Postagens

Mostrando postagens de dezembro 5, 2021
  ASSÉDIO "Hoje se tu piscar o olho de uma forma diferente na rua é assédio." Até menos do que isto pode ser considerado assédio moral. O ser humano está muito sensível, tanto que às vezes uma palavra enviesada pode ser considerada um crime, mesmo que na Constituição esse "crime" não exista. Na Constituição não há crime de opinião e ainda existem pessoas presas por darem a sua opinião sobre determinado assunto. O mundo está muito perigoso. Às vezes um olhar pode prejudicar a pessoa, se der dois ou três olhares poderá sair dali algemado. Mesmo que a pessoa não esteja olhando para nenhum alvo suspeito. Um ser humano normal, um trabalhador poderá ser preso, porém a Justiça volta e meia solta milhares de bandidos, como já vimos acontecer. O mundo está muito perigoso. Prende-se o trabalhador correto, honesto e solta-se o bandido que tem vários crimes nas costas. Muitas vezes porque o trabalhador tem uma opção política diferente e, portanto, contrária o Sistema, também co
  NUNCA O MUNDO VIU ALGO ASSIM Na cruz o meu Jesus foi ferido. Ele foi pregado e depois levantado numa cruz entre dois ladrões. A multidão se dividiu: enquanto uns choravam e lamentavam, outros gritavam palavras de ódio e de indignação contra ele. Os soldados romanos olhavam tudo calados enquanto aquele espetáculo triste acontecia. As três horas da tarde, depois de falar algumas palavras, o Mestre curvou a cabeça e expirou. O sol se escureceu, o dia se fez noite, a natureza se indignou diante daquele triste espetáculo. O mundo virou as costas para o Mestre enquanto ele, de braços abertos, expirou na cruz. Nunca houve nada igual, nunca o mundo viu algo assim. Jesus morreu na cruz por você por mim. 07-12-2021.
  DESIGUALDADE SOCIAL Uma das poucas vantagens de ser pobre é que não tem nada a perder e não precisa ter medo de morrer, afinal o que vier depois é lucro. Eu, que sou pobre, fico imaginando como é a vida do rico. Deve ser uma coisa do outro mundo, afinal o céu do rico é aqui na terra, pois ele tem tudo, não pede nada, só manda, viaja de carro, de avião e raramente anda a pé. Enfim, o rico comanda tudo. Imagina uma pessoa que tem milhões em dinheiro e propriedades, aparentemente tem tudo, enquanto o pobre às vezes passa muito tempo sem ver dinheiro. Esta é a realidade da nossa desigualdade social que existe no mundo, especialmente nos países comunistas, ou socialistas como é o caso do Brasil. A riqueza está nas mãos de poucos enquanto a grande maioria vive "da mão pra boca" como já ouvi alguém dizer. Tanta riqueza na mão de poucos e tanta gente vivendo com praticamente nada, ou até mesmo sem nada. Isto se chama desigualdade social. (07-12-2021)
  TATUAGEM Fazer uma tatuagem hoje é algo comum e muita gente entrou de cabeça nessa moda. O que muita gente não sabe, ou não deve saber, é que depois não sai, ou seja, a tatuagem fica pra sempre na pessoa, ou até quando ela viver. Muita gente já se arrependeu, mas não teve como "consertar o erro". Com o título do Galo, um dos maiores e mais queridos clubes de futebol do Brasil, muita gente está se tatuando. Muita gente aproveita essa onda e eu me pergunto: e quando o time perder essa força e cair no "lugar comum" como vai ficar essa gente? Isto não é problema meu, só estou imaginando. Existem as mais diferentes tatuagens, nos mais diferentes lugares do corpo. São gostos pessoais que eu respeito, embora eu jamais faria uma tatuagem. As pessoas tem direito a ter os seus gostos, mesmo que eles sejam estranhos, ou extremos. Todos tem essa liberdade e nós devemos respeitar. (07-12-2021)
  ESSE HORÁRIO É BEM MIÓ Nessa época do ano o dia manhece mais cedo. 5 hora já está quente, o sor e os bichin tudo já pularo pra fora, a dona já feis o café e já tem gente até molano a inxada. Os dia são grande e as noite piquena. Teve uma época que inventaro um tar horário de verão que a maiuria odiava. Eu num gostava nem um poco. Agora o governo feis uma pesquisa e quem ganhasse levava. Por isto não mudou o horário e pra mim é muito mió assim. Eu sofria dimais com aquele horário maluco, aquele trem mixia com o meu relógio biológico e todo final de ano eu ficava com uma tal de virose. A gente perdia duas hora de sono toda noite: uma quando deitava e uma quando levantava. Isto dava 14 hora de sono perdida pur semana e 56 pur meis. Era muito sofrimento! Felizmente agora esse trem cabô graças ao guverno. (08-12-2021)
