Postagens

Mostrando postagens de outubro 27, 2019
Ser cristão não quer dizer que vai à igreja. Ser cozinheiro não quer dizer que sabe cozinhar. Ser motorista não quer dizer que sabe dirigir. Ser brasileiro não quer dizer que ama o Brasil. Ser dentista não quer dizer que sabe extrair um dente. Ser farmacêutico não quer dizer que sabe aplicar uma injeção. Ser escritor não quer dizer que sabe escrever. Ser professor não quer dizer que sabe dar aula. Ser político não quer dizer que é honesto e patriota. Ser pastor não quer dizer que sabe pastorear. Ser dona de casa não quer dizer que sabe cozinhar. Ser fotógrafo não quer dizer que sabe fotografar. Ser padre não quer dizer que sabe rezar. Ser jogador não quer dizer que sabe jogar. Ser poeta não quer dizer que sabe poetizar. Enfim, nem sempre podemos acreditar naquilo que está escrito, ou que a pessoa diz que é e que sabe fazer. A boa prática é que determina o que a pessoa realmente é. (02-11-2019)
NÃO TEM JEITO Já ouvi isto muitas vezes: Não tem jeito, não tem solução, não tem arranjo, não tem remédio... Mas será que não tem mesmo? E a pessoa responde: "Não tem, já gastei toda a minha saliva, queimei todos os cartuchos". Quando tem jeito é bom, tudo flui e se encaminha bem e e se desenvolve satisfatoriamente. Mas quando não tem jeito o jeito é largar pra lá e dizer como muitos dizem: "Deus toma conta". Na verdade, pra tudo tem jeito, mas depende muito da pessoa e muitas  vezes a pessoa não quer, não ajuda. É preciso se esforçar, querer de verdade, procurar ajuda, se abrir, mas muita gente prefere "agir do seu jeito", por isto não tem jeito. A pessoa se acomoda, perde a força, o interesse e se entrega ao vício, à droga, ao álcool, ao cigarro, à bebida em geral. Muitos, quando querem, encontram a solução nas igrejas, em Jesus, na fé, no apoio dos "irmãos" e na misericórdia de Deus. Mas quando não querem, nem se um anjo descer do céu a pesso
CAIXÃO NÃO TEM GAVETA Aí a pessoa fala: "Ninguém deve guardar dinheiro, pois quando morrer ninguém leva nada, caixão não tem gaveta". Está certo, não leva nada mesmo, mas não é só o dinheiro que fica aqui, tudo que a pessoa tiver vai ficar aqui. A diferença é que o dinheiro que ficar vai servir para outras pessoas e as outras coisas, objetos pessoais, ninguém vai querer usar. Aí a pessoa gasta tudo que ganha, gasta até mais do que ganha, esbanja, joga pela janela e se amanhã ela precisar de algum dinheiro, uma necessidade urgente, coisa de doença, ou outra urgência, vai arrumar dinheiro onde? Vai pedir emprestado com algum agiota? A pessoa deve ser precavida, deve pensar que a qualquer momento poderá precisar e, que eu saiba, ninguém gosta de emprestar dinheiro. Os antigos já diziam: "Um homem prevenido vale por dois". 01-11-2019.
ÍNDIOS Índios e índias, lindos e lindas, gente que vive no interior do Brasil, nas matas, nas suas habitações próprias com sua cultura, seu jeito e sua beleza. Índios aculturados que participam da vida da aldeia, que participam da vida normal da população, que procuram se informar e se atualizar dentro do contexto político-cultural do nosso País. Índios que ainda são explorados, sofridos e humilhados na sua condição muitas vezes precária, vivendo em suas ocas, no seu habitat  natural, que vivem da caça e da pesca, plantando ou colhendo frutas para o seu sustento. Entendo pouco da cultura do índio, mas hoje vejo que houve um progresso e há uma participação e um engajamento de muitos índios na vida do País. Uma índia foi levada à ONU, outra tem um canal no Youtube, índios opinam, participam e até viajam pelo mundo defendendo as suas teses em relação ao seu povo, aos seus interesses. Vê-se que o índio, em geral, quer participar, quer ser reconhecido e produzir, se desenvolver. Nada mais j
A JANELA Abre e fecha, escancara, mostra a vida, o pomar, mostra a rua, o passeio, e divide o mundo ao meio com seu jeito de olhar. A janela é um sonho, é um riso de menina, é um livro que se abre antes que o dia se acabe, antes que a vida termine. Um olhar se vê ao longe uma nuvem, uma flor, uma lua que aparece e no céu aos poucos cresce com seu brilho, sua cor. A janela são os olhos que a tudo vê e diz, é um jeito de olhar, de sorrir e de falar de uma forma mui feliz. Cícero Alvernaz, 01-11-2019.
