Postagens

Mostrando postagens de dezembro 29, 2013
A BICICLETA Magra correta sempre quieta a bicicleta é só bondade. Enfrenta tudo, segue, contudo, pela cidade. Para andar é só pedalar se equilibrar e ir em frente. Então ela vai e não se cansa feito criança na sua andança sempre contente. Então eu corro subo o morro desço a serra... Ela prossegue seu rumo segue e nunca erra. Magra correta sempre quieta a bicicleta segue em frente e de repente chega contente ao seu destino. Qual esportista vai o ciclista na bicicleta cumprindo a meta como um menino. Mogi Guaçu, SP, 11-01-2012.
MULHERES BONITAS Mulheres bonitas dormem comigo, passeiam comigo nas noites de insônia, voam comigo, se deitam nas nuvens, comem comigo e bebem meu vinho, falam baixinho seus muitos segredos, depois, bem pertinho, revelam seus medos. Mulheres bonitas tecem a noite, caminham comigo nas ruas desertas, me fazem carinho com mãos tão macias, me beijam no rosto, me deitam no colo, me amam na estrela, me amam no solo sem timidez e sem protocolo. Mulheres bonitas me dão seu sorriso e cantam baixinho a sua canção. Me fazem dormir, depois me acordam, com muito carinho e dedicação. Mulheres bonitas são minha loucura, meu verso, meu sonho, meu canto, meu ninho, porém, quando acordo me vejo sozinho. Mogi Guaçu, SP.
FELIZ ANO NOVO (ACRÓSTICO) Foi-se o ano velho, Estamos no ano novo. Luz e esperança para o povo, Imerso todo em sonhos, Zeloso, feliz e risonho. Abriu-se a porta, Novo caminho se abriu, O amor enfim nos sorriu. No dia a dia do povo Ouve-se risos e cantos, Vozes ecoam ao longe, O mundo espalha encantos. Mogi Guaçu, 01-01-2014.
FELIZ 2014 Janeiro, início do ano. Fevereiro, dizem que é quando realmente começa o ano. Março, estamos a caminho. Abril, já decolamos. Maio, mês das noivas e dos noivos. Junho, neste ano é o mês da Copa. Julho, (Brasil campeão!). Agosto, dizem que é o mês do desgosto. Setembro, começa a Primavera. Outubro, fim de ano chegando... Novembro, se bem me lembro é o mês do meu aniversário. Dezembro, fim de ano, mudou o cenário.
ESCREVENDO E REESCREVENDO Escrever, falar e fazer, compor uma ode ou uma elegia e se lambuzar de poesia, e depois quedar-se cansado. Escrever é olhar o presente, acreditar no futuro e tentar esquecer o passado que vem de vez em quando nos assombrar com os seus fantasmas. Todos pensam, falam, gesticulam cada qual usando a sua linguagem, mas poucos conseguem escrever  e assim materializar o seu pensamento e o seu sentimento. Drummond pensava que as letras eram desenhos e se divertia com elas, depois foi descobrindo que elas eram de verdade e para o que servem, e aí não parou mais de escrever. Por diversas vezes me peguei escrevendo, como sempre faço, sem compromisso e sem a preocupação de agradar o meu eventual leitor. Escrever pressupõe liberdade total para se expressar e criar ou fabricar o seu elefante, como no famoso poema de Drummond. Eu sei que muita gente me lê, mas imagino também que muitas talvez não entendam o que escrevo. Enquanto vida tiver vou semear esta semente lendo,
CONTRATEMPOS E INTEMPÉRIES Na vida acontecem coisas estranhas e inesperadas. A gente espera tanto de alguém e ás vezes se decepciona, e muitas vezes á acolhido e compreendido por alguém que a gente mal conhece. A gente planta na esperança de colher bons frutos, mas muitas vezes o resultado é pífio. Há dias em que estamos bem e de repente "fecha o tempo" e começa uma discussão tola, boba e isto acaba com o nosso dia. São as variações climáticas, mudanças de expectativas e de perspectivas que azedam a nossa vida e a nossa convivência. Entendo tudo isto como um aprendizado, mas, convenhamos, às vezes dói. Até quando vamos precisar deste aprendizado para, finalmente, não termos mais estes contratempos? A gente voa como palha ao vento e às vezes num momento se esboroa e perde até o rumo. O melhor é absorver e até achar graça de tudo isto, afinal, a vida sempre foi assim - e no novo ano que se inicia deve continuar tudo igual, sujeito a contratempos e intempéries. Mogi Guaçu, 3
