Postagens

Mostrando postagens de março 1, 2020
GOTINHA DE ORVALHO  Na gotinha de orvalho, na semente sob a terra, na paz, no amor e na guerra, no sonho e no pesadelo, no sorriso de repente, também na lágrima quente que desce sem avisar e inunda nossa face quando estamos a chorar, nos passos de uma criança quando começa a andar, no vento manso que passa e se vai sem nos olhar, na estrela lá no céu, na abelha e seu mel, nas asas da borboleta, que voa bem devagar, nos versos de um poeta que vive e versejar, na chuva mansa que desce, no homem fazendo uma prece com o seu rosto na mão, depois feliz agradece abrindo o seu coração, na tarde quente que desce quando a noite se aproxima, no poeta que estremece ao pressentir sua rima, tudo muda e floresce de acordo com o clima e a água corre livre pra baixo e não pra cima. Cícero Alvernaz (autor) 07-03-2020
ONDE ESTÁ O TREM? Coisa ruim é procurar um trem e não achar. A gente revira até debaixo das camas e nada de achar o trem. É um trem caprichoso que se esconde muito bem e fica dando risada da gente. Na hora que a gente cansa de procurar, o trem aparece como que por encanto. Aí a gente perde a graça, pois a graça estava em procurar o trem. Quando ele aparece não precisa mais procurar. Em Minas tudo é trem, até criança é trem e a mãe pergunta; "Onde será que esse trem se escon deu?". E o trem às vezes está brincando lá fora envolvido com algum trem e fazendo alguma arte longe dos olhos da mãe. Mas quando a mãe encontra o trem o trem canta no lombo daquele trem e a choradeira é certa. Pelo menos no meu tempo era assim. Se em Minas tudo é trem podiam mudar o nome do Estado para Trem e a capital seria um trem qualquer. O que co cês acharam desse trem? (07-03-2020)
CARINHO Já perdi a conta das vezes que escrevi sobre este tema. O carinho é múltiplo, extensivo, vivo e ativo conquanto seja sensível e sutil. Um carinho vale por mil e encanta, levanta e melhora a auto estima, anima e deixa a pessoa mais viva e mais feliz. Carinho pode ser um olhar, um gesto, um toque, uma palavra, um aceno, algo ameno que colore o nosso dia. Pode ser uma palavra, um jeito de falar e de se referir a alguém, um presente, uma frase dita ou escrita, uma referência, uma flor, uma cor, um calor, um sorriso discreto, um afeto... Carinho é presença, é sinal de amor, é a batida de um coração, é emoção, é um aperto de mão, um gosto, um beijinho no rosto. Carinho é uma poesia, é uma estrela de dia, é um sonho, é uma lembrança. Carinho é a junção de tudo que é bom, é um sinal, é um dom. (06-03-2020)
SAGRADA UNIÃO Não existe filho sem mãe, não existe filho sem pai, pois o filho é a união do corpo e do coração do homem e da mulher. Como na terra uma semente é plantada com a ajuda da enxada, depois nasce e dá seu grão, a mesma coisa acontece: o filho nasce e cresce, desta sagrada união. E assim se enche a terra, já somos sete bilhões, só no Brasil já existem duzentos e doze milhões. Todo dia nasce gente brotando desta semente fruto desta união, e assim se multiplica, a terra mais cheia fica, e Deus para todos dá o pão. Cícero Alvernaz (autor) 06-03-2020.
SER POETA Ser poeta é um barato, a gente escreve sobre amor e sobre saudade e tem toda liberdade para escrever porque sabe que ninguém vai ler. E quando alguém lê, na verdade só dá uma olhada e às vezes não entende nada. Ser poeta é engraçado: e como jogar uma pedra n'água só pra ouvir o barulho que ela faz, é como mexer com alguém e depois se esconder atrás do poste, é como correr sem saber pra onde e sem saber por que e nem pra que. Ser poeta é um barato, é ser uma criança grande, mas igualmente sem juízo, é brincar na terra e se sentir no paraíso. Ser poeta é muito bom, pois além de tudo ainda é um dom. Cícero Alvernaz (autor) 06-03-2020.
