Postagens

Mostrando postagens de agosto 28, 2022
  BOM DIA! Hoje vou dar um bom dia diferente: Um bom dia frio e quente, um bom dia com a cara da gente. Um bom dia para quem acordou de repente e já tomou um café bem quente. Enfim, um bom dia com uma mistura de tristeza e de alegria. Recebam o meu fraternal BOM DIA! 31-08-02022.
  CANTOR-MOR Na igreja eu era o cantor-mor, aquele que era o responsável para puxar os cânticos, como se dizia, ou se diz. Até hoje eu canto, embora eu já esteja chegando perto de sete décadas. Eu cantava com a banda musical, orquestra, acompanhado por algum instrumento, ou sem nenhum instrumento me acompanhando. Sempre gostei de cantar, seja lá o que for. Como nunca levei isto a sério e nunca fui levado a sério por ninguém, acabei ficando pelo meio do caminho. Depois a política entrou na igreja e eu acabei indo pro ostracismo porque fui contra políticos fazendo campanha em pleno púlpito da igreja. Fui desligado, sem passar por nenhuma reunião ministerial, ou seja, não tive chance de me defender, e hoje canto no banheiro e nas minhas caminhadas matinais. O importante é que Jesus, o meu Salvador, está comigo. Ele nunca abandona, nem desliga ninguém. (31-08-2022)
  MEU COTIDIANO Levanto, arrumo a cama, faço um café, olho lá fora, o frio convida, mas eu fecho a porta e entro sem medo, procuro um brinquedo, um livro, um tema, escrevo um poema, um verso qualquer que fala em mulher, exalta a vida e exalta o amor. É tudo tão vago nos versos que eu trago, nas rimas que uso na minha poesia. Enfim, mais um dia no meu calendário, na minha corrida, nos passos da vida que insiste em passar. Depois eu me sento, um verso invento que fala da flor e logo percebo que uma poesia está me sorrindo no computador. 01-09-2022
  "ELE NÃO QUIS DIZER ISTO" A pessoa diz uma coisa, mal dita, mal coisada e alguém para descoisar a coisa diz: "Ele disse, mas não quis dizer isto". Se não quis dizer, então por que disse? Ou seja, ele disse, mas se arrependeu e se isto aconteceu pede desculpa pelo que disse sem querer dizer. Uma coisa é falar, outra bem diferente é interpretar o que a pessoa falou. Podemos pedir perdão pelo que dizemos ou escrevemos. Jesus, na sua famosa oração disse: "Pai, perdoa as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores". O perdão cabe em qualquer lugar porque ele é nobre. Quem pede perdão merece ser perdoado, porém o perdão só será dado se a outra pessoa quiser. É fácil dizer: "Eu não quis dizer exatamente isto". Se não quis, então por que disse? 01-09-2022
  O MUNDO O mundo é um sonho, é uma ilusão perdida, é uma flor caída sem haste e sem vida. O mundo é um enorme caldeirão fervente que engana e queima muita gente. Quanto mais esperamos, menos temos, quanto mais queremos, menos conseguimos. O mundo é uma fantasia, é um verso sem poesia, é um sonho sem noite, é uma noite sem sonho, é um querer e não ter, um esperar sem receber. Enfim, o mundo é uma casa aberta, sem teto e sem afeto. O mundo é um desejo não satisfeito, o mundo é um caminhar sem destino de um menino triste e insatisfeito. Esse mundo não tem jeito! 01-09-2022
  O GATO O gato em cima do fogão, o gato deitado no chão, tomando banho de língua, caçando rato no paiol, o gato tomando sol, paquerando a gata, miando no escuro, o gato em cima do muro, ou em cima do telhado. Gato esperto que pula e corre, o gato tem sete vidas, mas um dia morre. O gato é um animal diferente, às vezes tem medo da gente, mas às vezes vem de mansinho implorando algum carinho. O gato deita e se estica, parece até que está morto. Mas o gato é muito vivo, é um animal muito ativo, gosta de ficar deitado, fingindo que está dormindo, o gato é muito engraçado. 01-09-2022, Cícero Alvernaz (autor)
