Postagens

Mostrando postagens de setembro 25, 2022
  DOXOLOGIA Amém significa Assim Seja, Aleluia significa Louvai ao Senhor, Glória a Deus é Exaltação e Louvor, Graças a Deus é agradecimento, Oração é clamor, gratidão e louvor, Hosana é um canto de alegria, Os salmos são louvor e poesia. Essas são demonstrações que devemos ter todos os dias para firmarmos e estreitarmos a nossa comunhão e a nossa identificação com o Senhor em forma de oração, gratidão e louvor. 26-09-2022
     A CHUVA Fim de setembro com muita chuva. Água caindo aos borbotões fazendo bem às plantações e alegrando os corações. A chuva tem a sua importância, sua grande relevância para a natureza, pois tem a sua importância e a sua beleza. Daqui eu ouço os passarinhos cantando, agradecendo ao Criador e o louvando enquanto muita gente da chuva está reclamando. 26-09-2022
  AMO LOUVAR AO SENHOR Amo cantar os hinos da Harpa Cristã. Eu canto desde criança os hinos deste hinário que fez 100 anos este ano (1922/2022). Eu sei que isto interessa a pouca gente, mas com certeza interessa a alguém, além de mim. De vez em quando me vem à mente e ao coração alguns desses hinos e eu sei que é um sentimento, algo divino que me leva a louvar o Senhor com um maravilhoso hino da Harpa. Os hinos originais desse hinário são 524, depois colocaram outros também lindos, mas eu sempre cantei os originais e as lembranças são muitas, a emoção é muito grande, como é bom louvar ao Senhor! Às vezes as lágrimas descem de tanta alegria pela presença de Deus, pois Deus habita no meio dos louvores. A função principal dos anjos é servir e adorar a Deus com louvores, proteger e guardar os servos de Deus aqui na terra. "O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra". (Salmo 34.7)
  VOCÊ NÃO LEVA JEITO PRA COISA Quem nunca ouviu ou nunca disse isto? "Eu não levo jeito, mas posso aprender e levar jeito, afinal ninguém nasceu perfeito". Ouvimos isto e geralmente somos descartados de imediato. Os grandes gênios, os sábios, também não levavam jeito pra nada. Ninguém nasce com jeito pra nada, nem andar consegue e falar menos ainda, mesmo sendo uma criança linda. Com jeito todo mundo leva jeito pra alguma coisa. É só dar um voto de confiança e ter um pouco paciência. 26-09-2022.
  MINHAS VISTAS Depois de escrever milhares, ou até milhões de versos e sei lá quantos mil artigos, crônicas, poesias, diálogos e até piadas, algumas totalmente sem graça, a minha vista embaça como se eu tivesse tomado cachaça. Eu sabia que uma hora isto ia acontecer, pois o que se gasta e não se repõe um dia acaba como um muro que desaba. Minha vista enfraqueceu e isto hoje é fato. Mas eu, que sou teimoso, pretendo continuar lendo, escrevendo e também me cuidando para continuar enxergando enquanto eu ainda estiver respirando. (27-09-2022)
  CANTINHO Cantinho rima com carinho, é bom receber carinho num cantinho, ainda que seja só um pouquinho. Cantinho pode ser um lugarzinho em que se vive sozinho, longe do vizinho, mas também pode ser um lugar diferente onde vive mais gente. O importante é viver num cantinho desfrutando de carinho de um amor, de um amorzinho, que não nos deixa sozinho. Cantinho rima com carinho e quem não gosta de um cantinho com amor e com carinho? 27-09-2022.
  O AMOR DE DEUS NOS CONSTRANGE Somos chamados de fanáticos, ridículos e até de inúteis. Mas o amor de Deus nos constrange, ou seja, nos fortalece e nos impulsiona e seguir a Cristo. É um amor denso, profundo, grande, imenso e real. O amor que supera todo entendimento e nos transforma a cada dia para sermos cada vez melhores. É este amor que nos constrange e ao mesmo tempo nos fortalece. Podem nos chamar de ridículos, de analfabetos, mas na verdade o nosso objetivo não está limitado a esta vida, mas vai muito além. Temos um lugar infinitamente melhor do que este mundo onde viveremos eternamente. (Cícero Alvernaz)
  NASCI COM ESSE DOM Eu não tenho culpa de ter nascido assim. Eu nasci para pensar, refletir, amar, questionar, escrever, inventar histórias, escrever poemas, criar, imaginar, sonhar e por fim produzir e materializar sonhos em cima de circunstâncias do dia a dia. Nasci com esse dom e se alguém não acha isto bom é só ignorar o que eu faço. 27-09-2022.
