Postagens

Mostrando postagens de janeiro 30, 2022
  SE EU PUDESSE VOLTAR NO TEMPO Se eu pudesse voltar no tempo aproveitaria melhor o tempo, abraçaria mais as pessoas, faria mais elogios a pessoas merecedoras, ficaria mais tempo junto, até inventaria assunto para conversar mais. Falaria da alegria, da tristeza, falaria mais da natureza, essa beleza criada por Deus. Se eu pudesse voltar no tempo - esse pensamento de mim não sai - abraçaria mais o meu pai, teria mais paciência com a minha mãe, não maltrataria os animais, não discutiria por coisa boba, por coisa sem valor, valorizaria mais o amor - o amor puro e sem interesse - amor que não falta e não sobra e que nada cobra. Iria mais a Minas, ficaria mais tempo sentado naquela praça, atravessaria mais vezes a ponte dos Arcos, que é um marco da minha cidade. Se eu pudesse voltar no tempo procuraria ser um bom exemplo e não faria tanta coisa errada. Mas o tempo passou e eu aqui estou sem poder fazer quase nada.
      NÃO DEU LIGA Tem gente que não dá liga. A pessoa tenta, tenta setenta vezes, mas não encontra a liga. E então desanima e diz: "Não deu liga". Em todas as áreas da vida tem causos assim. Parece que é uma sina, sei lá o que é. Tem namoro que não dura seis meses e a desculpa pra terminar é sempre o mesma: "Não deu liga". Já sofri um bocado com isto. Não vale a pena sofrer, mas o coração não sabe disto e sofre mesmo assim. "Não deu liga" pode ser só uma desculpa a mais para não confessar o real motivo. Tem gente que não dá liga. Não dá nem pra conversar: um fala de bode e o outro fala de porco, um fala de galinha e o outro fala de avestruz. Se o assunto for futebol é pior: o time do outro é perna de pau, os campeonatos que ele ganhou foram roubados. Um dia uma pessoa me falou que a Libertadores que o Galo ganhou em 2013 foi roubada porque apagaram a luz. Diante de uma conversa desta é melhor sair de perto e ir para bem longe porque nunca vai dar liga. É
  FALANDO SOZINHO Falando baixinho, quieto sozinho, mexendo seus lábios vai ele a falar. Contando segredo com medo de alguém escutar. É esse o seu jeito de ser, de viver, a sua mania, seu velho capricho assim no cochicho falando e sorrindo. Quem não o conhece pensa que é louco, mas ele não é. É só o seu modo de ser, de falar, sem ninguém escutar e nada saber. E segue sua vida, seu jeito, seu mundo, falando sozinho, parece um louquinho, mas ele não é. 04-02-2021.
  CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Ele nasceu na cidade de Itabira, no Estado de Minas Gerais e fez o curso de farmácia em Belo Horizonte por ordem expressa do pai, que era fazendeiro, e queria um filho "médico" na família. Ele não era médico, nem trabalhou em farmácia. O seu dom era outro, sua formação era outra, e ainda jovem começou a escrever e se juntou a outros escritores, ficou famoso e fez muitas amizades, conheceu muitas cidades até se fixar no Rio de Janeiro. Ficou conhecido no mundo inteiro esse poeta mineiro, amado por gente de toda idade: Seu nome: Carlos Drummond de Andrade. 03-02-2022.
  UMA LINDA OBRA Estava no quarto, olhei pra trás e vi pela janela aberta que a noite estava clara como um dia. Me levantei, até me assustei e fui lá fora, voltei peguei a máquina, olhei pro céu e vi nuvens vermelhas, um contraste entre o sol e a chuva que acabara de cair. Tirei umas dez fotos e aos poucos vou posta-las. Isto acontece raramente e se a gente não agir rápido passa esse efeito, esse colorido forte e raro. A natureza é assim: às vezes nos presenteia com o seu quadro pintado por mãos invisíveis que depois assinam esta linda obra. (04-02-2021)
  POR QUE NINGUÉM QUESTIONA ISTO? Uma das coisas que mais me deixam pensativo é ver como um País pode criar um vírus, se enriquecer com ele, exportar esse vírus para outros países e ainda ver esses países tendo prejuízos enormes e alguns se tornando reféns do capricho desse País e ninguém contesta ou contextualiza isto. Gostaria de viver mais uns 20 anos só para ver em que vai dar tudo isto. Por enquanto vou ficando por aqui com as minhas dúvidas e os meus anseios. 04-02-2021.
