Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 20, 2022
  BOA PERGUNTA! O que a gente faz quando está com sono? A resposta aparentemente correta é: dorme. Quando a gente está com sono é sinal que o sono está com a gente. Se a gente não pode dormir tem que espantar o sono. Mas a criança não entende isto, por isto dorme em qualquer lugar e a qualquer hora. Dorme quando chega e quando vai embora. O que a gente faz quando está com sono? Eu estou com sono agora e não sei o que fazer. Por isto estou perguntando. 25-02-2022.
  AS FOTOS DE MANHUAÇU Vejo as fotos de Manhuaçu e me pergunto: Será que um dia eu volto lá? As fotos me veem e ficam me olhando, talvez tentando responder a minha pergunta, mas eu não ouça nada. Vejo os contornos, os entornos, as calçadas, a escadaria da Petrina e vejo uma menina subindo, contando os seus passos no seu compasso, no seu cansaço. As fotos são frias, indiferentes, mas eu as vejo com carinho e saudade, afinal, Manhuaçu é a minha cidade. 25-02-2022
  "ESSE AÍ VAI SER POETA!" Deus olhou pra mim e disse: "Esse aí vai ser poeta!". Comecei a minha jornada com quase nada, às vezes não tinha nem caneta, mas tinha vontade e uma crescente inspiração. Sentia que precisava escrever, que tinha algo para escrever que valia a pena, valia o sacrifício. Não demorou muito e este foi o meu ofício, a minha carreira, o meu afã. As palavras jorravam de mim, brotavam e se espalhavam pelo capim que crescia na roça de milho e café. Eu escrevia com fé, apesar das dificuldades e da crítica alheia, escrevia também na areia e até nas paredes. Era muita sede, muito desejo represado e aos poucos os meus versos estavam materializados. Comecei assim e isto pra mim foi uma alegria, um sorriso do dia, pois enfim eu descobri a poesia. (25-02-2022)
 PA RA QUE SERVE O VICE PREFEITO? Essa pergunta é antiga e sempre vem a tona. Tem gente que é contra essa figura muitas vezes decorativa do vice prefeito, mas tem gente que é a favor. Na minha opinião se não tivesse vice não ia fazer falta nenhuma e ainda economizaria muito dinheiro. Se não tivesse vice prefeito assumiria normalmente o presidente da Câmara de Vereadores em caso de ausência do prefeito. Mas o vice existe desde a Colonização e já fizeram até piada com essa figura. Já existe o presidente da Câmara que é a segunda pessoa em caso de substituição, em caso de vacância do cargo. Para que então serve o vice prefeito? E isto serve para todos os demais cargos, tanto para o presidente da República quanto para os governadores. Isto seria uma economia, mas tem alguém preocupado com economia? 26-02-2022
  BANANA Sempre gostei de banana. Tem gente que pensa que só macacos gostam de banana. Tem uma música antiga que diz: "Não sou macaco, mas eu gosto de banana". A banana é a fruta mais comum que existe, também é uma das mais consumidas, apesar do seu preço. Como banana desde criança. Meu pai colhia os cachos e os pendurava no telhado com uma corda e todo dia eu olhava para ver se já estavam maduras. Chegava a sonhar com as bananas madurinhas quase saindo do cacho, prontas para serem devoradas. Mas no outro dia eu olhava e elas estavam lá, verdes ainda. Eu tinha uma verdadeira obsessão por banana, se deixassem eu comia até a casca. Até hoje eu gosto, geralmente compro na feira porque é melhor e mais barato. Assim fui crescendo, mas esse gosto nunca saiu de mim e hoje recordo essa fruta que marcou muito a minha infância e adolescência lá no interior de Minas, onde nasci e fui criado. (26-02-2022)
  NO DIA QUE ME MATARAM No dia que me mataram eu saí sem destino e fiquei invisível vagando pela rua. Eu não sabia que tinha morrido, se soubesse teria atravessado a rua sem olhar e depois teria pulado da ponte e me deitado e dormido na linha do trem. Eu não sabia que morrer era isto, que era assim tão leve e tão estranho. No dia que me mataram eu saí da igreja e caminhei sem rumo pela rua. Eu não sabia que estava morto, mas sentia algo diferente por dentro. Sentia uma tristeza e um desânimo que invadiram meu corpo. Me mataram sem me apunhalar, sem disparar um tiro sequer. Apenas alguém me disse: "Você está desligado". Depois de 40 anos de trabalho na igreja alguém, sem me dar um tiro, ou uma facada, me matou e nada mais restou de mim. 26-02-2022
  QUANDO ME APAIXONEI O mundo parou, a terra girou e tudo mudou quando me apaixonei. A estrada sumiu, o céu se abriu, a vida fugiu, sorri e chorei quando me apaixonei. O sol se escondeu, meu peito doeu, deixei de ser eu, o que eu era não sei quando me apaixonei. Fiquei sem espaço, prendi-me num laço, queria um abraço, sem rumo eu fiquei quando me apaixonei. 24-02-2022.