  RISADA Tem gente que fala dando risada, tem gente que fala cantando, tem gente que fala chorando e tem gente que fala e quase ninguém entende nada. A fala é comunicação, mas nem todos conseguem se comunicar falando. Existem vários meios de se comunicar, mas a fala é o meio mais antigo e o mais completo. Tem gente que tenta falar, mas só sai risada e umas palavras desencontradas. A pessoa já chega rindo e pensa que está falando, mas ninguém entende nada. Tem gente que começa a rir e não para mais. Tem gente que nunca sorri, ou sorri só por dentro. Enfim, a vida é engraçada e a gente deve dar risada, mesmo que a situação não esteja boa, afinal, se a gente for esperar a situação melhorar não vai sorrir nunca. (08-12-2021)
      QUANTO CUSTA O SEU SORRISO? Tratamentos dentários estão pela hora da morte e nem sempre funcionam. A moda hoje é o implante dentário, fui ver o preço e quase caí de costas e pra piorar nem sempre dá certo, ou seja, a pessoa paga caro e depois o produto pago não satisfaz a pessoa. Chego à conclusão que o melhor tratamento é o cuidado desde criança para se evitar uma decepção posterior. Estou sofrendo um pouco com isto, mas vou teimar até quando eu tiver forças. Para pessoas que veem apenas a estética, a liberdade para sorrir, foram criadas as Facetas, dentes que cobrem os dentes e enganam os presentes e até os ausentes. A pessoa coloca só na hora de se apresentar, como se fossem dentes descartáveis. Quanto custa o seu sorriso? Dizem que essas Facetas custam caro, mas no dentista tudo custa caro, não tanto pela mão de obra, mas pelo preço dos materiais, muitos deles são importados. Vou brigar com a minha prótese, vou ver quem é mais forte, ou mais teimoso. (07-12-2021)
  AMIGO SECRETO Participei duas vezes desse tal de amigo secreto e não quis mais. Nem sei por que se chama "amigo secreto" se não tem nada de secreto e muitas vezes nem é amigo. Mas, enfim, tem muita gente que gosta. Tem gente que não vê a hora de trocar os presentes, geralmente é na véspera, ou na semana do Natal. E tem que combinar o preço dos presentes senão tem gente que vai levar um par de meia, ou uma cueca comprada na feira. Não pode haver desigualdade e ninguém deve ser constrangido a participar. Tem que ser de livre e espontânea vontade. Por isto eu só participei duas vezes. Hoje ninguém me convida mais pra isto, pois sabem que eu sou avesso a essas coisas. Posso até participar, mas é se tiver um outro interesse para compensar o sacrifício. Caso contrário, eu prefiro ficar em casa dormindo, ou deitado pensando "na morte da bezerra", ou festejando mais um título do Galo. (08-12-2021)
  DE BOCA FECHADA A GENTE NÃO SE COMPROMETE "Eu não pedi a sua opinião!". Quem nunca ouviu isto? Quando alguém fala assim com a gente, o jeito é responder: Então eu retiro a minha opinião. Nessa vida a gente vê coisas que parece que nem são verdade. As discussões mais baixas e mais pobres são entre parentes. Uma coisa é discutir com um estranho, outra bem diferente é discutir com um parente. Quando vejo discussão de parentes eu fujo de repente. Não dou a minha opinião, nem se me pagarem. Já escrevi bastante sobre parentes e sei que tem muita gente que fala: Eu me dou bem com todos os meus parentes. Quando eu ouço isto eu penso: Então você é uma exceção. Eu sou sincero, não adianta eu falar uma coisa quando na prática é outra muito diferente. Falar é fácil, até rádio fala, como alguém já me disse um dia, mas na hora de mostrar a realidade a cantiga é bem outra. Quando alguém diz: "Eu não pedi a sua opinião!" é sinal que você não devia ter aberto a boca e emitido pala
  SOU APENAS UM POETA Vou vou por aí sem rumo e sem destino, sou apenas um menino que fugiu de casa, sou alguém sem abrigo, sem carinho e sem amigo, perdido pela vida. Vou por aí procurando a esmo o que nem sei bem o que é. Vou cruzando as esquinas nesta cidade perdida, vou andando pela vida cumprindo a minha meta, sou apenas um poeta sem verso e sem poesia que às vezes se entedia de ver e ouvir tanta coisa sem ver nenhuma ação. Vou cumprindo a minha sina de esquina em esquina com a minha solidão. 09-12-2021.
