Postagens

Mostrando postagens de abril 23, 2023
QUEM ENCONTRA UM AMIGO ENCONTRA UM TESOURO H oje fui ao velório de um amigo que eu não conheci pessoalmente. O fato de não tê-lo conhecido não diminui em nada a nossa amizade e a nossa admiração mútua. Argemiro Repas era como um professor particular e como professor era também um incentivador e um amigo muito especial. A vida às vezes nos presenteia com pessoas que somam em nossa vida e multiplicam conhecimentos mútuos, puros e duradouros. Fatos que ocorrem aos quais nos agarramos e assim desfrutamos de uma boa amizade e de conhecimento à medida que nos envolvemos e bebemos desse conteúdo especial. É feliz quem conhece e reconhece pessoas assim! Quem encontra um amigo, encontro um tesouro! 30-04-2022.
  A SEMANA A semana começa no domingo e termina no sábado. São 7 dias contados de domingo a sábado. Nesses sete dias tem um dia de descanso que é o primeiro, ou seja, o domingo. Tradicionalmente é assim que se conta a semana, mas ela pode ser contada também de forma diferente. Afinal, cada um faz a sua conta por sua conta: aumenta, diminui, desconta e às vezes se desaponta. O calendário às vezes é algo pessoal por motivo de trabalho ou de religião. É assim que muitas vezes age o cidadão. Eu prefiro o básico, o tradicional, aquilo que está no calendário. Mas neste mundo existem situações e situações. Uma boa semana para todos. (23-04-2023)
  EU ANTES VIVIA SOZINHO (Autobiografia) Eu antes vivia sozinho por gosto, amor e opção. Eu antes brincava sozinho, fabricava os meus carinhos, era tudo feito à mão. Às vezes cortava o dedo, não chorava, tinha medo que alguém me encontrasse no meu esconderijo secreto. Eu antes vivia sozinho, sem carinho e sem afeto. Eu tinha poucos amigos, na verdade eu não os tinha, eu não ligava pra eles e nem precisava deles, queria uma vida só minha! Meu mundo se limitava em algo que eu tanto amava: Meus carros e minha estradinha, o meu pedaço de céu, carrinhos de carretel que eu mesmo fabricava. Eu antes vivia sozinho, nunca me meti em brigas, conversava com as formigas, brincava com os passarinhos... Assim passei minha infância e de nada me arrependo, no interior de Minas comendo taioba e angu fui um poeta aprendiz, fui um menino feliz na distante Manhuaçu. Ninguém segura o tempo e ele passou ligeiro, correu e chegou primeiro, juro que nem percebi, pois de repente me vi um mo
  VAIDADE Vaidade é o que vai com a idade, é aquilo que não é verdade, mas a pessoa vive como se fosse. Vaidade é pensar que é e ter fé que realmente é, mesmo que não seja. É acreditar que é e se supervalorizar esteticamente, é se achar de repente mais do que é realmente. Vaidade é ser vaidoso, todo cheiroso e glamoroso como se fosse o único no mundo. A vaidade vai com a idade e fica a velhice depois da mocidade chorando e lamentando de saudade. 24-04-2023
     É PRECISO TER A PRÁTICA Ninguém sabe tudo e eu pensava que alguém soubesse. Todos sabem alguma coisa, mesmo que alguns pensem que não sabem nada. Há um meio termo, um empate técnico, uma explicação para essa aparente confusão. Uma pessoa estuda, se forma, mas se não praticar, ou não continuar os seus estudos com o tempo esquece e terá que fazer tudo de novo. Imaginem um escritor que raramente escreve! Imagine qualquer profissional que não exerça a sua profissão! A pessoa tem o Diploma, a prova de que estudou e se formou, mas sem a prática fica só a teoria. É a prática que endossa e confirma o conhecimento e a sabedoria. (24-04-2023) Todas as 
  IGREJA É COISA SÉRIA A igreja, independente do nome que ela tenha, recebe pessoas de várias camadas sociais com os mais diferentes problemas e necessidades. A pessoa quando procura uma igreja geralmente está carente, necessitada, e procura algum tipo de ajuda, algo para preencher a sua carência. Aí entra a função da igreja, a sua responsabilidade e o cuidado que ela deve ter com essa pessoa. Igreja não é um ajuntamento de pessoas, um grupo que se reúne à revelia, mas tem um propósito, uma finalidade específica cujo teor é sobretudo espiritual. Conheço pessoas que já passaram por várias igrejas, logicamente a pessoa não encontrou aquilo que procurava. Muitos procuram uma igreja por um motivo espiritual, outros o fazem por uma necessidade material e quando satisfazem essa necessidade geralmente se afastam e procuram outra igreja. Enfim, seja como for, o fato é que igreja é coisa séria, pois lida com seres humanos, geralmente pessoas com algum tipo de necessidade. (24-02-2023)
