Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 6, 2022
  A IMPORTÃNCIA DA COMUNICAÇÃO Sou do tempo em que as pessoas conversavam. Hoje está muito difícil encontrar alguém que queira papo. A comunicação é fundamental. Imagina um casal que não conversa, não dialoga, não discute os problemas do dia a dia. Na verdade, não é um casal, mas são duas pessoas que, por acaso, moram juntas e se toleram no dia a dia. Ficam juntas debaixo do mesmo teto, mas em mundos diferentes. É uma vida muito triste, pois a comunicação é fundamental, até os animais se comunicam, os elementos da natureza se comunicam, a noite e o dia se encontram a tarde e a manhã se comunicam, a chuva e o sol se comunicam, as nuvens se comunicam, mas muitos seres humanos muitas vezes se tratam como se fossem inimigos. É uma pena, mas vejo e sinto isto todo dia. Às vezes se vivem debaixo do mesmo teto, mas não conseguem se comunicar. (12-02-2022)
  PESSOAS BOAS Pessoas boas também se vão, fazem a viagem rumo ao desconhecido. Fecham os olhos aqui para depois abri-los numa outra dimensão. Pessoas boas, amigos, parentes, irmãos... Eles se vão, mas ficam as lembranças eternizadas em nossa mente e coração. Ficam as lembranças que provocam lágrimas quentes a correrem pelo nosso rosto. A saudade e a lembrança aparecem e parece tudo muito real e próximo. Amigos se vão, pessoas que nos deram as mãos e nos ajudaram. Não vou citar nomes, mas me lembro de muitas pessoas que me ajudaram, me aconselharam, oraram comigo e por mim. Enfim, pessoas que hoje moram no meu coração. (12-02-2022)
  ME ARRUMANDO PRA SAIR Estou me arrumando pra sair. Esse momento é de arrumação e de reflexão. Afinal, se eu vou sair eu tenho que me arrumar, pegar umas coisas e para isto eu tenho que refletir. Sair é deixar algo e partir em busca de algo, é sair e ao mesmo tempo ficar, o corpo sai, mas fica a mente, o coração se mistura com a saudade. Passam mil pensamentos pela cabeça, algumas ideias sem cabimento e por fim eu saio olhando para trás e tenho dúvida se estou saindo, ou se estou voltando. Tudo se divide entre ficar e sair, entre deixar e partir, entre chorar e sorrir, mas é preciso sair. É preciso me ausentar por uns dias e essa necessidade fala alto e cobra de mim uma decisão. Ainda estou me arrumando pra sair. Não sei muito bem o que vou levar, mas eu preciso me apressar. Há uma saudade, um vazio, um frio como um rio que passa no coração, algo sem explicação. Por fim, sem outra opção, eu me vou em paz olhando para trás. (11-02-2022)
  A FUNÇÃO DA IGREJA Ainda bem que a salvação não depende de igreja. A salvação é pessoal e não está em nenhuma igreja, está em Jesus, o nosso Salvador. A igreja é importante para agrupar pessoas, reunir pessoas, ajudar algumas pessoas em suas necessidades básicas, materiais e espirituais. A função da igreja hoje é mais social do que espiritual. A igreja funciona como uma família espiritual, com ênfase na parte social. A igreja tem departamentos e realiza alguns eventos que visam aproximar as pessoas. Algumas tem até algum entretenimento. Se uma pessoa cristã, por algum motivo não quiser fazer parte de nenhuma igreja, isto não altera em nada a sua comunhão com Deus, a sua fé, nem a sua salvação porque essas coisas não provém da igreja, mas de Deus através da sua Palavra. (11-02-2022)