  CARTÃO DE CRÉDITO Hoje se fala muito nele. Todo mundo tem, há pessoas que tem vários. Sou do tempo em que não existia esse trem e as pessoas viviam bem sem ele porque ele não existia ainda. Hoje virou moda, virou mania e tem gente que exagera e depois se arrepende. Eu nunca tive e nunca me fez falta. Sempre fui avesso a essas novidades. Eu usava cheques, mas isto não existe mais. Quando tinha carro dei muitos cheques pré datados, afinal carro velho quebra quase todo dia e os mecânicos tem a sua maneira de fazer a gente gastar mais do que deve. Sempre tem uma peça que precisa trocar, mas junto com esta aparecem outras, afinal o motor tem muitas peças. Voltando ao cartão, ele hoje virou "artigo de primeira necessidade" e tem gente enterrada em dívidas até ao pescoço por causa desse bendito cartão. Hoje ninguém mais consegue viver sem os seus inseparáveis cartões. (02-09-2022
  INSISTENTE Tem gente que é insistente. Gente que insiste e nunca desiste. Insiste tanto que acaba ficando chato e quando aparece todo mundo já sabe o que ele vai falar e como ele vai se portar com a sua natural insistência. É tanta insistência que a gente perde a paciência. Tem gente que liga direto pra gente certamente para oferecer alguma coisa ou mesmo para dar algum golpe. Gente que insiste e deixa todo mundo nervoso, irritado e triste. Gente que não tem o que fazer, parece que nasceu só para encher a nossa paciência. Gente que não tem noção, nem consciência. (02-09-2022)
  SENO, COSSENO E TANGENTE Seno, cosseno e tangente. O que é isto gente? É coisa da Matemática. Nunca aprendi matemática, nunca fui além da Tabuada que até hoje eu sei de cor e salteada. Mas nada sei de trigonometria, nem sequer domino as frações e ainda tem as dízimas periódicas. Assim é a vida. Tem coisas que a gente não aprende, mesmo que tente, se esforce e fique careca de tanto estudar. Nunca critiquei quem não sabe escrever. Geralmente quem não sabe escrever também não sabe ler, pois ler depende de conhecer o básico da escrita. É preciso conhecer pontuação porque elas fazem parte da escrita e portanto da leitura em geral. Escrever, sobretudo é um dom e muita prática, mas primeiro tem que gostar, tem que mergulhar no poço das palavras e também das pontuações. Quanto à Matemática, a maioria só sabe o básico, ou nem isto. 8 x 8 = 64 + 64 = 128. Seno, cosseno e tangente. O que é isto mesmo? (02-09-2022)
  VIVA A VIDA Viva e reviva a sua vida para que ela seja bem vivida. A vida precisa de vida, todo dia ela precisa de guarida, liberdade, alegria, simpatia e bondade. Viva e reviva essa vida, viva de forma inteligente, de amores fervente e transparente, quente e incandescente. A vida é uma oportunidade, um convite à fraternidade em contato com a liberdade que é um direito e uma necessidade. Por isto a vida é tão linda, tão querida, e seu nome só poderia ser vida. 02-09-2022.
  200 ANOS DA NOSSA INDEPENDÊNCIA Dia 7 de setembro, quarta feira, milhões de brasileiros patriotas estarão nas ruas para comemorar o Dia da Independência num ato cívico e sobretudo patriota comemorando os 200 anos da nossa independência. Isto existe há muitos anos, desde quando eu era criança e muito antes até, mas agora se tornou mais importante devido a proximidade da eleição. Sempre tivemos comícios, grandes ajuntamentos políticos. Quem não se lembra daquele movimento "Diretas já?". 7 de setembro trata-se de um movimento cívico-militar. Calcula-se que mais de 30 milhões de pessoas estarão nas avenidas e praças pelo Brasil comemorando os dois séculos da nossa Independência. O povo, de acordo com a nossa Constituição, tem direito a se manifestar e a festejar qualquer data nacional, ou mesmo local. (03-09-2022)
  ESTOU EM MINAS Estou em Minas, meu pensamento está divagando por Minas. Estou em Minas e Minas está em mim. É tudo tão simples como andar por aí olhando a beleza que se sobressai na natureza. Mas Minas é algo pessoal que extravasa o normal, o trivial. Minas é um sonho alado que se sonha acordado, afinal, Minas é o meu Estado. Estar em Minas é estar em casa, é caminhar e voar sem asa e percorrer estradas, matas e ver rios e cascatas que saltam aos nossos olhos. Estou em Minas, no meu pensamento, no meu sentimento, buscando alento e vivendo esse momento com carinho, alegria e fé. Quero comer broa e tomar café, andar de charrete e a pé, Minas sempre foi o que é. Estou em Minas, ou melhor, Minas está em mim por isto sou assim: um misto de caipira, artista, jornalista e poeta. Mas, sobretudo, eu sou um mineiro que busca na flor e no seu cheiro a sua origem mineira. (03-09-2022)
