Postagens

Mostrando postagens de outubro 3, 2021
  ESTRADAS DE MINAS Estradas que levam e trazem pessoas de tantos lugares, de muitos rincões. Baixadas e serras, estradas de terra, também asfaltadas por onde os carros prosseguem velozes, cruzando as estradas. Estradas de Minas que levam além, estradas de terra, de asfalto também. São as rodovias que levam ao Norte também ao Nordeste, ao Sul, Centro Oeste, por todo o País. O bom motorista, o caminhoneiro percorre ligeiro e segue feliz. Estradas de Minas, trabalho e progresso, fator de sucesso, amor e coragem. O bom motorista prossegue na pista e segue com fé a sua viagem.
  AGRADEÇAMOS A DEUS POR TUDO Recolher as roupas no varal antes da chuva, olhar a chuva caindo, sentir o sol se abrindo e, se for possível, viver sorrindo. Coisas normais dentro da vida normal. Coisas triviais que realizamos no dia a dia com as quais aprendemos num momento de tristeza ou de alegria. Enfim, viver. Dentro deste bojo está a poesia enfeitando o nosso dia com o seu ar quase imperceptível. Mas ela está presente porque a vida não existe sem ela. O vento bate nas roupas e brinca com elas. As roupas reagem, a lavadeira xinga o vento porque ele traz poeira, mas ele sorri porque este é o seu jeito de brincar e se divertir. O poeta observa tudo e consegue escrever um verso e tirar lições de tudo. Afinal, o vento é apenas um amigo brincalhão. Não adianta xingar o vento, pois ele vai embora e depois volta ainda mais forte. É a lei da vida, é a lei da natureza. Agradeçamos a Deus por tudo.
  MINHA HISTÓRIA Eu vim do interior de Minas movido pela necessidade, vim parar nessa cidade que tão bem me acolheu. Depois eu senti saudade da minha terra distante e até chorei um instante ao lembrar meu torrão natal. Aqui eu criei raiz como qualquer ser humano, tornei-me um guaçuano, pois logo fui adotado por essa gente daqui. Trabalhei e estudei, fui pra igreja, me batizei, gente boa encontrei e prossegui minha vida. Mas eu nunca me esqueci do interior de Minas, a minha terra querida.
  MINHA ARTE A minha arte faz parte o meu ritmo é arte, no meu sonho tudo é arte, é arte por toda parte. A minha arte me acompanha e tem beleza tamanha que às vezes me entristece de tanto que me fascina. Minha arte é qual menina que brinca ensimesmada em casa ou na estrada com seu jeito engraçado. Minha arte é o meu bordado, minha pintura sem tinta e por mais que eu a sinta ela nunca me completa. Minha arte é lembrança nos olhos de uma criança, é amor e esperança nos olhos de um poeta.
  LEMBRANÇAS DO MEU TEMPO DE CRIANÇA Quando eu era criança ou adolescente eu não podia escutar conversa de adultos. Quando chegava alguém lá em casa eu sabia o que tinha de fazer. Eu saía quietinho e sumia por uns tempos. Geralmente eu ia pro meio do cafezal e lá ficava por uns tempos esperando a minha mãe me chamar. Quando ela demorava eu ia saindo aos poucos do meu esconderijo e às vezes ficava atrás da casa tentando escutar a conversa das visitas. Muitas vezes eu apanhei por causa disto. Minha mãe não sabia que dentro daquele menino curioso havia um poeta ainda em formação. Na verdade, eu só fazia aquilo porque eu precisava. Aquilo fazia parte da minha formação de poeta, não era só curiosidade, mas era, sobretudo, uma necessidade. Hoje a vida me moldou, mas eu continuo o menino-adolescente ouvindo conversas por aí as quais compõem, ou fazem parte dos meus escritos. A criança não é um "pequeno homem", a criança é um grande sábio que colhe a sua sabedoria diária nas pequenas
  DISCORDANDO PARA CONCORDAR Você não precisa concordar comigo para ser meu amigo. Amigos não são iguais, nem desiguais: são simplesmente amigos. A discordância faz parte da convivência, embora muitos percam a paciência e às vezes partem pra violência. Concordar é bom, mas discordar faz parte do diálogo e do conhecimento. O que é diferente se mistura e forma uma outra cor. O que é igual e normal, sem novidade e sem alteração, acaba virando rotina na vida da gente. Parece paradoxal, mas é da discordância que vem a concordância, e da distância que vem a proximidade. É depois da chuva que vem o sol com seu calor e sua claridade.
