Postagens

Mostrando postagens de junho 20, 2021
  SEGREDO Uma pessoa me perguntou: eu posso te contar um segredo? Eu disse: pode, mas depois não será mais segredo. Ela me disse: então você vai contar pra alguém? Eu disse: se você me contar eu posso contar porque não será mais segredo. Segredo não se conta nem para as estrelas, quanto mais para pessoas. A pessoa então pensou... e não me contou, pois entendeu que se contasse não seria mais segredo. 22-06-2021.
  SE VOCÊ NÃO GOSTA Se você não gosta não precisa nem experimentar. Não precisa comprar, não precisa pedir, nem precisa ganhar. Se você não gosta não precisa nem passar perto, não precisa cheirar, não precisa por a mão, nem precisa olhar. Se você não gosta ficará tudo bem assim e será bem melhor porque sobra mais pra mim. 22-06-2021.
  A POESIA CANTA A poesia canta na tristeza e se mistura com as lágrimas que não simbolizam fraqueza, nem transmitem incerteza. Pode-se estar triste, mais triste que uma tarde sombria e enlutada, pode-se estar triste como um homem sozinho numa estrada longe de sua amada, mas mesmo assim a poesia canta e com seus versos a tudo suplanta. A poesia canta no choro, na alegria, pois só assim é poesia. Nada que venha ou advenha pode fazer o seu canto cessar. 23-06-2021.
  TRISTEZA E ALEGRIA Na vida eu já tive muito mais tristeza do que alegria. Tristeza vem de repente e só fica triste quem é sensível, emotivo e tem um coração que sente e muitas vezes sofre por amor ao próximo, ou por algum fato pessoal que extrapola o seu emocional. É difícil explicar o sentido e a razão da tristeza. Jesus se entristeceu no túmulo do seu amigo Lázaro por vários motivos e um deles é porque Ele amava aquela família que sempre o acolhia quando Ele passava por Betânia. Em João 11.35 está escrito que Jesus chorou. Na vida eu já tive mais tristeza do que alegria. Mas a tristeza passa e a vida continua. Depois da tristeza vem a alegria assim como depois da noite vem o dia. (24-06-2021)
  MINHA ESCOLHA Escolhi a parte mais difícil, ou melhor, fui escolhido. Agora só me resta remar contra as ondas do mar e um dia, quem sabe, alcançar a praia que está a me esperar. Minha escolha não foi fácil, na verdade, eu fui escolhido e até obrigado, mas não reclamo desse meu estado. A vida me leva e eu a levo, nos levamos e nos falamos como velho amigos. Quanto esta vida terminar começará uma nova vida que nunca vai se acabar. Enquanto isto não se faz, estarei remando em paz rumo ao meu querido lar. 25-06-2021.
  EU TE PERDOO! Liberar perdão é um ato de grandeza e ao mesmo tempo de humildade. Dar a outra face a quem te bate, caminhar uma segunda milha são ensinos da Bíblia que, infelizmente, estão cada vez mais raros a cada dia. Eu te perdoo. Esta declaração equivale a abrir o coração e liberar perdão. É como amar a quem nos odeia, sorrir para quem nos faz cara feia e erguer do chão a quem nos pisoteia. Jesus nos perdoou de todos os nossos pecados quando por nós morreu crucificado. O ser humano, independente de sua religião, deve perdoar porque um dia fomos perdoados. Não há nenhuma ação mais forte e mais nobre que o perdão. Eu te perdoo em nome de Jesus! Ou seja, assim como Jesus me perdoou, eu te perdoo. Vai-te em paz e não peques mais. (19-06-2021)
  SENSIBILIDADE MINEIRA Por que há tantos poetas e escritores mineiros? Tantos trovadores e cantores, tantos atores e sonhadores? Minas é um celeiro de arte, moda, contos, histórias, invenções e diferentes atrações. Isto se deve à sensibilidade aguçada, à conversa ao pé da escada, à vida solta, sem fronteira e sem parada. Afinal, em Minas a vida é multiplicada, somada e corre desembestada. Tudo nos convida ao verso nesse universo encantado, nesse pedaço abençoado que se chama Minas Gerais. As estradas de terra ladeadas de capim, as baixadas e os morros que parecem não ter fim. Tudo atrai olhares e cismares no longe que se avista na tarde que cai e descansa. O cantadô com o seu instrumento afinado, a morena que passa, o caboclo entusiasmado, o sorriso largo e demorado. Tudo isto faz parte do cenário e da sensibilidade mineira. Dizem que em Minas todos nascem poetas, mas nem todos vingam. E a poesia é o resumo de tudo isto, é o sumo, é o imprevisto, é o ritmo, o som, enfim é tudo aquilo
  CAFÉ O café é uma fruta que dá no pé, no galho, no tronco, na árvore a partir de uma flor branca que depois enfeita todo o cafezal. O café é uma bebida com gosto de vida que esquenta o corpo e a alma fortalece, acalma, anima e joga pra cima igual uma rima faz com um verso no seu universo que é a poesia. O café é uma bebida que alegra a vida, e o corpo anima e tem o gosto e a beleza da rima que vem de repente nos versos da gente. Eu falo com fé: não fico um dia sequer sem o meu café. (20-06-2021)
  O TEMPO PASSA E NÓS VOAMOS A pessoa depois de uma certa idade não lembra nem o que comeu ontem e nem com quem dormiu à noite, mas em compensação lembra de coisas passadas com detalhes, lembra até quantos cabritinhos teve a cabrita Mimosa e quantos leitõezinhos teve a porca Formosa e quantos pintinhos a galinha Anita chocou e nenhum morreu. A nossa mente só lembra de coisas passadas porque naquele tempo ela era jovem e capitava tudo com muita perfeição, captava e armazenava tudo num lugar seguro. Hoje já perdemos vários parafusos, porcas, ruelas e nossa janela não tem mais tramela. A gente esquece até os nossos compromissos, por isto geralmente usamos uma agenda. O ser humano é assim mesmo: O tempo passa e nós voamos. Ainda bem que no céu não teremos essas limitações. (21-06-2021)
  SAUDADE A saudade me corrói e por vezes até dói salpicando meu caminho com flores e com espinhos e com gotas de carinho entre as flores, entre as folhas que me veem tão sozinho. Saudade é flor no peito e com ela não tem jeito, pois ela vem de repente. Saudade maltrata a gente, nasce e cresce qual semente que um dia germinou. Saudade é fruta madura que pende no galho do pé. Saudade é dor que magoa, é lágrima caindo a toa, descendo até o pé. 21-06-2021.