Postagens

Mostrando postagens de novembro 22, 2015
MENINO DOENTE O menino está doente, com febre, com gripe, com dor. Pouco e mal se alimenta, não chora, nem se apoquenta, apesar deste calor. O menino é adulto, já é quase um ancião. Mas continua menino como bem quer o destino, às vezes é brincalhão. Mas ele está doente, tosse muito e se deita. E na cama bem quieto, pequenino e discreto ele aos poucos se ajeita. Vai tomar um comprimido, vai se cobrir e esperar. Mais tarde estará curado, estará recuperado, poderá se levantar. Cícero Alvernaz (autor) 27-11-2015.
A PERGUNTA Quando alguém te perguntar: "eu posso te fazer uma pergunta?",  pode esperar que lá vem coisa.  Agora é só esperar a bomba. Geralmente a pessoa tem dúvida se pode  e se deve fazer a tal pergunta, por isto pergunta se pode fazer a tal pergunta. É tanta pergunta, tanto suspense,  que ás vezes a pessoa esquece de fazer a pergunta,  ou se arrepende da ideia. Afinal, nunca se sabe o que vem em contrapartida.  E no fim, todo mundo fica satisfeito com a pergunta  que, na verdade, não foi feita.  Mas sempre fica no ar um ponto de interrogação:  o que será que ele queria perguntar? Dá vontade de perguntar, mas é melhor não perguntar.  Vai que ele resolve perguntar... É melhor deixar assim mesmo,  encerrar a conversa  e torcer para que da próxima vez  o assunto seja outro.  Permita-me uma pergunta: quem será que inventou a pergunta? Cícero Alvernaz (autor) 27-11-2015.
DEZEMBRO Dezembro anuncia que o ano termina aos olhos do dia sua música ensina. Dezembro relembra os meses do ano, a todos relembra seu cotidiano. Dezembro relê as cartas do ano, sozinho se vê no seu abandono. Os meses passaram, o tempo correu, os dias voaram, ninguém percebeu. Dezembro aparece co'a chave na mão, e se entristece e pede perdão. O ano se finda, aqui eu relembro a vida tão linda, ao sol de Dezembro. Não vamos chorar um ano que passa, mas comemorar, de tudo achar graça. Cícero Alvernaz (autor) 25-11-2015.
JESUS  Se queres paz, Jesus é o Príncipe da Paz. Se queres luz, Jesus é a Luz do Mundo. Se queres vida, Jesus é a Fonte da Vida. Se queres brilho, Jesus é a resplandescente Estrela da manhã. Se queres saúde, Jesus é o Médico dos médicos. Se queres bênção, Jesus é o Abençoador. Se queres alimento, Jesus é o Pão da Vida. Se queres alegria, Jesus é a Fonte da Alegria. Se queres conhecimento, Jesus é o Mestre dos mestres. Se queres fé, Jesus é o autor e o consumador da nossa fé. Se queres salvação, Jesus é o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por ele. (João 14. 6) Por fim, se queres falar com Deus, Jesus é o único mediador entre Deus e os homens. Cícero Alvernaz (autor) 25-11-2015.
ELA SUMIU Ela sumiu, se foi pra longe. Casou, mudou e não me convidou, como se dizia antigamente. Desapareceu na curva da estrada, se foi em disparada rumo a outro país, foi tentar ser feliz. Não mandou notícias, nem deixou recado. Não sei por que ela se foi e nem ela sabe por que partiu. Imagino que deve estar longe, quem sabe, até pensando em mim, enquanto eu vivo assim. Vou continuar pensando, pois não sei o que fazer. Eu só sei que me maltrata a saudade, sem notícia, sem carinho, tenho apenas um retrato. Ela sumiu e não me deu satisfação, desdenhou e maltratou meu coração. Cícero Alvernaz (autor) 25-11-2015.