  CINCO PÃES E DOIS PEIXINHOS A multidão era grande e estava faminta. Não tinha alimento e não tinha onde comprar. De repente veio um menino com um lanche que sua mãe lhe deu. Eram cinco pães e dois peixinhos que ele ofereceu com carinho e abnegação e este alimento foi o sustento de uma grande multidão. Jesus multiplicou, o povo se alimentou e ainda sobrou. Um milagre foi feito e o povo satisfeito louvou ao Senhor. Entregue ao Senhor o melhor que você tem e ele, com certeza, irá multiplicar porque ele é bondoso, é fiel e poderoso e nada vai lhe faltar. (24-04-2023)
  NÃO FALE ASSIM DE MIM Não fale assim de mim! Você não me conhece e mesmo que me conhecesse não deveria falar assim. Uma coisa é falar de mim, outra coisa é falar pra mim. Não fale assim de mim. Se eu sou assim isto não te dá o direito de falar de mim. Afinal, cada pessoa é do bem, ou é do mal e ninguém tem nada com isto. Não há ninguém perfeito, cada um tem o seu jeito, o seu natural, faz o bem e faz o mal. Não fale assim de mim! Eu tenho defeito, mas você não tem o direito de falar assim. (25-04-2023)
  A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO Cada um com a sua mania, o seu jeito, o seu defeito e a sua ironia. O ser humano pode e deve ser estudado, lido, mas nunca será compreendido. Deus nos fez assim e assim é que nós seremos, com qualidades e defeitos, cada um com o seu jeito, sua tristeza e a sua alegria. Tem gente que não fala nem "bom dia", tem gente que é uma autêntica verborragia. Fala pelos cotovelos, pela boca, pelos olhos e até pelo nariz. Isto pode ser um sinal de que a pessoa é feliz. A comunicação e fundamental para a nossa convivência, existe comunicação em tudo. O Salmo 19 mostra isto claramente. A natureza se comunica e Deus que criou a natureza se comunica com o homem através da natureza e vice versa. Então vamos nos comunicar usando a ferramenta que temos. afinal, somos um ser racional.
  ATLETICANO E CRUZEIRENSE Discussão entre atleticano e cruzeirense é algo muito comum. São dois clubes completamente diferentes. O Galo é 100% mineiro e brasileiro, o Cruzeiro se chamava Palestra Itália, depois mudou de nome por causa da Guerra Mundial. O Cruzeiro tem mais títulos nacionais e internacionais, o Atlético tem todos os títulos possíveis, mas em menor quantidade. Em Minas o Galo canta de Galo, pois tem 48 títulos contra 37 do rival. Por isto os atleticanos batem no peito e afirmam que o Galo é o maior de Minas. A discussão não para por aí. Eu que sou atleticano só discuto se o torcedor rival não baixar o nível. Um dia um desses torcedores me falou que o Atlético só ganhava campeonato mineiro. Eu perguntei a ele se a Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Recopa Sul Americana, Súper Copa do Brasil e Comenbol eram campeonatos mineiros. Ele ficou mudo e a discussão foi encerrada. Simples assim. (25-04-2023)
  A VERDADE E A MENTIRA A verdade não treme, mas quem não fala a verdade treme. Quem fala a verdade não teme, mas quem mente treme porque uma hora se descobre a mentira, que é a inimiga da verdade. Mentira e verdade são as duas faces da moeda e mesmo sendo contrárias elas andam juntas porque elas fazem parte da vida. Não existe meia verdade nem meia mentira. Paradoxalmente, a verdade e a mentira andam juntas e até se comunicam. 25-04-2023
  Você está se cuidando? -Fui ao médico ontem. O que ele disse? -200 reais a consulta. O que o Sr. tinha? -100 reais. Qual era o seu problema? -Faltavam 100 reais. 25-04-2023 (Autor desconhecido)
  JESUS VIRÁ BUSCAR A SUA IGREJA Jesus não virá buscar "uma igreja". Ele virá buscar "a sua igreja". A igreja de Jesus está em todas as igrejas, pois em todas há salvos e também pessoas que não serão salvas. Não há uma igreja, ou denominação, que subirá, mas os salvos, aqueles que serviram ao Senhor, independente da igreja, ou da denominação. Afinal, nenhuma igreja salva ninguém porque as igrejas são organizações religiosas nas quais há pessoas que serão arrebatadas na vinda de Cristo e outras que não serão. "Disse Jesus: Dois homens estarão na lavoura: um será arrebatado, mas o outro será deixado". (Mateus 24 . 40)
     DEIXA Deixa o tempo passar, deixa a chuva cair, deixa o sol se abrir e a tudo esquentar. Deixa eu falar o que penso sobre política e mais. Deixa eu sentir saudade, falar de Minas Gerais. Deixa eu torcer pro Galo, pois torço desde criança quando eu em Minas morava, disto eu tenho lembrança. Deixa eu fazer os meus versos, a poesia escrever. Você não precisa opinar, você não precisa ler. Eu gosto de ser assim e me sinto bem assim. Acredito que eu serei desse jeito até o fim. 26-04-2023