  O GOLEIRO Por falta de coisa melhor me colocaram no gol, mas eu não tinha nem altura pra ser goleiro. Não sabia pular, não sabia encaixar a bola, nem sabia espalmar. Eu era um goleiro fictício, uma sombra debaixo dos três paus. Na verdade, eu estava ali brincando de ser goleiro. A primeira bola que veio na direção do gol eu consegui defender com o pé, mas depois esborrachei no chão. Na verdade, foi a bola que bateu em mim. Fui aplaudido, aclamado e fiquei feliz com os aplausos. De repente teve um escanteio e eu não saí na bola, ela bateu em alguém e entrou. Fui vaiado e um companheiro me falou; "Você tem que sair na bola". A próxima bola que veio entrou e foi tão de leve que ela quase nem transpôs a linha do gol, ou seja, foi um frango. Alguém chegou pra mim e falou: "frangueiro" e eu respondi: quando foi que eu falei que era goleiro? Eu sou ponta esquerda. (12-02-2022)
  O NOSSO CONSOLO É TODO DIA ESPERAR Quem vai um dia vem, ou não vem nunca mais. Quem vai se despede e quem fica diz: "até a volta!". Mas nem sempre tem volta. A vida é assim: uns partem, outros ficam e a saudade fica no meio, no coração e na mente. Fica o sonho de rever um dia de repente e a gente sente a ausência como uma pontada no peito quando levanta e quando deita no leito. Sempre se lembra ao ver uma peça de roupa, ou um prato onde a pessoa gostava de comer, ou um copo onde a pessoa gostava de beber. Quem vai se distancia, mas um dia, quem sabe, virá. A espera é longa, o dia não passa e a gente fica olhando na vidraça, ou na janela, mas esse dia, muitas vezes não chega. A vida é assim e não adianta reclamar. O nosso consolo é todo dia esperar. (12-02-2022)
  AÍ TEM COISA... Eu num acridito! -Num acridita em que? Não dá pra acriditá nisto! -Num acridita em que criatura? Depois dessa eu vou ter que mudar o meu nome. -Tô cada veis mais sem te intendê! Quando eu dissé ocê vai intendê. - Intão diga logo! Por isto que é bão levantá cedo... -Cê vai me deixá loca cum isto! Loca to eu. -Desse jeito, eu é que num acridito em mais nada. Mais cê pode acriditá, é verdade. -Verdade o que muié! Bem que eu disconfiava... -Intão fala, já to aguniada. Falo sim, falo já, procê eu falo. -Intão fala, to curiosa. Levantei e vi a cumade saí de novo com aquele saco nas costa. Onde será que ela vai? Aí tem coisa...
  CUÁ! Essa é pra quem tem mais de 60 anos. Os antigos quando faziam alguma coisa errada, ou se esqueciam de alguma coisa importante imediatamente falavam: Cuá! Minha avó sempre falava isto, depois a minha mãe, minhas tias e até o meu pai também falava. É uma interjeição que não se usa mais. Eu nunca falei isto, mas ouvi muita gente falar. Talvez isto seja só no interior de Minas, onde tem até uns palavreados estranhos, que dizem tudo e às vezes não dizem nada. Quando uma palavra não serve pra nada, ela serve pra tudo, como é o caso do uai e do trem em Minas. Gosto de pesquisar essas coisas, pois fazem parte da nossa cultura que é muito rica e diversificada. Se eu fosse mais novo e pudesse viajar como repórter eu ia pesquisar essas coisas. Mas já deve ter gente que faz isto.
       LER A MÃO Tem gente que lê a mão. Dizem que são as linhas da mão, que formam a letra M, que dizem o futuro da pessoa. Tem gente que acredita nisto. Tem gente que lê os olhos, a boca, o nariz, enfim, todo o corpo. Tem pessoas que estão sempre lendo, observando e guardando as formas do outro como se fossem relíquias. Tem gente que imagina, que deita e fica pensando, fica tempo imaginando a outra pessoa. Tem gente que chora a toa só de pensar, chora de saudade sentindo falta de alguém. Eu faço outras coisas e faço isto também. 11-02-2022.
  ESCOLA PÚBLICA Escola do coração, do ensino puro, das brincadeiras e das amizades. Escola do respeito, de colocar a mão no peito e cantar o hino nacional. De hastear a bandeira e reverenciar o nosso "augusto pavilhão". Essa escola ficou distante e eu paro um instante para pensar nela. A saudade é uma realidade que insiste em chegar e ficar. Infelizmente hoje ela não existe mais. Caminhos estranhos, ideologias várias e descomprometidas com o ensino avacalharam essa escola, templo sagrado do saber. Hoje as escolas públicas estão caindo aos pedaços. A esquerda se infiltrou nelas e está acabando com tudo. São os filhos do método Paulo Freire. Pobre escola pública! (10-02-2022)
  O CARRO DA PAMONHA E DO CURAU O carro tá no otro bairro e eu já to ouvino o som e até sentino o chero da pamonha, mais eu gosto mais do curau: "O puro creme do milho". Já fico preparado com o dinheiro na mão e quando o som chega mais perto eu saio no portão e fico esperano. Eu pergunto o preço e o home fala: "É seis real cada uma". Tudo isto é um cerimonial, pois eu já conheço o home e sei o preço do seu produto. É só pra jogá conversa fora e abusá da paciência dele. Quando vou pagá não tenho trocado, mais ele sempre tem o troco que eu pego e confiro na hora. Quem faz e vende pamonha é pamonhero, quem gosta de pamonha e compra como é que chama? Sou do tempo que algumas pessoas eram "carinhosamente chamadas de pamonha". Hoje se chamá alguém de pamonha dá briga. A pamonha de milho é muito gostosa, mais eu gosto mais do curau. (10-02-20220
  O PERIGO DA MÁ INFLUÊNCIA É incrível como a maioria das pessoas são tão facilmente influenciáveis. O ser humano sempre sofreu influência do meio em que vive, ou atua. Seja na rua, no emprego, na escola, ou mesmo na igreja muitas pessoas são influenciadas por terceiros. As pessoas, em geral, são como uma massa de modelar: você dá a ela a forma que você quiser. Isto é muito perigoso, mas os pais muitas vezes nada podem fazer. Quando percebem lá se foi a filha, o filho, o neto pro caminho que nenhum pai, ou mãe cristão e de bem gostaria. Eu imagino que deve ser uma tristeza muito grande ver um filho, por causa de uma ideologia política, negar todos os valores basilares da fé cristã. É a influência do meio em que a pessoa vive. Tão triste que nem dá para comentar muito. Depois, tudo que resta é entregar a pessoa nas mãos de Deus. (10-02-2022)
  RESPONDA SE QUISER Uma pessoa começou a construir uma casa e parou antes de colocar a laje. Depois de muito tempo outra pessoa continuou o trabalho de construção e acabamento. Gastou mais do que o previsto, pois a obra estava com sérios problemas por causa do tempo que ficou exposta ao sol e à chuva. Esta pessoa terminou aquela obra outrora abandonada, na qual gastou mais do que o previsto por causa do tempo que ela ficou parada. Pergunto: de quem é o mérito pela construção da obra? É de quem a terminou e a entregou, ou de quem a abandonou? Qualquer relação com a transposição do Rio São Francisco não é mera coincidência. (10-02-2022)
  MINAS QUE SE DESCORTINA Parece algo que não foi criado, que apareceu do nada e se fez lindo. Parece a Natureza sorrindo sem dizer a razão, ou o motivo. Parece algo inexistente, mas que está presente, lindo e consistente bem na frente da gente. As formas, os contornos, os desenhos que se sobressaem, as baixadas, as cachoeiras, os trilhos, as curvas na estradinha, a passarada cantando ao vivo e sem motivo aparente ao ver a gente. O que é isto, onde é isto, alguém já viu isto? E uma voz me acode e diz: "Isto é Minas, aqui onde a gente é feliz". Eu tenho a resposta e a prova, então meu pensamento se renova e o meu coração se agita. É Minas que vejo bem à minha frente e de repente posso até tocar. É Minas que se descortina e aqui eu quero ficar. 10-02-2022)
  O PERIGO DA MÁ INFLUÊNCIA É incrível como a maioria das pessoas são tão facilmente influenciáveis. O ser humano sempre sofreu influência do meio em que vive, ou atua. Seja na rua, no emprego, na escola, ou mesmo na igreja muitas pessoas são influenciadas por terceiros. As pessoas, em geral, são como uma massa de modelar: você dá a ela a forma que você quiser. Isto é muito perigoso, mas os pais muitas vezes nada podem fazer. Quando percebem lá se foi a filha, o filho, o neto pro caminho que nenhum pai, ou mãe cristão e de bem gostaria. Eu imagino que deve ser uma tristeza muito grande ver um filho, por causa de uma ideologia política, negar todos os valores basilares da fé cristã. É a influência do meio em que a pessoa vive. Tão triste que nem dá para comentar muito. Depois, tudo que resta é entregar a pessoa nas mãos de Deus. (10-02-2022)
  QUE BOLSONARO APAREÇA SEMPRE! Bolsonaro, como todo ser humano, tem muitos defeitos, mas em compensação ele tem qualidades que nunca foram vistas em nenhum político. Isto, os próprios adversários atestam. Ele faz as coisas naturalmente, não como político, mas como um ser humano comum, uma pessoa sensível e que está sempre procurando, de alguma forma, ajudar alguém. Por isto ele é tão amado e emociona tantas pessoas. Eu entendo quem não gosta dele. Afinal, quem gosta do Lula jamais vai gostar do Bolsonaro. Os dois são diferentes em tudo. São como a lua e o sol: para um aparecer o outro tem que sumir. Que Bolsonaro apareça sempre! (09-02-2022)
     CADÊ A CASA? Cheguei em casa e não encontrei nada. Nem o cachorrinho eu vi debaixo da escada. Na verdade, nem havia mais a escada e também não havia a porta de entrada e as janelas estavam arrancadas. Pensei comigo: roubaram a casa, ou ela criou asa e voou. Me afastei um pouco para ver melhor. Não vi o telhado, nem vi o cercado que protegia o jardim, aliás, eu não vi o jardim e fiquei assim, sem saber o que dizer e o que pensar. Cadê a casa? Cadê tudo? Num momento fiquei mudo sem saber o que fazer. Me afastei um pouco e de novo olhei com mais carinho e descobri que eu tinha chegado na casa do vizinho.
       NOSSA TRISTE REALIDADE Tem muita gente que pensa que roubar é só entrar armado numa empresa, ou numa casa e ameaçar as pessoas, depois levar tudo que for de valor e deixar as pessoas amarradas e impossibilitadas de reagir. Roubar também é enganar, dar golpes, falsificar e prejudicar as pessoas de várias formas usando, inclusive, um cargo público para desviar dinheiro, ou bens. A diferença é que muita gente vai presa, mas muitas não vão, devido o seu status e os conchavos secretos por trás das paredes e nos galpões. Muitos políticos usam meios escusos para roubar, ou desviar recursos, muitas vezes ajudados por terceiros. Geralmente milhões, ou até bilhões são desviados pra os bolsos de algumas dezenas de pessoas. Políticos que fazem isto deveriam ser expulsos da vida públicos, mas muitos são afastados e depois voltam como se nada tivessem feito. Por isto o pobre continua cada vez mais pobre enquanto esses maus elementos estão cada vez mais ricos. (09-02-2022)
     BOLSONARO É O MITO É tanta gente para ver o presidente que a gente nem acredita. A imprensa ignora esse fato, não registra nenhum ato, não publica sequer uma linha, mas a internet se intromete e mostra tudo. Quem quiser ver é só se ligar no celular ou no computador. São milhares de pessoas, milhões em todo o Brasil se alegrando e dando grito e dizendo em voz bem alta: Bolsonaro é o mito. 09-02-2022.
  O CARRO DA PAMONHA E DO CURAU O carro tá no otro bairro e eu já to ouvino o som e até sentino o chero da pamonha, mais eu gosto mais do curau: "O puro creme do milho". Já fico preparado com o dinheiro na mão e quando o som chega mais perto eu saio no portão e fico esperano. Eu pergunto o preço e o home fala: "É seis real cada uma". Tudo isto é um cerimonial, pois eu já conheço o home e sei o preço do seu produto. É só pra jogá conversa fora e abusá da paciência dele. Quando vou pagá não tenho trocado, mais ele sempre tem o troco que eu pego e confiro na hora. Quem faz e vende pamonha é pamonhero, quem gosta de pamonha e compra como é que chama? Sou do tempo que algumas pessoas eram "carinhosamente chamadas de pamonha". Hoje se chamá alguém de pamonha dá briga. A pamonha de milho é muito gostosa, mais eu gosto mais do curau. (10-02-20220
  QUANDO EU ME FOR Quando eu me for vou deixar um monte de trem escrito, algumas lembranças e quase nenhum dinheiro. Vou deixar uma história que será contada, vou deixar meus rastros na estrada e também vou deixar uns livros numa estante velha que às vezes ameaça cair. Quando eu me for muita gente vai falar de mim o que não teve coragem de falar. Alguns vão chorar, mas será só por um instante, afinal eu já estarei distante, como uma criança saltitante e de mim só vão ficar as lembranças. (08-02-2022)
     MUDANÇA As pessoas mudam, o tempo muda, mudam as estações, mudam as opiniões, mudam até as religiões. Tudo muda, tudo passa, a batata assa e a gente come. Muda a fartura, muda a fome, muda a muíé, muda o home, muda o adolescente, muda a criança. Muda o amigo e às vezes se transforma em inimigo por causa de quase nada. Muda o rumo, muda a estrada, muda o roteiro, muda o drama, muda a comédia, muda o verso, muda a poesia, muda a noite, muda o dia, muda a tristeza, muda a alegria. As pessoas mudam, algumas se enriquecem, somem, e não reconhecem mais a gente. É incrível como tudo muda tão drasticamente! 08-02-2022.
