Postagens

Mostrando postagens de janeiro 5, 2014
NÃO ME PERGUNTEM Não me perguntem que dia é hoje, nem me perguntem as horas que são. Meu tempo não conta pelo calendário, e as horas dependem do meu coração. Não me perguntem se hoje estou bem, nem queiram saber como agora estou. Estas perguntas, como vou responder se nem sei ao certo pra onde eu vou? Não me perguntem se aqui vai chover, nem me perguntem se o sol vai se abrir. Estas perguntas exigem respostas de alguém que entende, ou sabe mentir. Não me perguntem, não sei responder, apenas entendo de amor e poesia. Meu tempo escoa suave na rima enquanto o sonho colore o meu dia. Poeta que anseia maiores espaços, e teme a noite, mas ama as estrelas. Perdido na bruma, buscando respostas, sem  nunca encontra-las e sem merece-las. Mogi Guaçu, SP, 05-04-2011.
CONVIVÊNCIA HARMONIOSA As abelhas "atacam" as flores do meu pé de flamboyant. Corro o risco de elas entrarem dentro de casa talvez procurando alguma outra flor. Vejo, porém, que além das abelhas tem borboletas e um beija flor. Eles convivem harmoniosamente e se deliciam com o néctar daquelas florzinhas amarelas  tão delicadas. O quintal é grande, é um universo onde pequenos insetos vem a procura de alimentos. A vida é generosa, a natureza é maravilhosa e tem alimentos para todos. Um milagre que reflete a bondade do Criador. Todos se alimentam e se sustentam graciosamente no seu tempo e de acordo com os seus gostos e necessidades. São pequenos gestos que nos levam a grandes descobertas e nos fazem pensar. Todos se satisfazem e se nutrem da natureza que, como uma mãe, a todos abriga e protege. É a vida se abrindo e se mostrando e recebendo o seu abraço  na escalada de mais um dia de sol.
CURIOSIDADE Quando se escreve ao contrário Missa se escreve Assim, Éder se escreve Rede, Ana é Ana enfim. Arara se escreve Arara, Rodo se escreve Odor, Marília se escreve Ailiram, Roma se escreve Amor. Para quem não sabe, nem pensa, eu vou agora contar: pode até não fazer diferença, mas Raul se escreve Luar. E tudo fica assim, mesmo que em nada se aplique: Agora lhes vou informar, Cícero se escreve Orecic. Talvez seja só curiosidade de quem não tem mais o que fazer, mas é uma oportunidade para quem deseja aprender. Mogi Guaçu, 05-02-2010.
PASSADO E PRESENTE É gostoso falar de ontem, do passado, mas a nossa realidade, de verdade, é hoje. É hoje que vivemos, sofremos e aprendemos e cultivamos nosso jeito, nossas manias e costumes. Há coisas que vemos e refletimos no nosso dia a dia, e muitas delas nos fazem chorar. Outras, no entanto, nos fazem sorrir. Há detalhes que poucas pessoas percebem ou entendem, mas fazem parte da vida.  É hoje que vivemos e procuramos viver bem, pois só assim a vida vale a pena. O passado faz parte de um tempo, de um período que se foi. Era tudo diferente, e no geral eu acredito que era melhor, mas é hoje que vivemos, portanto temos que melhorar o nosso presente e pensar na vida daqui para frente. O passado ficou, se erramos ou se acertamos não há mais como mudar. A vida é o que conta, e para vivermos bem depende essencialmente de cada um de nós, de nossa postura e de nossa comunhão com Deus. O mais é teoria, filosofia e cabeça vazia.
BALANÇA DO SENHOR Sobra ódio, falta amor, sopra o vento, vem o odor. Corre o tempo, vai a vida, vem o sol e murcha a flor. Vem o sonho e arrebata, a saudade não se mata. Vem o riso, vai o pranto e a tristeza que maltrata. Corre o rio no seu leito, para tudo tem-se um jeito: Para a vida, pra a morte e também pro amor desfeito. O adulto, a criança, dissabor e esperança. Sonhos tantos que se vão dissolvidos na lembrança. Na cabeça de um poeta o seu verso é a meta. Vejo tanta covardia nesta gente tão quieta. Sobra ódio, falta amor, na Balança do Senhor. Se o mundo está perdido, vamos plantar uma flor. Mogi Guaçu, SP.
