Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 12, 2023
  JESUS CHOROU Jesus chorou ao ver a incredulidade do povo, mesmo depois de ter operado tantos milagres. Pedro chorou depois de ter negado o Mestre num momento crucial em que deveria ter ficado ao lado de Jesus. Vários personagens bíblicos choraram em determinados momento de suas vidas. Mas o choro mais sentido e mais marcante foi o de Jesus quando chorou junto ao túmulo de seu amigo Lázaro ao ver a incredulidade das irmãs do defunto quando Jesus ordenou que tirassem a pedra e alguém disse: "Ele já cheira mau, já é de quatro dias" e Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá" (João 11). Este é o Jesus que eu amo e adoro. (14-02-2023)
  ARRANHA-CÉU Os prédios altos, também conhecidos como "arranha-céu", é que dão um ar de grandeza e beleza às cidades. A cidade pode não ser grande, mas se tiver uma meia dúzia desses prédios se sente toda imponente. Me lembro de quando fizeram o primeiro prédio alto de Manhuaçu. Foi ali que começaram os prédios que hoje são mais de cem. Mas hoje aquele prédio mal aparece no meio dos demais. Esses prédios representam a força, o poder econômico da cidade. Mas isto nem sempre corresponde a verdade. Só a título de curiosidade: o prédio mais alto de Manhuaçu tem mais de 20 andares. Se ficar olhando pra cima e contando os andares a pessoa pode ter tontura e pode cair. (14-02-2023)
  MINHA POESIA Minha poesia rima com alegria e sorri pra mim todo dia. Minha poesia me inebria, me traz alegria, às vezes é discreta, mas sempre me contagia. Gosto da minha poesia porque ela é simples como um copo de água fria. Não zombem da minha poesia, ela é apenas uma poesia, mas é a luz que nesse mundo me alumia. 14-02-2023.
  CONFUSÃO NO MERCADO Hoje eu estava num mercado e apareceu uma senhora a qual tirou 20 reais e me disse: "Muito obrigado" - e queria me entregar aquele dinheiro. Eu lhe disse: deve estar havendo um engano, eu não lhe emprestei nenhum dinheiro e ela disse que estava na lotérica e eu havia lhe emprestado aquele dinheiro. Por fim, a gente acabou achando graça daquela história. Depois de tudo explicado, ela ainda não me pareceu convicta de que eu não tinha lhe emprestado aquele dinheiro. Por fim, ela se convenceu de que tinha me confundido com outra pessoa. Isto deve acontecer muito, afinal tem gente confusa e tem gente que aproveita uma situação desta para pegar algo que não é seu. (14-02-2023)
  FALAR PALAVRÃO Tem gente que fala palavrão como se estivesse fazendo uma oração. Parece uma devoção, uma canção. A pessoa fala normalmente, solta o palavrão de repente, naturalmente, e nem sente. Tem pai que ensina o filho a falar palavrão e quando o filho aprende ainda dá risada. Conheci pessoas assim. Nunca falei um palavrão, meu pai foi o meu modelo e me deu educação. Eu já vi pessoas falarem palavrão até dentro da igreja, na verdade eu vi falar até no púlpito da igreja. Esse costume é realmente maldito. Antigamente quem falava palavrão era chamado de "boca suja". Deus nos livre deste mau costume! (14-02-2023)
  COMO SERÁ NO CÉU? Como será o louvor lá no céu? Não sei, mas um dia saberei. Aqui eu louvo ao Senhor todo dia com hinos que tem poesia e me enchem de alegria, mas lá no céu como será? O louvor dos anjos será de grande alegria, uma linda sinfonia que enche o céu. Eu quero cantar como canto aqui, cantar ali com as harpas a tocar, cantar sem me cansar, cantar sem parar, louvar e exaltar ao Senhor com o meu louvor. Como será o louvor lá no céu? Será uma surpresa, somente alegria e nada de tristeza. Assim será no céu. 14-02-2023.
  LÁ FORA CHOVE Lá fora chove e isto me comove. A chuva é leve e cai mansinha. Nada se intromete, a chuva promete e cumpre. A música da chuva também é mansa e não se cansa. A terra recebe a chuva e a abraça forte. A natureza sorri e canta saudando a chuva que se encanta e retribui. Lá fora chove, aqui dentro a música toca e se mistura com os pingos da chuva. Tudo se harmoniza e avisa que a natureza vai florescer e vai sorrir enquanto chover. 15-02-2023.