  DEMOCRACIA Democracia são direitos iguais de ir e vir, de falar e de ouvir. De votar e ser votado, de ser aplaudido e ser ovacionado, de ter os seus direitos respeitados. Democracia é ser igual, ter os mesmos direitos e cumprir os mesmos deveres. É fazer parte do povo que vive em sociedade. É poder reivindicar igualdade. É poder ir e vir sem ser constrangido. É andar livre sem ser tolhido. Democracia é ser um cidadão com os mesmos direitos e deveres. É poder participar sem ser constrangido, é poder entrar sem ser proibido e depois sair livre e desimpedido. 29-08-2022
  SER CRISTÃO O que é ser cristão neste mundo de maldade e de tanta confusão? Ser cristão é ser discreto, ser trabalhador, ser correto, ter palavra, afeto e amor. Ser cristão é ter a marca de Cristo, é falar como Cristo falou é viver como Ele viveu, é amar como Ele amou. Ser cristão no comportamento, ser cristão no temperamento, ser firme, não ser levado pelo vento e não se desesperar em nenhum momento. Ser cristão é fazer o que Cristo quer sendo homem, ou sendo mulher. É servir a Deus até o fim. Ser cristão, enfim, é viver assim.
  O TREM DA VIDA A vida é uma viagem cheia de amor e emoção, mas também nesta viagem tem tristeza e confusão. Levantamos e caímos, mas não ficamos no chão, isto faz parte da vida, faz parte da nossa missão. Este é o trem da vida, nele juntos viajamos, encontramos os amigos e com eles conversamos enquanto o trem sobre a linha velozmente se encaminha rumo à cidade vizinha nós sorrimos e falamos. A vida é uma viagem, nós estamos de passagem, um dia vamos chegar. Lá bem distante nós temos alguém a nos esperar. E quando enfim lá chegarmos viveremos para sempre em nosso eterno lar. (30-08-2022)
  A FOTO A foto retrata um momento que a gente está vivendo, ela pode ficar boa, dependendo do momento e do humor da pessoa. Também depende da roupa e depende do sorriso, depende também do local em que ela foi tirada. A foto não é a gente: é uma fotografia, coisa distante e fria que não fala, nem respira. A foto é uma ilusão, pode ser contradição a foto que a gente tira. 30-08-2022
  TOMAR BANHO Gato não gosta de água, mas toma banho de língua. O ser humano gosta de água e toma banho, mesmo com muito frio. A água às vezes não esquenta, ou esquenta tanto que sai fumaça, o banheiro fica todo enfumaçado. A pessoa toma banho no meio da fumaça e muitas vezes esse banho é demorado e enfumaçado. Gato toma banho, todo animal toma banho. O porco toma banho na água suja, rola na água e se sente muito bem naquele ambiente de lama e água suja. Tomar banho é mais do que uma higiene: é uma necessidade. Uma vez alguém insinuou que eu não tomo banho. Foi uma das coisas mais ridículas que eu já ouvi. Achei tão ridículo que não falei nada. Depois fiquei pensando: Tem gente que se especializa em tomar conta da vida dos outros. Tomar banho diariamente é fundamental para a higiene corporal e para a saúde em geral. O ser humano toma banho desde a mais tenra idade. 30-08-2022
  MAR O mar não tem fim. Procuro o fim do mar, mas o mar não tem fim. A vida tem fim, mas o mar não tem fim. Os meus olhos se cansam de procurar o fim do mar, mas o mar não tem fim. O mar é um azul infindo, o mar é lindo, misterioso, e me deixa encantado. Vejo as ondas do mar a se movimentarem quebrando na praia, beijando a areia a me encantar. Olho distante, mas não encontro o fim do mar. O mar não tem fim, tem beleza, riqueza, e me deixa assim. Me deixa encantado, deitado, ou sentado, na praia deserta olhando o mar, amando o mar. 30-08-2022.