  DOR DE DENTE A dor de dente deve ser a pior que existe, pois deixa a gente doente e triste. É uma dor nervosa, forte e pavorosa que dói e dói e ainda insiste. Dói o dente, a gengiva, a cabeça, dói a nuca, dói a boca e deixa muita gente louca. Essa dor danada dá risada e faz piada enquanto a pessoa chora e sofre sem poder fazer nada.
 " A CULPA É DO BOLSONARO" Já perdi muitos amigos aqui por causa do Bolsonaro. Vou repetir aquele refrão que é tão usado pela esquerda: "A culpa é do Bolsonaro". Mas pra mim, isto é um livramento. Afinal, o presidente não é perfeito, mas não dá para compara-lo com aquele pessoal que passou 16 anos no poder desviando o nosso dinheiro e entregando o mesmo para ditaduras comunistas pelo mundo. Nem sei e ninguém sabe quantos bilhões saíram dos cores públicos das Estatais e nunca voltou sequer um centavo desta montanha de dinheiro. Por isto e muito mais eu sou Bolsonaro 24 horas por dia. O presidente de um País tem que ser um patriota, trabalhador, honesto, amigo do povo e cristão. Bolsonaro tem estas e outras qualidades.
  O QUE SE PERDE O que se perde se vai, mas fica a sombra, o retrato, a lembrança. O que se perde não é nada e é tudo. É um sonho, um desejo, um pensamento, um verso, mas ficou perdido, ou mesmo esquecido entre as voltas que a vida dá. Mas o tempo se recupera, como se reencontra a primavera nos campos em flor. O que se perde não se acaba, apenas fica distante e longe dos olhos. Perder e achar faz parte da vida. 10-12-2021
  TAPAS Quem nunca ouviu a expressão: "você precisa de uns tapas para aprender?". Mas será que tapa ensina alguma coisa? Levar um tapa na cara é talvez a maior humilhação que uma pessoa pode receber. Mas a vida muitas vezes nos dá "tapas" para nos ensinar a viver. Caímos, levantamos, apanhamos e também batemos sempre indo em frente aprendendo cada dia uma nova lição. Para aprender, muitas vezes é preciso apanhar e sofrer. Mas é um aprendizado que depois vale a pena ver o resultado. Não sei quantos tapas levei, mas sei que aqui cheguei e pretendo ir mais longe. Deus também nos ensina e corrige visando sempre o nosso bem na nossa trajetória por este mundo. De tapa em tapa eu venci mais uma etapa. (03-12-2018)
  A VIDA NA ROÇA A vida na roça é muito divertida e às vezes é perigosa. Na roça tudo é simples e muita coisa é adaptada, desde uma porta até uma escada, passando por um curral e uma estrada. Às vezes não tem caminho e se anda no meio do mato, tem cobra, sapo, aranha e carrapato. Tem galinhas no terreiro e porcos no chiqueiro, tem bois no pasto e pau a rasto que a gente busca no mato. A gente usa foice, machado, enxada e faca, tira o leite da vaca, depois solta o bezerro. Vida de criança na roça é quase igual a vida de adulto, começa a trabalhar desde cedo, não pode ter medo de andar de noite, não pode ter medo de bicho, nem de onça e muito menos de cobra. Sai pra estudar às vezes sem ter hora pra voltar e quando chega atrasado tem que explicar a demora, por que demorou a vir embora, o que estava fazendo no caminho, se veio com alguém, ou se veio sozinho e se ficar com manha ainda apanha. Eu falo isto com amor e fé porque já passei por tudo isto e sei muito bem como é.