VOCÊ FICOU AÍ Você ficou aí, mas veio no meu sorriso impregnado de sonhos e de ternura, de uma forma pura você veio comigo e no nosso caminhar eu fui seu amigo, pensei em você que estava distante, pois você dicou aí, mas veio no meu sorriso, no meu jeito de andar, nas minhas dúvidas e pesares, no meu desejo, na minha indecisão, na vontade de ter você bem perto, do meu lado, com seu olhar, sua voz, seu carinho, seu olhar, mas você ficou aí, de mim ficou distante, mas eu não te esqueci um só instante. Você ficou aí, mas veio no meu sorriso, veio na minha saudade, veio na minha canção e ficou comigo no meu jeito, no meu peito, ficou no meu coração. Cícero Alvernaz, autor. 01-11-2019.
VIDA - TREM DESEMBESTADO A vida é esse trem desembestado solto por aí. Hoje estamos aqui, amanhã não se sabe onde estaremos. Às vezes falamos, mas ninguém nos ouve. Uma das coisas mais trágicas que existe é quando falamos alguma coisa e a outra pessoa fala: "Já ouvi essa história umas mil vezes", depois vira as costas e se vai. Tudo é assim: se a gente não fala é ruim, se a gente fala dificilmente alguém nos ouve. Acho que é por isto que os velhos quase sempre falam sozinhos , unicamente por falta de ouvintes e pela necessidade de falar alguma coisa. É triste isto, cala fundo e às vezes desanima a gente, dá até vontade de não viver mais, afinal, viver pra que? Mas a vida é assim mesmo. Eu sei que quase ninguém vai ler isto e, geralmente, quem começa a ler não termina, pois fica enojado logo no começo. Mas pelo menos eu ainda tenho prazer em escrever e falar sobre a vida, seus efeitos, qualidades e defeitos. Podia ser bem pior, eu podia viver quieto, bebendo e cuspindo por aí.
PONTUAÇÃO A pontuação é fundamental na escrita. E muita gente conhece pontuação por nomes, de acordo com a sua forma. Exemplo: Ponto de exclamação: (!) um pauzinho com um pingo em baixo. Ponto de interrogação (?) uma foice com um pingo embaixo. Vírgula (,) um pingo d'água caindo. Ponto e vírgula é uma vírgula com um pingo em cima. Reticência: (...) são os famosos três pontinhos. Travessão (-) alguma coisa atravessada. Acento circunflexo (~) um s deitado. Acento tônico (^) o chapeuzinho do vovô. Ponto final (.) é o ponto que indica o final (the end) A pontuação é fundamental. Sem ela é impossível escrever, embora muita gente insista em não usa-la. (31-10-2019)
MEU INGLÊS Não tenho inglês, nem o inglês me tem. Somos desconhecidos e avessos um em relação ao outro. Se eu vou, ele volta e vice versa. Mas eu reconheço que o inglês é muito importante, admiro quem fala inglês. Conheço várias palavras em inglês, sei por exemplo que for you é pra você, mas não sei ainda o que é "pra mim". Não consigo juntar as palavras e formar as frases e ainda tem a questão do sotaque que é outro entrave. Nunca estudei inglês e na Faculdade sofri muito, a panhei tanto que tranquei o Curso de Letras. Mas isto é outra história. Acho bonito ouvir pessoas falarem inglês, mas às vezes penso que a pessoa está me xingando. Quando alguém interpreta, não sei se aquilo é aquilo mesmo, um fala muito e o outro não fala quase nada e vice versa. Não sei falar inglês, mas acho que o grande problema é quando a pessoa, no caso, o brasileiro, não sabe falar, nem escrever, o português. Aí é de descolar tudo! (31-10-2019)
ESTA É SÓ PARA QUEM GOSTA DE FUTEBOL Em 1997 o Fluminense caiu para a Série B, em 1998 disputou a Série B e caiu para a Série C da qual foi campeão em 1999 e subiu para Série B. Em 2000 inventaram uma tal "Copa União" para "resgatar" o Fluminense da Série B e ele poder disputar a Série A. O Vasco foi o campeão desta tal "Copa União" em 2000 numa final violenta quando roubaram descaradamente o São Caetano. Uma pergunta de amigo para amigo: Você ainda acredita que há alguma seriedade no futebol brasileiro? Só para lembrar: o Clube Atlético Mineiro (conhecido como Galo) é o time mais roubado do Brasil e este é um dos motivos que só tem 1 Campeonato Brasileiro e 5 vezes foi vice campeão brasileiro. São histórias que, certamente, ninguém te contou. (31-10-2019)
