Postagens

Mostrando postagens de abril 17, 2022
  ESPERAR É UM DOM E UMA NECESSIDADE Esperar o trem que nunca vem, esperar meu bem que vem no trem. Esperar alguém que eu não sei quando vem. Esperar a chuva, esperar o sol, esperar o peixe morder o anzol. Esperar na roça, esperar na cidade. Esperar é um dom e uma necessidade. Esperar o sono, esperar o sonho, esperar o dia que vem risonho. A mãe espera a criança que vem da escola, ou espera o filho que foi jogar bola. Espera o bebê, cansada às vezes, e a sua espera dura até nove meses. Quem muito espera sente saudade, esperar um dom e uma necessidade. (22-04-2022)
      SUTILMENTE Começo levemente, sutilmente exploro cada pedaço por onde passo, depois me enlaço num abraço que nos une, nos pune e nos castiga, te chamo de amor e de amiga, não faço intriga, mas te provoco, te toco e você se desmancha e se entrega e me pega seja onde for; eu te cheiro e te beijo com carinho e te desejo como se fosse uma flor, depois te chamo de amor. 22-04-2021.
  COISAS PEQUENAS Coisas pequenas são coisas amenas, são coisas serenas, são coisas apenas. A vida é feita de coisas pequenas, de manhãs amenas, de tardes serenas, de sonhos, de flores, de anseios, de amores e de lindas cores. Coisas simples do dia a dia como um momento de alegria ao ler o verso de uma poesia, de ver a beleza do dia que se inicia e estar em sua companhia. Coisas pequenas da vida, uma mão estendida, um olhar discreto, um sincero afeto, um gesto manifesto, um raro objeto. Enfim, a vida é assim e ser assim é tudo que ela requer de mim. 22-04-2022.
  FALE SIM Fale muito, fale tudo que quiser, fale tudo que lembrar. Fale bem desse meu jeito, fale mal do meu defeito, fale a vontade, fale da minha qualidade, fale, fale sim. Às vezes você fala por enigma, talvez com medo que eu entenda e procure uma contenda, uma luta, uma briga. Mas eu gosto quando você fala, não gosto quando você se cala e fica assim cabisbaixa. Pode falar, relaxa, eu não vou te interromper, também não vou desfazer do que você disser. Fale muito, fale tudo, fale o que você quiser. 22-04-2021.
  VITÓRIA E DERROTA Vitória tem gosto, tem cheiro e tem paladar. Vitória a gente comemora, celebra e dá vontade de rir e até de chorar. Mas não é só de vitória que a vida feita. Também temos derrotas, perdas e decepções. Temos sofrimentos, tristezas e decepções. Mas é bom ter vitória e conviver com a glória de ter vencido. Comemoramos a vitória que é um triunfo merecido. Nas derrotas aprendemos mais que nas vitórias e assim vivemos ligados por esses dois aprendizados. 21-04-2022.