  ZUANO O CABELO Cê tá me zuano! -Não, to só brincano. Cê sabe que eu não gosto dessas brincadeira. -Brincá de veis im quando é bão. Mas eu não gosto disto. Cê zuô o meu cabelo, eu gosto dele assim pintiado de lado. -Eu só achei ingraçado. Dá próxima veis cô cê me zuá vai tê treta. Já tô avisano. -Tudo bem, eu gosto duma treta. Bom, tá avisado. (Pausa) Cê tá me zuano de novo! -Ah, dexa eu zuá só um pouco. No fundo, no fundo ocê gosta. Tá bom, pode zuá, só não pode mexê cum meu cabelo. Eu pinteio ele do jeito que eu quero. -Mais que ficô ingraçadin, isto ficô. Ô cabelin bunito, sô! Cê acha mesmo? 04-02-2022.
  PAI E MÃE Pai e mãe são dois galhos de uma árvore frondosa que agasalha os seus filhos de uma forma amorosa. Pai e mãe também corrigem os seus filhos com amor, pois querem vê-los crescidos sem dar nenhum dissabor. Pai e mãe dão segurança e seguram pela mão, pois os filhos são criança, precisam de proteção. Neste mundo perigoso é preciso ter cuidado, mundo mal e tenebroso com violência e pecado. 04-02-2022.
  NÃO DEU LIGA Tem gente que não dá liga. A pessoa tenta, tenta setenta vezes, mas não encontra a liga. E então desanima e diz: "Não deu liga". Em todas as áreas da vida tem causos assim. Parece que é uma sina, sei lá o que é. Tem namoro que não dura seis meses e a desculpa pra terminar é sempre o mesma: "Não deu liga". Já sofri um bocado com isto. Não vale a pena sofrer, mas o coração não sabe disto e sofre mesmo assim. "Não deu liga" pode ser só uma desculpa a mais para não confessar o real motivo. Tem gente que não dá liga. Não dá nem pra conversar: um fala de bode e o outro fala de porco, um fala galinha e o outro fala de avestruz. Se o assunto for futebol é pior: o time do outro é perna de pau, os campeonatos que ele ganhou foram roubados. Um dia uma pessoa me falou que a Libertadores que o Galo ganhou em 2013 foi roubada porque apagaram a luz. Diante de uma conversa desta é melhor sair de perto e ir para bem longe. Assim, nunca vai dar liga. É mais f
  DÚVIDA Alguém disse: "Eu tenho uma dúvida". Dúvida é o contrário de certeza, mas quem tem certeza também pode ter dúvida. Não há nada 100% neste mundo. O ser humano é muito diversificado, quebrado, espalhado e sujeito a mudanças repentinas, ideias e opiniões as mais diversas. A pessoa afirma uma coisa agora e daqui a meia hora já não sustenta mais. Por isto as pessoas não param em lugar nenhum. Eu só não estou viajando por causa da pandemia, mas gosto de dar "uns pulinhos" de vez em quando. Viajar descontrai, acalma, alivia a alma e a gente sempre aprende alguma coisa a mais. Mas eu falava de dúvida. Quem nunca teve uma dúvida? A Bíblia diz que quem duvida é semelhante as ondas do mar. Ou seja, não tem uma certeza, está sempre de um lado para o outro, não se aquieta num lugar. A dúvida faz parte do aprendizado. Quem tem muita certeza, na verdade não tem certeza de nada. (03-02-2022)
  QUEM NUNCA CAIU EM UM GOLPE? Os golpistas estão por aí atuando em várias áreas e com um aparato muitas vezes sofisticado. Existem vários tipos de golpes e tem gente que diz: "Eu jamais cairia num golpe!". Será? Golpe é uma forma de enganar, tripudiar e dar prejuízo sem que a pessoa perceba. E pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento. Certa vez eu conversei com um amigo empresário e ele me falou que nunca caiu e que jamais cairia em um golpe. Não demorou muito tempo e ele caiu em um golpe dentro da sua empresa o qual lhe custou dinheiro e muita dor de cabeça. Às vezes uma pessoa que passa na porta vendendo alguma coisa é um golpista, tem muito tipo de golpe hoje e ninguém está imune a isto. É um crime, mas como se sabe, não existe crime perfeito. Portanto, ainda há esperança de pegar e prender esse tipo de criminoso, que é muito comum hoje em dia. (03-02-2022)
  ACREDITO, SIM, EM DEUS Não acredito em pesquisa, nunca vi a Monalisa e não sei a cor da brisa. Não acredito em horóscopo, não acredito em cegonha, não acredito em Papai noel e nem em mula sem cabeça. Não acredito em vidente, não acredito em sorte, acredito no trabalho, no esforço, na ciência, também na inteligência, na fé e na crença. Acredito em mim, nas minhas qualidades e nos defeitos meus e acredito, sim, em Deus. 03-02-2022.