UMA PEQUENA CIDADE Uma pequena cidade é como uma pequena família. As ruas, em geral, são mal projetadas, mal iluminadas, buracos nas ruas e calçadas, e a simplicidade por todo lado marca o estado geral de uma pequena cidade. Uma pracinha, uma igrejinha e um bar a embalar os sonhos de alguns com o seu líquido que passarinho não bebe. Mas a cidadezinha marcha impoluta com a sua luta de cada dia. Nesta cidade, quase todos se conhecem e sabem uns dos outros até o que não deviam saber. Mas isto faz parte do cotidiano desta cidade perdida no mapa. Nesta cidade tem o religioso, o poeta, o intelectual, o louco, a mocinha regateira e o "galã de quermesse". O povo fica sentado na porta espiando o movimento da rua, uma rua comprida que atravessa toda a cidade. Ah, nesta cidade tem também os políticos com as suas promessas de ocasião visando emplacar mais 4 anos de mandato. Tudo é monótono e pacato nesta cidade pacata, perdida e sem ambições. Uma cidade pequena tem também um sonho pequ
FELICIDADE Numa manhã ensolarada, longe de tudo, perto de nada, o olhar fitando uma flor, o coração em busca de amor e a alma certamente apaixonada. O dia segue sem pressa cheio de amor e promessa, o sol aquece a terra num momento, bem longe vai fluindo o pensamento, e a vida, com seu sonho, recomeça. Tudo parece luzir imerso em ternura, é possível ver sorrir a cada criatura! A criança vai pegar o seu brinquedo e corre sem cansaço e sem medo com a alma inocente, doce e pura. O som alcança toda a cidade, a música nos traz amor e traz saudade. O dia se aproxima de seu fim, e eu sinto borbulhar dentro de mim o amor de Deus que traz felicidade. Mogi Guaçu, SP.
ATRAÇÃO PELO NOVO Temos atração e grande interesse pelo novo. Gostamos de novidades, coisas novas, objetos cheirando a tinta, ainda com o selo de fábrica e com a data de fabricação. Gostamos do novo, do atraente, do quente, do efervescente porque mexe com a gente. Por outro lado, não gostamos do velho, do amassado, descorado, desbotado cheirando a mofo. Um dos costumes de muitos adolescentes e jovens hoje é chamar as pessoas, pejorativamente, de "velhas". E para estes, passou dos 40 já é velho, sem opinião e sem noção. Isto acontece porque a educação é um produto muitas vezes em falta no mercado. Muitas pessoas não conseguem separar objetos de pessoas, de seres humanos. Crianças e idosos sempre chamaram muito a minha atenção, e sempre foram detentores do meu carinho e do meu respeito. Mas hoje tudo está muito moderno. Temos atração e grande interesse pelo novo. "Ano novo, vida nova", é o que dizem. Mas, será que mudou alguma coisa? Gostamos do novo, do atraente, d
DE REPENTE ACORDEI De repente acordei sem ter dormido: apenas cochilei por um momento. A vida me sorriu, fiquei contido, tentando organizar meu pensamento. Foi como se eu voltasse da viagem e encontrasse tudo revirado. Queria ver no espelho minha imagem e conferir se estava mesmo acordado. Cabelo em desalinho, olho inchado, e minha barba grande, por fazer. Meu rosto envelhecido e sulcado - talvez eu me assustasse ao me ver. De repente acordei e não me vi, não pude contemplar-me no espelho. Na hora não chorei e nem sorri, mas, com certeza, estava bem vermelho. Deixei as travessuras de menino, na vida, de repente acordei. Fitei a realidade, meu destino, na hora não sorri e nem chorei. E hoje aqui prossigo acordado, vivendo a realidade do momento. Não posso apoiar-me no passado, senão será maior meu sofrimento. Mogi Guaçu, 27-12-2010.
VIAJAR Viajar é só para quem gosta e está disposto a enfrentar os contratempos e os sacrifícios decorrentes de uma viagem. É um desafio gostoso para quem gosta e se diverte muitas vezes sofrendo. Olhar aquela paisagem da janela do ônibus, curtir momentos de romance e poesia sozinho ou acompanhado, refletir sobre a vida e tudo que ela nos dá de encantamento e isolamento. Ver, mais do que isto, sentir ou mesmo tocar o intocável e intangível. Viajar, mais do que um verbo é uma metáfora, é como flutuar e sobrevoar mesmo estando dentro de um ônibus. A sensação de ver uma cidade pela primeira vez, querendo ver tudo num segundo, e abraçar cada rua, cada prédio e sentir cada momento. Viajar é muito bom. Acho que é por isto que os ricos viajam tanto - e os pobre também. Mogi Guaçu, 07-01-2014.