eles foram colocados. A vida é como cacos que se juntam cada um com seu formato, sua cor. Todos juntos são pedaços desta vida que se junta e por todos é querida num momento, na entrada e na saída, formam frutos, formam versos, formam flor. Esses cacos separados nada são, muitas vezes num terreno são lançados. Mas nas mãos especiais de um artista eles formam um desenho, uma arte, cada caco faz assim a sua parte quando juntos eles são bem trabalhados. Cícero Alvernaz, autor. 28-05-2019.
"VOCÊ ESTÁ DESLIGADO!" Esta foi a frase que eu ouvi no dia 12 de agosto de 2012, num domingo, pouco depois do meio dia, numa das salas da igreja na qual eu servia a Deus como Presbítero. Depois de 40 anos, eu jamais imaginava ouvir uma frase como esta que, de certa forma, jogou por terra todo um trabalho realizado em quatro décadas. Em menos de um minuto é possível destruir o que se fez durante tanto tempo. A vontade e a ganância do homem pode fazer e desfazer muitas coisas. Naquele momento eu não sei o que pensei nem qual foi a minha reação diante do que ouvi. Fiquei calado, pois não pude mensurar o que aquilo representava ou viria a representar nos dias, meses e anos seguintes. Simplesmente saí daquela sala, cumprimentei alguns irmãos e fiquei por ali um pouco antes de sair e ir embora. Ninguém me perguntou nada e poucos me cumprimentaram. Senti-me um estranho naquela igreja aonde cheguei no ano de 1972, aos 17 anos. Olhei em volta, me virei procurando alguma novidade e de
LADO A LADO Me entenda, compreenda o meu estado, lado a lado, corpo a corpo, sinto a vida, sinto o cheiro, o perfume que exala nesta sala, não te vejo no entanto te desejo, estás perto, eu percebo tua sombra, teu sorriso imagino, e procuro qual menino que procura seu brinquedo, mas não vejo e desejo neste ensejo te tocar, te sentir e te amar. Cícero Alvernaz, autor. 26-05-2019.
MUNDO DESIGUAL Quem vai embora segue, quem vai atrás persegue, quem sempre quer consegue. É assim que a vida segue cada dia com seu jeito, cada flor com seu perfume e a vida se resume em desejos e aventuras que a gente quer viver, num momento de prazer, de anseios, de querer, como a noite e o dia, como o verso e a poesia, como o canto e o acalanto cada um chora o seu tanto e sorri quando deseja, depois abraça e beija enquanto o tempo passa como a chuva na vidraça, como as lágrimas do tempo com o tempo vai embora e sua tristezas chora e deixa o seu sinal. Não há dor que sempre dure, não há mal que não se cure neste mundo desigual. Cícero Alvernaz, autor. 25-05-2019.