  AMOR NA IDADE MADURA O amor na idade madura dura e aquece os corações já frios que sobrevivem enfrentando desafios. O amor na idade madura cura as feridas abertas na juventude carregada de paixões que a vida desilude. O amor na idade madura é pura alegria, leveza, nostalgia, que vem e nos arrebata em pleno dia. O amor na idade madura fura os bloqueios que o tempo sedimenta e alimenta os sonhos que então reaparecem ao passar das horas que os dias tecem. Mogi Guaçu, SP. Cícero Alvernaz (autor) 10-12-2013.
  O GOVERNO, QUANDO QUER FAZER, FAZ Mesmo sem nunca ter votado no PT, eu, aliás, sou antipetista e antiesquerdista, torci muito para que o Lula fizesse alguma coisa boa para o povo em geral, especialmente para o Nordeste onde ele nasceu. Mas ele nada fez. Na verdade, ele começou algumas obras eleitoreiras, como a transposição do Rio São Francisco, onde milhões de reais foram enterrados, mas depois parou. Para mim, os mandatos do PT foram uma grande decepção. Hoje quando vejo a situação em que está o Nordeste nas mãos do atual governo me regozijo junto com o povo nordestino. Finalmente a água está chegando lá pelas mãos do atual governo que "não rouba e faz". Cada dia mais o povo do Nordeste está se apaixonando por Bolsonaro e a sua equipe. O governo, quando tem seriedade e quer fazer, faz. (08-02-2022)
     A LEI DA NATUREZA As pessoas adoecem, ficam fragilizadas, algumas ficam esquecidas, são internadas e depois de um certo tempo elas morrem. São como uma planta que tem o seu tempo de vida, sua força, sua produção e depois se quedam no chão. Não há metáfora melhor para a vida do que uma planta que nasce, cresce, produz o seu fruto, se alimenta, propicia vida e saúde, mas um dia cai para nunca mais se levantar. Assim, em geral, é o ser humano. Todos tem o seu ciclo, fazem a sua viagem, tem a sua utilidade, sua força, seu benefício, mas quando termina o seu ciclo é na terra que está o seu leito, o seu descanso final. Esta é uma lei justa que trata a todos de forma igual. 08-02-2022.
  QUE BOLSONARO APAREÇA SEMPRE! Bolsonaro, como todo ser humano, tem muitos defeitos, mas em compensação ele tem qualidades que nunca foram vistas em nenhum político. Isto, os próprios adversários atestam. Ele faz as coisas naturalmente, não como político, mas como um ser humano comum, uma pessoa sensível e que está sempre procurando, de alguma forma, ajudar alguém. Por isto ele é tão amado e emociona tantas pessoas. Eu entendo quem não gosta dele. Afinal, quem gosta do Lula jamais vai gostar do Bolsonaro. Os dois são diferentes em tudo. São como a lua e o sol: para um aparecer o outro tem que sumir. Que Bolsonaro apareça sempre! (09-02-2022)
  DE JANEIRO A DEZEMBRO Tivemos um Janeiro chuvoso, temos um Fevereiro igualmente chuvoso, depois teremos as chuvas de Março e os chuviscos de Abril. Maio, mês das mães, será ensolarado, Junho, mês dos namorados, será lindo, Julho, um mês frio, será cheio de romantismo, Agosto será enfumaçado como sempre, Setembro irá florir nosso caminho, Outubro não estará sozinho porque logo após virá Novembro e no seu cenário tem o meu aniversário. Por fim, Dezembro fechará com festas, o nosso intenso calendário. 07-02-2022.