Postagens

Mostrando postagens de outubro 30, 2022
  BRINCADEIRA TEM HORA Tem gente que brinca muito e quando fala sério ninguém acredita. Uma hora vai falar sério e ninguém vai acreditar, pensando que é brincadeira. Isto já aconteceu várias vezes. A pessoa pulou na água, deu sinal que estava afogando, ninguém acudiu porque pensou que fosse "mais uma brincadeira" e a pessoa acabou morrendo. A vida não é uma brincadeira. Quem quer brincar vai pro circo, ou vai a algum show de piadas assistir algum humorista. A vida real é séria. A pessoa pode até brincar, mas é preciso ter cuidado. Tudo que é demais é ruim e pode ser perigoso. Eu nunca gostei de brincadeira, nunca aceitei apelido e até hoje tem gente, inclusive parentes, que não gostam de mim por causa disto. Quer brincar? procura alguém que gosta. Eu brinco bastante, mas dentro da realidade, sem exagero e, principalmente, sem palavrões, sem apelidos e sem humilhações. (03-11-2022)
  CENAS DO COTIDIANO Hoje eu fui caminhar vestido com uma camisa vermelha e branca quadriculada do Tombense Futebol Clube, um time da Série B da pequena Tombos, MG. Percebi que algumas pessoas reagiram àquela camisa, talvez por um motivo que eu prefiro não falar. Como ninguém me perguntou nada, eu entrei calado e saí do mesmo jeito, mas se alguém ousasse me perguntar alguma coisa eu ia responder: "Nesse assunto as minhas cores sempre foram verde e amarelo. Minha bandeira é verde, amarela, azul e branca e bem no centro dela está escrito: ORDEM E PROGRESSO". A coisa mais importante de um país é a sua soberania por isto temos os nossos símbolos: A nossa bandeira, o nosso hino e as armas da República. A cor da camisa do time é o de menos, o importante é o meu coração ser verde e amarelo e pulsar pelo meu País. (04-11-2022)
      O VERBO "Puxa! Hoje ele gastou o verbo". Mas o verbo, ou as palavras, são para gastar mesmo. Quanto mais se gasta mais as palavras se renovam e se reproduzem. Lembram do Rui Barbosa? Ele gastou as palavras a vida toda e hoje é considerado um dos maiores literatos do Brasil. Guimarães Rosa foi outro que usou e abusou das palavras. Eu nem consegui ler o seu livro "Sagarana" de tão rebuscado que ele é. Eu gosto de escrever de forma simples até por que eu não sou nenhum "gênio das palavras". Escrevendo de forma simples já é tão difícil alguém ler, imagina escrever de uma forma rebuscada! "Puxa! Hoje ele gastou o verbo". Mas o verbo, ou as palavras, são para gastar mesmo. (04-11-2022)
  POR QUE NÃO ME LIGOU? Se você sentiu a minha falta, por que não me ligou, por que não me procurou? Eu estava no mesmo lugar, naquele lugar que um dia a gente se encontrou. Quando se sente a falta de alguém é como se faltasse um pedaço na gente. É como se de repente o mundo estivesse faltando um pedaço, a vida mudasse de cor, no campo não existisse mais flor e alguém determinasse o fim do amor. Você não sentiu a minha falta, nem sequer atendeu as minhas ligações, não fez caso de mim, não sentiu a minha ausência. Você disse que sentiu a minha falta, mas não demonstrou esse sentimento enquanto eu fiquei tentando te encontrar a todo momento. (04-11-2022)
  PARABÉNS MANHUAÇU! A cidade de Manhuaçu, MG, está completando hoje 145 anos. Não vou discorrer sobre Manhuaçu, a minha terra natal, mas devo dizer que nasci lá, mais precisamente no Distrito de São Pedro do Avaí e, obviamente, tenho muitas lembranças daquele lugar. Lá comecei a estudar e não pretendo nunca mais parar, pois a vida é uma escola. Enfim, parabéns a todos os manhuaçuenses por essa data especial.