  PROBLEMA OU POBREMA? Esta palavra problemática é falada de três formas: problema, pobrema e probrema. Raramente alguém fala problema, que é a forma correta para se escrever e falar. Isto faz parte da comodidade, da facilidade que muita gente tanto procura. Creio que tem outras palavras que também são mudadas para atender a exigência de muita gente. Se isto é complicado para falar imagina para escrever! Quando a pessoa fala ela pode falar do jeito que quiser, cada pessoa fala de um jeito. Tem lugar que levantar alguma coisa é sungar. Enfim, tudo é usado e aceito. Costumo dizer que muita gente aceita até palavrão, depois a criança aprende, fala, e os pais querem achar ruim. Enfim, é bem assim. (16-02-2023)
  PROCURA Procurei por alguém, mas ninguém eu achei. A procura foi grande, mas não encontrei. De tanto procurar eu me perdi e quando me procurei eu não me achei. Restou uma pessoa sozinha à procura de alguém que não encontrou e de tanto procurar enfim se cansou. 17-02-2022
  CONTANDO AS MOEDAS Quem não tem uma lata onde guarda as moedas e quando essa lata fica pesada não procura um mercado para trocar? Acabei de fazer isto e vou ao mercado fazer o câmbio, ou seja, a troca. Moeda é uma bênção. Imagina como seria o mundo se não houvesse moedas? Moeda é sinônimo de dinheiro. Me lembro quando eu era criança, depois adolescente, e ia à igreja. Eu podia esquecer de tudo, menos da moeda para dar oferta. Era um prazer imensurável poder contribuir, era como se aquilo fosse o melhor que eu pudesse fazer. Era motivo de satisfação e até de orgulho. O crente tem prazer em contribuir, a contribuição é 100% bíblica. Jesus contribuiu e os seus discípulos também. Quem conhece a Bíblia sabe disto. (16-02-2023)
  NASCI POETA Nasci poeta e hoje resolvi me apresentar. Meu jeito é às vezes descabelado e o meu choro é de poeta. Minhas roupas nem sempre são modernas, meu jeito tímido, meu apego a certas coisas e pessoas, meu carinho pela Natureza, minha emoção, meu coração sempre aberto, meu olhar desconfiado, meu sorriso discreto, meu afeto, minha solidariedade... Nasci poeta, mas nem sempre isto é vantajoso, pois deixa a gente muito exposto a críticas e a falsos elogios. Enfim, nasci assim e certamente morrerei assim. (16-02-2023)
  A VIDA SEMPRE FOI ASSIM Tudo que começa, tem meio e tem fim. Eu já tive o meu começo, meu meio e estou caminhando para o fim. A Bíblia diz que o fim é melhor do que o começo porque no fim as pessoas valorizam mais a vida, no meio desperdiçam e jogam fora a vida e as suas oportunidades. É na juventude que a maioria das pessoas "brincam de viver" e desperdiçam a vida. Eu me lembro de coisas que eu fiz, muitas delas por ignorância e falta de orientação as quais me deram muito sofrimento, mas a gente não tem como prever nada. Enfim, tudo que começa tem meio e tem fim. A vida sempre foi assim. (16-02-2023)
  NOSSA REALIDADE A escrita serve de termômetro para se conhecer o interesse das pessoas pelo conhecimento, pois é através das letras que tudo é feito, tudo é conhecido e realizado no mundo. Nada se faz, nada se aprende sem a leitura, o estudo, o conhecimento das palavras e do seu significado. Quando poucos ou quase ninguém lê isto significa que as pessoas estão desligadas e estão satisfeitas com o que elas tem, ou sabem. Até para contar dinheiro é preciso ter conhecimento, para viajar, para comprar alguma coisa, enfim, para viver. Sem conhecimento das letras que formam as palavras somos cegos intelectualmente e vivemos num mundo escuro e restrito. 16-02-2023
  NÃO FAÇA ISTO, MENINO! Não faça isto, menino! Não jogue pedra, não maltrate os animais, não desobedeça os seus pais. Não jogue bola dentro de casa, não corra por aí como se tivesse asa, você pode tropeçar e cair. Não suba em cima da casa, lembra que você não tem asa. Não se precipite, não se agite tanto. A vida pode ser um encanto, uma brincadeira, mas viva sem fazer besteira. Não faça isto, menino! Obedeça os seus pais e não maltrate os animais. 17-02-2023.