  SAÍ E VOLTEI Eu não ia sair, mas também não queria ficar. Entre ficar e sair eu preferi ficar, mas depois resolvi sair. E assim eu saí, mas logo resolvi voltar. Quando cheguei e entrei me lembrei que eu precisava sair. De repente eu parei e me perguntei: Afinal, eu saio ou fico? Entre ficar e sair eu resolvi deitar e dormir. Pelo menos assim eu parei de ficar e de sair, descansei, dormi e sonhei, mas logo depois acordei, levantei, saí e depois voltei. 27-09-2022
     CHUVA INSISTENTE Chove por aqui uma chuva insinuante e gotejante que vem cantante e cai nesse instante de forma elegante. "Chove chuva, chove sem parar", mas uma hora ela para, ela se cansa de cair e vai descansar, vai dormir. A chuva é insistente, mexe com a gente, pois é líquida e transparente. Setembro está terminando molhado, lacrimejando e cantando ao som da chuva que cai no telhado. 28-09-2022
  A DANÇA DA VIDA Quem ama perdoa, quem crê abençoa, quem brinca caçoa, quem briga magoa, o pássaro voa e longe se vai. Enfim é assim a vida que segue e às vezes persegue, porém não alcança e isto é pra todos: pro moço, pro velho e até pra criança. Quem ama cuida e não se descuida daquilo que ama. Quem ama perdoa, quem crê abençoa, quem brinca caçoa, quem briga magoa e o pássaro voa e longe se vai. Assim é a vida do filho e do pai. 28-09-2022.
  PATRIOTAS Faço parte do pessoal que canta o Hino Nacional, respeita a nossa Bandeira e também canta o seu hino. Nós somos chamados pejorativamente de patriotas, mas, na verdade, somos patriotas e não temos vergonha de sê-lo, afinal somos cidadãos brasileiros. Infelizmente nem todos os brasileiros amam esse País, cantam o seu hino, hasteiam a nossa bandeira e se vestem com as suas cores verde, amarelo, azul e branco. São pessoas impatriotas e algumas chegam até a pisar, a queimar e até a urinar e defecar sobre a nossa Bandeira. Felizmente, graças ao nosso presidente, muitos estão aprendendo a amar e a respeitar os nossos símbolos. Espero que mais pessoas se tornem patriotas, pois aqui é o nosso país, a nossa terra onde nascemos e aqui vivemos. (28-09-2022)
     OS BONS JÁ ESTÃO SENDO PERSEGUIDOS Chegará um dia em que será proibido ser bom. Os bons serão perseguidos, pegos, amarrados, amordaçados e obrigados a se tornarem maus. Mas os bons não conseguem ser maus, fazer maldade, agredir e cuspir em alguém, como os maus fizeram com Jesus. Esse dia chegará porque os bons serão considerados perigosos e isto prejudicará os maus e os seus intentos. Os bons serão perseguidos, alcançados e ameaçados e poderão pagar com as suas vidas por teimarem em serem bons. Em parte já vivemos esse tempo. Quem acompanha os noticiários diários já vê isto. Quem teimar em continuar sendo bom poderá pagar com a sua própria vida por sua teimosia em continuar fazendo o bem. (28-09-2022)
  PÃO Pão alimento, sustento, força, sabor, saúde pro corpo que nos revigora e a gente às vezes implora todo dia, toda hora. Pão pode ser arroz e feijão, comida tão boa que Deus abençoa no prato, na mesa, também na panela na hora que é feita e a gente aceita se alguém oferece. É o pão que Jesus um dia pediu: "O pão nosso de cada dia nos dai hoje." Esse pão é bendito, alimenta o aflito, alimenta o fraco e a todos dá vida. 22-09-2022