  ISTO É UMA REALIDADE A pessoa quando perde o amor e o respeito pelo seu País de origem, perde a sua identidade. Me lembro dos poetas patriotas como Olavo Bilac que escreveu o hino à bandeira. Quem não ama o seu País é um filho ingrato, afinal aqui nascemos, aqui começamos a dar os primeiros passos e a balbuciar as primeiras palavras. Nosso País foi o nosso berço onde vimos a luz do sol, a natureza e ouvimos o cantar dos pássaros pela primeira vez. Ser patriota hoje, para muita gente, é motivo de zombaria e de escárnio. Recentemente fomos proibidos de vestir as cores da nossa bandeira. Isto é como proibir uma pessoa de exercer o seu mais básico direito como cidadão de um País. Isto é tão baixo e tão lamentável que me faltam palavras para expressar. (05-11-2022)
  UM TREM QUE COMICHA Quando uma criança se mexe muito, não fica quieta, as pessoas dizem que ela tem "um trem que comicha". Com adultos também é a mesma coisa e pode ser até pior. Tem gente que parece uma vitrola velha: fala pela boca e até pelos cotovelos. Eu, além de falar bastante quando encontro um bom papo, (se for ruim eu caio fora), ainda tenho a mania de escrever. O que não me falta é assunto. Quando eu era criança eu rabiscava tudo, desenhava, escrevia, só nunca escrevi nem falei um palavrão. Meu pai dizia que palavrão "é coisa do diabo" e eu levava isto ao pé da letra. Cresci ouvindo pessoas falarem palavrões, xingarem uns aos outros de nome feio e nunca concordei com isto. Por outro lado, eu rabiscava tudo que via, cheguei a apanhar por causa disto e até hoje continuo rabiscando e só vou parar quando estiver deitado e bem esticado. (05-11-2022)
  MINAS E AS SUAS DELICIAS Minas não tem mar, mas o mar gosta de Minas. Tem quatro Estados que tem mar e fazem divisa com Minas. Portanto, quem gosta de mar pode morar em Minas que fica perto do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de São Paulo e da Bahia, Estados banhados pelo mar. Minas tem muitos rios, lagos e cachoeiras onde os turistas vão. Minas tem lugares paradisíacos que nem cabe citar aqui, pois são muitos e eu corro o risco de esquecer a maioria deles. Minas é um dos Estados mais montanhosos do Brasil. São serras, picos, cordilheiras, ribanceiras... Minas tem uma natureza exuberante que atrai muitos turistas. Tem cidades históricas, verdadeiras cidades-museus para onde milhões acorrem em busca de conhecimento, por curiosidade, ou apenas entretenimento. Não vou falar da culinária porque julgo desnecessário, pois a nossa culinária é conhecida e famosa mundialmente. O tempero é irresistível, mundialmente conhecido e apreciado. Enfim, isto é Minas e as suas delícias. (05-11-2022)
  NINGUÉM TEM NADA COM ISTO A pessoa hoje coloca enchimento, esvaziamento, complemento de dentro pra fora, de fora pra dentro, faz levantamento, assentamento, torce, retorce, contorce no seu momento pra ficar tudo melhor e a contento. Hoje tem jeito pra tudo: se não tem barriga, fica barrigudo, se não tem peito, fica peitudo, mas continua insatisfeito com tudo, pois o jeito, o defeito, não tem jeito, seja atrás ou seja no peito. Tudo isto, na verdade é um direito que a pessoa tem, eu digo mais e ainda insisto: ninguém tem nada com isto. 03-11-2022.
  LIBERDADE No voo do pássaro muitas vezes sem destino, na brincadeira do menino tão franzino, inocente. No falar da gente tantas vezes tagarela, na moça da janela buscando algo no céu, no homem que passa ligeiro protegido pelo seu chapéu, na dona de casa apressada com seus afazeres diários que são importantes e vários. No guarda medindo as estradas, no burburinho da cidade. Em tudo e em todos se vê a busca pela liberdade. 03-11-2022
  QUEM TEM OLHOS PARA VER, VEJA Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Quem tem olhos para ver, veja. Quem tem pés para andar, ande. Quem tem boca para falar, fale. Quem tem coração para amar, ame. Quem tem luz para para brilhar, brilhe. Quem tem lábios para sorrir, sorria. Quem tem sonhos para sonhar, sonhe. Quem tem vida para viver, viva. Quem tem amor para dar, dê. Isto serve para mim e pra você. (03-11-2022)