  Nasci no interior de Minas, mais precisamente em Manhuaçu, trabalhei na roça, estudei até a 4ª série, aos 17 anos me mudei para a cidade de Mogi Guaçu, SP, onde retomei os estudos, concluí a 8ª série e o 2º Grau, depois cheguei à Faculdade. Por me destacar como escritor e poeta hoje eu sou jornalista profissional: (Registro 00800500/SP)
  EU NÃO EXISTO Eu fico vendo e lendo umas coisas lindas que foram postadas, ou repostadas e fico pensando; "Eu não existo". Às vezes fico pensando que não existo e nunca existi. É claro que isto não é verdade! Num mundo tão bruto, tão cascudo, como ainda pode ter alguém que se interessa por essas coisas? Sou um eterno "solitário das letras", talvez um relicário, uma exceção em meio a uma grande multidão. Como alguém ainda gosta disto num mundo tão conturbado e sujo? Alguém um dia me disse que eu sou um louco e eu respondi: "Louco pra mim é muito pouco". É incrível como alguém ainda pode gostar de poesia num mundo de tanta politicagem e tanta tirania. (26-04-2023)
  SAQUEARAM O BRASIL Saquearam o Brasil, não foi por falta de aviso. isto foi muito mal e nos causa prejuízo. Eu não sei como é que foi, mas sei que isto é verdade. Levaram o nosso ouro, nossas pedras preciosas e agora estão levando nosso dinheiro. O Brasil é um celeiro, um País abençoado, mas ele está sendo roubado. Falo como brasileiro, saquearam o Brasil, no jardim só ficou o jardineiro. 26-04-2023
  AGRADECIMENTO Agradeço a você que me leu e também a você que nunca "perdeu o seu tempo" me lendo e vendo as minhas ideias em forma de letras, em forma de sonhos, em forma de histórias que trago aqui dentro como algum alimento que tento repartir com os meus raros leitores. Agradeço a você que me lê, pois eu devo a você a força e a coragem que ainda tenho para escrever, mesmo sabendo que quase ninguém vai me ler. (Cícero Alvernaz) 22-04-2023
  UM DIÁLOGO Você faz o que mesmo? -Odontologia. Legal. -E você faz o que? Residência. -Medicina? Não, sou pedreiro.
  ISTO É ALGO INÉDITO E VERGONHOSO Uma jornalista portuguesa fez uma pergunta para o Lula e ele não entendeu a sua língua. Ela repetiu a pergunta e ele não entendeu de novo. Afinal, qual será a língua, ou idioma que ele entende? Que eu saiba, no Brasil e em Portugal se fala o idioma português. Se o problema foi o sotaque, aqui no Brasil temos muitos sotaques, afinal o Brasil é dividido em várias regiões. Estou registrando isto aqui porque creio ser a primeira vez na história brasileira que isto acontece. Portanto, isto é algo inédito e vergonhoso. (22-04-2023)
  VISITA Tem a visita do vento que entra casa a dentro sem pedir licença. Tem a visita do beija-flor que entra rapidamente, não encontra nenhuma flor e sai de repente. Tem a visita inesperada, a visita aguardada, a visita que nos agrada e a visita que não serve pra nada. Tem a visita que demora e a visita que sai desesperada. Tem a visita boa e a visita ruim, a visita que diz não e a visita que diz sim. Tem a visita que toma café e depois pede um pedaço de queijo, tem a visita que pega na mão e a visita que dá um beijo. Tem a visita que vem de surpresa e a visita que avisa que vem. Tem a visita que fala mal e a visita que fala bem. Eu raramente visito alguém. (22-04-2023)
     AMIGO Um amigo faz parte da vida da gente. É alguém que chora e sente quando sentimos e choramos. Um amigo fala conosco e gosta das mesmas coisas que gostamos. Um amigo nem sempre está perto, mas sempre está atento. Um amigo é força, vigor e alento. Um amigo é brilho, é chama, é luz. O melhor amigo que temos é Jesus. 22-04-2023 Todas as reaçõe Gosto Comentar Partilhar
  OLHANDO O MAR Olhando o mar eu busco poesia nas ondas que flutuam e batem e se debatem na praia e desmaiam e voltam no mar a se agitar como nuvens de água e vento e espuma, lamento, lágrimas do mar, versos que eu invento e ficam a pairar. Tudo vejo e antevejo olhando o mar. Não sei dizer nem explicar o que me vem, o que ocorre quando estou olhando o mar. Muita beleza, grandeza que não consigo explicar quando me pego olhando o mar. Eu vejo Deus, eu sinto Deus quando estou olhando o mar. (23-04-2023)
  A SEMANA A semana começa no domingo e termina no sábado. São 7 dias contados de domingo a sábado. Nesses sete dias tem um dia de descanso que é o primeiro, ou seja, o domingo. Tradicionalmente é assim que se conta a semana, mas ela pode ser contada também de forma diferente. Afinal, cada um faz a sua conta por sua conta: aumenta, diminui, desconta e às vezes se desaponta. O calendário às vezes é algo pessoal por motivo de trabalho ou de religião. É assim que muitas vezes age o cidadão. Eu prefiro o básico, o tradicional, aquilo que está no calendário. Mas neste mundo existem situações e situações. Uma boa semana para todos. (23-04-2023)