  SALMO 23 (ADAPTAÇÃO) O Senhor é o meu Pastor e nada me há de faltar. Ele me faz deitar em pastos verdes e me guia mansamente às águas tranquilas. Ele refrigera a minha alma e me guia pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte eu não temerei mal algum porque Ele está comigo, a sua vara e o seu cajado me consolam. Ele prepara uma mesa diante de mim na presença dos meus adversários. Ele unge a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na casa do Senhor para todo sempre. Salmo 23, de Davi. (Adaptação de Cícero Alvernaz)
  FRUTA DO CONDE Eu conheça essa fruta por "Fruta do conde". Acho mais chique assim e essa fruta é chique e muito saborosa, além de ser nutritiva e medicinal. Eu não sou conde, nem conheço um, mas pertenço à realeza, minha família é real, não é da Itália, nem é de Portugal, mas é chique demais, é de Minas Gerais. E para completar tem a fruta do conde e antes que eu me esqueça tem também a condessa que vive com o conde, mas eu não sei onde e se eu soubesse não diria. Eu gosto da fruta do conde. Ela alimenta, sustenta, e inspirou esta poesia.
  NO BANCO DE UMA PRAÇA Sentado no banco de uma praça pode-se descansar e refletir, mas também pode-se paquerar ou simplesmente não fazer nada. Alguém pode nos ver e nos tomar por um vagabundo a mais e até por um suspeito em potencial. Mas lá estamos, sentados, indiferentes e inofensivos. Apenas estamos lá, pensando e olhando o vai e vem da praça, das pessoas contando as horas, passando o tempo ou olhando alguma coisa em especial. Uma pracinha é sempre algo que chama a atenção por sua beleza, atração e romantismo. Mas hoje pode também, ser um lugar perigoso com encontros suspeitos e indecorosos. Vivemos num mundo onde tudo é possível e tudo é permitido, pelo menos até que se prove o contrário. Todo mundo desconfia de todo mundo e ninguém confia, muitas vezes, nem na própria sombra.
  PEDIR PERDÃO E PERDOAR Pedir perdão é mais fácil do que perdoar. É como jogar a responsabilidade para o outro. Pedir perdão pode ser algo exterior como uma necessidade, uma obrigação. Perdoar é algo interior que mexe com o coração, prende, balança e se lança como uma criança. que se joga no chão. Pedir perdão é fácil, embora tenha que haver uma predisposição. Perdoar é arrancar uma mágoa de dentro do coração. Afinal, quem perdoa é porque foi marcado, agredido, ferido e está machucado. O perdão consiste numa lição, num aprendizado. Só perdoa quem já foi perdoado.
  CONVERSANDO COM UM CORINTIANO Primeiramente quero pedir a todos que não levem muito a sério as coisas que eu escrevo. Tem gente que não gosta de mim e às vezes me evita devido o meu senso de humor. Hoje está difícil desenvolver o senso de humor por causa do "politicamente correto" que sempre luta para travar e amordaçar as pessoas. Dito isto, eu repito: hoje conversei com um corintiano e gostei da sua sinceridade e chegamos até a dar alguma risada discreta. Tenho amigos que são corintianos e alguns ainda são fãs do Wladimir e do Biro Biro, outros preferem Sócrates, o goleiro Ronaldo e até o Casagrande. Gosto e preferência é como roupa: cada um escolhe a sua. Conversar é muito bom, trocar ideias, ainda que seja sobre futebol. Milton Neves, um mineiro muito inteligente e às vezes engraçado sempre diz que "A coisa mais importante entre as menos importantes é o futebol". Hoje, no Brasil, quem não gosta de futebol e não torce pra nenhum clube muitas vezes se sente como
  VOCÊ É BONITA Você é bonita sem tirar nem por, é bonita sem querer ou querendo. Você é bonita sem fazer força, sem fazer graça. Aliás, você já é uma graça quando vem e quando passa. Mesmo longe posso ver sua beleza aparecer e eu fico a te ver como quem está extasiado, com meu olhar parado, assim bem fixado. Não sei por que sou assim, mas eu admiro a sua beleza quando você vem e quando vira, tudo isto me inspira e me faz refletir. Tanta beleza assim respinga um pouco em mim e eu fico bobamente a sorrir.