OS LUGARES MAIS SUJOS E FÉTIDOS QUE EXISTEM Lá na roça tem o curral de gado, o poleiro das galinhas e o chiqueiro dos porcos conhecidos como os lugares mais sujos e fétidos que existem. Hoje já há alguns lugares onde a água corre dentro desses locais e se faz a limpeza rotineiramente. Este cenário faz parte da vida na roça onde existem muitos animais e, portanto, não se consegue manter limpo e isto acaba sendo normal na roça. Quando dou uma olhada nas notícias do dia a dia  eu encontro algo ainda mais sujo e mais fétido. A gente lê e vê coisas absurdas que acontecem nos arraiais da política e isto entristece o cidadão que paga impostos para manter essa gente toda em Brasilia, nos Estados e nos Municípios de nosso País. É muito dinheiro gasto e muita discussão vazia e briguinhas que não resolvem nada e muita corrupção. Enquanto isto acontece, muita gente passa fome, ou passa necessidade sobrevivendo muitas vezes com a "esmola" do Programa Bolsa Família. Quem pensa que na ro
SOZINHO NA PRAÇA Fiquei sozinho na praça olhando em volta e procurando alguém. Na verdade, fui abandonado como um animal, ou como uma criança que não fez nenhum mal, mas foi deixada pra trás sozinha com sua vida e seus pensamentos. Deixado pra trás, esquecido no meio da praça, sentado num banco olhando pro nada, buscando carinho assim tão sozinho sem ter um amigo. Fui abandonado, busquei abrigo num olhar, num gesto, num carinho, mas só encontrei um vazio, e o frio da ausência  congelou meu sonho. Isto me aconteceu de fato, me serviu como experiência pra eu provar e saber como a vida é. Me levantei e caminhei devagar, parei e olhei pra trás, respirei fundo, procurei meu mundo, mas não achei. Suspirei fundo e quase chorei diante daquela triste realidade, depois segui mais um pouco, olhei o céu, senti o sol da tarde, olhei uma flor que também me olhou, segui meu caminho sozinho e procurei viver a minha realidade dentro de uma cidade, dentro do meu peito, com o meu jeito de ser e de viver
O CHATO É chato falar sobre o chato. Fico chateado toda vez que falo deste assunto, pois o chato pode ser eu, sou chato por ficar insistindo em falar sobre o chato e assim acabo chateando as pessoas. Mas o chato existe, ele é chato só por existir, mas se não existisse seria chato viver sem ele. O chato chega e não vai, chega e fica às vezes falando sem parar. Eles faz gestos com as mãos e com os pés, meneia a cabeça e faz um barulho estranho com a boca. Fica se coçando todo,  passa a mão na boca, põe o dedo no nariz, dá risada sem graça e conta uma piada que ele mesmo inventou, aliás, ele é uma piada totalmente sem graça. O chato tem a especialidade de chatear os outros, se pós graduou nisto. Todos nós temos um pouco desta chatice, tem dia que até eu me acho um chato, por isto eu digo que é chato falar sobre o chato. É melhor deixar o chato pra lá, é melhor tentar ignorar o chato, se é que isto é possível (29-10-2019)
BONS TEMPOS AQUELES! Lá em Minas quando não tinha nada pra comer fora de hora a gente comia rapadura, depois tomava água, lavava os pés e ia deitar. Geralmente a gente deitava cedo, ligava o rádio e ficava escutando a Rádio Nacional e a programação sertaneja. Tinha muitas duplas caipiras que cantavam músicas lindas e sempre alguém contava alguma piada que a gente achava engraçada e dava risada. Jacó e Jacozinho era uma das duplas mais populares, também tinha Zico e Zeca, Li u e Léu, Zilo e Zalo, Tonico e Tinoco e muitas outras. As músicas tinham boas letras e eram bem interpretadas. Edgar de Souza era o apresentador e tudo era feito ao vivo e sem cores. Bons tempos aqueles! Hoje está tudo mudado e cada música que aparece que dá nojo. Ainda bem que eu tenho essas boas lembranças que eu pretendo conservar para o resto da vida. (28-10-2019)