  LINDO! Passei e ouvi alguém falar: "Lindo!". Fiquei emocionado de ser chamado assim, afinal não é todo dia que eu recebo um elogio deste. Fingi que não ouvi e prossegui. Mas mesmo assim de novo eu ouvi: "Lindo!". Parei, pensei e voltei um pouco para conferir, afinal eu poderia ter ouvido mal, ou poderia ser só uma impressão minha. Parei discretamente e fiquei esperando o meu "lindo", mas ele não veio. Resolvi continuar a caminhada e esquecer aquilo quando ouvi de novo: "Lindo!". Continuei a caminhada sem entender e quando passei de novo pelo mesmo local descobri que o lindo não era eu: era um cachorrinho. Para disfarçar eu disse: Realmente ele é muito lindo. Qual é o nome dele? A pessoa me respondeu: ele ainda não tem nome, ele ainda não foi batizado. Resolvi continuar a caminhada em paz e sem olhar pra trás. (31-08-2022)
  ARREPENDIMENTO Arrependimento é uma palavra grande e o seu significado é variável e muitas vezes contraditório. A Bíblia fala muito em arrependimento. João Batista pregou o arrependimento e anunciou o caminho que é Jesus, o qual era primo de João. Quem se arrepende, mas não abandona o mal o seu arrependimento é falso, ou seja, é só da boca pra fora. E isto é o que tem mais tem hoje. Arrepender é deixar as más obras e trilhar um novo caminho. Arrepender é mudar de direção, voltar e refazer a caminhada. Sem arrependimento não há remissão de pecados, diz a Bíblia. Tem gente que se arrepende do que fez, mas depois faz coisas piores. O arrependimento tem dois lados. Não basta só se arrepender, a pessoa também tem que ser perdoada. Ou seja, não depende só da gente. (26-08-2022)
      EU FUI A CAMPINAS Fui a Campinas dar uma volta e aproveitei para ir ao estádio do Guarani assistir o jogo entre Guarani e Tombense e conhecer aquele estádio. Até aí, tudo normal, encontrei pessoas simpáticas, comunicativas e educadas. O "anormal", na minha opinião foi o jogo, pois o time da pequena cidade mineira de Tombos, que tem esse nome porque tem muitas cachoeiras, jogou bem melhor, mas perdeu de 2 a 1. A Tombense, ou o Tombense jogou com medo, aparentemente jogou pelo empate e acabou perdendo o jogo. Diz uma máxima do futebol que quem não faz toma e isto mais uma vez aconteceu. No fim, o saldo até que foi bom, pois eu dei uma pequena entrevista para um canal do Instagram antes do jogo. (27-08-2022)
  PROCURA Te procuro e a minha procura é intensa. Meu coração bate forte e a minha mente pensa enquanto te procuro. Não é uma procura cansativa que a gente lamenta e mal se aguenta. É uma procura amena, é algo que vale a pena, uma procura sem medo como uma criança que procura o seu brinquedo. Não sei onde estás, não sei seu endereço, mas sigo meu caminho sozinho procurando você e sonhando com o seu carinho. 27-08-2022.
  EU PRECISO Eu preciso, tenho precisão até urgente, não sei de que, nem sei pra que. Sei que preciso, pois sinto falta, sinto ausência, sinto um vazio, calor e frio, me sinto assim. Eu preciso no meu dia, na minha noite, no meu descanso, no meu lazer, no meu prazer. No meu cansaço eu me embaraço e então preciso de um abraço . Eu preciso no dia a dia dessa alegria, desse conforto, de um ombro amigo e de um porto onde eu possa me ancorar. Preciso sim, de alguém que fale, também me ouça, e me entenda sem me julgar. 28-08-2022.
  EU Eu sou eu e não sou eu. Depende do momento, do sentimento, depende da hora, se faz sol, ou se chove lá fora. Depende de onde estou, com quem estou, de onde eu vim, pra onde vou. Eu posso ser meu, eu posso ser seu, eu posso ser até um objeto discreto, sem carinho e sem afeto. Tudo depende do dia, depende do ano, depende do mês, depende do que fiz, depende do que você fez. Isto é relativo, pois enquanto eu estiver vivo passarei por mutações. Cada dia sou de um jeito, com qualidades e defeitos, pois sou um sujeito que é sujeito a mudanças. Um dia sou adulto e no outro sou criança, sou bem e sou mal, sou um ser humano e sou até um animal. Eu sou eu e não sou eu. Depende de mim, depende da hora, depende do dia, depende do mês, depende da minha tristeza e também da minha alegria. Depende da noite, depende do dia. (28-08-2022)