       MALA SEM ALÇA Essa expressão geralmente é dirigida a alguém que é "um mala sem alça". Eu já carreguei mala sem alça, hoje as malas tem rodinhas, mas eu ainda carrego uma sacolinha nas minhas poucas e raras viagens. Eu sempre gostei muito de viajar, mas tive uma desilusão que marcou muito a minha vida e hoje eu tenho neura por viagem. Foi horrível, tanto que eu nem gosto de lembrar. Enfim, eu falava de mala sem alça, eu já fui considerado menos do que "um mala sem alça", praticamente um zero depois de outros tantos zeros. Mas eu cato essas decepções e formo poemas e uso como exemplos para a minha vida. Eu não me considero um mala sem alça, mas sei que tem pessoas que me consideram assim. Com alça ou sem alça eu ainda estou por aqui e como bem disse Zagalo: "Cês vão tê que me inguli".
  DOR Dor que vem e me ataca com a sua arma, vem ferindo a minha alma sem dó, nem piedade. Dor que vem tão cheia de maldade e me aflige num momento. Dor que transforma meu sonho em lamento, minha esperança em desatino, se esquece que sou apenas um menino e ainda não sei me defender. Por que me tratas assim e desejas meu fim, a minha morte? O que fiz de tão mal e cruel na terra, no céu ou no mar? Essa dor não passa, me castiga, me amassa e faz de mim um pó. Por que me tratas assim sem piedade e sem dó? 04-12-2021.
  NÃO SOU DE DESISTIR NO PRIMEIRO TOMBO Inventei de arrumar os dentes e estou sofrendo, mas isto pode ser só por um tempo. Não há dor que sempre dure, não há mal que nunca se cure. O maior problema é não poder me alimentar direito. Agora eu acabei de comer uma banana picada no prato. Tudo que força a mastigação provoca dor, ontem eu até tomei um comprimido. Quinta feira eu vou voltar ao dentista, mas imagino que ele pouco ou nada poderá fazer. Como sou teimoso eu vou teimar ou até desmaiar, se esse for o caso. Espero que não chegue a tanto. Dizem que quem faz implante é bem pior e muito mais caro. Verei até onde vai a minha dor e a minha teimosia. Não sou de desistir no primeiro tombo. (06-12-2021)
  TUDO TEM A SUA HISTÓRIA Tudo tem a sua história e tudo faz parte da vida. Contar histórias é viver de novo, é recordar os fatos através de fotos, através de contos e de pontos, muitas vezes até confrontos que ficaram no tempo e deixaram seu exemplo. Gosto de contar histórias de quando eu morava na roça numa vida humilde e sofrida. Minha mãe fazendo o alimento, meu pai ficava sempre atento e eu brincando em volta da casa bem solto e feliz na vida. A história é contada muitas vezes no cabo da enxada, ou mesmo do enxadão fazendo covas pra plantar feijão. Naquele tempo distante eu era um menino da roça que bem pouco conhecia, mas usava a imaginação. Hoje eu relembro tudo, às vezes calado e mudo, pois minha vida mudou. O tempo passou depressa e hoje o que mais me interessa é lembrar de tudo aquilo que passou. 06-12-2021.
