Postagens

Mostrando postagens de abril 1, 2018
PENSO Penso, existo, resisto, mas não desisto de pensar. Penso, repenso, dispenso, mas não deixo de pensar, não deixo de amar, não deixo de olhar, não deixo de cantar, não deixo de tentar. Penso, penso, repenso, e às vezes fico até tenso mas não deixo de pensar. Cícero Alvernaz (autor) Mogi Guaçu, SP, 07-04-2018.
RECOMEÇA A VIVER Escancara o teu peito, passa por cima do mal feito, dribla o mal que se agiganta, sua tristeza espanta, olha o dia que se abre, não deixe que o sonho se acabe, vira o disco, troca o livro, tira o cisco de seus olhos, vá à horta, colha os molhos, vá à luta sem temer, creia sempre que há um Deus que protege os filhos seus, recomeça a viver. Cícero Alvernaz (autor) 07-04-2018.
BOATARIA Você diz que foi á farmácia e a pessoa espalha que você está doente, se falar que foi ao médico é bem capaz de espalhar que você está na UTI, ou é suspeito de alguma doença grave.Se disser que vai viajar (isto nunca se deve fazer) vai dizer: tá podendo hein! Mas existem muitos tipos de viagens, assim como existem muitas oportunidades e necessidades e algumas situações em que não temos outra opção. Se você disser que foi ao Banco é possível a pessoa espalhar que você está cheio da grana, mas no Banco se faz tanta coisa, até se pede dinheiro emprestado - a juros escorchantes. Em suma: nem todo mundo vai a determinados lugares por um único motivo, ou por um motivo óbvio. Eu posso, por exemplo, ir a uma igreja colher material para um artigo no jornal, ou para ver se é verdade o que tanta gente fala, afinal, nem tudo que ouvimos é verdade, assim como nem tudo que comemos é queijo ou brevidade. Eu posso ir a um cemitério e não ir a um enterro, assim como posso ir a uma padaria e não
AMAR SEM SER AMADO Um risco no chão, um sonho na mão, amar, amar e amar. Amar é mais que desejar, amar é querer a chuva de carinho, de sorriso, de olhares... Amar é saber que posso te encontrar brincando à tarde, querendo dizer algumas palavras que soam no ar. Amar amar e amar. Amar é mais que desejar, amar é fugir e se encontrar, é querer tanto que o pranto desce, e o dia sem querer amanhece. Mas amar sem ser amado é o pior dos pecados, a pior das transgressões, a pior da injúrias... Amar sem ser amado dói no peito, dá um suspiro fundo, dá um jeito que a gente não suporta a dor do coração, e corta o peito, dilacera, e cai como flor na primavera e fica para sempre no chão. Cícero Alvernaz (autor) 06-04-2018.
SEPARAÇÃO SEM SEPARAÇÃO Separar é mais difícil do que casar. Ele pensava em separar e ela também e achavam que era fácil. Afinal, era só dar entrada nos papéis com um advogado de confiança e deixar a coisa rolar até a homologação do Juiz. Mas a coisa ficou mais difícil, pois veio a partilha dos bens e aí pegou de jeito. Puxa pra cá, entorna pra lá e nada de chegar a um acordo. Resolveram separar no litigioso e depois resolver a pendenga. Depois de muito tempo, com recursos, idas e vindas, saiu o divórcio. Era hora de comemorar, mas comemorar o que? Foi tão demorado e tão sofrido que os dois resolveram não se separar mais. Afinal, separar para que se já viviam a um bom tempo e não viviam tão mal, nem tão bem, mas viviam!? Olharam um pra cara do outro e resolveram se recasar e esquecer do divórcio. Se casaram de novo e vivem felizes até hoje. Quando falam em divórcio é só risada. Foi uma separação sem separação, mas ficou a lição. Hoje eles vivem felizes e formam um casal sem brigas e s
DIA LINDO Dia lindo surgiu no mês de abril que sempre aparece com lindas manhãs, dias agradáveis, tardes memoráveis e noites desejáveis. Dia lindo de sol sem muito calor, orvalho na flor, canto de pássaros e no ar um cheirinho de amor. Dia lindo, assim multicor. Dia lindo céu todo azul, amor e canção no meu coração. É lindo esse dia, escrevo poesia com inspiração. Cícero Alvernaz (autor) 05-04-2018.