DELÍCIAS DA ROÇA Pode ser coisa de mineiro, mas sempre quando viajo e vou á casa de algum parente ou de um amigo a pessoa fica preocupada com o que eu gosto de comer. "Você gosta de ovo molhe ou bem frito?". E eu geralmente respondo: médio. "Você prefere quiabo, couve, jiló ou abobrinha?". Aí fica difícil responder, dá vontade de responder: os quatro. "Você come angu?". Isto eu nem preciso responder. Já viu algum mineiro que não gosta de angu? Angu com taioba é uma delícia. Com um feijãozinho bem temperado espalhado em cima... Estou escrevendo isto também porque estou com fome, mas essas delícias da roça a gente come qualquer hora e qualquer dia. Eu adoro tudo isto! Será que tem alguém que não gosta? (05-03-2017)
SONO Sono que vem e me leva, nesta vida tudo é sono, dormir esticado na cama, quem é que a isto não ama? sozinho no seu abandono. Dormir e sonhar, sonhar e dormir, correr pela rua, além viajar, dormir descoberto ou agasalhado, curtir toda noite um sonho largado, dormir toda noite e muito sonhar. Sono é gostoso, sono é bom, a gente sonha, a gente descansa. Se ajeita na cama sem dor e sem bronca, e dorme profundo que às vezes té ronca qual velho, idoso, ou como criança. Cícero Alvernaz, (autor) 04-03-2020)
RELIGIÃO Religião é coisa boa, mas o mau uso dela pode acarretar uma série de problemas. Pode levar ao fanatismo religioso e a consequências desastrosas. Na história consta o relato de muitas mortes por causa da religião, ou do mau uso dela. Já vi famílias serem destruídas por este motivo, sei de casais que se separaram por causa de religião, sei de igrejas que aconselham, ou mesmo proíbem casais de terem intimidades por serem de religiões diferentes. A Bíblia fala sobre o "j ugo desigual com os infiéis" e algumas pessoas interpretam o texto afirmando que isto quer dizer "casar com pessoa de outra religião". Como se sabe, a interpretação bíblica é livre, por isto há tantas religiões no mundo e existem até Bíblias diferentes e falsas. A religião, em si, não é ruim poque geralmente promove os bons costumes e a união entre as famílias, mas o mau uso dela pode levar à loucura e até á morte. Eu sempre afirmo: se a pessoa seguir a Jesus não precisa ter religião nenhuma po
PARA MORRER, BASTA ESTAR VIVO Ouço isto desde criança. Recebi um telefonema de uma pessoa com quem eu não falava há muito tempo e logo pensei: morreu alguém, mas felizmente o assunto não foi este: é algo relacionado ao "Dia da Mulher". Para morrer, basta estar vivo é uma grande verdade, pois a pessoa pode morrer de acidente, de uma queda (esta vale pra quem gosta de ficar subindo em cima de casa), de uma doença repentina e até mesmo ser morto por um bandido. Enfim, não é só q uem está doente que morre. O mais incrível nesta história é que pouca gente acredita que vai morrer, a maioria vive como se nunca fosse morrer, mas morre rico, pobre, mendigo, abastado, gente boa, gente ruim, político, atleta, religioso, artista, criança, jovem, velho, ancião... Para morrer, basta estar vivo, ou seja, se eu estou vivo qualquer hora posso partir para o outro lado. Mas vou ficando por aqui enquanto Deus achar que estou sendo útil e devo continuar deste lado da vida. Estamos todos nas mãos
A CRIANÇA CHORA A criança chora, por que será que ela chora tanto? Por que esse pranto corre em seu rosto e reflete desgosto, tristezas e ais? A criança chora porque a mãe foi embora e o pai foi pra roça, ou talvez pra cidade e agora a saudade, a lembrança, o medo, a solidão mexem com a sua emoção e a deixam assim. Parece o fim da esperança, a criança chora e chama pela mãe e pede pelo pai, a lágrima cai de seus olhos pequenos e no seu rosto moreno forma-se uma rodovia, uma e strada em que as lágrimas correm em forma de rio. Por que a criança chora? Ela sente falta da mãe e do pai e não sabe para onde vai ou se fica sentada assim. Não adianta falar, não adianta consolar, tentar ajudar, explicar, dizer algo, afirmar e lhe dar alguma coisa, algum alimento ou brinquedo. A criança chora, ela tem medo e sente falta do carinho da mãe e do cuidado pai. E assim ela vai ficar até a sua mãe e o seu pai chegar. Deixa a criança chorar! (04-03-2020)
