Postagens

Mostrando postagens de março 20, 2022
  TODA SOLIDÃO DÓI A solidão pode ser ausência não só de uma companhia, mas ausência de esperança, ausência de sonho, de amor e de calor. A solidão é mais do que ficar sozinho, é ficar sem carinho e sem perspectiva, sem um amigo, sujeito aos perigos da noite e aos dissabores do dia. Uma noite sozinho é uma eternidade, dormir e acordar sozinho, virar e desvirar cama longe da pessoa que ama, sonhar e não se encontrar no sonho, depois acordar aflito e tristonho. A solidão é um mundo vazio, é vagar sozinho, triste e com frio. 26-03-2022.
  OPÇÃO Opção é escolha, ou a possibilidade de escolher e ter o que mais gosta, ou o que mais gostou entre várias opções. É um direito da pessoa, afinal se eu não posso escolher eu não tenho opção, tenho que pegar, pagar e levar aquilo que colocarem na minha mão. Isto é injusto, afinal eu estou pagando e portanto devo escolher a cor, o modelo, a comodidade, a capacidade e a facilidade que me oferece o produto que eu comprei e pelo qual eu paguei. Se eu não tiver opção de escolha o objeto é, ou pode ser, suspeito. Afinal, por que ninguém escolheu ele antes de mim? Fica a pergunta no ar. (24-03-2022)
     MINHA CONSTRUÇÃO Nem eu sei como escrevo, nem eu sei como percebo e essas coisas recebo as quais me vem não sei de onde. Não sei onde está nem onde se esconde a minha poesia. Ela pode vir de madrugada, de noite ou durante o dia. Pode vir até no meu sono quando estou no meu abandono sonhando e descansando. Se você me perguntar de onde vem a minha inspiração eu respondo que vem do coração, depois passa pela mente e pousa na minha mão. É assim que eu faço a minha construção. 25-03-2022
  MAGIA Seu olhar de menina desprotegida atrai o meu olhar. Nos olhamos e nos afastamos aos poucos sentindo a luz que nos toca. Sem palavras falamos e nos comunicamos no espaço imenso que nos une. De novo nos olhamos e uma estrela pisca no seu olhar. Tudo nos aproxima e nos separa na magia desse momento. (Cícero Alvernaz, autor)
  CARINHO Carinho pode se expressar através de uma palavra, de um olhar, ou de um gesto. Carinho pode se expressar através de uma atitude por mais simples que seja. Pode se expressar através de um sorriso e até de um pensamento. Carinho pode se expressar a qualquer momento, seja na chuva ou no sol, seja de manhã, durante o dia, ou no pôr do sol quando a tarde dá lugar à noite e as cortinas do dia se fecham. Carinho é algo simples, porém valioso. É um momento auspicioso que implica em alegria e gozo, em amor e em simplicidade. Carinho, enfim, é praticar o amor, a poesia e a amizade. (29-03-2022)
  UM AMOR QUE NÃO EXISTIA Já amei muito, já sonhei acordado, já viajei deitado imaginando coisas que não existem, mas que insistiam em existir. Já corri morro acima, já rolei morro abaixo, já caminhei léguas numa estradinha apertada, já atravessei rios em pinguela, já fiquei olhando da janela esperando o seu regresso e hoje eu confesso: de nada me arrependi. Afinal, vivi um bom momento, corri atrás do vento, sonhei em pleno dia, sentia dor, mas tinha alegria, sonhei com um amor que não existia. 26-03-2022.
