Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 21, 2016
BATALHA Quem me olha não me vê, quem me vê não me entende, quem me fala não me escuta, quem me escuta não me compreende. Quem eu amo não me quer, quem me quer não sei se amo, quem me odeia me despreza, no entanto, eu não reclamo. Quem me ama eu não sei, mas eu queria saber, essas coisas de amor não consigo entender. Fico assim nesta batalha, tentando me entender, e assim a vida passa e eu fico sem viver. Cícero Alvernaz (autor) 27-02-2016.
COM A ÁGUA Com a água lavo as mãos, com a água me enxáguo, com a água tomo banho, todo feliz eu me assanho bem debaixo do chuveiro. Com a água lavo tudo, lavo a área, lavo o carro, lavo a casa por inteiro. Com a água eu me molho, com a água me refresco, com a água mato a sede, com a água me hidrato, faço a comida também. Com a água sou mais eu, sou alguém que renasceu, com a água vivo bem. Mas sem a água, meu bem, eu não sou ninguém. Cícero Alvernaz (autor) 25-02-2016.
QUERO SER FELIZ Quero ser feliz, mas dependo de alguém, dependo de mim, dependo além de mim, dependo, só dependo, sou dependente, vejo á minha volta tanta gente que também é dependente. Quero ser feliz, mas dependo dessa gente vir e estar comigo ou então sair da frente. Quero ser feliz, subir, descer, escorregar, correr, cair, depois me levantar, sorrir, fazer careta, achar graça, partir, voltar e me sentar na praça. Quero ser feliz, mas dependo de alguém, dependo de mim, dependo além de mim, dependo do começo e também do fim. É tanta confusão, é tanto laço, tanta erudição, tanta emoção e tanto abraço. Para ser feliz eu sei que não é fácil, mas eu queria tanto ser feliz! Quero ser feliz, mas dependo de alguém, dependo de mim, dependo além de mim, e agora tenho pressa, pois deve estar chegando o fim. Cícero Alvernaz (autor) 25-02-2016.
DAR UM BOM DIA Um bom dia custa pouco, não vai deixar ninguém rouco e muito menos louco, mas ás vezes é tão difícil dar! Parece que custa dinheiro, metade do mundo inteiro, mas nada é preciso gastar. Um bom dia é só uma saudação um presente, um carinho, emoção, mas tem gente que não dá. Faz de conta que não vê, faz de conta que não sabe, não te olha, não se abre, mas ignora você. Dar um "bom dia" é bom como sinal de educação, do fundo do coração esboçando um sorriso. A pessoa se alegra, fica feliz, se entrega, se sente no paraíso. Cícero Alvernaz (autor) 25-02-2016.
POR DO SOL Quando o sol quer se esconder pinta o céu com sua cor, amarelado, fogo e dourado, por entre as nuvens com seu calor. E assim despede com um aceno, joga um beijo, dá um adeus. Longe se esconde no horizonte e então inspira os versos meus. É lindo ver o por do sol por entre nuvens se despedir, vem nostalgia, se vai o dia, e as estrelas vejo surgir. Então eu sento, faço uma prece, e agradeço ao grande Pai. Por mais um dia e pela noite que desce mansa e me atrai. Cícero Alvernaz (autor) 24-02-2016.