  "CÊ SABE SABE CUM QUEM TÁ FALANO?" "Cê sabe cum quem tá falano? Respeita o meu status social!". Já ouvi isto algumas vezes. São pessoas que nos olham de cima pra baixo e nos depreciam, como se fôssemos seres inferiores, ou inferiorizados. Interessante que quando a pessoa morrer vai pra mesma cova e será esquecido como todos são. Quando uma pessoa morre, alguns dias depois alguém lembra, às vezes até coloca o nome dela numa rua, ou numa praça, mas depois todos a esquecem. A morte nivela todos, coloca todos no mesmo embornal, como alguém já disse. Quando o cara está por aqui "bota banca", como se diz, mas depois se iguala a todos que já se foram. Tenho pensado muito nisto e às vezes chego a imaginar que do jeito que está esse mundo quem morre ganha a sorte grande, ou pelo menos sai daqui. Por falar nesse mundo, começou mais uma guerra onde já morreram centenas de pessoas. Esse mundo está podre já faz tempo. (25-02-2022)
  CHORA QUE DEUS VAI TE SOCORRER Chorar não é sinal de fraqueza, não é sinal de moleza e pode ser sinal de grandeza. Jesus chorou diante dos seus, sendo ele o próprio Deus. Todos os grandes homens choraram. Todo ser humano sente tristeza e tem uma alma indefesa que precisa de algo, de alguém, e chora também. Chorar é sinal de grandeza, de sensibilidade, de amor, e até mesmo de bondade. Por isto, chore quando sentir vontade, quando o coração se entristecer e não tiver mais a quem recorrer. Chora, que Deus vai te abraçar e, com certeza, vai te consolar. 24-02-2022
      UNS E OUTROS Um é escrivão, e o outro é alfaiate, um dirige caminhão e o outro é mascate. Um é escritor, e o outro é doutor, um prega a descrença, e o outro prega o amor. Um mexe com as leis, pois é advogado, o outro é feirante, e tem o seu mercado. Um é motorista, e o outro é cambista, um anda no mato, e o outro anda na pista. Tanta gente é bem assim, cada um vive na sua, alguns moram em casa, e outros moram na rua. Um é religioso, e o outro é ateu. Um destes é você e o outro aqui sou eu. 25-02-2021.
  UM DIA A GENTE SE REENCONTRA "Você se lembra dele? Ele morreu ontem". Olhei a foto e me lembrei dele, baixei a cabeça e chorei. Meu amigo morreu ontem, não faz muito tempo eu falei com ele. Foi um encontro rápido e repentino, falei com ele como se falasse com um menino, lembrei da bola de meia e do "jogo de birosca", que era como a gente chamava o jogo de bolinha de vidro. Não demos nenhuma risada, afinal a vida está dura e as risadas estão escassas. Ontem o meu amigo morreu e as lembranças me vem juntamente com as lágrimas quentes e teimosas. Assim é a vida: a lei da sementeira e da ceifa. Ele foi ceifado pela morte, mas ficaram as lembranças, o carinho, a amizade e, logicamente, a saudade. Adeus meu amigo! Um dia a gente se reencontra. (25-02-2022)
  EU NO BOULEVARD Hoje eu fui no centro da cidade para dar umas voltas e cuidar de assuntos pessoais. Gostei do que vi, o cuidado, a limpeza e tudo mais. É uma pena que o restante da cidade está bem diferente, embora a administração esteja atenta e afim de minimizar os problemas. Eu comentava com o motorista do Uber: toda cidade é assim e ele citou algumas cidades menores onde, segundo ele, a situação geral está bem melhor. Mas no centro está uma beleza, isto também acontece em outras cidades do mesmo porte de Mogi Guaçu. Fui ao Boulevard e fiquei encantado com aquele Shopping. Entrei numa Adega, por curiosidade, e após conversar um pouco com o atendente ele me perguntou se eu queria tomar uma "cachaça quente". Na verdade lá deve ter todos os tipos de cachaça. Fiquei curioso com a diversidade desta bebida que passarinho não bebe. No fim, eu não tomei "cachaça quente, nem fria", mas satisfiz a minha curiosidade.