  DINHEIRO Dinheiro pra isto, dinheiro pra aquilo, dinheiro pra comprar um quilo de ração pro gato, dinheiro pra eu comprar um sapato (aproveita e compra logo um par), mas isto não é hora de brincar, é hora de pedir, de insistir e até de chorar. Haja dinheiro pra tanta coisa, pra atender tantos pedidos com tanta insistência e tanta exigência. Eu quero isto, eu quero aquilo. Eu quero dinheiro pra comprar um quilo de ração pro gato, dinheiro pra comprar um sapato (aproveita e compra logo um par), mas isto não é hora de brincar, é hora de insistir e até de chorar. Espera um pouco que eu vou os seus pedidos anotar. 24-03-2022
  O HOMEM QUE SABIA TUDO DE ONÇA Um cara da cidade foi dar um passeio na roça e quando chegou na casa de um morador começaram a conversar e o assunto preferido desse morador era onça. Ele sabia tudo sobre esse animal e começou a sua "aula de onça". Falou da onça pintada, da rajada, da branca, da preta, da violeta e até da que faz careta. O visitante ficava mais admirado à medida que a aula ia se estendendo. Já estava até cansado de ouvir sobre onça. Parece que o morador só entendia de onça. O visitante então o interpelou e quis saber como ele aprendeu tanto sobre esse animal e o morador disse que sabia mais ainda e podia falar a noite toda. O visitante disse: "Por hoje está bom, mas eu queria saber onde o senhor aprendeu tanto sobre onça". O morador, deu uma risadinha característica, deu uma olhadinha para a sua esposa que estava pacientemente ouvindo tudo, apontou para ela e disse: "Eu moro com uma". Claro que isto foi uma brincadeira, uma forma de descon
  O TIRO PODE SAIR PELA CULATRA Tem alguns artistas e até uma conhecida jornalista conclamando os jovens de 16 anos a tirarem o seu Título Eleitoral para votarem contra o presidente. Algumas escolas estão até entregando formulários para alguns alunos. Enfim, há um temor e um tremor entre os esquerdistas quanto a possibilidade clara da reeleição de Bolsonaro. O que essa gente esquece é que muitos desses adolescentes são apoiadores de Bolsonaro, são de famílias que votaram e devem votar nele de novo. Afinal, nem todo adolescente tem a mente tapada e não sabe o que o PT fez com o Brasil durante pelo menos 14 anos. Nesse caso, o tiro pode sair pela culatra, ou seja esses jovens vão acabar votando no presidente. (24-03-2022)
  SOU ASSIM, NÃO TENHO CULPA Eu sei um monte de coisa, mas, na verdade, eu não sei nada porque todo dia eu tenho que aprender mais e refazer aquilo que eu já sei. É uma renovação diária que acaba sendo divertida porque é natural. Sou como uma engrenagem sempre em movimento, uma máquina ligada que não se desliga nem quando dorme. Eu já cheguei a acordar, não sei que horas, e me levantar para escrever alguma coisa que me veio à mente. Escrever com sono é uma experiência que eu não quero pra ninguém. Mas no meu caso foi muito gratificante. Eu sou capaz de inventar coisas de improviso como se fosse uma "embolada, ou um repente". Muita gente não acredita e, principalmente, não dá nenhum valor pra isto. Se eu não fosse bom da cabeça eu seria um louco e, provavelmente, estaria internado. Tem gente que não gosta nem de chegar perto de mim. Até na igreja, parece que não viam a hora de me botar porta a fora. Sou assim, não tenho culpa. (24-03-2022)
  A DANÇA DO TEMPO É na dança do tempo que o tempo avança e corre no vento feito criança. O tempo não para e às vezes dispara, perdemos a hora, perdemos o trem, ficamos perdidos, no tempo esquecidos olhando as horas que escoam no tempo. Ficamos perdidos, aflitos, sentidos, não temos do tempo nenhuma noção. O tempo se esvai qual folha que cai, qual sono profundo que nos acomete e contra o muro, num choque tão duro, ele nos arremete. É na dança do tempo que o tempo se escoa e passa a toa levando a vida. Depois da andança só fica a lembrança da antiga criança no tempo perdida. 24-03-2022.
  QUANDO EU MORRER Quando eu morrer não fale nada, não faça elogios, não "quebre o meu galho" dizendo coisas que eu não era e, na verdade, nunca fui. Não faça discursos fúnebres do tipo: "Ele era um grande homem, um poeta notável", de notável eu não tenho nada, tanto não tenho que poucos me notam quando eu passo e alguns até me negam um abraço. Quando eu morrer, apenas falem o necessário, o óbvio, o trivial, o natural, o normal. De que adianta falar e gesticular se eu não estarei mais aqui para agradecer ou retrucar? Quando eu morrer, deixem-me ir em paz da mesma forma que eu aqui cheguei e por aqui passei. 23-03-2022.
  O PÁSSARO Uma flor de asas, de canto e de penas. Um verso que voa e pousa no galho. É um pássaro solto ganhando os ares, voando sozinho, bem alto ou baixinho, cruzando os mares.
  O PÁSSARO Uma flor de asas, de canto e de penas. Um verso que voa e pousa no galho. É um pássaro solto ganhando os ares, voando sozinho, bem alto ou baixinho, cruzando os mares.
