Postagens

Mostrando postagens de janeiro 22, 2017
SUPERAÇÃO  De tanto ler e escrever ele foi, aos poucos, perdendo a visão. À medida que foi se enchendo de conhecimento (sem ter, entretanto, o reconhecimento) a vida, a visão foi escapando pouco a pouco como uma sombra que se vai, ou que chega e traz de súbito a escuridão. Mas lhe restava muito ainda para fazer, para realizar de acordo com o seu intento. Faltava moldar e realizar sonhos antigos ou recentes. Suas limitações lhe abriram condições e o fizeram descobrir situações  jamais imaginadas. Agora ele não confiava tanto em sua capacidade física, mas procurava intensificar a sua força interior e o desejo de vencer os obstáculos. E assim foi superando seus limites, aproveitando cada gota do tempo, cada sorriso por mais discreto que fosse. A visão, a coordenação foram substituídas por vontade, amor e dedicação, desejo de superar sempre, mais e mais. Assim se faz um herói, assim se cria um gênio, alguém que se dispõe a fazer e a crescer, mesmo diante de tantas adversidades. A maior vis
VELÓRIO Tem gente que adora ver defunto. Quando sabe que algum conhecido morreu, fica toda entusiasmada e logo procura uma amiga ou um amigo para ir ao velório ver o finado - e comenta: "Dizem que ele ficou muito bonito!". E não vê a hora de contemplar aquela "linda pessoa". Tem gente que não perde um velório. Torna-se assim uma pessoa muito conhecida nesses lugares e às vezes até ajuda em alguma coisa. Tem um prazer mórbido,uma atração irresistível por velórios. Gosto de esc rever sobre diferentes comportamentos e sei que existem alguns muito estranhos e outros até impublicáveis. Depois que a pessoa volta do velório, os comentários são inevitáveis. É como se a pessoa tivesse ido a alguma festa ou em alguma igreja, ou a outro local. Comenta-se de tudo, fala-se da viúva, ou do viúvo, às vezes até com sarcasmo ou desdém. E a pessoa não vê a hora de morrer alguém para ir a outro velório, para encontrar alguns amigos, chorar, muitas vezes de mentira e, principalmente, f
POETA Poeta almoça, poeta janta, poeta cai, poeta levanta, poeta chora, poeta canta, poeta namora, poeta se espanta, poeta sorri de alegria tanta que até se desmancha e até se encanta. Poeta briga, poeta abraça, poeta se senta no banco da praça, poeta se fecha, depois acha graça, poeta (alguns) bebem cachaça, e às vezes se envolve, promove arruaça. Poeta é povo, e povo é gente. É gente que sofre com as dores da gente. Poeta transpira e às vezes se inspira, escreve poemas e moda caipira. Poeta é resumo, amor e poesia, é estrela de noite, é nuvem de dia. Cícero Alvernaz (autor) 27-01-2017.
CAMPEONATOS ESTADUAIS DE FUTEBOL Nesse final de semana começam os campeonatos estaduais de futebol. Estadual, ou regional, é um campeonato local do qual participam os clubes da primeira divisão do Estado. Em Minas, são 12 os participantes. O maior campeão estadual é o Atlético, com 43 títulos. O Galo foi hexa campeão, de 1978 a 1983. Quem perde o estadual diz sempre que ele não vale nada, que é um "campeonato rural", por incluir clubes do interior do Estado. Enfim, dizem um monte de bobeiras. Mas quando ganha faz festa. Alguns fazem até carreata. O time que tem mais campeonatos estaduais sempre é considerado o "maior daquele Estado", por um motivo mais do que óbvio. (Texto de Cícero Alvernaz) 27-01-2017.
BBB Três letrinhas mágicas: BBB. Apenas três letras, mas elas representam muito na vida de muita gente. Rendem milhões, criam e aguçam ilusões, fazem heróis e também vilões. Big Brother Brasil, BBB, programa transmitido pela Rede Globo, esperança e curiosidade de muitos, reality show, espetáculo, desafios e muita sensualidade. Eu andei me perguntando: quem será que assiste este "programão?". As pessoas com as quais eu conversei me afirmaram que não assistem, mas a audiência co mo fica? Se ninguém assiste o programa não existe. Mas isto não é problema meu, que apenas comento e jogo a peteca ou a bola para quem estiver mais próximo. Aliás, eu nunca assisti. Não sou um moralista, longe de mim essa pecha, mas o programa deve ser bom à beça, pois milhões o assistem diariamente e certamente se deliciam com a performance dos participantes. Bom BBB para todos! (27-01-2017)
UMA PESSOA DOENTE  Uma pessoa doente é mais do que um paciente. Quem está doente precisa de colo, de abraço, de apoio e de remédios. Precisa de alguém presente, por isto é mais do que um paciente. Quem está doente, muitas vezes não sabe a gravidade do que sente.  Vive dependente até para fazer  as suas necessidades básicas. E qualquer pessoa pode ficar doente de repente. Esta reflexão poderia ter sido escrita por uma criança ou por um adolescente, mas está sendo escrita por algu ém que está "levemente doente".  Eu diria que estou convalescente, por isto esse tema aqueceu a minha mente. Mas tudo isto passa, com remédio ou sem remédio, como passa a tristeza e o tédio. Estar doente, ser um doente, ou ser um paciente é algo decorrente da vida, dos processos normais e ocasionais. Faz parte de um ciclo e assim deve ser encarado para poder ser superado na vida da gente. (27-01-2017)
VOU DE TAXI Quando está chovendo e a gente está querendo, ou mesmo precisando sair, não há outra opção: vai de taxi ou busão, pois não dá pra ir de avião e não tem outra condução. Pega logo o guarda-chuva, tem gente que até põe luva, dizem que fica mais chique e até mais apresentável. Eu não sei quem disse isto e não sei se é verdade, mas a chuva na cidade causa muita confusão. Quando está chovendo e a gente está querendo, ou mesmo precisando sair, pega o taxi ou o busão, abre bem o coração, a garganta e o pulmão e canta com emoção: "Vou de taxi...". Cícero Alvernaz (autor) 26-01-2017.