POSSE DE REGINA DUARTE Assisti o pronunciamento da atriz Regina Duarte tomando posse na Secretaria de Cultura. Um momento de emoção e descontração e, sobretudo, de grande importância para esta pasta que envolve múltiplos encargos e é de grande relevância para o presente e o futuro do nosso País. Mais uma vez o nosso presidente buscou uma pessoa ligada à área específica mostrando seriedade e visando o melhor para o nosso País nessa tão importante Secretaria, afinal a Cultura  abrange o passado, o presente e o futuro e está ligada a todas as pessoas, de uma forma ou de outra. Foi-se o tempo que os ministérios e secretarias eram leiloados por políticos de acordo com o interesse de partidos e seus caciques, muitos deles apenas por viés ideológico e escusos. Tomara que o Brasil continue nesta caminhada absorvendo o melhor nas diversas áreas do governo. (04-03-2020)
MUNDO PEQUENO Este mundo está cada vez menor. A gente vai daqui à França, enche a pança e volta. Vai a Portugal, estando bem ou mal e volta poucos dias depois, ainda vai a Coimbra cheio de felicidade e conhece aquela famosa Universidade. Este mundo está pequeno, se vai à Europa, visita vários países, se vive dias felizes, ou nem tanto, com um pouco de manha dá pra ir à Alemanha, Inglaterra e até à Espanha, depois volta em paz com tudo na memória, contando história e dando risada pros velhos e pra criançada que nunca saíram do Brasil. Hoje, de avião, se vai até ao Japão, dá uma passada na Coréia, usando bermuda e sandália se vai até à Austrália, saindo de Mogi Guaçu para a terra do canguru. Este mundo é pequeno, cheio de beleza e de aventuras, cheio de amor, mas também de amargura. Cícero Alvernaz (autor) 04-03-2020.
HOMEM NÃO PRESTA Homem nenhum presta, homem é tudo igual, só muda de endereço, de RG e de CPF. Quem nunca ouviu ou leu isto? Dizem que quem inventou que "homem é tudo igual" foi uma chinesa que perdeu o marido numa multidão. Tem homem que não presta mesmo, assim como tem mulher que também não presta, mas não devemos generalizar. Esse é um dos grandes defeitos do ser humano. Tem gente que não presta e um dos crimes mais nojentos que existe é o golpe, pois a pessoa aproveita a  simplicidade e a pureza da outra pessoa para a enganar, roubar e até matar. O golpista deveria ser enquadrado no rol dos piores criminosos, pois ele rouba não apenas bens materiais, mas engana e rouba a própria consciência da pessoa. Já sofri golpe e sei como é isto. Quem diz que homem nenhum presta, talvez só tenha convivido com "homem que não presta" e não chegou a conhecer e a conviver com homens valorosos, respeitosos, educados, trabalhadores e honrados. O dia que conhecer um desses certame
HINO NACIONAL Linda poesia que transcende e atende as exigências de um coração brasileiro. Emoção que vem à flor da pele, prazer de cantar, de ouvir e até de recitar este hino que fala e mostra a nossa história e a nossa grandeza. Muita beleza nos seus versos, na sua música, no seu ritmo contagiante. Cantar este hino é abrir o peito e sentir a força do nosso País, é ser feliz, ter nacionalismo e patriotismo que brotam da gente e nos fazem mais contentes e reverentes. Todo bra sileiro de verdade canta este hino desde criança, desde o primário na escola pública, com respeito, carinho e emoção. Sua letra mexe com a gente, poesia fremente que toca e transporta, eleva e nos enche de orgulho, de prazer e de brasilidade. Em todas as escolas deveria ser uma exigência, fazer parte do curriculum escolar, na entrada e na saída pelo menos uma vez por semana. Isto não tem nada a ver com política, isto é cidadania, é patriotismo, é amor ao País onde nascemos, crescemos e vivemos. (03
MEUS DEZOITO ANOS (REFLEXÃO) Do fundo do baú. Completo hoje dezoito anos. Sei que daqui para frente preciso mais do que nunca dar meu exemplo aos menores. Sei também que já sou maior de idade e por isto preciso ser maior também na educação que é bem mais importante. Pois não basta apenas ser homem na estatura, na aparência. É preciso que eu seja realmente homem! Daqui para frente preciso honrar a minha idade e procurar ser um homem que conquiste respeito dos outros. É preciso que primeiro eu dê respeito para poder obtê-lo. Sei disto tudo e oxalá que você também saiba, procurando ser na realidade um homem maior. (Escrito dia 20 de novembro de 1972, quando completei 18 anos). Encontrei manuscrito num velho caderno. Cícero Alvernaz, 03-03-2016.