  "TEM GENTE QUE É TÃO BOA QUE NÃO PRESTA" Já ouvi algumas pessoas falarem, se referindo a alguém: "Ele é muito bom, mas ele não presta". Não entendi este paradoxo, mas depois eu soube que a pessoa em questão era tão boa que não servia aos interesses e desejos da outra. Parece muito contraditório. Como uma pessoa pode ser boa e ao mesmo tempo não prestar? Essas coisas sempre rondaram a minha mente. Acho que é por isto que quase ninguém gosta de conversar comigo, nunca "tive sorte no amor" e até a igreja não me quis. Parece estranho, mas isto acontece com muita gente. Parece que a pessoa pra ser boa tem que ter algum veneno, algum cheiro ruim, deixar escapar um palavrão de vez em quando, chegar atrasado nos seus compromissos, comer muito e até ter algum tipo de vício. Esta é a impressão que eu tenho. Para começar, a pessoa não pode ser emotiva. Já fui criticado mais de uma vez por chorar de vez em quando. Agora me cuido mais e procuro chorar escondido, ou d
  TUDO AGORA É CRIME É crime baixar o preço da gasolina, é crime subir o preço da gasolina, é crime andar na rua, é crime a mulher tomar banho nua, é crime chorar, é crime sorrir, é crime chegar, é crime partir. É crime escrever poesia, é crime dormir de dia, é crime dormir à tarde, é crime fazer alarde, é crime reclamar, é crime amar, é crime tomar banho de mar. E quem comete crime um dia vai ter que pagar. 23-03-2022.
  O BRASIL ESTÁ VENCENDO OS INIMIGOS DO PAÍS Cada dia surgem novas narrativas contra o presidente. Por outro lado, a chamada "grande imprensa" não divulga nada do que está sendo feito no Brasil. Além de não divulgar ainda mente ou corrobora com quem está mentindo por motivos políticos e partidários. Eu costumo dizer: Bolsonaro é tão bom que ele consegue driblar essa gente má e leva multidões consigo nas viagens que ele faz para inaugurar obras de Norte a Sul e para anunciar novas obras. Apesar da pandemia e agora da guerra, o Brasil está caminhando. Obras paralisadas há décadas estão sendo retomadas, a Transposição do Rio Francisco parada desde nem sei quando e tantas estradas, pontes e viadutos, Obras na zona rural e na urbana. Quem não vê isto é petista, tem que trocar os óculos, ou é mal intencionado mesmo. Para não dizer outra coisa. (23-03-2022)
  SER ACUSADO É triste ser acusado sem prova. Ser acusado e até xingado, mas não ter nada provado. Um réu a caminho do cadafalso acusado por alguém falso que se julga verdadeiro. A acusação é imputada, colocada, marcada e fica na pele como uma cicatriz. Acusar é fácil, apontar o dedo sem medo e sem cuidado em direção ao acusado sem provas e sem sinal, sem evidência, sem consciência, como se fosse uma brincadeira. Quem acusa é o acusador, o acusado é o infrator, mas sem provas é mais uma prova de que a pessoa que acusa não tem amor. 22-03-2022.
  SERÁ QUE NO CÉU TEM POESIA? Gosto de cismar, acreditar e crer. Gosto de pensar, imaginar e assim passar o meu dia: Será que no céu tem poesia? Sei que tem instrumentos, coral de anjos, trombetas, e muitos louvores, mas não sei se no céu, em que tudo irradia, tem poesia. Tem músicas e festas, tem lindas orquestras, tem perfume, tem flores, tem beleza sem fim. Tem pureza, tem um rio claro como um cristal, tem um portal, uma inscrição, tem hino e canção e tem muita alegria. Mas será que no céu tem poesia?
  A febre ardia, mas a criança sorria no seu berço pequeno. Um ar ameno perpassava o ambiente e a febre baixava cada vez que a criança escutava o barulho do vento. A criança sorria e brincava na sua inocência, brincava e sorria enquanto a febre ardia, mas a febre baixava toda vez que o vento passava. 21-03-2021.