ORDEM E PROGRESSO  Este é o dístico que vemos em nossa bandeira nacional, uma faixa com esses dizeres bem claros e destacados. Ordem fala de organização, ação, consciência, bom comportamento, coisas no lugar certo, estrutura, sucessão, fileira, enfim, ordem em tudo. Progresso fala de avanço, desenvolvimento, progredir, seguir em frente e alcançar os objetivos. Ordem e progresso são necessários na vida de qualquer país ou coletividade. Para haver progresso, necessário se faz que haja ordem. Vivemos hoje dias de balbúrdia, confusão e até de ameças. É hora de olharmos para a nossa Bandeira e pedir ordem para que haja progresso em nossa querida terra brasileira. (04-04-2018).
A GANGORRA A gangorra sobe e desce no seu ritmo normal enquanto o dia se passa com jeito sempre igual. A garota na gangorra vê o mundo de outra cor, o vento bate em seu rosto com carinho, com amor. Sobe e desce sem parar depois para e descansa, a garota se entrega como se fosse criança. Tudo é som e alegria, brincadeira e prazer. Tudo é festa e poesia que me envolve sem querer. A gangorra sobe e desce, brincando nas asas do vento. O dia passa sem pressa, a vida segue a contento. Cícero Alvernaz (autor) 03-04-2018.
PÁGINA EM BRANCO Quando nasce uma criança, abre-se uma página em branco que será escrita durante toda a sua vida. Muitas vezes já me deparei com uma página em branco no meu computador sem saber o que escrever.  Quando isto acontece, geralmente busca-se a inspiração, procura-se assuntos, mas nem sempre eles aparecem. Esse fato, de alguma forma, sempre acontece com as pessoas, quer seja onde for e da forma que for. Por outro lado, às vezes "sem página em branco" os assuntos fluem e a inspiração vem como em torrentes e aí não sabemos como dar vazão a essa repentina inspiração.  As páginas de nossa vida continuam embranquecidas, vazias, tristes muitas vezes e sem conteúdo prático, valioso, para serem preenchidas. O que fazer nessa hora? São momentos de vazio denso e intenso que tomam conta de nós. Acontecem fatos, desilusões no casamento e então se procura por algo que possa preencher esse vazio. Eu decidi clamar por Jesus em qualquer circunstância. Clamar e clamar até me cansar
JESUS: ESSE ILUSTRE DESCONHECIDO Um homem diferente, com roupas mal passadas, ou não passadas andando por estradas poentas e esburacadas seguido por um grupo de amigos e colaboradores, entrando em pequenas aldeias, conversando e atendendo pessoas simples e pobres, curando doentes sem ser, reconhecidamente, um médico, aconselhando pessoas aflitas sem ser um psicólogo, aconselhando, ensinando e abraçando pessoas e causas, muitas delas sem solução aparente, visto que já tinham sido rejeitadas e esquecidas, desiludidas e ignoradas. Um homem diferente que falava de um Reino e de um Pai, falava de uma vida diferente e de uma comida especial que dá vida e sacia o corpo e a alma e nas suas palavras algo se percebia de poder e de alegria, com autoridade jamais vista. Esse homem era muito conhecido, sua fama se espalhou e muitos vinham de longe para vê-lo. Muitas pessoas queriam toca-lo, ouvi-lo e receber dele a sua graça através do inegável poder. Mulheres traziam crianças para que el