  QUEM NUNCA PASSOU POR ISTO? "Não tem problema, foi só um errinho, uma pequena derrapada, uma falha normal e casual". Quem nunca passou por isto? A vida é cheia dessas coisas, somos humanos e como tal isto acaba sendo algo normal. Quantas vezes já ouvimos isto! Gosto de lembrar e de avaliar essas coisas. Como não tenho com quem conversar acabo escrevendo e remoendo coisas passadas. Tem coisas que ficam e se petrificam em nós. Somos um grande livro no qual há passagens diversas, encontros e desencontros, incidentes e acidentes. Às vezes damos risada de coisas que lembramos e que continuam vivas em nossa mente. Depois adormecemos e sonhamos com um mundo infinitamente melhor. (22-09-2022)
  ISTO ACONTECE MUITO Às vezes a pessoa está num grupo de amigos e o grupo fala de tudo um pouco, de acordo com o gosto de cada um e conforme as conveniências. Dão risada, contam piada e alguns até bebem um pouco além da conta. De repente um dos amigos começa a falar sobre a sua fé e a sua crença em Deus e isto soa como jogar água no fogo. Aos poucos aquele grupo, antes tão unido, começa a se dispersar. Às vezes ficam dois ou três e esses vão saindo e só fica aquele amigo que ousou falar de sua crença em Deus e de sua fé. Certa vez, eu e um amigo fizemos isto e em poucos minutos estávamos sozinhos numa grande sala onde antes estavam presentes várias pessoas. Até hoje não entendi por que acontece isto. A única explicação é a falta de interesse pelas coisas de Deus. (22-09-2022)
  SÃO PEDRO DO AVAÍ Saí da minha terra: São Pedro do Avaí, eu era muito jovem e vim parar aqui. Eu era quase um menino e viajei sem destino. Eu era bem jovem ainda, eu era muito franzino. Hoje eu tenho saudade do lugar onde eu nasci. Onde vivi minha infância, desde os tempos de criança, em São Pedro do Avaí. 23-09-2022.
  O CACHORRO PRETO E BRANCO Ontem eu vi um cachorro preto e branco deitado junto a um portão e percebi o seu olhar e o seu jeito de se comunicar comigo. Acabei me tornando seu amigo, mesmo sem o conhecer. Percebi que alguém colocou uma vasilha com algum alimento perto dele. Ele me pareceu doente, embora atento e me olhando como se quisesse falar alguma coisa comigo. Me aproximei dele e falei algo que ele aparentemente entendeu. Depois o meu ônibus chegou, eu embarquei, mas continuei pensando no meu mais novo amigo. (23-09-2022)
  JOGO DOS SOLTEIROS CONTRA OS CASADOS Quando eu era criança tinha o jogo de futebol dos solteiros contra os casados. Eu assistia curioso esse jogo, ou treino, pra ver quem era casado e quem era solteiro. Eu sempre fui curioso. Geralmente os casados eram os mais velhos e até por isto os solteiros quase sempre ganhavam. Isto acontecia lá no campo de São Pedro do Avaí geralmente num sábado à tarde. Hoje se inventassem um jogo desse ia ser meio difícil porque solteiros e casados se misturaram. Hoje tem também os divorciados, os largados, os encrencados, os amasiados, os enrolados, os abandonados e os que foram chutados. Não sei se hoje ia ter como fazer esse jogo de futebol. Mas poderia fazer o jogo dos casados contra o resto. Hoje tem mais "resto" do que casados. Tempo bom que eu passei lá em São Pedro do Avaí que naquele tempo tinha umas seis ruas, mas pra mim era como se fosse uma importante cidade. (01-06-2021) Cícero Alvernaz (autor)
  O PRESENTE O marido deu um presente para a mulher para que ela nunca se esquecesse dele. Ela ficou alegre e curiosa imaginando qual seria esse presente e quando viu o presente não entendeu, pois era um par de chinelo, sendo um de cada cor. A mulher, sem entender, lhe perguntou o que era aquilo, pois era um chinelo de cada cor e ele lhe disse que assim ela nunca ia se esquecer dele. Ela não entendeu e ele explicou que se fosse de cores iguais ela ia usar e ia acabar com eles. Sendo da mesma cor ela não ia usar, eles não iam se acabar e sempre quando olhasse para eles ela ia se lembrar dele. Eu fiquei pensando: se as pessoas usam as roupas de cores diferentes podem também podem usar os calçados de diferentes cores. (24-09-2022)