  MUITO SIMPLES Eu descobri que para ter pelo menos um pouquinho de dinheiro é simples: é só gastar menos do que ganha. E para não ter dinheiro e ainda se endividar é só gastar mais do que ganha. É muito simples, não existe segredo, o que às vezes falta é dinheiro para guardar ou investir. Não há nada mais simples do que essa matemática. (21-04-2019)
  A VIDA DE UM ATLETA De certa forma, todos somos atletas. Levantamos cedo, andamos, caminhamos, corremos e nos cansamos. A nossa vida é um corre-corre e a gente às vezes quase morre de tanto correr. Conheço história de atletas que morreram em campo, em pleno exercício de sua profissão. O atleta é muito exigido, ele treina diariamente, tem uma alimentação equilibrada, é cuidado por profissionais e tudo isto é feito para que ele possa produzir o máximo em campo. Mesmo com tanto treinamento e cuidados ele se machuca e às vezes até abandona a carreira precocemente. Na vida, todos nós somos atletas e temos diante de nós uma meta que todo atleta tem que cumprir. Eu fui algumas vezes assistir futebol nos estádios e vi de perto o esforço que faz um atleta. No futebol há muito choque com lances incríveis em 90 minutos de embate. Como bom observador eu percebi que aquilo era algo desumano, mas o preparo físico explica por que um atleta suporta tudo aquilo. Todos nós somos atletas e a vida é o n
  VALORIZAÇÃO Ouço sempre: "As pessoas tem que se valorizar mais". A valorização pessoal não é coisa apenas pessoal. Para se valorizar, a pessoa tem também que ser valorizada. É o encontro de duas partes, de duas metades. Não adianta só a pessoa procurar se valorizar se ela não tem uma oportunidade. Por outro lado, não adianta a pessoa ter uma oportunidade se ela não se valorizar. A pessoa, sobretudo, tem que se valorizar, procurar e adquirir conhecimentos, fazer cursos, ter entrosamento com pessoas da sua área e se disponibilizar para estar apto a fazer o que pretende e deseja. Enfim, é o encontro da oportunidade com a capacidade tendo no meio a necessidade que muitas vezes leva a pessoa a se esforçar para conseguir o seu objetivo. Juntando tudo isto fica mais fácil encontrar o caminho do tão desejado sucesso. (21-04-2022)
  AMÉM Sempre falei amém, mas o que é amém? Essa pergunta várias vezes me fiz, pois saber eu sempre quis. Depois de tanto me perguntar comecei a pensar no seu significado e um dia então descobri. Amém é uma confirmação que a gente fala depois da oração. Amém é a última palavra, é a chave que fecha e confirma a oração. Amém significa "assim seja", isto eu aprendi na igreja, por isto dizemos sempre amém quando terminamos uma oração. 18-04-2022.
  DIA DO ÍNDIO Dizem que hoje é o dia do índio, também é o dia do aniversário do conhecido cantor Roberto Carlos que está completando 81 anos. Roberto Carlos é natural do Espírito Santo onde nasceu em 19 de abril de 1941. Mas ele não é índio, não tem nada a ver, é só uma informação. Entendo pouco de índio, mas sei que eles são antigos habitantes de algumas regiões do Brasil. Eles tem uma cultura própria e se dividem em várias tribos, ou famílias. Juruna foi o índio mais conhecido porque chegou a ser Deputado Federal. (19-04-2022)
  E ASSIM A VIDA PASSA A gente junta um monte de trem na cabeça e depois fica com dó de jogar fora. Fica guardando uma montuera de trem que às vezes não serve pra nada. Ideias antigas, histórias sem pé nem cabeça, fatos estranhos, piadas, conversa de assombração, mula sem cabeça, gente sem juízo, jagunço, gente que morreu afogada, onça que atravessou a estrada, turma trabalhando na roçada, ou no cabo da enxada. A gente junta tudo, tem coisa que não vale nada, mas faz parte da história contada. Eu ouvia isso tudo e depois não dormia direito com medo. Hoje as histórias são outras, mas tem a mesma finalidade. Hoje os caminhos são outros e as intenções também. A tecnologia chegou e tomou conta do mundo, diminuiu as distâncias e aumentou as discrepâncias. Hoje se mente mais e as histórias não tem mais graça e nem são criativas, mas enchem a nossa cabeça, a gente quer jogar fora, mas não consegue. Fica entulhando coisas, trem sem valor que muitas vezes só nos causam dissabor. Muita coisa sem
  O GATINHO O gatinho se enrosca, estica, se mexe, e se arrepia quando se assusta. O gatinho espirra, faz birra e se joga no chão. Depois ele corre e pula em cima do colchão. De tanta zoeira o gatinho se cansa e se deita, estica e se vira, dorme, sonha e se mexe. Gatinho esperto, acorda e se espanta, depois se levanta, arrepia e mia de forma sentida e pede comida. Esse é o gatinho, mimoso e mansinho bem solto na vida. 19-04-2022.