  BOLSONARO É ACLAMADO POR MULTIDÃO EM RIBEIRÃO PRETO SP. Estava vendo um vídeo no Youtube em que o presidente Bolsonaro foi aclamado por uma multidão de milhares de pessoas em Ribeirão Preto, SP. Não quero entrar no mérito da questão, mas isto obviamente deixa claro a grande popularidade do presidente. A imprensa, em geral, nega, escamoteia, dribla, tergiversa, mente, desinforma, mas não há como lutar contra a realidade. Quando um governante fica ao lado do povo, trata a todos com humanidade, carinho e se empenha para ajudar a população, não se esconde, não se ausenta, não rouba é isto que geralmente acontece. A coisa mais fácil do mundo é gostar do Bolsonaro. O homem é uma fera, uma sumidade em se tratando de político e presidente da República.
  GERÚNDIO, VÍCIO DE LINGUAGEM Gente, não é por nada não, mas "vou estar falando, vou estar caminhando, vou estar conversando, vou estar chamando, vou estar convidando, vou estar vendendo, vou estar fazendo, vou estar agradecendo..." são vícios de linguagem que devem ser evitados, pois são recursos, ou formas que não existem na nossa língua. Alguém, não sei por que, inventou isto e muita gente usa por aí na maior tranquilidade. Isto é vício de linguagem e deve ser evitado quando se está escrevendo e quando se está falando. Não estou corrigindo ninguém, só estou dando um toque. 24-02-2022
  QUANDO ME APAIXONEI O mundo parou, a terra girou e tudo mudou quando me apaixonei. A estrada sumiu, o céu se abriu, a vida fugiu, sorri e chorei quando me apaixonei. O sol se escondeu, meu peito doeu, deixei de ser eu, o que eu era não sei quando me apaixonei. Fiquei sem espaço, prendi-me num laço, queria um abraço, sem rumo eu fiquei quando me apaixonei. 24-02-2022.
  CANSEI DE ESCREVER SOBRE MINAS Cansei de escrever sobre Minas e agora não escrevo mais. De agora em diante eu só vou escrever sobre Minas Gerais. É bom a gente mudar de vez em quando, quem fica parado é poste e carro quebrado. Sempre fui muito conservador, mas agora pretendo mudar um pouco. Escrevi muito sobre Minas, escrevi até demais, mas agora eu só vou escrever sobre Minas Gerais. Pode parecer uma brincadeira, mas não é. A gente cansa de bater na mesma tecla, de andar na mesma bicicleta, mas o poeta tem que mudar de vez em quando para não virar poste. Goste ou não goste isto faz parte da vida. Tem gente que é igual ponto de ônibus: só muda de lugar se alguém o mudar. Já escrevi muito, já escrevi até demais, por isto cansei de escrever sobre Minas e agora não escrevo mais. De agora em diante eu só vou escrever sobre Minas Gerais.
  TESTE Fui fazer um teste em Santa Bárbara do Oeste sem saber qual teste eu ia fazer. Não levei caneta, não levei papel, fui de mão vazia sem nada saber. Quando lá cheguei e me apresentei um homem grandão olhou minha mão. Minha mão macia, feito um papel, ele examinou. Me disse: o serviço que eu tenho aqui é coisa de macho e você parece uma costureira com essa mão macia e esse jeito mole feito um pudim. Eu falei pra ele: "mas eu sou bem macho e faço de tudo que o senhor quisé: faço arroz, café, faço até pudim, homem, por favor, acredite em mim. Eu sou cozinhero, sou bom e ligero, sei fazê tempero, sei fazê arrois". O homem me disse: deixa de tolice. Com essa mão assim toda afinada não serve pra nada, pega sua estrada volta para trais e não volta mais. 22-02-2022.
  PROBLEMAS, QUEM NÃO TEM? Uma pessoa me perguntou: "O que você tem? Eu respondi: problemas. Mas quem não tem problemas? Eu às vezes tenho tantos que não sei qual resolver primeiro. Existe o probleminha, o problema e o problemão. Quem define o tamanho do problema é a própria pessoa "dona do problema". O maior problema é aquele que a gente depende de terceiros para resolver, porque geralmente ficamos expostos a chantagens e acabamos tendo que pagar e até implorar para a pessoa resolver. Eu estou vivendo esta situação: dependo de uma Operadora para resolver um problema que eles mesmo criaram. Mas estou disposto a ir até onde for preciso, só não quero mais pagar por algo que não funciona. Felizmente, hoje existem serviços de auxílio ao consumidor, um deles é o Procon. Mas Deus está na frente e eu espero que não seja preciso "botar a boca no trombone". (22-02-2022)
  EU GOSTO Eu gosto de você um tanto que nem sei o quanto. É tanto e mais um tanto que eu nem sei o quanto e às vezes até me espanto e me encanto pelo tanto que eu gosto e mais gosto que às vezes aposto que ninguém gosta tanto de alguém como eu gosto de você. 23-02-2020. Cícero Alvernaz
     GRATIDÃO Mogi Guaçu me recebeu de braços abertos no distante ano de 1972. Cidade pequena, mas para mim era grande, linda e interessante. Quando aqui cheguei eu estranhei o cheiro que saía de uma fábrica de papel e a fumaça que saía das chaminés das cerâmicas, o pó nas ruas, os buracos nos bairros, mas depois entendi que isto faz parte de uma cidade movimentada e que está em franco crescimento. Fui bem recebido, fiz amizades, me firmei numa igreja muito abençoada, arrumei trabalho: comecei como servente de pedreiro, mas não me adaptei bem ao serviço, fui vendedor de enxoval na rua e prossegui a minha caminhada. Voltei a estudar, encontrei um primo que foi uma espécie de pai para mim. Enfim, dei um jeito na vida, como se diz. Hoje, 50 anos depois eu olho para trás e agradeço a Deus pela minha vida e pelas inúmeras vitórias que Ele me concedeu. Mogi Guaçu, para mim, foi um porto, um berço, uma guarida, foi bênção pra minha vida, foi tanto que eu nem mereço, mas hoje feliz agradeço.