A IMPORTÂNCIA DO PAI E DA MÃE Fala-se muito no amor de mãe, músicas e poemas já foram escritos, cantados e declamados pelo mundo a fora. Isto é muito justo e compreensível e, realmente, deve ser enaltecido. Entretanto, pouco se fala do amor do pai, há pessoas que até ignoram o pai e o fazem de forma pensada e calculada. Afinal, para que serve o pai? A mãe dá a luz, cria, educa, cuida, ensina, corrige, abençoa... mas, e o pai o que ele faz? Para muitos, o pai bate, ignora, xin ga, exclui e até manda embora de casa. O pai, portanto, não serve pra quase nada e muitas vezes é tratado como um impostor que só é lembrado no mês de agosto por interesses comerciais. O pai e a mãe tem o mesmo peso, a mesma importância na vida do filho, principalmente no que tange à sua educação e deveriam ser lembrados igualmente. Eu não sou pai, mas tive um pai e sei da importância dele na minha vida, assim como a minha mãe, mulher lutadora e que nos corrigia e nos amava. Pai e mãe são os dois pratos da balança
ANDO COM SAUDADE DE VOCÊ Ando com saudade de você e cada dia esta saudade mais aumenta. É um vazio que vem e me preenche, é uma dor que dói e o peito enche, uma prisão que vem e me acorrenta. Ando com saudade de você, nas manhãs e nas tardes que me vêm. À noite contemplando o luar, olhando as estrelas a piscar eu sinto saudade e choro também. Ando com saudade de você e esta saudade me traz lembrança. Me faz refletir, me faz pensar, me faz querer e desejar como se eu fosse uma criança. Ando com saudade de você, mas sei que tudo isto é assim. Não posso imaginar você e eu, porém recordo sempre o que aconteceu, mas tudo se acabou, chegou ao fim. Cícero Alvernaz, 27-10-2019.
O POETA O poeta não tem o que fazer e então faz poesia. Inventa coisas que não sabe pra que, nem por que. Cria personagens, fantasmas e flores, tira carinho do peito, corre no campo de encontro ao vento, faz um lamento quando lembra de alguém, se olha, mas não se vê, pois é abstrato e às vezes chato, mas sabe o que quer, endeusa a mulher e lhe faz poesias e canções. O poeta olha o céu e conta as estrelas, ele as conhece pelos nomes e as chama de meninas, pois são pequeninas  e brilhantes. A vida passa, mas o poeta fica e se eterniza em sua poesia de todo dia e caminha no seu caminho de versos e de sonhos. O poeta não sabe o que é, mas tem fé e crê na vida. Sua alma é um lago tranquilo e remansoso, ele corre e alcança, seu olhar avança e pousa num olhar de criança. O poeta se volta, dá meia volta e abraça a sua poesia que sempre lhe faz companhia. (28-10-2109)
CADA CABEÇA COM UMA SENTENÇA  Cada cabeça uma sentença, cada um com sua crença, cada pasto com seu gado, cada casa com seu telhado, cada flor com seu perfume, cada curral com seu estrume, cada criança com seu brinquedo, cada praça com seu arvoredo, cada luar com seu clarão, cada cantor com sua canção, cada poeta com sua rima, cada país com seu clima, cada casa com seu banheiro, cada porco com seu chiqueiro, cada fonte com sua água, cada pessoa com sua mágoa, cada mãe com seu filho, cada paiol com seu milho, cada cidade com seu prefeito, cada roceiro com seu eito, cada festa com sua bebida, cada mesa com sua comida, cada cama com seu colchão, cada rico com seu carrão, cada pobre com sua fome, pois tem gente que faz tempo que não come. Cícero Alvernaz, 28-10-2019.