VELHA ESTRADA Mergulho em Minas e revejo suas montanhas e campinas, ouço a passarada ao romper da alvorada, mas nada me dá mais prazer do que rever a velha estrada. Passar por ela é como se eu desfilasse numa passarela, rever à sua margem o capim, correr como criança livre enfim, sorver a brisa mansa, e assim saudar a moça linda da janela. A estradinha de terra que me leva ao alto da serra e me deixa cheio de emoção. Lá em cima quase tudo acontece e de lá eu faço uma prece pedindo a Deus que proteja os meus irmãos. Velha estrada tão amiga onde ouvi soar ternas cantigas que o tempo fez questão de conservar. Eu vi passar ali tantas boiadas buscando alcançar outras estradas sonhando um abrigo encontrar. Mergulho em Minas e bebo suas águas cristalinas na concha da mão como um menino. Percorro a mesma estrada com carinho olhando cada flor - e ali sozinho entrego a Deus a minha vida, meu destino. Mogi Guaçu, SP, 05-01-2006. .
CAMINHO Caminho pode também ser estrada, a vida personificada, trilhada, explorada, com seus muitos atalhos e retalhos. Caminho pode ser um jeito de ser e de viver. Caminho (do verbo caminhar) esperando um dia chegar. Fim de ano, fim de um caminho, nestes dias ninguém quer ficar sozinho, mas muitos ficam por obrigação sem ter outra opção. Caminho, viagem, paisagem, olhar perdido, bifurcação. Dúvidas que vêm de repente e fazem da gente um ponto de interrogação. Mas é preciso caminhar, reunir forças e seguir. Um novo ano se apresenta, nos acena e nos tenta qual criança docemente a sorrir. Mogi Guaçu, SP, 30-12-2013.
PONTO FINAL Estive pensando sobre o ponto final. Ponto, pronto, acabou, ou não? Quem pensa que acabou poderá ter uma surpresa quando perceber que algo continua e se espalha pela rua. Dentro do cotidiano é engano pensar que as coisas se acabam tão facilmente. Quando tudo parece acabado, surge de um lado a lembrança e aparece a esperança e algo começa a se materializar. Ponto final é triste, pois significa que algo não mais existe deixando uma lacuna, um grito preso no ar. Mas é preciso acreditar e recomeçar, mesmo que alguém diga que não há mais jeito. Muitas vezes imaginei que encontraria a porta fechada e ninguém e nada a me esperar. Julguei perdido o momento e entre dores e lamentos me despi esperando pelo pior. Eu imaginei um ponto final, mas na verdade era só uma discreta virgula enfeitando o papel. Quantas vezes isto me ocorreu! Alguém falou mal de mim e me deixou em frangalhos. Não tive o trabalho de responder à altura. Logo depois encontrei alguém que me deu a mão e falou, sem
MINAS-SENSIBILIDADE Minas de tanta bondade, de velhas e lindas cidades com a sua beleza e a sua tranquilidade que vemos e sentimos no ar. Minas de estradas, rios e cachoeiras, de sonhos, histórias, e moças faceiras que se sentam à porta para ver o povo passar. Minas com a sua arquitetura, sua gente simples, de alma pura, com as suas histórias e lendas. Minas de ricas fazendas onde o gado é fonte de renda. Bendita terra mineira de belezas e encantos mil! Um olhar sobre Minas contempla seu ouro, seu riso, seu sonho, e relembra a História do Brasil. Minas de serras e vales onde o povo trabalha e produz, pela fé acredita e segue sob o olhar amoroso de Jesus. São 853 cidades espalhadas no extenso território, incrustadas, que à sua fama fazem jus. Mogi Guaçu, 29-12-2013.