Postagens

Mostrando postagens de janeiro 25, 2015
Uma boa conversa hoje é algo muito raro. Raríssimo até. Uma boa conversa geralmente é prolongada, com pausa, técnica e um bom conhecimento de causa. Não é simplesmente abrir a boca e falar a esmo. É preciso escutar, ponderar e refletir para depois responder ou emitir a opinião. Uma opinião sensata, no mínimo lógica e capaz de prender a atenção e exigir do interlocutor uma opinião à altura, sem exageros e sem alterações. Uma boa conversa não é apenas "uma conversa boa": é, sobretudo, um estudo, um aprendizado em que se aprende de ambos os lados e todos saem satisfeitos. Por estas razões, por este enfoque é que eu repito: uma boa conversa hoje é algo muito raro. Raríssimo até. Cícero Alvernaz, 29-01-2015.
POR QUE VOCÊ NÃO VEIO? A espera foi longa, entre desejos e ansiedades acenderam-se as luzes da cidade, o movimento da rua parou. Os olhares se perguntaram: por que você não veio? A mesa foi posta, tudo bem disposto à sua espera, tinha flores multicores, primavera, e músicas, e sons e melodias... O tempo passou e perguntou: por que você não não veio? Rumores se ouviram, o vento veio manso, preocupado, o ar ficou estranho e parado o céu ficou sem cor... A noite me envolveu e perguntou: por que você não veio? Seu lugar foi bem guardado, ninguém ousou sentar na esperança de você chegar trazendo seu sorriso, sua fala. Ficamos te esperando em vão... por que você não veio? Cícero Alvernaz (autor), 30-01-2015.
REVOLTA Nesta viagem que fiz recentemente fiquei surpreso com a revolta de tanta gente com o governo. Pensei que em Minas Gerais fosse diferente daqui. Das pessoas com as quais conversei, só uma defendeu parcialmente o governo. Mas no final da conversa, ela acabou concordando comigo (também parcialmente) e encerramos o papo com um aperto de mão. Há muito xingamento, muita revolta, principalmente com o descumprimento das promessas já no primeiro mês e com as ameaças de mais aumento e mais arrocho contra os trabalhadores. O fato é que o Governo precisa de dinheiro, e o trabalhador é uma "mina fácil" para se conseguir os trilhões que foram subtraídos nos últimos anos. Mas, eu pergunto: até quando? O povo está revoltado, e mineiro quando revolta é igual burro quando empaca. Tento ser otimista, mas o Governo não deixa. O ex presidente disse que não sabia de nada e a atual presidente(a) nem precisa dizer. Cícero Alvernaz (autor), 29-01-2015.