  A VIDA É ASSIM A pessoa às vezes faz muito esforço por nada. Viaja a noite toda e o dia todo pra ver a sua amada e depois tudo acaba em nada. Só ficam as lembranças nos ferindo como espada. A vida é assim e às vezes é até engraçada. A pessoa planta e espera a chuvarada, vem o sol e mata a plantação que foi plantada. A pessoa trabalha com uma pessoa condenada, depois percebe que tudo aquilo não adiantou nada. O ser humano é essa coisa desembestada. Anda, caminha, segue e às vezes se perde na estrada, depois para, senta, pensa e percebe que tudo aquilo foi uma emboscada. Enfim, vamos seguindo a nossa estrada, pois Deus está conosco e no final nos dará uma linda morada. (03-11-2022)
  POEMA DO QUATRO Hoje é quarta, estou no quarto, já tomei água e café quatro vezes. Dois mais dois são quatro, quatro vezes dois são oito, oito dividido por dois são quatro, tem gente que adora andar de quatro, conheço uma casa que tem quatro quartos, um quadrado tem quatro cantos, porque hoje é quarta e estou no quarto pretendo escrever pelo menos quatro poemas. Agora são oito e quatro. 02-11-2022
  SE VOCÊ FOSSE Se você fosse um celular os seus créditos não acabariam nunca. Se você fosse um carro a sua gasolina jamais se acabaria. Se você fosse um pé de jabuticaba ia ter tanta fruta que nunca ia se acabar. Se você fosse um caminho por ele eu ia sempre passar. Se você fosse uma estrela eu não ia parar de olhar o céu. Se você fosse uma abelha produziria o mais doce mel. Se você fosse uma cidade atrairia muitos turistas. Se você fosse uma música seria cantada por vários artistas. Sendo quem você é eu te dedico esses versos com amor, com prazer, com carinho e muita fé. (02-11-2022)
  RESPEITANDO AS DIFERENÇAS Podemos e devemos ter a nossa opinião, mas devemos respeitar a opinião dos outros. Muitas discussões e brigas acontecem porque há pessoas que não respeitam a opinião alheia. Se as pessoas são diferentes obviamente as sua opiniões e gostos também são. Isto é um coisa básica. É aí que entra o respeito às diferenças, coisa que existe desde Adão e Eva. Eu viajei com uma pessoa que torcia para o time rival e ele me disse que nunca discutiu com atleticano. Eu lhe disse: discussão só serve para acabar com a amizade. Conversamos sobre futebol e até demos umas risadas. Fizemos uma brincadeira: Eu falava o nome de um jogador importante do time dele e ele falava de um do Galo. A gente acabou se lembrando de grandes craques do passado. É assim que se vive como amigos. (02-11-2022)
  VAMOS MUDAR DE ASSUNTO? Que nunca ouviu isto? Mudar de assunto significa: "virar a página, começar do zero, colocar um ponto final na conversa, esquecer o passado, mudar de estação, partir pra outra, dar linha na pipa". O assunto às vezes cansa, fica modorrento, velho, antiquado, ultrapassado e tem que ser renovado, esquecido ou abandonado. É preciso reciclar, inovar, reinventar, modernizar, reiniciar. A vida é assim, por isto as pessoas mudam o seu visual, ficam mais modernas, mais descoladas. Esse assunto já cansou, na verdade nós não mandamos em nada. Somos mandados e muitas vezes até obrigados. Não adianta reclamar, temos que aceitar, aguentar calados e se reclamar poderemos receber uma visita inesperada de algo, ou de alguém que vem a mando de outro alguém. Em boca fechada não entra mosca, mas também não entra comida. Pelo sim e pelo não, o melhor é mudar de assunto. (01-11-2022)
  MOGI GUAÇU Eu gosto desta cidade. a qual aprendi a amar, Eu gosto de sua gente que vejo sempre contente. Eu gosto do Terminal, da antiga Estação e da Praça Rui Barbosa onde tem o calçadão, onde vejo a Matriz e muita gente caminhando animada e feliz. Eu gosto desta cidade que tão bem me acolheu. Aqui eu me sinto bem por tudo que Deus me deu. 01-11-2022.
  AQUELA CENA FOI TRISTE Ontem à tarde eu fiquei triste quando vi uma pessoa muito querida chorando depois do resultado da eleição. Eu fiquei sem saber o que fazer e o que dizer. Eu não senti quase nada porque a chance de haver uma fraude era grande, muita gente acreditou e se iludiu, apesar das evidências. O Ministro Barroso disse: "Eleição a gente não ganha, a gente toma". Quem acompanha política, como eu faço há 50 anos, sabe que esse terreno é sujo, podre e contaminado. Mas a gente tem que superar. O que eu não esperava era ver alguém chorando por causa de algo previsível. Aquela cena foi triste. Afinal, milhões de brasileiros, principalmente os cristãos, amam o nosso querido presidente. (31-10-2022)
      DE MANHUAÇU PARA MOGI GUAÇU Vim de Manhuaçu para Mogi Guaçu no ano de 1972. Eu era quase um menino, era franzino, pequenino, sorridente e quase inocente. Pouco sabia, mas queria saber, conhecer, estudar, trabalhar e vencer. Encontrei uma igreja que me acolheu e senti que Deus me escolheu, abriu as portas, as comportas e eu me senti um filho seu. O tempo passou e eu aqui estou com minhas lembranças que vem desde os tempos de criança, pequenino no interior de Minas. Quando olho pelo retrovisor da vida eu sinto emoção e amor, sinto gratidão por tudo, pela missão que desempenhei. A Deus agradeço, pois sei que não mereço tanta benção que eu ganhei. 31-10-2022.
  TUDO É BOM Tudo é bom, menos o que é ruim. Tudo é pra você, só um pouco é pra mim. Gosto de muita coisa, gosto de amendoim. Sei escrever um pouco, sei escrever pra mim, mas se você me ler será um grande prazer, será um prazer sem fim. Eu gosto dessa rima que soa como um clarim. Escrevo com facilidade e me sinto bem assim. Tudo é bom, menos o que é ruim. Se você não gostou reclama pro Serafim. (31-10-2022)
  LIMPANDO AS GAVETAS Resolvi fazer uma faxina nas gavetas. O ontem ficou pra trás, o hoje é realidade e o amanhã é uma ilusão, ou um ponto de interrogação. Limpei as gavetas da mente e do coração, fiz uma faxina sem dó. Tirei o pó, tirei as tranqueiras, velhos cds de filmes do Mazzaropi e coisas mais. O ontem passou, hoje é outro dia, vou aguardar a auditoria, tudo indica que tem muita coisa errada, mas agora não quero pensar nisto. Quero fazer uma limpeza na minha alma, começar com calma pra não me cansar, depois vou tomar mais um café e calmamente respirar. (31-10-2022)
  FRAUDES Tudo se vai, mas a vida fica, fica a beleza, a natureza, a mão estendida. Os poderosos dançam sobre a nossa consciência, zombam da nossa inocência, praticam fraudes, enganam o Brasil, mas a vida fica, a vida continua como uma placa na rua, como um passeio no parque, como um olhar de criança. A vida tem seus momentos, somos roubados, enganados, mas amanhã seremos exaltados enquanto eles serão derrotados. Nós não podemos nada, mas Deus, que está em nós, pode tudo e sabe tudo. Nunca se rouba a consciência e a esperança de um povo. (30-10-2022)
  MINHA DECLARAÇÃO Morro pobre, esquecido, mas levo comigo a honra de ter sido uma pessoa de bem que nunca enganou ninguém, nunca roubou sequer um vintém. Essa mancha eu não tenho, por isto aqui venho de consciência tranquila e coração aberto e chego bem perto para declarar isto. Não adianta o homem ter muitos bens e fama se a sua vida foi jogada na lama e ele viveu no engano, muitas vezes se escondendo e correndo dos seus credores. Morro assim, morro feliz pelo que fiz e também pelo que não fiz, enfim morro feliz. Os rastros que deixei tem marcas de amor, de trabalho e de honestidade. Escrevo isto, assino e declaro que é a mais pura verdade. (29-10-2022)
      GRATIDÃO Sou grato a todos que me ajudaram e me ampararam e por mim oraram quando precisei. Sou grato aos meus amigos que estiveram comigo e grato a eles eu sempre serei. Sou grato pelas orações que foram feitas por mim. Eu sei que não estaria aqui se não fosse assim. Expresso minha gratidão de coração, de corpo e alma a todos que torceram por mim. De perto ou de longe, sendo parente ou não, sou grato sim. Sou grato a Deus pela vida que me foi devolvida e que hoje é compartilhada. Prometo ser fiel até quando um dia lá no céu eu adentrar na minha ultima morada. (29-10-2022)
  DE VERDADE Tudo que é de verdade às vezes dá medo. Quando se é de brincadeira é tudo mais leve e mais sossegado. Verdade é seriedade, papel assinado, terreno marcado com assinatura. A coisa é séria, é bem mais profunda e tem mais altura e profundidade. Um olhar interessado, um carinho bem dado que a gente até suspira. Quando se é de verdade não é fantasia: é realidade e a gente transpira. 29-10-2022