  A TRISTE REALIDADE DOS MORADORES DE RUA A cena é comum e muitas vezes é triste e constrangedora. A primeira sensação que temos é de medo e de susto, e então procuramos evitar qualquer contato temendo alguma agressão. Afinal, ouvimos e lemos histórias que nos contam e nos enchem de medo e até de pavor, relacionadas a essas pessoas que vivem nas ruas ou praças e dormem sob pontes ou marquises. Por isto tratamos sempre de evita-las. Evitamos qualquer contato e passamos de largo evitando até olhar à distância, pois se trata de alguém supostamente perigoso, demente, um indigente que pode nos atacar, nos ferir ou mesmo nos matar. Esta, em geral, é a reação da sociedade diante de um ser humano que por algum motivo se encontra na rua abandonado e, na maioria das vezes, sem nenhuma esperança. Todos eles têm a sua história e os motivos que os levaram a viver esta vida que considero pior do que se fosse de um animal. Mas eles são seres humanos! Um dia tiveram uma familia, um lar e uma posição s
  NÃO ESTÁ TUDO BEM COM NINGUÉM Quando alguém me pergunta se está tudo bem eu não sei o que responder. Se eu disser que não está, com certeza eu vou escutá: por que não está? Se eu disser que sim, vou ficar com vergonha de mim, pois eu sei que não está. Se eu disser: mais ou menos a pessoa vai me perguntar por que e eu não saberei o que dizê. Então geralmente eu digo que está tudo bem, mesmo sabendo que não está tudo bem comigo nem com ninguém.
  EU NÃO QUERIA Eu não queria gostar tanto desse time. Não queria sofrer por esse time, ficar triste quando ele perde, ou até mesmo quando ele empata, mas time nenhum ganha todos os jogos. Mas eu quero que ele ganhe sempre como uma criança quer "aquele brinquedo" e não aceita outro. Eu sei que isto não pode e não tem lógica, mas dane-se a lógica! Dane-se o mundo e as suas lógicas e certezas, dane-se a tristeza da derrota! Eu quero o barulho da vitória, a música da glória, o sentimento de superioridade, o gosto, a vontade, o sabor gostoso de ter vencido. Eu não queria gostar tanto desse time, mas gosto e aposto sempre nele. Não sou o último, nem o primeiro, sou apenas mais um torcedor do Clube Atlético Mineiro.
  A PERGUNTA Posso te fazê uma pergunta? (Pausa) -Pode sim, pode. Cê num vai ficá chatiado? -Bom, isto depende da pergunta. É melhor não fazê. Isquece. -Como eu posso isquecê se ocê num me perguntô nada? Dexa pra lá, foi só uma coisinha que me ocorreu aqui. -Tudo bem, já dexei pra lá. (Pausa) A pergunta é muito importante. -Se fosse mesmo, cê já teria feito. Num pricisa ficá brabo, é só uma pergunta. -Se é só uma pergunta, então faz logo? É sobre política. -Faz então. Pra mim é moleza, cê já isqueceu que eu sô jornalista? Mais é pur isto mesmo que eu tô na dúvida. -Então vamo fazê o siguinte: cê pensa bem e depois vorta a me procurá. Está bão? (Pausa) Cê vai votá no Borsonaro? -Se essa é a pergunta cê nem pricisava me fazê. Tá bão, intindi. Tchau. 05-10-2021.
  A LUTA DO POETA O poeta luta contra si na busca de novas palavras, mas as palavras se escondem, brincam de ser-e-não-ser. O poeta sorri de si mesmo com seu jeito irônico e triste, descontente inventa palavras, palavras que não existem. E se cansa de lutar contra tudo, contra o mundo. Deita, e sem perceber, dorme um sono profundo. No sono sonha que ama as palavras do caderno que saltam pra sua alma e o fazem ficar eterno. Cícero Alvernaz (autor), 1986.