VENDEDORES DE RUA Os vendedores de rua, desde bem cedo, tiram o meu sono, a minha paciência e a minha concentração. Não são os vendedores: é o som dos carros dos vendedores oferecendo de tudo um pouco: oferecem desde gás até mão de obra para consertar tudo. Oferecem doces, salgados, queijos, ovos, verduras, pamonha, curau, frutas, legumes, verduras... Até hoje só não vi nenhum oferecer dinheiro. No momento voltou o silêncio, mas logo mais, ou daqui a pouco, virá outro com o seu som ligado alto oferecendo sabe-se lá o que. Eu não quero comprar nada, mas tenho que ouvir e tentar me concentrar para escrever, ou para dormir. Olha a pamonha! "Olha a pamonha, pamonha fresquinha, pamonha que não se acaba, pamonha de Piracicaba", Cícero Alvernaz (autor) 25-11-2015.
PINTURA Uma arte em forma de pintura, uma tela numa moldura, um quadro de beleza rara e pura que é admirado por toda criatura. Uma paixão, um enlace, uma desilusão, um desenlace, é como se alguém falasse ou talvez até mesmo gritasse. E arranca elogios sem conta, como um sol que lá longe desponta, uma história que se conta, um sorriso, um aplauso, sem afronta. Todos olham, todos veem com vontade, pois atrai e movimenta a cidade, e evoca sentimentos de saudade que independe do momento e da idade. Cícero Alvernaz (autor) 24-11-2015.
AMO MANHUAÇU! Tento entender Manhuaçu, sua geografia, sua geometria, sua ortografia, sua topografia, sua alma pura, sua arquitetura, sua verdade obscura, sua figura, sua candura, sua ternura, sua bondade, sua intensidade, sua complexidade, sua maldade, sua beleza, sua aspereza, sua leveza, sua realeza, sua pureza, sua estranheza, seu contato, seu trato, seu olfato, seu aparato, seu abstrato, seu momento exato, seu anonimato, seu tempo, seu vento, seu lamento, seu caminho, seu carinho, sua flor e seu espinho, sua canção, sua atração, sua função, sua intensão... Tento entender Manhuaçu, sua história, sua glória, sua fé, seu café, seu instinto, seu labirinto, sua cor, seu amor, seu desamor, sua flor, seu dulçor, seu amargor... Tento entender Manhuaçu, mas me arrepio, me extasio, me desaponto, me desencanto, depois me espanto... Tento entender Manhuaçu, mas acabo não me entendendo, e acabo me rendendo aos encantos desta terra que tanta beleza encerra...
DESGASTE Uma peça se desgasta, um governo se desgasta, uma amizade se desgasta, um namoro se desgasta, um casamento se desgasta, um relacionamento se desgasta, um veículo se desgasta. uma parceria se desgasta, um carinho se desgasta, um beijo se desgasta, um sorriso se desgasta, um olhar se desgasta, um abraço se desgasta, um escritor se desgasta, um poeta se desgasta, um profissional se desgasta, um irmão se desgasta, um parente se desgasta, uma flor se desgasta, um livro se desgasta, uma admiração se desgasta, um conceito se desgasta, uma pedra se desgasta, um muro se desgasta, um sino se desgasta, a vida se desgasta, a saúde se desgasta, enfim, tudo se desgasta. Só o que não se desgasta é a confiança e a esperança em dias melhores. Cícero Alvernaz (autor) 24-11-2015.
EU TE VI Eu te vi subindo a ladeira, eu te vi descendo a rua, eu te vi na rua da feira, eu te vi contemplando a lua. Eu te vi parada na esquina, eu te vi comendo um pastel, eu te vi fazendo faxina, eu te vi olhando o céu. Eu te vi entrando num bar, eu te vi numa padaria, eu te vi por aí a andar, eu te vi quando vinha e ia. Eu te vi, mas não pude falar, eu te vi, mas apenas te olhei, eu te vi, pude apenas te olhar, eu te vi, eu te vi e gostei. Cícero Alvernaz (autor) 23-11-2015.
