Postagens

Mostrando postagens de junho 25, 2017
GANDULA Sempre quando vou ao estádio gosto de observar o gandula e percebo a importância dele através de seus movimentos e de sua presteza enquanto transcorre uma partida de futebol. De tanto observa-lo acabei fazendo uma analogia entre ele e eu, entre ele e você e entre ele e nós. O gandula tem uma visão privilegiada e uma participação que pode ser pouco notada, mas é de extrema importância. A bola sai muito pra fora das quatro linhas e eu fico imaginando se não tivesse essa  figura esperta e atenta como seria um jogo de futebol. Quando um jogador dá um chutão pra fora do campo e até mesmo pra fora do estádio geralmente a torcida grita: "Bola pro mato que o jogo é de campeonato!". E lá vai o gandula procurar e pegar a bola para devolve-la aos jogadores. Às vezes ela cai na arquibancada e a torcida nem sempre quer devolve-la e existem alguns casos em que ela vai até mesmo pra rua. Mas o que mais me chama a atenção é quando o gandula segura a bola para retardar o jogo pr
CARENTE Carente é quem carece, é quem precisa, deseja, carente é quem padece de tanto que quer e almeja. Ser carente é ser menino, é brincar sem ter brinquedo, é correr sem ter destino, é ter coragem, ter medo. Quem é carente espera, quem é carente percebe, faz do amor sua quimera, pede amor, mas não recebe. Por isto fica carente, sonha, deseja e implora, chora e sorri de repente, depois vai sozinho embora. Todo homem é carente, todo homem quer carinho, pois ninguém vive contente quando se vive sozinho. Cícero Alvernaz (autor) 28-06-2017.
TRISTE COINCIDÊNCIA Conheço um cara que perdeu várias eleições, depois se elegeu e praticamente acabou com o Brasil. Ele dizia sempre: "Nunca na história deste País..." Eu digo: nunca na história deste País tivemos um presidente tão ruim. Até hoje pagamos a conta e quanto mais a pagamos mais ela aumenta devido as loucuras que ele fez com a sua turma. Curiosamente, muitos de seus "cumpanheros" estão presos, mas ele está solto e quer voltar de novo á presidência, talvez para acabar com o que sobrou. Triste coincidência com o grande Abraham Lincoln, ex-presidente do Estados Unidos.
INSEPARÁVEL POESIA  O poeta ia no ônibus, o ônibus ia rodando no asfalto, trafegando às vezes em sobressalto. Andava, acelerava depois parava depois saía e ia sem saber que nele ia o poeta. Mas o poeta sabia que ia num ônibus rodando pela cidade pensando na vida e nas pessoas que com ele ocupavam aquele espaço. O poeta estava quieto sem falar e sem sequer gesticular enquanto aquele circular fazia o seu percurso. Aparentemente ninguém o conhecia e ele ia aparentemente sem conhecer ninguém. Mas ele conhecia os versos e a poesia e sabia muito bem o que queria. Quando chegou no seu ponto final ele desceu, timidamente sorriu e o ônibus seguiu. Para o poeta tudo aquilo era magia e fazia parte do seu dia como os seus versos e a sua inseparável poesia. (27-06-2017)
VOCÊ ME FALOU Você me falou, mas depois desconversou. Eu acreditei e até apostei, mas depois me decepcionei. Entendi então que o ser humano está cada vez mais desumano e ás vezes tem um comportamento insano, ignorante, traiçoeiro, dúbio, instável, inseguro e deplorável. Você me falou, mas depois se arrependeu, prometeu, jurou e até assinou. Eu acreditei e até apostei, mas depois me decepcionei. Por fim, em quem acreditar eu já nem sei. Cícero Alvernaz (autor) 26-06-2017.
AMOR Amor, aroma, amora, Roma. Amor me leva, amor me toma. Amor me cega, amor me vê, amor sou eu, amor é você. Amor é festa, amor é luz, amor é algo que me seduz. De tanto amor, de tanto aroma, multipliquei, perdi a soma. Amor me leva, amor me toma depois me põe numa redoma. Cícero Alvernaz (autor) 26-06-2017.
RECOMEÇAR Recomeçar, fazer um recomeço, tem um preço a pagar. É o preço de deixar que o recomeço possa, enfim, se instalar. Recomeçar é abandonar o começo, é reiniciar o computador da vida e partir, muitas vezes sem despedida, por uma estrada nova e desconhecida. Recomeçar é reiniciar um novo mês, é dar adeus aos clichês e se reinventar. É se dar a oportunidade, é se lançar em um nova mentalidade. É se arriscar e vivenciar uma "nova verdade". Recomeçar às vezes dói, pois nos deixa diante de uma nova realidade. Recomeçar é fazer um recomeço ou um novo começo e estar disposto a pagar o preço. É deixar para trás uma suposta paz e rodear a terra, enfrentar a guerra, muitas vezes calado e mudo. É se abandonar ao leu, é ir em direção ao céu podendo ganhar, mas se arriscar a perder tudo. Todo recomeço tem o seu preço a pagar, mas às vezes é preciso, é imperativo recomeçar. Cícero Alvernaz (autor) 25-06-2017.
FIM DE SEMANA Fim de semana tem Galo, tem macarrão, tem tigela, tem jiló e berinjela, tem franguinho na panela, tem a fruta no pomar, tem até banho de mar pra quem gosta e aposta que vai conseguir mergulhar. Fim de semana tem marmita, pra quem gosta tem birita, tem a praça, o desfile, o bom papo, o sorvete, tem paquera, tem bilhete, tem sorrir e tem chorar, tem a foto, o celular, tem o riso, tem o gesto, tem a flor e o manifesto, tem cantiga, tem refrão, com muita animação. Fim de semana tem poesia, tem o verso a pairar, tem criança a brincar, tem a grana, tem a grama, tem o livro na estante, tem a velha bicicleta, o cantor e o poeta, tem o sonho multicor. Fim de semana tem viagem, tem dança e tem filmagem, tem alguém que me espera, tem verão e primavera, tem declaração de amor. Cícero Alvernaz (autor) 24-06-2017.