Postagens

Mostrando postagens de março 31, 2019
BANANEIRA Um dia eu vou plantar um pé de bananeira e vou comer banana enquanto tiver vontade. Cada cacho será uma festa, vou ver a banana madurar e depois vou saborear, comer frita, assada, ferventada, e sempre bem descascada, bem madura, bem doce, pura, com comida, vou comer até me encher e também eu vou oferecer pros meus vizinhos, meus parentes, tanta gente que passar na rua, gente de toda idade, gente de outra cidade, gente de outro País... Um dia eu vou plantar um pé de bananeira e finalmente vou viver feliz. Cícero Alvernaz (autor) 05-04-2019.
TREM BÃO DE MINAS Cuidado cus trem pra num quebrá! Arreda esse trem daqui! Ô trem danado de doido sô!  Esse trem num qué pegá fogo!  Cada trem que me aparece! Muié, pega os trem que a coisa já tá vino! A vida é um trem desembestado... O amor é esse trem que machuca a gente pá daná! Eu nunca vi um trem desse tamanho! Dizem que o trem dele é muito pequeno. Esse trem parece que num qué acabá! Nóis tem que roçá esse trem todo hoje. Esse trem é bunito dimais sô! Cada trem que me acontece... Eu num quero ficá fora desse trem nunca! Quando o trem é bom todo mundo qué. Vô cumê uns trem, depois eu vô. (05-04-2019) Cícero Alvernaz (autor)
CAMINHAR FAZ BEM  "Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais braços dados ou não". (Geraldo Vandré). Caminhar é seguir a passos largos, obedecer o corpo que quer seguir sem saber onde vai chegar. Pernas e braços num ritmo frenético, como se estivessem alçando voo, percorrendo uma pista, uma ciclovia, uma estrada que nunca termina, pois se faz voltas e mais voltas e nunca se chega. Caminhar é bom, faz bem para o corpo e para a auto estima, baixa o colesterol, melhora a percepção, a circulação, emagrece e até rejuvenesce. É preciso caminhar para chegar, mas chegar onde? É preciso dar voltas e mais voltas sempre no mesmo ritmo jogando a mão e o corpo e avançando em direção à saúde e ao bem estar geral. Dizer que caminhar faz bem é dizer o óbvio, é falar aquilo que todo mundo já sabe, mas não é todo mundo que caminha. Finalmente descobri essa verdade, essa fonte de saúde e bem estar. Caminhar é diferente de andar ou passear, ou "rodar" por aí se
FAIXA AMARELA A cor amarela significa alerta, cuidado, espera! Quando nos deparamos com uma faixa amarela, seja onde for, já sabemos que temos que parar e aguardar a ordem para seguir. Ontem estive num determinado lugar, avancei a faixa amarela e fui advertido, a moça que estava à mesa chamou a minha atenção e disse: aqui tem regras, não gostei da forma como ela me falou e repliquei: mas eu não tenho um livrinho de regras. Na minha ótica, eu estava com a razão, pois não tinha  ninguém na minha frente. Tudo bem, isto já passou, foi só um pequeno desentendimento. Na vida existem várias "faixas amarelas", precisamos ter cuidado para não avançar senão pode ser fatal. Também não podemos avançar no transito quando o sinal está amarelo. Temos que esperar a ordem, esperar abrir o sinal verde para então podermos avançar. A gente vive e aprende, mas sempre tem algo mais a aprender. Agora já sei: tenho que ter mais cuidado com a faixa amarela. (05-04-2019)
ORAÇÃO DE UM MENINO POBRE Senhor que me vês e me conheces, tu sabes o quanto no mundo a gente padece por muitas vezes não ter o que comer, nem o que vestir ou calçar. Tu sabes o quanto a gente sofre por viver assim na miséria quase sem fim olhando quem tem e ninguém compadece, mas somente se enriquece e esquece de quem precisa e nossa dor não ameniza... Senhor que estás no céu, mas também estás terra, és alguém que nunca erra e sabes todas as coisas e percebes o que se passa no meio desta fumaça que a tudo escurece... Receba minha prece, meu pedido de um menino esquecido, carente e sofrido que tanto precisa. Sou pobre, reconheço, por tudo aquilo que padeço nesta vida tão triste. Senhor, vem com tua mão e por compaixão ajude esta alma nobre de um menino tão pobre. (04-04-2019)
SOZINHO Sozinho, fico sozinho, fico quietinho, pensando, falando comigo, escrevendo, lendo, relendo, compondo, tirando e pondo, falando e sonhando meu sonho acordado de pé ou sentado, mas sempre ligado e bem concentrado. Sozinho, fico sozinho, falando comigo sem ter um amigo, sem ter um irmão. Na vida da gente o que mais se sente, pois vem de repente é a solidão. Cícero Alvernaz (autor) 02-04-2019.
VOCÊ Você é uma espécie de musa,  alguém que me usa e às vezes ousa em discordar de mim, enfim,  você é uma colaboradora que adora colaborar e tem toda liberdade para, se for o caso, me criticar, mas você não consegue nunca me irritar. (01-04-2019)
QUE GRAÇA TEM? Que graça tem uma linda donzela ficar olhando da janela esperando o seu príncipe encantado chegar num cavalo alado? Que graça tem um poeta ensimesmado tão sério, tão calado, ficar olhando da janela esperando seu amor? Que graça tem uma criança bela ficar olhando da janela um pássaro voando, ou, quem sabe, uma flor? Nesta vida tudo passa e a gente acha graça até das coisas singelas. Por isto tem muita graça ficar olhando da janela. Que graça tem ficar olhando da janela? Para você pode não ter graça nenhuma, mas para mim tem. Cícero Alvernaz (autor) 01-04-2019.
31 DE MARÇO Vivi naquele tempo e ninguém me torturou, ninguém me prendeu, ninguém me censurou, ninguém me maltratou, ninguém me ignorou, ninguém me espancou. Eu vivia feliz, tinha toda liberdade na roça e na cidade, estudava e trabalhava, com amor e sem maldade. Torcia para o Atlético, nosso Galo campeão, eu brincava e sorria com muita satisfação. Um tempo bom foi aquele, pois se tinha segurança, tinha boa educação e era bom ser criança. Dia 31 de março de 1964, só tenho boas lembranças e hoje sou muito grato. Cícero Alvernaz, (autor) 31 de março de 2019.