  A CHUVA Cai uma chuva enfadonha, não é forte, nem é mansa, parece alguém que sonha como se fosse criança. Uma chuva atrasada que demorou, mas chegou, veio andando na estrada, mas depois se apressou. Ela veio sorrateira como quem não quer chegar, mas chegou alvissareira, veio pra nos alegrar. A gente esperava por ela já muito tempo fazia, olhando pela janela toda hora, todo dia. Quando ela apareceu eu nem quis acreditar, o nosso quintal floresceu, ficou mais lindo o pomar.
  ATÉ HOJE ACHO GRAÇA DISTO "Não me obrigue a falar o que eu estou pensando!". Quem nunca ouviu, ou nunca falou isto? Numa discussão sempre escapam algumas bravatas "Cê tá me ameaçando?" - e o outro diz: Entenda como quiser. Já vi muitas discussões até em igrejas e sempre fiquei neutro, não vale a pena tomar lado nisto até porque geralmente acaba em nada. Parece briga de marido e mulher, às vezes voa até panela, mas depois serena tudo e geralmente acaba na cama, de uma forma bem aconchegante. Uma vez quando eu era moleque, num jogo de bola, eu discuti com um colega. Ele estava num gol e eu no outro, bem longe. A gente foi discutindo e caminhando em direção um do outro. Quando chegamos próximos ao meio do campinho a discussão perdeu a graça e começamos a dar risada e tudo terminou num abraço, para decepção da plateia. Essa pessoa se tornou um dos meus melhores amigos. Não faz muito tempo eu o vi dirigindo um ônibus no interior de Minas e me lembrei desse fato. Até ho
  TIME GRANDE O que determina que um time é grande? Uma boa estrutura, Um técnico experiente, Um bom elenco, Títulos conquistados, Número razoável de torcedores, Participações em campeonatos importantes, Reconhecimento mundial, Seriedade, pagar salários em dia.
  VISIONÁRIO Missionário dos tempos modernos caminha por aí no verão ou no inverno levando a mensagem que edifica, que tanta coisa eleva e multiplica, pois vem da alma e vem do coração. Profeta sem cajado e com mensagem prossegue sua mística viagem obedecendo o seu itinerário de um simples e discreto visionário. Encontra seus irmãos de fé e luta que ouvem sua prédica com fé. Um homem que leva sempre a mensagem do bem sem perguntar por que e pra quem. Assim caminha ele todo dia espalhando a mensagem de alegria a todos que são do bem.
  LINGUAGEM NEUTRA A Globo vai apresentar uma novela com aquela chamada linguagem neutra. Não assisto a Globo e já faz quase uns 30 anos que não vejo novela, mas este assunto está sendo muito comentado. Essa linguagem não é exatamente uma linguagem, mas uma nova invenção que eu nem sei o que realmente é e nem sei para que vai servir. Como se trata de algo real (antes era só uma brincadeira de adolescentes) é bom a gente ver realmente do que se trata. A questão não é criticar porque a gente critica aquilo que a gente conhece e entende. Já vi muita coisa estranha que depois acabou "pegando" e hoje é praticada por muitos. Por isto eu gosto de ficar com um pé atrás e aguardar para ver o que realmente é. Por enquanto, pelo menos para mim, isto é um enigma. Afinal, eu sou tradicional e nunca fui afeito a essas invenções. Veremos mais adiante o que será isto e o seu efeito sobre a população.
  33 ANOS DA NOSSA CONSTITUIÇÃO Hoje, dia de 5 de outubro de 2021, está fazendo 33 anos que a Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada. Após um longo e inflamado discurso do Deputado Federal Ulysses Guimarães a mesma foi oficialmente apresentada e depois foi entregue às autoridades presentes no recinto da Câmara Federal. O presidente daquela Assembleia Nacional Constituinte chamou a Constituição de "Constituição Cidadã". Foi um momento muito festejado, pois era aguardado com ansiedade. Hoje a Constituição é considerada ultrapassada e já se cogita fazer outra. Eu tenho uma cópia da Constituição onde, após o seu preâmbulo existem Capítulos, incisos, parágrafos, leis, mas muito do seu conteúdo não é para leigos e poucos conseguem entender e discernir o seu conteúdo. O Artigo 1º diz o seguinte: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem c