Postagens

Mostrando postagens de agosto 15, 2021
  FUI A POÇOS Fui a Poços lembrar os momentos nossos bem juntos da natureza. Ouvi o canto dos pássaros e abracei toda beleza. Fui na Fonte do Amores e vi da Natureza as cores, depois passeei no bondinho e então senti um friozinho que denunciava medo, mas isto eu guardei como segredo. Vi toda beleza da cidade lá do alto que parecia sem fim, depois eu andei um pouco sempre olhando lá do alto aquela linda cidade. Fui a Poços de Caldas, cidade linda de amar e um dia novamente eu quero lá voltar. 18-08-2021.
  ASSIM É O NOSSO VIVER Pelas vielas da vida a gente vai de partida sem saber pra onde vai. Às vezes tropeça e cai, mas segue em frente e vai porque o tempo não espera. Alguém nos chama de longe e a gente não sabe de onde esse alguém está chamando. Prossegue às vezes no escuro, pula rio, pula muro e continua andando. A vida é mesmo assim: um dia aqui, outro lá, sonha com um tempo mais lindo, sonha com dia melhor, mas a gente nunca sabe o que vai acontecer. Porém prossegue assim, pois assim é a nossa vida, assim é o nosso viver. 18-08-2021.
  CADERNO DE RECEITA Eu sempre via aquele caderno amassado, às vezes jogado, outras vezes bem guardado e não sabia o que era. Parecia um segredo e às vezes até dava medo de pegar e de olhar. Eu sequer imaginava o que o caderno guardava de tão precioso assim. Tinha medo de pegar e a minha mãe ralhar, quem sabe até me bater. Um dia eu tive coragem e peguei devagarinho, vi umas coisas escritas, pensei que fosse um versinho, mas eu nada entendi. Deixei o caderno, no mesmo lugar e saí devagarinho. Aquela coisa suspeita era um caderno de receita que minha mãe tanto amava. Só então eu descobri que as coisas que eu comia, que minha mãe preparava, das quais eu tanto gostava estavam naquele caderno que com carinho e cuidado minha mãe tão bem guardava. 18-08-2021.
  A BOA VIDA DE UM DOENTINHO Quando eu era criança e depois adolescente eu gostava de ficar doente. Ficava na cama até tarde, recebia comida na boca, uma sopinha, alguma bolachinha e nem precisava pensar na enxada. Mas a doença não era de mentira, às vezes precisava tomar injeção que o meu pai mesmo aplicava. Nessas horas eu ficava preocupado (até hoje não gosto de injeção, nem de vacina), mas aquilo era só um momento, só uma picadinha como se dizia e depois tudo voltava ao normal. Eu então virava pro canto e dormia de dia e acordava depois com moleza e querendo comer alguma coisa. Era sinal de que o remédio fez efeito. Assim eu era e gostava dessa vida, mas quando eu simulava e alguém notava a coisa ficava feia, às vezes eu apanhava de cinta que naquele tempo se chamava correia. Essa parte eu não gosto de lembrar. (18-08-2021)
      VERGONHA DE SER MINEIRO Tem gente que tem vergonha de assumir que é mineiro. Já vi alguém negar na minha frente quando alguém lhe perguntou se ele era mineiro. Eu fiquei olhando e torcendo para que a pessoa me perguntasse se eu era mineiro. Deu vontade até de falar: EU SOU MINEIRO. Tem gente que tem vergonha, ou medo de ser criticada, ou rebaixada por ter nascido e ser criada em Minas. Quando alguém faz isto eu fico pensando: as pessoas deveriam ter vergonha de alguma coisa que eventualmente fazem. Quando cheguei aqui onde eu moro encontrei muitos mineiros, principalmente do Sul de Minas. Me lembro que algumas pessoas me perguntavam se eu também era mineiro e quando eu respondia afirmativamente alguns davam uma risada discreta zombando e eu afirmava: sou mineiro, a terra de grandes heróis, atletas, poetas, escritores e inventores e a pessoa logo percebia que eu não era "apenas um mineiro", mas, além disto, eu tinha um certo conhecimento. É bom ser mineiro e sobretudo se
  ESCREVE UMA POESIA PRA MIM! É comum pessoas me pedirem: "Escreve uma poesia pra mim!". Fico sem saber o que dizer, ou mesmo o que pensar. Poesia não tem endereço, não se oferece e não se escreve sob encomenda. Eu posso de repente escrever uma poesia para alguém sem que ela perceba ou se identifique nela, mas isto é muito raro. De repente, todas as poesias foram escritas para alguém, ou nenhuma foi escrita pra ninguém. Poesia é segredo que se conta, é faz de conta, é sol que desponta quando o dia se faz. Poesia é canto, é acalanto, é mensagem de amor e de paz. (17-08-2021)
  O POVO QUER TER VOZ E VEZ Prensaram o povo contra o poste. Ameaçaram o povo, zombaram do povo. Escolheram os bandidos em lugar do povo. Quem nos roubou até a roupa do corpo hoje é endeusado por uma minoria poderosa que detém o poder. O povo saiu às ruas e promete sair aos milhões exigindo o reconhecimento das autoridades que já fizeram a sua escolha. O povo é mais, muito mais, são milhões de pessoas que não querem recuar e o País pode entrar numa convulsão social. Estou falando do Brasil, do povo brasileiro que não aceita ser enganado de novo através de uma eleição, no mínimo suspeita. O povo quer ter voz e ter vez e não aceita ser tratado por uma minoria como simples "massa de manobra". (13-08-2021)
 S EXTA FEIRA 13 Eu falo com gosto: hoje é 13 de agosto, um dia como outro qualquer. Mas tem gente que tem medo e não conta o seu segredo, pois tem medo de contar, diz que 13 de agosto quando cai na sexta feira é um dia de azar. Isto é pra quem acredita em azar, em mau olhado, e às vezes fica calado com medo de alguma coisa que lhe possa acontecer. Para mim, todo dia é igual, e só depende da gente e do nosso proceder. Sexta feira 13 é um dia abençoado. É só a gente escolher e boas coisas fazer que o bem estará do nosso lado. 13-08-2021.