  O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO Há coisas que não se fala, mas se cala e se sente. Não adianta falar a esmo, é melhor falar consigo mesmo e sentir. É melhor ouvir do que falar, pois mais responsabilidade tem quem fala do que quem apenas ouve. Deixa o tempo falar, ele é o senhor da razão. Amanhã será um novo dia, uma nova etapa na vida, um novo sol, uma nova perspectiva, um novo sonho, uma nova realidade. Deixa a água correr e levar os seus estranhos objetos. Deixa a vida te dar os seus afetos. O tempo é o senhor da razão, ele é o nosso conselheiro e o nosso guardião. (24-09-2022)
  AS APARÊNCIAS ENGANAM As aparências enganam, por isso tem muita gente comprando gato por lebre. Hoje está assim e está cada vez mais assim, pois a aparência hoje é fundamental, mas há algo bem mais importante do que a simples aparência. Existe uma coisa chamada conteúdo e outra chamada interior e isto é o que vale no final das contas. A aparência engana, pois ela pode ser vazia e enganosa, porém para muitos a aparência é o que importa. Por isto hoje se valoriza tanto a beleza e existem tantos concursos de beleza. Alguém já disse em tom de brincadeira: "A aparência é mais importante porque o que a pessoa tem por dentro ninguém vê." Mas o que ninguém vê também existe e no resultado final o que mais importa realmente é o resultado e não a aparência. (25-09-2022.
     ESCREVER Para que escrever? Que mania que você tem? Escrever pra que? Escrever por que? Escrever pra quem? Eu escrevo pra ninguém, ou pra quem gosta de ler. Escrevo porque gosto e porque assim me sinto bem fazendo aquilo que gosto. Não tenho outro motivo, não ganho nada com isto a não ser o prazer de escrever e depois me ler. Sou assim: apaixonado pela escrita, pois é uma forma de falar comigo, ser o meu amigo e me conhecer melhor. Isto também me faz bem porque me sinto útil fazendo isto porque sei que alguém, mesmo sem querer, vai acabar lendo, talvez de raiva, ou por curiosidade. Eu escrevo por amor, e nunca por maldade. 25-09-2022.
  O CASO DO ZEBEDEU O Zebedeu bebeu e caiu perto da borracharia do Tadeu. Quem viu isto não fui eu, mas muita gente viu o que aconteceu. Teve gente que passou, viu o Zebedeu e não o socorreu. Afinal, ele caiu porque bebeu. É uma coisa normal uma pessoa cair por causa da pinga que bebeu e foi isto que aconteceu com o Zebedeu. Muita gente passou e se comoveu com a situação do Zebedeu. O Tadeu quando percebeu se entristeceu quando viu aquela situação que se deu. Chamou a ambulância pra socorrer o Zebedeu, afinal ele pensou que fosse um acidente e por isto muito se comoveu. Quando a ambulância chegou, socorreu o Zebedeu e depois de um rápido exame uma garrafa de pinga o enfermeiro lhe deu e ele agradeceu. O João da Cleuza foi quem me contou e jurou de mãos postas que esse caso realmente aconteceu. (25-09-2022)
  POÇOS DE CALDAS, MG Entre morros, cachoeiras, fontes de águas minerais, matas, pedras, praças, riquezas, belezas naturais, vulcões extintos, canções e ilusões situa-se Poços de Caldas, cidade linda demais, que fica em Minas Gerais. A cidade cresceu, mas não perdeu o seu aspecto natural de beleza fenomenal. Tem o bondinho que leva ao Cristo, tem um misto de beleza e grandeza, é cercada pela natureza que se acende e transcende. Tem a fonte dos amores e os amores da fonte, tem o seu horizonte, seus mistérios e sua beleza cativante. Poços de Caldas é terra de boa gente cidade conhecida e admirada mundialmente. (07-05-2022)