O QUE SERIA DE MIM SEM JESUS? Ao pensar que Alguém se humilhou e na cruz se entregou por muito me amar, fico então a pensar: o que seria de mim sem Jesus? Eu seria talvez como um trapo qualquer, uma folha perdida a voar por aí... Não seria quem sou, pois alguém me amou e me fez como eu sou, tudo, enfim, me doou, com seu sangue lavou, os meus crimes pagou, meus pecados levou e por mim se humilhou, se entregou e sofreu, cravejado morreu, sobre a cruz expirou e me deu nova luz, Eu te amo Jesus! Cícero Alvernaz (autor) 24-02-2016. Curtir Comentar Compartilhar
QUANDO SE ACABA UM CASAMENTO Quando se acaba um casamento só restam contas para pagar. A casa é fria, o dia é longo e a noite serve só pra dormir. É sempre assim quando esfria tanto de noite quando de dia. Não há mais clima, não há mais papo, não há mais nada. Se foi a noite, se foi o dia, foi-se o carinho, foi-se o agrado, tudo ficou assim disperso, sem romantismo, sem prosa ou verso. Ficou sem beijo e sem desejo quando se acaba o mel, a fruta o que se escuta é ordenança, o que não há é esperança nem há motivos pra fazer nada. Quando se acaba um casamento só há lamento, desconfiança, tudo se finda, tudo se extingue, tudo se vai e tudo cai, sem outro jeito, tudo desfeito e sem razão e o que resta depois da festa: separação. Cícero Alvernaz (autor) 23-02-2016.
O POETA VÊ O poeta vê o que ninguém mais vê. Não vê apenas: também sente, não sente apenas: também prescruta. O poeta vê e escuta, sente, entende, compreende, percebe e prescruta. O poeta não vê apenas a rua: vê a multidão na rua, vê a solidão na rua, vê o guarda fazendo a sua ronda, a sua obrigação noturna. O poeta vê a criança e consegue enxergar a esperança. Mas o que será que o poeta não vê? Ou será que ele vê tudo? Seus olhos são o seu coração, sua essência é a sua inspiração. O poeta vê o passado como se fosse o presente e o futuro só ele sente. Cícero Alvernaz (autor) 23-02-2016.
AUREOLADO Alguém me disse: "tá lendo Drummond de novo?". Eu respondi: sim, por que não? Ler Drummond faz parte do meu aprendizado, do meu viver muitas vezes isolado, do meu querer pouco compreendido e mal compartilhado, do meu dia de poesia, do meu sonho bem sonhado. Então passeio na poesia, vou do presente ao passado, atravesso pontes e locais sagrados, me distraio, fico enlevado, me confundo, mas não me dou por derrotado, e me volto e me vejo inspirado, lendo Drummond um "monstro sagrado". Depois, finalmente cansado, fecho o livro e me sinto aureolado. Cícero Alvernaz (autor) 23-02-2016.
MINAS Minas é verso reverso, universo, belezas sem fim. Mensagem que ecoa, cantiga que soa e ressoa em mim. Minas é prece, amor que acontece, é flor no jardim. Minas é meu endereço, valor, alto preço, ternura sem fim. Minas é fonte, é rio, grandeza e brio que vemos passar. Minas é morro e serra, é água, é terra, é sol a brilhar. Minas é vento, é lindo momento de alguém a sorrir. Minas é dia, amor e poesia que eu quero sentir. Minas é festa, é densa floresta com seus animais. Minas é fruto, canção que escuto, Minas é mais. Minas é trem, é chuva que vem e molha o chão. Minas é tanto que eu me encanto de tanta emoção. Cícero Alvernaz (autor) 22-02-2016.
LOUVOR A DEUS A essência do louvor não vem da religião, nem vem da emoção. Ela vem do coração amorável e contrito, às vezes triste, aflito, e carente de perdão. O louvor a Deus não é um costume qualquer e nem é repetição. É um momento de graça quando um vento vem e passa e na alma se entrelaça nos trazendo comunhão. Louvor é exaltação, muita fé e gratidão pelas bênçãos recebidas. É um momento de paz quando o Espírito nos traz o prazer que satisfaz inundando nossas vidas. Cícero Alvernaz (autor) 22-02-2016.
PICHAÇÃO: UM CASO DE POLÍCIA             É revoltante a forma como a pichação invadiu a nossa cidade. A impotência das autoridades é algo gritante diante da ação dos pichadores que zombam dos cidadãos e da lei e imprimem a sua marca nas paredes das casas, portões, muros, fachadas de prédios, escolas, casas e até igrejas e muros de cemitérios. Os prédios comerciais, na sua grande maioria, estão emporcalhados e os proprietários estão alarmados e impotentes diante de tanta selvageria.             Existem leis, multas e pessoas preparadas para coibir e punir esse desmando, mas não existe ação nem reação diante deste lamentável fato. Já se tentou orientar, educar até se criou um grupo de grafiteiros que tentou atrair os pichadores na administração passada, mas tudo foi em vão. Isto faz parte da índole, da rebeldia, da falta de educação e da falta de ação da polícia. É o reflexo da educação em nosso País, que está beirando a nota zero, sem falar na desestruturação das famílias que hoj
O VELHO Ouço dizer que velho não existe: o que existe é idoso. Mas eu sempre converso com pessoas velhas, digo, idosas, e algumas são prosas, conversadas, conversantes, engraçadas e falantes. Eu converso com idosos para aprender mais sobre a vida. Ouvir experiências, imaginar convivências, ouvir lamentos, sofrimentos, e tentar entender a vida. Esta é uma forma de viver, de ouvir e de aprender. Ouço dizer que velho não existe: o que existe é idoso. Não entendo mecanismos e nem esses eufemismos, esses rótulos que existem. Ser velho não é ser lixo, embora muitos sejam tratados como bicho. Pronto, falei! Cícero Alvernaz (autor) 22-02-2016.
PLATEIA Sempre estive na plateia, aplaudi sentado e de pé, bati palmas, joguei beijos, pro João e pro Mané. Fui tiete e fui fã, tirei fotos, suspirei, corri atrás do meu ídolo e nem sempre o alcancei. Cheguei a chorar de emoção ouvindo a voz do cantor, eu curtia de montão, tudo com muito amor. Hoje estou do outro lado, nem sempre sou aplaudido. Eu já fui muito vaiado já até saí corrido. São os dois lados da vida: estilingue e vidraça. Um dia é do caçador e o outro é da caça. A vida é sempre assim, não devemos reclamar, se hoje estamos sorrindo, amanhã podemos chorar. Cícero Alvernaz (autor) 22-02-2016.
EU NÃO DEVO DIZER Eu não devia dizer, muitas vezes tentei dizer, mas faltou-me coragem. Pensei em dizer, quase me decidi, mas calei-me. Não foi fácil tomar essa decisão, tem algo do coração, tem algo da razão, da emoção, tem de tudo um pouco, de sóbrio, de santo e de louco, de súbito, de sério, de mistério, (sobretudo de mistério) pois é algo escondido, que nunca foi dito, portanto nunca foi ouvido, e nem sequer foi conhecido ou talvez imaginado, nada que ficou patente, nada que ficou latente, nada que se soube ou se cogitou. Eu não devia dizer, eu não poderia dizer, muitas vezes tentei dizer, mas faltou-me a coragem. Mas eu devo dizer o que pede o meu coração, dentro desta vida, tão querida e às vezes tão sofrida não há mais nenhum segredo, não há sonhos, pesadelos, não há receios nem medo, tudo está descortinado, tudo está bem ampliado, eu não devo esconder. Só sei, porém, que eu não devo, eu não devo dizer. Cícero Alvernaz (autor) 21-02-2016.
NUNCA DEIXE PRA DEPOIS Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Não deixe para depois o que você pode fazer agora. Não deixe para trás o que você pode levar hoje. Não deixe para correr depois se você pode andar agora. Não deixe para enfrentar depois se você pode revolver agora. Não deixe para comer depois se você pode comer agora. Não deixe para sorrir depois se você pode sorrir agora. Não deixe para escrever depois se você tem inspiração para escrever agora. Não deixe para dormir depois se você está com sono agora. Não deixe para amar depois se você pode amar agora. Não deixe para fazer depois se você pode fazer agora. Não deixe para sonhar depois se você pode sonhar agora. Não deixe para ler depois se você pode ler agora. Não deixe para viver depois se a vida está em ti, está aqui, e pede para ser vivida agora. Cícero Alvernaz (autor) 21-02-2016. Curtir Comentar Co