  A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL A Independência do Brasil não foi tomada a força: ela foi dada de graça. Por isto não a valorizamos e sequer comemoramos a nossa independência. Todos sabemos que o Brasil era uma colônia de Portugal. Tudo que se produzia aqui uma parte era enviada para Portugal. No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I deu o grito da Independência em São Paulo. No próximo dia 7 de setembro o Brasil vai parar. Não será só na Avenida Paulista, será sobretudo em Brasília. Uma multidão está se preparando para tomar Brasília e lá deverá ficar por tempo indeterminado. É preciso fazer valer a nossa Constituição. Claro que será um movimento pacífico. Pelo menos é isto que se espera. (15-08-2021)
  O NOSSO ENCONTRO Você veio ao meu encontro. Fiquei sem saber o que dizer, fiquei sem palavras. Você ficou um pouco decepcionada quando me viu, eu percebi. Você talvez esperasse uma pessoa diferente, falante e até meio arrogante. Mas eu sempre fui tímido. Em assuntos de amor eu geralmente sou um zero a esquerda. Tentei minimizar a situação, te ofereci um sorvete, mas você não aceitou. Não sei se foi por causa do sorvete ou se foi pela pessoa que te ofereceu. Consegui superar este momento, afinal eu nem gosto muito de sorvete, acho muito gelado e quando o tempo esquenta ele fica pingando. Te olhei discretamente e percebi que você também me olhava, baixei os olhos, depois olhei de novo e você olhava de lado. Procurei algumas palavras, mas eu só sabia versos e cantar alguma música baixinho. O nosso encontro estava terminando e mal a gente se falou. Você me disse: "Já vou" e o meu coração disparou, tive medo de nunca mais te ver. Você se foi e realmente eu nunca mais te vi. M
  OS BONS TEMPOS DA ESCOLA PRIMÁRIA Hoje me lembrei da minha escolinha lá em São Pedro do Avaí. Foi na década de 60 perdida no tempo e cheia de boas e más lembranças. Era tudo simples a começar pela professora, a escola, a lousa, as carteiras, a mesa, enfim todos os móveis. Tempo distante, porém vivo na lembrança com suas cores, dores e amores. Tudo muito simples e puro, muita responsabilidade e pouca maldade naqueles alunos em que a maioria vinha dos arredores daquele Distrito do Município de Manhuaçu. Muita seriedade da professora sempre empenhada em ensinar e exigir o aprendizado dos alunos. Tinha a horta da escola que a gente cuidava. Tinha uma construção atrás da escola que nunca foi terminada. Tinha a hora do recreio, do jogo de bola em que às vezes a gente se machucava e depois voltava pra sala de aula todo suado e escalavrado, mas feliz e realizado. A escola ficou distante, mas a lembrança está presente na vida de quem viveu aquela aventura. Terminei o primário no ano de 1965 c
  COM O PECADO VEIO MORTEE Em algumas civilizações quando uma pessoa morre a população faz festa. A morte foi criada devido a entrada do pecado no mundo, pois com o pecado veio a morte, mas a morte também tem um significado, pois representa descanso e liberdade para a alma. Sendo assim, podemos entender que a morte é muito importante para o ser humano. Existem muitas crenças em relação ao destino da alma após a morte. Não quero entrar nesse pormenor, mas, com certeza, a vida após a morte deve ser muito melhor do que esta que aqui vivemos, pois a situação aqui piora a cada dia. 16-08-2021.
  OS ERROS GRAMATICAIS FORAM PROPOSITAIS Um dia alguém me disse: Você não tem geito". Eu respondi: geito eu não tenho. Eu tenho é jeito. E tenho mais: Eu sou de Minas Jerais. A pessoa então disse: "Isso num muda nada". A mudança não está em mim: está no caminhão de mudansa que o caxorro corre atrais. Vão-se os dedos, ficam os anéis. É assim que sempre foi no cadilaque e no carro de boi. Agora quero saber: se você leu e anotou quantos erros encontrou? 17-08-2021.