EU E A MINHA POESIA Eu e a minha poesia somos a mesma cria, a mesma face do dia, a mesma lata vazia, o mesmo prato na pia, o mesmo clarão do dia, a mesma flor que se abria no mesmo instante de alegria. Eu e a minha poesia somos a mesma folia, o prazer que irradia, a luz que nos alumia, o chão que a gente varria, o livro que a gente lia, a criança que sorria, o idoso que dormia, o cão que as feridas lambia. Eu e a minha poesia, somos a mesma cria, o mesmo encanto do dia, o mesmo sorriso que eu via quando a criança sorria. Eu e a minha poesia caminhamos todo dia na tristeza e na alegria com os versos da poesia que no caminho eu colhia. Cícero Alvernaz (autor) 02-04-2018,
MEU PRANTO Dizem que homem não chora, mas eu choro, dizem que homem não implora, mas eu imploro. Eu choro, imploro, peço, persisto e nunca desisto. Eu sou qual criança em sua andança, brincando, falando e às vezes chorando, quase sempre reclamando, mas sorrindo, se abrindo, vivendo e amando. Dizem que homem não chora, mas eu choro. Derramo meu pranto sem medo, mas guardo comigo o segredo, a razão deste pranto, esse instante de dor. A razão deste pranto se chama amor. Cícero Alvernaz (autor) 02-04-2018.
TOQUE FEMININO É um toque, ou mais que um toque: é um empurrãozinho de leve, um toque que pode mudar muita coisa. Um toque nas roupas que uso e até nos perfumes que raramente uso. Mas isto é salutar, é talvez um jeito de amar, de aconselhar e de ajudar. Gosto desse toque, dessa "invasão", dessa participação, dessa preocupação que às vezes não entendo, mas sempre a ela me rendo. Sinto que alguém sabe que eu existo e procura me melhorar no meu aspecto físico e geral. Um toque f eminino é sempre um alerta que no homem desperta um certo prazer, é segurança, certeza, amor e leveza. Fico feliz quando sou tocado, alertado, me sinto amado e às vezes fico preocupado, pois algo deve estar errado, não só com a minha aparência, mas também com a minha vivência. Isto me deixa mais seguro, mais certo de que sempre tenho alguém pronto para me tocar, me alertar e me melhorar. (02-04-2018.
BRINCANDO DE AMAR Brincando de amar na praia, no mar, conjugando o verbo amar todo dia, sem parar. Brincando de amar, só parando pra respirar, inventando um jeito de amar que à vida vai enfeitar. Brincando de amar ao clarão do luar, a sorrir e a falar sem se importar. Brincando de amar sem sair, sem ficar, brincando de amar sem sair do lugar. Brincando de amar sem nada falar, versejando ao luar e olhando o mar. Brincando de amar vivo a vida a brincar, mas eu quero amar, de verdade, amar. Cícero Alvernaz (autor) 01-04-2018.
1º DE ABRIL Esse dia vem depois do dia 31 de março e antes do dia 2 de Abril. Nada diferente dos demais, normal. Mas hoje alguém diz que é o dia da mentira,  como se muitas pessoas não mentissem também nos outros dias. Se esse é o dia da mentira, qual será então o dia da verdade? Resposta: todos os dias. Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". (João 8.32). Ele não disse: conhecereis a mentira. A verdade liberta. A verdade é a pureza, a transparência, a luz, a realidade. Dia da mentira só pode ser uma infeliz invenção, não sei de quem para aprisionar as pessoas. Só a verdade liberta o ser humano! Cícero Alvernaz (autor) 01-04-2018.
ALMOÇO DE DOMINGO Não é só almoço seu moço: é um alvoroço, é vida, é muita comida, bebida que jorra no copo, e desce esquentando o corpo, seu moço, não é só almoço: é um alvoroço, é vida, é muita comida, é carme, polenta, arroz batatinha, feijão, verduras, legumes, salada, bem temperada, eu falo, afirmo, confirmo: domingo, seu moço, com toda a família é dia de almoço Cícero Alvernaz (autor) 01-04-2018.