  SEMPRE GOSTEI E HONREI O MEU NOME O cúmulo da displicência, ou do erro básico é escrever o próprio nome errado. Quando a pessoa erra o próprio nome vai acertar o que? Desde criança que a gente escreve o nome. Desde a primeira série aprendemos a assinar o nome e geralmente temos curiosidade e carinho com o nosso nome. Eu nunca aceitei apelido de ninguém e sempre gostei de assinar o meu nome. Eu sempre fiz questão que a pessoa falasse o meu nome direito. O meu pai me falou que o meu nome foi dado em homenagem a um pastor que ele admirava muito: Reverendo Cícero Rodrigues Siqueira, de Alto Jequitibá, MG. Ele até fez questão de me levar na casa dele, mas ele já tinha falecido e eu só conheci a viúva dele que se chamava Cecília. Para mim, isto foi uma grande honra ter o nome de um grande homem, um pastor presbiteriano que tem uma Escola, uma estátua e uma rodovia com o seu nome naquela cidade. Por isto eu nunca errei quando escrevi o meu nome, mesmo quando eu estava me alfabetizando lá em
  PEDIR NUNCA FOI CRIME Tem gente que fala: "Fulano pede mais que filho de pobre". Que expressão mais infeliz! O que há de errado em pedir? As organizações pedem, as igrejas pedem, os políticos pedem, os mendigos pedem, tem gente que vai de casa em casa pedindo. Pedir é algo muito antigo, até Jesus pedia, pois no seu grupo de discípulos tinha um tesoureiro e sempre que precisavam de dinheiro eles recorriam ao tesoureiro Judas, mas um dia Jesus precisou de duas moedas para pagar imposto, Pedro procurou Judas, mas ele não tinha nem uma moeda sequer (A Bíblia diz textualmente que Judas era ladrão). Jesus então disse a Pedro: Pega o seu anzol, vai ao mar, pega um peixe, abre a boca dele, pega duas moedas e paga por mim e por ti. Pronto, resolvido o problema! Ninguém deve ter vergonha de pedir, seja lá o que for. Roubar é crime, pedir nunca foi crime. 19-03-2022)
  ESQUECER Eu nunca esqueci você, mas eu preciso esquecer. Como esquecer alguém? Como esquecer um bem? Como esquecer a lua que eu vi ontem bailando no céu? Mas é preciso esquecer você, pois a lembrança maltrata e às vezes até mata. Lembrar é bom quando também se é lembrado. Lembrar o sorriso, a casa, o paraíso, lembrar o olhar, o toque, o choque, a emoção... Mas é preciso esquecer para poder viver em paz, dormir em paz e acordar bem. Eu nunca esqueci você e, provavelmente, nunca vou esquecer. Mas eu preciso te esquecer. 19-03-2022
  Hoje levantei tarde, fui à feira, depois fui ao mercado e fui na casa do meu cunhado prosear um pouco. Fui de bicicleta, cumpri a minha meta como sempre faço, fui com pressa, cumpri minha promessa e voltei do mesmo jeito. Eu sou um bom sujeito, sou meio atrapalhado, vivo do presente e do passado com minhas velhas lembranças do tempo que eu era criança lá no interior de Minas, meu recanto abençoado onde nasci e fui criado. 20-03-2022.
  BEM FEITO E MAL FEITO Tem coisa que a pessoa pensa, repensa, depois torna a pensar e chega a conclusão que não adianta pensar. Depois que o trem está feito, fazê o que? Tem coisa que todo mundo pensa e sente e às vezes faz. Alguns se arrependem e outros não. Depois do feito, seja bem feito ou mal feito - desde que não seja algo suspeito - melhor deixar feito do jeito como foi feito. Tem gente que se mortifica a vida toda e depois percebe que não adiantou nada. Na verdade, só perdeu tempo. Então o certo é pensar bem antes de fazer pra isto não acontecer. 20-03-2022
  MINHA POESIA Tem uns bêbados gritando na casa ao lado, mas a minha tarde prossegue sossegada. Tenho toda uma tarde de domingo pela frente. Estou sozinho como estou quase sempre e posso festejar a minha liberdade. Nada melhor do que poder beber uns versos e me embriagar de poesia. Fazer do meu canto nostalgia e do meu riso motivo de alegria enquanto passa devagar a tarde do meu dia. Me sinto assim e posso enfim sorver minha poesia. 20-03-2022.
  COM UM TREM NA BOCA Parece impossível, mas isto em Minas é perfeitamente possível. Além do trem na boca, ele ainda mastigou o trem. E mastigou por muito tempo para depois engolir porque o trem estava meio duro, mal passado, mas dizem que assim é mais gostoso. Isto é muito comum em Minas onde se come trem, se anda de trem, se vende trem, se troca trem e se compra trem. Mas ele estava comendo um trem e pelo jeito aquele trem estava muito gostoso. Todo mundo viu e alguém até pediu um pedaço do trem, mas ele já tinha colocado tudo na boca. Parece engraçado e desusado, mas é um fato muito usado em Minas, o meu Estado. Mineiro é assim; "Se eu posso falar trem, por que eu vou ficar tentando me lembrar o nome da coisa? Enfim, trem sempre é trem e ninguém tem nada com isto. Ele terminou de comer o trem, pegou um lenço e limpou a boca. Pelo jeito, ele gostou muito daquele trem.
      A FORÇA DA POESIA No mundo não há nada mais lindo e tocante do que uma poesia. Nem a luz do dia quando amanhece, nem o brilho das estrelas quando anoitece, nem a pureza de uma pessoa fazendo uma prece. Enfim, não há nada mais lindo e mais tocante do que uma poesia porque ela é a razão de tudo que se inicia e em tudo se evidencia: na força da alegria, no desejo de querer e no sentido de viver. 21-03-2022.