LANCHE Lanche pode ser só um lanche, um lanchinho, pão com alguma coisa dentro, ou sem nada dentro, mas com o pensamento em alguma coisa boa que gostaria de comer. Um lanche bem preparado, um ovo estalado, um pedaço de mortadela, uma banana com canela, um pedaço de carne, ou de queijo, um pouco de manteiga, qualquer coisa no meio como recheio, enfim, um lanche pra comer na viagem, ou no passeio. Mas é preciso lanchar, comer até arrotar, o buraco da cinta mudar e sentir que o mundo até saiu do lugar. Brincadeiras à parte, lanchar é um arte que todo mundo pratica, depois encolhe e estica e fica no abandono com sono e moleza. Lanhar assim é uma beleza! (27-10-2019)
CARÁTER (reflexão) Caráter é uma marca da personalidade. Existe o bom e o mau caráter - e ele determina as atitudes da pessoa. A pessoa emite as suas boas ou más ações com base no seu caráter, na qualidade dele. Uma má árvore não pode dar bom fruto, nem uma fonte doce pode jorrar água amarga, foi Jesus quem disse isto. Não se deve esperar boas ações de uma pessoa que tem um mau caráter. Tem que haver coerência, cada um segue a sua linha, o seu itinerário. Isto é fácil perc eber, sentir e ver. É só prestar atenção que já vem a definição se a pessoa tem um bom ou um mau caráter. Cícero Alvernaz  (27-10-2019)
PING PONG Um esporte? -Jogar conversa fora. Uma cor? -Verde, amarelo, azul e branco. Um time? -Aquele que estiver ganhando. Um animal? -Todos que forem domésticos. Uma cidade? -Aquela que for pacata, calma, tranquila, sadia e que tiver uma boa pastelaria. Uma lembrança? -O dia que eu ganhei um boné. Um verso? -Todos, inclusive os que eu ainda vou escrever. Uma namorada? -A minha querida e amada poesia. Uma professora? -Todas, inclusive as do meu dia a dia. Um amigo? -Jesus. Uma música? -Todas, menos a do pernilongo. Um desejo? -Não ser entrevistado, nem perguntado sobre nada. Um medo? -Sempre tive medo e pavor de espelhos. Uma palavra para finalizar? -Na verdade, são três: Sumam todos daqui! 27-10-2019.
NEH! O neh diz tudo e não diz nada. Deve ser uma interjeição, neh! Pode ser uma afirmação, uma exclamação, ou ser até mesmo ser uma discordância. Tem gente que usa pra tudo e nos mais diferentes momentos. A qualquer momento, inesperadamente, lá vem um "neh" complementando a frase. No começo eu estranhei, mas depois, de tanto ouvir ou ler, me acostumei e hoje já nem ligo. Às vezes até devolvo o tal do néh sem sequer saber, ao certo, o que ele significa. É um jeito que eu tenho  de continuar o assunto, o diálogo. Pelo jeito, o "neh" já faz parte do nosso vocabulário, e eu aqui fico pensando: isto só pode ser coisa de mineiro, que adora inventar moda. Enquanto eu não consigo decifrar, o neh eu vou ouvindo, falando e escrevendo por aí. Segundo o Google: "No bate-papo significa "não é", né. Exemplo de uso da palavra Neh: Blz, neh, fique tranquilo!". Será que é? Acho que depende da pessoa e do local que se fala, neh! Essa nossa língua é mesmo complicad
AS ESCOVAS No começo as escovas se juntaram e com carinho até se tocaram, mas depois se afastaram. Com o tempo elas se distanciaram, mas ainda se procuraram e se falaram numa demonstração de amizade e cordialidade. Mas logo se afastaram de novo e mal se tocavam. Era só um olhar discreto quando se encontravam por acaso com displicência num momento de coincidência sem querer e praticamente sem se ver. Cada escova no seu lado, sem abraço, cada uma no seu espaço distantes e sem n enhum contato. Era uma situação normal, até combinada, que parecia ensaiada e isto foi tornando tudo cada vez mais comum, sem a necessidade de se ver e muito menos de se querer. Essas escovas que antes viviam juntas e às vezes abraçadas agora estavam afastadas cada uma no seu espaço sem nenhum toque, sem nenhum abraço. Assim o tempo se passou e pouca coisa mudou até que um dia alguém cansado de ver aquilo assim substituiu aquelas escovas que juntas e por capricho foram jogadas no lixo. Esta é a lei da vida, é o fi
BRINCANDO COM AS PALAVRAS Brinco com as palavras, mas nem sempre elas querem brincadeira. Elas brincam comigo, mas nem sempre eu quero brincadeira. A gente brinca, mesmo sem querer e sem nada dizer, apenas pra ver o tempo correr e sentir o que pode acontecer. Essa brincadeira se espalha, se esparrama qual rama na horta. Brinco com as palavras de um jeito diferente e a gente, mesmo sem querer, acaba gostando desta folia e aos pouco vai brotando a poesia como fruta no pé, derr amando como o café no copo, eu topo essa brincadeira porque conheço as palavras e sei da intenção delas. Formamos poemas de variados temas, com rima ou sem rima e o que mais sublima a nossa poesia é o olhar de nosso dia. Essa brincadeira flui e se dilui no tempo e no espaço e termina com um longo abraço enquanto o dia continua e eu vejo a Lua toda faceira nos olhando e também participando de nossa brincadeira. (27-10-2019)