  PARA GOSTAR DE POESIA Para entender e gostar de poesia tem que ter sensibilidade. Tem que sentir um toque na alma, no corpo e, especialmente, no coração. Tem que viver e reviver, querer e sentir, chorar e sorrir. Para gostar de poesia é preciso refletir e admitir que sonha, que ama e que deseja. Tem que olhar o dia e ver nele uma poesia, um canto, um encanto, um alento, mesmo no sofrimento. Para entender e gostar de poesia é preciso descer e subir, levantar e cair e admitir que é carente, que é dependente. Para gostar de poesia não é preciso ser poeta, mas é preciso, sobretudo, ser consciente, ser gente. (23-02-2019).
  CONSTATAÇÃO Neste meu mundinho de versos que eu me atrevo chamar de "poesia", fiz uma constatação: as mulheres gostam mais de poesia do que os homens. Elas se identificam mais com o "espírito da poesia", são mais sensíveis, são mais atentas e também são mais exigentes. Aprendi também que a verdadeira beleza da poesia está na sua simplicidade. Por isto que tanta gente se identifica com os meus versos. Eu poderia "escrever difícil", mas seria difícil para muitas pessoas entender os meus escritos e eu quero dar oportunidade a todos que me leem. (23-02-2017)
  FAMA E DINHEIRO O dinheiro traz a fama, a fama atrai o dinheiro, dinheiro e fama se convergem numa mesma direção. Sem fama não tem dinheiro, sem dinheiro não tem fama, dinheiro e fama fazem a cama onde a pessoa se deita e ama. O pobre não tem fama nem dinheiro, é pobre porque não tem dinheiro e porque não tem dinheiro não tem fama. Na verdade, o pobre não tem cama, mas se deita onde encontra algum espaço, seja na rua, ou num banco, ele faz ali o seu local de repouso e mesmo vivendo assim vive sempre esperançoso. 23-02-2022
     O MINEIRO E O TREM Em Minas quando uma pessoa não sabe o nome correto de algum objeto o chama de trem. Este é o nome comum, o nome usado para quase tudo. É um substantivo comum, aquele que serve pra vários objetos em diversas situações. Esse jeito mineiro acaba facilitando as coisas. O meio de transporte sobre a linha férrea, conhecido como trem, na verdade é uma locomotiva que viaja sobre a linha transportando gente ou carga. Mas o mineiro se fixa mais no "seu trem" do dia a dia. Isto, evidentemente, já deu origem a muitas piadas e também a alguns exageros. Afinal, nem todo mineiro chama tudo de trem. O vocabulário do mineiro é muito rico, mas o trem foi que pegou mais e até hoje faz muito sucesso. Mas não é só o mineiro que fala trem e o mineiro não fala "só trem". Portanto, há um exagero nisto e esse exagero é bom, ajuda o mineiro e acaba sendo uma forma de ganhar dinheiro. Afinal, tudo quando é bem usado poderá dar lucro. Por exemplo: quem inventou o avião,
      VOCÊ Você é a luz do meu dia, a rima da minha poesia, o azul do meu céu, a doçura do meu mel, a estradinha em que eu caminho. Você é o sorriso da minha boca, a minha vontade mais louca, a doçura de um carinho. Você é o gosto do meu queijo, a ternura de um beijo, do céu a constelação. Você é o livro que eu leio e que sempre manuseio, é meu mais lindo passeio, é a minha devoção. 23-02-2022
      FOTO Se a foto é da mesma pessoa, por que uma foto é tão diferente da outra? Eu tenho foto parecendo comigo, outra se parece com um amigo, outra se parece com um suposto inimigo e, por fim, eu tenho outra que não tem nada de mim e às vezes eu fico parecendo um pé de amendoim. Pode isto, meu Cristo? 13-01-2022.