PROCURA Caminho por todas as ruas da mesma antiga cidade, procuro seus olhos, seu rosto, procuro a felicidade. Em cada pessoa que passa procuro, mas sem encontrar, um jeito tão lindo de ser, um jeito bonito de andar. Não saio, porém, do meu quarto, caminho no meu pensamento, deitado encontro você fluindo no meu sentimento. Me volto fitando a parede, revendo as coisas que faço, e vejo seus olhos, seu rosto, e sinto seu doce abraço. Cícero Alvernaz (autor)
MINAS GERAIS Minas é plural, é pluralidade por isto o mineiro não esquece do s no final das palavras. Isto pode ser só uma observação, mas vale a intensão, principalmente quando vem do coração. E o coração sabe enfeitar as palavras, os gestos, sabe compor os versos, pois é de onde tudo procede, é de onde tudo escoa, emerge e voa... Minas Gerais é plural, é grandeza, intensidade, é amor, profundidade, sonho do qual não se acorda, alegria, prazer e paz que transborda... É um conjunto variado, espelhado na alma mineira, desde os rios até as cachoeiras, no falar e no agir docemente a se expandir como planta que brota do chão. Minas Gerais é fonte, uma ponte que não balança, vontade, desejo que alcança, no sorriso da criança e no olhar do adulto. Minas é reverência, é culto, Minas é dimais, por isto é plural, por isto é MINAS GERAIS. Cícero Alvernaz (autor) 23-11-2015.
Já viajei muito, embora nunca tenha saído do Brasil. Já vi coisas consideradas maravilhosas, já estive, e até já morei, em grandes cidades, vi muitos arranha-céus, estive no Estádio do Maracanã e em outros de igual magnitude, enfim, já sou bem "rodado". Tudo isto soma e multiplica dentro da gente, mas em todas essas andanças o que mais chamou e prendeu a minha atenção foram as coisas simples, os gestos simples, um olhar de soslaio, uma palavra apenas balbuciada, uma música a meio tom, um sorriso sem pretensão e quase por acaso... Minha poesia se alimenta desses momentos, desses gestos espontâneos que a maioria não vê e não sente. Isto é o pão de que me alimento e refaço o meu momento, pois é a essência que me tonifica, me embala e me inspira. Enquanto houver esses raios o meu sol poético estará brilhando e aclarando os meus dias. Cícero Alvernaz (autor) 22-11-2015.
IDIOSSINCRASIAS Quando eu mais precisei você não estava perto. Mas eu sei que não foi por sua vontade. Eu sei que há encontros e desencontros, encantos e desencantos e que tudo isto faz parte da vida e tem um propósito. Eu não te culpo por nada: por minha falta de risos, por minha falta de sonhos, nem por meu atual momento. Também não me culpo por minhas idiossincrasias. Penso que tudo é assim porque é melhor, portanto, poderia ser pior. Cícero Alvernaz (autor) 22-11-2015.
GUERRA FRIA Cresci ouvindo falar em direita, esquerda,  progressistas, conservadores, democratas, ditadores... Hoje se fala em comunistas, terroristas, golpistas, assistencialistas, bolivaristas, castristas,  chavistas, lulistas, dilmistas, aecistas... Tentei entender as diferenças, tentei separar esta salada mista de uma forma bem simplista e acabei "saindo da pista",  deixando a estrada e não entendendo nada.  O que sobrou depois de tudo?  Um sujeito quase mudo diante de um mundo sem pista e sem ideologia.  Literalmente eu me envolvi numa guerra fria. Hoje continuo ouvindo histórias, mas não caio mais no conto do vigário, pois sei que, na verdade, é tudo a mesma coisa.  O que se dizia esquerda hoje é direita,  os progressistas hoje são conservadores  e o povo é quem sofre os seus dissabores  com essa política ridícula, entreguista e mentirosa.  Só pra terminar: A presidenta está "louquinha" para ressuscitar a CPMF. Precisa falar mais alg