  "VAI CATÁ COQUIN!" Quem nunca catô coquin? Eu já catei até mio verde na roça, mas nunca roubei. Era mio verde pra fazê mingau, como se diz lá em Minas. Essa expressão "catá coquin" é depreciativa, é um tipo de xingamento ainda muito usado. Eu cato coquin todo dia, hoje mesmo já catei e ainda molhei um poco. A vida é cheia disto, eu cato coquin desde criança e ainda num injuei. O ser humano não faz só o que gosta, tem que limpá a casa, o quintal e às veis catá as bosta, tem que se sujeitá a situações até humilhantes. Me lembro que uma vez fui trabalhar para uma pessoa e me neguei a fazer algo que me mandou e ele me disse: "Ô fais, ô vai imbora!". Não pensei duas vezes: catei minhas lata e fui, nem recebi pelas horas trabaiadas. Pelo que eu sei, oficialmente a escravidão terminou no Brasil em 13-05-1888. Nunca passei fome e continuo "catano coquin até hoje". (02-02-2022)
  O VELHO O velho tem seu encanto, tem seu canto onde passa a maior parte do seu tempo. Tem seu brinquedo, seu segredo e o seu medo, mas tem também o seu sorriso, a sua alegria que lhe visita todo dia. O velho tem as suas lembranças e viaja até onde a sua mente alcança, relembra fatos e boatos, conta histórias que insistem em povoar a sua memória. O velho tem seu banco onde se senta e se perde e se encontra. Tem suas manias, seus momentos de alegria em que relaxa, mas também tem a sua cabeça baixa e o seu olhar perdido. O velho é um amigo distante, é alguém que está conosco a todo instante, às vezes falante e às vezes esquecido. (01-02-2022)
  Se o Brasil está se superando e a crise para trás está ficando e o PIB está se recuperando. Se tantas obras está se realizando em várias partes do País. Se o povo está mais animado e feliz, tudo fica muito claro: a culpa é do Bolsonaro. 01-02-2022.
  VIDA PASSAGEIRA Nesta vida tudo passa, tudo aqui é passageiro, tudo caminha ligeiro, se transforma num momento e se vai igual o vento. Tem o tempo de criança, de brincadeira e bonança, de festa e de andança. Tem o tempo da juventude em que a gente se ilude e às vezes sofre também. Mas depois se reafirma, cria juízo e confirma que a vida é mesmo assim. Depois o tempo se passa e se vai como fumaça e a gente chega ao fim. 02-02-2022.