  SAÍ SEM DESTINO Saí por aí sem destino com meu olhar pequenino procurando não sei o que. Olhei de lado, depois pra frente, olhei pra trás, mas segui em frente procurando flores, procurando gente. Saí a esmo e me senti eu mesmo sem mistura, de alma pura e coração ardente. Não fui a lugar nenhum, eu fui apenas mais um a fazer esta viagem. Eu vi de tudo um pouco no meu itinerário, mas nada guardei na lembrança. Eu caminhei feito uma criança, ou talvez um animal. Saí por aí sem destino, como um estranho menino que fugiu de casa. Saí como um pássaro sem asa, uma criança sem brinquedo e depois voltei sem tristeza e sem medo. 19-04-2022.
  PAPEL TOALHA Quem não conhece? quem não usa? Papel toalha tem mais de mil utilidades. Na cozinha e em diversos lugares, nas lanchonetes e nos bares, nos hotéis, nos restaurantes, aqui e nos lugares mais distantes esse papel não pode faltar. Eu não fico sem ele, necessito dele todo dia em minha companhia. Ele é dobrável, descartável, admirável em sua grande utilidade. Sem ele a gente vive pela metade. 18-04-2022.
  DIA DO AMIGO Dizem que hoje é o dia do amigo. Não sou muito ligado nessa coisa de "dia disto e dia daquilo". Isto me cheira a algo superficial, afinal todo dia é igual. O amigo de hoje é o mesmo de ontem e eu espero que seja o mesmo de amanhã. A vida não é um calendário em que você tira todo dia uma folha e a joga no lixo. Na vida a amizade é uma necessidade diária, é uma interação, uma comunicação e a razão de ser do ser humano. Sem amizade só há obscuridade, viver e amar sem vontade e sem profundidade. Por isto, preze a amizade na tristeza ou na alegria, seja de noite, ou seja de dia. 18-04-2022
     A POESIA DO MEU DIA Eu já antevia e sabia que viria no ar uma poesia. Tive essa impressão quando olhei a minha mão e vi que ela estava vazia. Faltava algo no meu dia e nada me preenchia. Faltava a poesia linda como o dia que me olhava e me via. Que dia! Que momento de grande valia que de mim saía, mas eu nada compreendia. Eu já antevia, talvez pela melancolia daquele instante que sobressaia. Algo me dizia, mas eu ainda não via o que acontecia. No ar uma poesia me sorria, mas eu nada dizia, afinal de nada eu sabia. Mas percebi que algo muito bom naquele instante acontecia. 18-04-2022.
  LÁ EM MINAS EU NASCI De Minas eu vim e aqui cheguei, neste solo fecundo trabalhei e estudei. De Minas não me esqueci e jamais esquecerei. Lá ficou minha raiz, lá eu fui muito feliz. Apesar da precariedade da vida que eu vivia com muita dificuldade, mas mesmo assim eu sorria. Lá em Minas eu nasci, lá eu vivi na pobreza, mas mesmo vivendo esta vida, eu não sentia tristeza. Lá comecei minha vida, lá eu criei raiz e mesmo com dificuldade eu era um menino feliz. 16-04-2022
  LEMBRANÇAS DE COMO ERA A VIDA NA ROÇA Sou do tempo em que se socava arroz e café no pilão. A gente pegava a mão de pilão e socava até fazer calos nas mãos. Quando era arroz a gente colocava palha de milho para não espirrar pra fora. A gente socava até cansar e depois parava um pouco, tomava uma água e depois recomeçava. Ô vida dura da roça! A gente fazia tudo manualmente. A gente pegava a enxada, o enxadão, a foice, o machado, o martelo e o facão que eram ferramentas indispensáveis para trabalhar. Tinha também o serrote e o gurpião que a gente usava para serrar alguma madeira. Enfim, todo trabalho era manual, pois não tinha eletricidade pra nada. O ferro de passar roupa era esquentado com brasa e a luz era de lamparina. Era tudo assim, bem simples. Na roça era assim e às vezes era ainda pior, pois tinha pessoas ainda mais pobres cujas casas eram cobertas de sapé. Eram verdadeiros ranchos onde as pessoas viviam, muitas vezes em extrema pobreza. Claro que hoje muita coisa mudou, chego