  TRISTEZA A tristeza nasce no coração, se liquidifica, brota dos olhos e se espalha pelo rosto. São as lágrimas que em gotas caem depois de descer pelo rosto, mas antes elas brotam de um coração triste e choroso. Tristeza é ausência, é falta de alegria e então ela vem e transforma o nosso dia. Essa tristeza é uma companhia que substitui a alegria que foi embora sem dizer adeus. Pode ser alguém que se foi, pode ser algo que aconteceu. A tristeza traz o choro, aquece a face e transborda pelos olhos em forma de lágrimas. Essa tristeza me acompanha pela vida a fora e aparece, seja em qualquer hora ou momento, sem pedir licença e sem avisar. Então eu começo a chorar. (17-02-2023)
  SÓ A SAUDADE ME RESTOU Depois de tudo feito, completado, me restou um último olhar, um suspiro fundo, me restou o meu mundo e a minha última palavra. Tudo já estava acabado, eu podia sair sem sequer olhar de lado. Nenhuma pergunta, nenhuma dúvida no ar, nenhum suspiro, nem vontade de chorar. Estava tudo acabado, eu estava em paz e nem olhei pra trás. Os meus sonhos, os meus planos, meu esforço, sacrifício, meu cansaço, tudo foi por água abaixo. Depois de tudo feito não ficou sequer uma dor no peito. Só a saudade me restou e até hoje ela é tudo que ficou. 17-02-2023
 P ELOS CAMINHOS DA VIDA Não bebo, não jogo e não fumo, mas quando saio às vezes perco o rumo. Tenho alguns vícios, um deles é viajar, outro é escrever e por fim, eu gosto de aprender. Todo mundo tem algum vício, ou algum costume. A própria vida nos encaminha e nos mostra a verdade. Mas a gente tem que se cuidar para o caminho não errar e se perder na cidade. Isto pode parecer bobeira, mas na verdade, tem sentido. Apenas falo e escrevo aquilo que me vem e me domina. A vida, sem querer, muita coisa nos ensina. 09-02-2023.
  PONDO PALAVRAS NA NOSSA BOCA Por palavra na boca de alguém é afirmar, sem provas, que a pessoa falou o que não falou. Esse é um dos motivos de desavenças entre pessoas, que muitas vezes acaba em briga e até em morte. Isto acontece também entre casais, aliás, uma das coisas mais corriqueiras são as brigas entre casais. Há brigas que até acabam em morte. Já pensei muito nisto e nunca cheguei a nenhuma conclusão, mas o fato é que isto acontece e os motivos são os mais diversos. Este mundo é um pedaço muitas vezes difícil de atravessar. Caim matou Abel por inveja e hoje se mata até por causa de uma banana. Já sofri muito em relação a isto e acredito que a grande maioria já passou por maus pedaços quando o assunto é convivência. Pior é quando alguém põe palavras na nossa boca e fica cobrando da gente uma coisa que não falamos e nem sequer pensamos. (09-02-2023)
  TEM QUE COMER DE TUDO Acho que isto já aconteceu com todo mundo. Quando estamos almoçando ou jantando na casa de alguém temos que comer de tudo que está na mesa. Não podemos deixar nada fora do prato. Não podemos fazer "carinha de nojo" pra nada. Por uma "questão de educação" temos que comer de tudo: de rabada a peixe cru, passando por couve-flor e angu. Às vezes isto é um sofrimento. Eu cheguei a por no prato, encostar num cantinho do prato, experimentar, mas deixar. "Tem que por no prato e comer. Isto faz parte da educação". Por isto eu sempre disse: Educação é uma coisa muito relativa. Cada pessoa tem um gosto e o gosto da pessoa deve ser respeitado. (10-02-2023)
  NAMORO EM CASA Sou desse tempo. O namoro era em casa, o pai e a mãe por perto, a uma distância regulamentar. Depois esse namoro evoluiu e os "pombinhos" foram namorar na sala à meia luz, depois foram namorar no quarto, mas com a porta aberta e sentados na cama. Aí não teve mais como evoluir. Mas sempre se dá um jeito: encostaram a porta do quarto e deitaram na cama. O resto fica por conta da imaginação de cada um. 10-02-2023
  COMO SE FAZ PARA ESCREVER? Alguém me perguntou: Como se faz para escrever? Primeiro tem que nascer, crescer um pouco, se desenvolver e se interessar pela matéria propriamente dita. No meu tempo (dos governos militares) era mais fácil porque as escolas ensinavam de verdade, não eram como hoje, e incentivavam o aluno a escrever. A gente fazia cópias, fazia redação, interpretava textos e tinha que caprichar para ter uma boa nota. As pessoas que tinham o dom de escrever se interessavam mais e se destacavam. Eu participava de todas as apresentações, fazia redação e a minha nota era sempre a melhor. Um elogio, outro elogio e isto me empurrava. Não levou muito tempo eu já estava criando as minhas estórias. Timidamente eu fui caminhando e evoluindo. Com 10 anos eu já era um autor de pequenos textos e alguns versinhos. Como eu não parei, não desisti, acabei chegando até aqui. (10-02-2023)