  PAPO DE DOIS AMIGOS Dois amigos se encontraram depois de um bom tempo. -Que bom te ver depois de tanto tempo! E aí, como você está? -Eu estou bem, e você como está? Estou indo, não tão bem quanto você. -E aquele nosso amigo que formava um trio com a gente? Faz tempo que não o vejo, mas ouvi dizer que ele não está muito bem não. -O que aconteceu com ele? Você sabe? Eu não sei os detalhes, mas as notícias não são muito boas. -Mas o que você sabe? Pelo que eu ouvi não foi coisa muito grave não. -Mas, você sabe o que é? Eu não tenho certeza, mas ouvi dizer que ele se casou. -Puxa! Isto é grave! 06-12-2021
  O VOO DA POESIA Em sobressalto voa alto e alcança o infinito. O poeta escreve bonito, escreve o seu verso numa folha de papel, ou na tela de um computador. O poeta se levanta a olha pela janela de onde avista o mundo como se fosse uma aquarela. A sua poesia é água fresca que corre sem destino, é a brincadeira inocente de um menino sem juízo e sem malícia. O seu verso voa e se perde, mas encontra quem o recebe com fé. A sua voz é meiga e linda e voa longe, ecoa pelas matas na voz de um passarinho. A poesia é a expressão maior em forma de carinho. 07-12-2021.
  DORMIR NO PONTO Quem dorme no ponto perde o ônibus, cai da cama e quando acorda está longe de quem ama. Dormir no ponto é esquecer que está no ponto e ser um tonto, afinal, ponto não é cama. Eu já dormi no ponto e acordei em outra cidade porque tomei o ônibus errado e depois voltei a pé e fiquei com o pé calejado de tanto andar. Dormir é bom, independente da hora e do dia. Eu já dormi escrevendo poesia. 07-12-2021.
  O LOB0, O CORDEIRO E O PASTOR Neste mundo existem três tipos de gente: O lobo, o cordeiro e o pastor. O cordeiro luta para escapar do lobo com a ajuda do pastor. O lobo tem que enfrentar o pastor para devorar o cordeiro e o pastor fica entre o lobo e o cordeiro, defendendo um e enfrentando o outro. Quem é o lobo, o cordeiro e o pastor? Qual é o nosso papel neste mundo? De que lado estamos? Qual é a nossa função? 07-12-2021.
  NUNCA O MUNDO VIU ALGO ASSIM Na cruz o meu Jesus foi ferido. Ele foi pregado e depois levantado numa cruz entre dois ladrões. A multidão se dividiu: enquanto uns choravam e lamentavam, outros gritavam palavras de ódio e de indignação contra ele. Os soldados romanos olhavam tudo calados enquanto aquele espetáculo triste acontecia. As três horas da tarde, depois de falar algumas palavras, o Mestre curvou a cabeça e expirou. O sol se escureceu, o dia se fez noite, a natureza se indignou diante daquele triste espetáculo. O mundo virou as costas para o Mestre enquanto ele, de braços abertos, expirou na cruz. Nunca houve nada igual, nunca o mundo viu algo assim. Jesus morreu na cruz por você por mim. 07-12-2021.
  DESIGUALDADE SOCIAL Uma das poucas vantagens de ser pobre é que não tem nada a perder e não precisa ter medo de morrer, afinal o que vier depois é lucro. Eu, que sou pobre, fico imaginando como é a vida do rico. Deve ser uma coisa do outro mundo, afinal o céu do rico é aqui na terra, pois ele tem tudo, não pede nada, só manda, viaja de carro, de avião e raramente anda a pé. Enfim, o rico comanda tudo. Imagina uma pessoa que tem milhões em dinheiro e propriedades, aparentemente tem tudo, enquanto o pobre às vezes passa muito tempo sem ver dinheiro. Esta é a realidade da nossa desigualdade social que existe no mundo, especialmente nos países comunistas, ou socialistas como é o caso do Brasil. A riqueza está nas mãos de poucos enquanto a grande maioria vive "da mão pra boca" como já ouvi alguém dizer. Tanta riqueza na mão de poucos e tanta gente vivendo com praticamente nada, ou até mesmo sem nada. Isto se chama desigualdade social. (07-12-2021)