DIREITA  Se você ama o seu País e se emociona ao cantar o Hino Nacional. Se você vê a Bandeira tremulando e se emociona de novo.Se você pensa na família e na sua importância para o contexto do País, para a formação do cidadão como guardiã dos bons costumes. Se você é conservador e tem um sonho, tem um desejo que é manter acesa a chama do patriotismo. Se você é favorável à Educação tradicional sem envolvimento com a política partidária e a sua ideologia, se você abraça uma causa nobre  e descobre que é feliz assim. Se você respeita as leis e as autoridades constituídas e, igualmente, respeita as religiões, seus credos, costumes e tradições. Se você procura viver com dignidade, sem subverter a ordem e os bons costumes, respeita os seus superiores e os seus iguais, você pode não saber e talvez nem entender, mas, com certeza, você é de direita. (01-03-2020)
MUNDO ESTRANHO E DESIGUAL Este mundo é estranho e muito desigual. Quando uma pessoa tem pouco conhecimento, ela, muitas vezes, é chamada de boba, ignorante, bocó, caipira, analfabeto, tatu, zé ninguém e tantos outros adjetivos. Mas esta pessoa é um ser humano como outro qualquer. Por outro lado, quando a pessoa tem mais conhecimento e algum estudo, ela, muitas vezes, é discriminada e é chamada de soberba, orgulhosa, pessoa que se acha, que pensa que é melhor que os outros e p or aí vai. Muito estranho este mundo onde o ser humano não pode ser apenas um ser humano normal, trabalhador, mas, muitas vezes, é discriminado e até odiado. Para mim, o ser humano é o que ele é e eu não tenho nada com isto. Já pensou se todo mundo fosse igual? Nem as bananas do mesmo cacho são iguais. Quem tem mais conhecimento ensina os outros, quem não tem procura aprender. E assim a vida segue no seu curso normal neste mundo desigual. (01-03-2020)
A FORÇA DO VENTO A força do vento despedaça o tempo, desfolha árvores, demole prédios, derruba pontes, quebra vidraças e aos vidros estilhaça, entorta o ferro, derruba a porta e a entorta com sua força. A força do vento destrói o muro, brilha no escuro, carrega tudo e segue mudo com seu ruído, com seu gemido, com sua fúria. A força do vento abre cratera, persegue a fera e a faz correr, voa no espaço como  um abraço de quem se ama, de quem se quer, de quem deseja esta peleja, este troféu. A força do vento vem num momento, num movimento balança a terra e treme o céu. Cícero Alvernaz (autor) 01-03-2020.
MUNDO ESTRANHO E DESIGUAL Este mundo é estranho e muito desigual. Quando uma pessoa tem pouco conhecimento, ela, muitas vezes, é chamada de boba, ignorante, bocó, caipira, analfabeto, tatu, zé ninguém e tantos outros adjetivos. Mas esta pessoa é um ser humano como outro qualquer. Por outro lado, quando a pessoa tem mais conhecimento e algum estudo, ela, muitas vezes, é discriminada e é chamada de soberba, orgulhosa, pessoa que se acha, que pensa que é melhor que os outros e p or aí vai. Muito estranho este mundo onde o ser humano não pode ser apenas um ser humano normal, trabalhador, mas, muitas vezes, é discriminado e até odiado. Para mim, o ser humano é o que ele é e eu não tenho nada com isto. Já pensou se todo mundo fosse igual. Nem as bananas do mesmo cacho são iguais. Quem tem mais conhecimento ensina os outros, quem não tem procura aprender. E assim a vida segue no seu curso normal neste mundo desigual. (01-03-2020)
JILÓ Todo mundo sabe que jiló é amargo. E muitos dizem, se referindo a alguma coisa amarga: "é mais amargo que jiló". Mas tem muita coisa mais amarga na vida. Uma das mais amargas é emprestar dinheiro para alguém e não receber, enfrentar cachorro bravo, pular cerca fugindo de algum animal e ser xingado sem nem saber o motivo. Tomar ônibus errado, levar fora da namorada, passar uma noite em claro, discutir com vizinho, tomar café frio, ficar sem dinheiro no final do mês, ser interrompido por alguém quando está escrevendo, bater na porta errada, atravessar estrada sem sinalização e namorar à força ou por obrigação. Jiló é um doce perto de certas coisas que temos de enfrentar e "degustar" no dia a dia. Portanto, continuemos comendo jiló, que não é tão amargo assim e é muito bom para a saúde. (01-03-2018)