  ESTÁTUA VIVA Sempre fui curioso e estudioso. Gosto de observar e analisar tudo que me parece diferente e importante. Quando eu viajava aproveitava para ver "coisas diferentes", me aproximava e às vezes até tocava. Gosto de ver vídeos no Youtube onde tem essas estátuas vivas que transformam e alegram o ambiente. A pessoa vê, chega perto, pensa em tocar, mas talvez fica com medo de levar choque ou sofrer algum arrepio, ou medo. Mas é só uma estátua, uma pessoa que se transformou em estátua e está ali apresentando o seu show literalmente em pessoa, ou em estátua. Fico admirado, embasbacado e também me sinto uma estátua juntamente com tantas outras. No mundo, de certa forma todos somos estátuas vivas que estão diariamente por aí. (01-02-2022)
  O PEDREIRO Apesar de ser pedreiro, ele não mexe só com pedra. Mexe com areia, tijolos, cimento, cal, água e também com areia e pedra quando tem que fazer uma massa forte para o alicerce da construção. Mas ele é conhecido como pedreiro, mas ele também é eletricista, encanador, faz madeiramento, assenta piso e tijolos, coloca portas, janelas, vitrôs e faz todo o serviço de acabamento, incluindo pintura. Mas ele é popularmente conhecido como pedreiro. As profissões são assim: o motorista, por exemplo faz de tudo um pouco, às vezes é até borracheiro. São ossos do ofício, como se diz. Hoje quem não souber fazer quase tudo, na verdade não faz quase nada. (31-01-2022)
  O FILHO PRÓDIGO Um filho tomou uma decisão: resolveu sair de casa e pediu ao seu pai a sua herança. O pai questionou, mas atendeu ao filho porque este era um direito dele. O filho pegou a sua herança e partiu para um país distante. Chegando naquele lugar, fez muitas amizades e acabou gastando tudo que tinha com falsos amigos e meretrizes. Sem nada, ou só com a roupa do corpo, ele caiu em si e decidiu voltar. O pai o viu quando ele vinha ainda longe, correu em sua direção e o abraçou. O filho disse: Pai, trata-me como um dos seu jornaleiros, pois não sou digno de ser chamado seu filho. No entanto, o pai o recebeu como se ele nunca tivesse feito o que fez. Isto demonstra o amor de um pai para com o seu filho e mostra o amor de Deus para com a humanidade que tem desperdiçado tudo e hoje, em grande parte, nem sequer crê mais em Deus. Não espere chegar a esse ponto, reconheça Deus como o nosso pai amoroso, pois nos seus braços temos total amparo e segurança. (Baseado em Lucas 15, a partir
  O AMOR EXISTE SIM O amor existe sim. O amor existe no sorriso, na lágrima que desce e no rosto que enrubesce. O amor existe sim. Ele está na dor da saudade, na beleza dos versos, no canto dos pássaros e no olhar da criança. O amor existe nas coisas simples que o dia nos apresenta. Na pessoa que levanta ou se assenta, na palavra que muito representa. O amor existe nos pequenos gestos manifestos por mais simples que eles sejam. Ele existe nos casais que se beijam de olhos fechados e de corações bem abertos. O amor existe sim. Ele tem nome e cor, ele é mais do que amor: é o encontro da alma com o espírito, do rio com o mar, amar é viver, amar é sonhar. Amar é crescer e saber que a melhor coisa que existe é viver e amar.
  O VELHO O velho tem seu encanto, tem seu canto onde passa a maior parte do tempo. Tem seu brinquedo, seu segredo e o seu medo, mas tem também o seu sorriso, a sua alegria que lhe visita todo dia. O velho tem as suas lembranças e viaja até onde a sua mente alcança, relembra fatos e boatos, conta histórias que insistem em povoar a sua memória. O velho tem seu banco onde se senta e se perde e se encontra. Tem suas manias, seus momentos de alegria em que relaxa, mas tem também a sua cabeça baixa e o seu olhar perdido. O velho é um amigo distante, é alguém que está conosco a todo instante, às vezes falante e às vezes esquecido. (01-02-2022)
  "AUMENTO DO BOLSONARO EU NÃO ACEITO!" Alguns professores estão nervosos porque o presidente deu um aumento substancial para a classe. Se eu já não entendia o ser humano, agora ficou mais difícil. Mas eu tento entender. No caso dos professores, a imensa maioria é esquerdista, trabalhei mais de 29 anos em escola e sei muito bem como são. Eles acham um abuso o presidente dar aumento para os professores. "Aumento vindo do presidente eu não aceito!". Quando o Lula roubava, e não era pouco, todo mundo aceitava numa boa, até elegeram a Dilma, a pedido dele, mas o Bolsonaro dar aumento, não roubar, trabalhar honestamente, ser amigo do povo, enfim, ser um bom presidente, isto não pode! Veja bem o que uma ideologia faz com as pessoas! Idiotiza as pessoas a ponto de elas não aceitarem um aumento de um governante bom e sensibilizado com a classe. (30-01-2022)