  LÁ VAI O TREM Lá vai o trem levando alguém que me quer bem, em pensamento eu vou também. Lá vai o trem, lá vai meu bem naquele trem, em pensamento eu vou também. Saudade vai, saudade vem, lá vai meu bem naquele trem. Para bem longe lá vai o trem, sacolejando e apitando lá vai o trem. Penso em meu bem que vai no trem e eu não sei quando ela vem, em pensamento eu vou também. Lá vai o trem levando alguém que me quer bem, em pensamento eu vou também. Lá vai o trem, lá vai o trem. 10-02-2023
  FICARAM OS SEUS SEGREDOS Ele tinha muito carinho por suas coisas. Limpava, lavava, enxugava tudo e depois guardava num criado mudo. Tratava tudo com zelo e esmero como se fosse um tesouro, como se aquilo valesse ouro. Ele não gostava que ninguém chegasse perto, que ninguém botasse a mão. Era tudo de estimação. Mas agora que ele se foi tudo ficou abandonado e ninguém limpa mais. Ficou a lembrança do seu jeito-criança cuidando de seus brinquedos. Ficou a saudade da sua amizade ficaram os seus segredos. 11-02-2023
  EU NÃO ESCREVO SÓ PARA SER LIDO Eu não escrevo só para ser lido: escrevo para me divertir, chorar, sorrir e brincar com as palavras. Se ninguém me lê eu já me escrevi e já me li e isto é o que mais interessa. Escrevo para viver, para ter absoluta certeza de que estou vivo. A escrita é uma prova de que estou respirando e tenho sentimento, tenho mente e coração, tenho, enfim, emoção e uma vontade grande de expor aquilo que penso e sinto. Isto me faz muito bem, mexe comigo e me deixa satisfeito e orgulhoso de mim. Eu não escrevo só para ser lido: também escrevo para ser sentido, reconhecido e por tudo isto eu sou agradecido. (11-02-2023)
  UM DIA UM TORCEDOR... Um dia um torcedor do time rival do Atlético me disse que o "meu time" só ganhou campeonatos mineiros. Eu lhe disse que o Galo ganhou todos os títulos mais importantes que existem, com exceção do Mundial de clubes da FIFA e, além disto, é o maior campeão mineiro com 48 títulos e tem um hexacampeonato de 78 a 83. Com essa informação ele não teve mais assunto. Mesmo que o Galo tivesse ganho só campeonatos mineiros eu torceria por ele do mesmo jeito porque conquista de campeonatos é uma consequência e não uma exigência. (11-02-2023)
  NÃO SEI NADA Não sei nada e se sabia algum dia já esqueci. Na verdade, eu só sei que estou vivo porque sinto o calor do sol e me arrepio com os pingos da chuva. Também vejo o passarinho no galho e sinto o orvalho sob os meus pés. Às vezes caminho devagar e de mansinho olhando a relva beijada pelo orvalho da manhã. Não sei nada, não entendo o que falam, ou insinuam, não entendo os gestos que fazem com as mãos em minha direção. Eu falo com a boca e esses gestos não consigo entender. Não sei nada. Só sei que é preciso prosseguir, é preciso viver. 11-02-2023
  MINHA CAMISETA GRENÁ Ganhei uma camiseta grená e não gostei da cor, mas agradeci o presente que foi dado com amor. No dia que eu a vesti confesso que não gostei, depois me olhei no espelho e rapidamente a tirei. O tempo passou de repente, eu nunca mais a vesti. Foi tanta desilusão que até a esqueci. A vida dá muitas voltas, anda pra lá e pra cá. Hoje eu amo vestir minha camiseta grená. 12-02-2023
  MEU CORAÇÃO Saí por aí sem destino. O meu destino era um segredo. Eu não o revelei porque tive medo. Não contei a ninguém porque tive medo da reação. O meu destino era o coração, era o meu próprio coração. Queria encontra-lo e falar com ele. Parece estranho sair assim. Sair sem rumo, sem direção, a procurar meu coração. Queria entender seu sentimento, o seu queixume, a sua dor. Queria saber qual o motivo, qual a razão de ser assim. Queria falar da alegria e recitar uma poesia pra ver a sua reação. Saí por aí sem destino qual um menino sem direção. Eu só queria reencontrar e entender meu coração. 12-02-2023
  TRICORDIANO Eu sou manhuaçuense, portanto não sou tricordiano, mas sei de alguém famoso que é. Todos sabem que tri se refere a três. Então o tricordiano é "três alguma coisa". Por falar em coisa, tem coisas que a gente aprende e nunca mais esquece. Essa é uma delas. Aprendi e guardei bem guardado. Não sou tricordiano, mas já estive lá e gostei da cidade a qual fica no Estado de Minas Gerais. Sempre fui curioso e sempre disse que toda pessoa inteligente é curiosa, mas nem toda pessoa curiosa é inteligente. A pessoa já nasce com uma propensão para a inteligência e a desenvolve, ou não, com o passar do tempo. Para matar de vez a curiosidade eu arremato dizendo que tricordiano é quem nasce em Três Corações, MG. Pelé (Edson Arantes do Nascimento) era tricordiano. (13-02-2023)