Postagens

Mostrando postagens de janeiro 23, 2022
  SONHO DIFERENTE Sonhei um sonho diferente, sonhei com animais e com gente e foi um sonho diferente: pessoas eram animais e animais eram gente. Mas no sonho era tudo normal: animal falava com gente e gente falava com animal. Era como no paraíso do Éden onde tudo se misturava e se comunicava. A serpente falava com Eva, Eva com ela falava e Adão achava aquilo tudo normal. No sonho, eu nada estranhava e também falava e dialogava com os animais. Tudo foi normal e eu nada estranhei, só achei estranho na hora em que acordei, pois em vez de falar eu berrei. 29-01-2022.
  NADA EXPLICA ESTE FATO Ele roubou, desviou, trapaceou, sujou, sentou em cima, foi julgado, condenado e, por fim, foi preso. Tudo ocorreu normalmente, dentro da lei, obedecendo os tramites legais. Foi julgado e condenado em todas as instâncias, teve todo o tempo e advogados para se defender e, por fim, foi preso. A pena era grande e ia aumentar mais, mas, pasmem os senhores! ele foi solto como se nada tivesse acontecido e ainda foi liberado para ser candidato ao maior cargo político do País: o cargo de presidente da República. Pasmem! isto não é uma historinha contada por um mineiro, ou por qualquer outro brasileiro: isto é fato. Depois desta, acho que não falta mais nada para acontecer neste País. (28-01-2022)
  ONDE FOI O ZÉ? Onde foi o Zé? Onde o Zé se foi? E o mais incrível é que ninguém sentiu falta do Zé. Só agora, três horas depois, é que percebi a ausência do Zé. "É nisto que dá ficar muito calado!". Ficar amuado como quem perdeu dinheiro. Quando chega ninguém vê, quando sai ninguém percebe e quando paga ninguém recebe. Onde foi o Zé? Por que será que ele se foi? Foi tirá leite das vaca, oi foi campiá os boi? Aqui ninguém sabe e nem sequer imagina para onde o Zé se foi. Quando ele voltar a gente descobre. Isto deve ser mania de pobre. 28-01-2022.
  A VIDA É UM PRESENTE QUE GANHAMOS DE DEUS Uma das coisas mais enganosas que existe é a pessoa pensar que vai viver muito tempo. "Meu avô morreu com 98 anos, minha avó faleceu com 89 e o meu pai já tem mais de 80, eu quero viver mais de 100". Cada pessoa é uma pessoa, nascer, viver e depois morrer é uma lei. Ninguém, quando nasce tem a garantia que vai viver pouco ou muito. O importante é viver bem para poder descansar depois. Não é o tempo de vida: é a qualidade da vida. Tem crianças que nascem mortas, ou vivem poucos meses, ou poucos anos. Como explicar isto? Conheci alguém que viveu 99 anos e 7 meses. Ele literalmente cansou de viver. A vida é um segredo, é um presente que ganhamos de Deus, devemos zelar por ela, um dia Deus vai trocar este presente por um outro infinitamente melhor e então não morreremos mais. Até lá, vamos zelar e cuidar bem da nossa vida, o nosso maior presente. Eu creio que depois desta vida tem algo infinitamente melhor. Se não fosse assim, Deus não
  É PRECISO TER PACIÊNCIA Tem gente que não tem paciência e pela falta de paciência acaba perdendo, ou deixando de ganhar. Ter paciência é esperar, mesmo que demore, ou se atrase. É preciso esperar como se espera o dia depois de uma noite mal dormida. Depois, o dia chegará e aos poucos se abrirá o sol e a vida vai sorrir. É preciso ter paciência, mas às vezes a paciência esgota e a pessoa, por falta de paciência, e de juízo, acaba tendo muito prejuízo. No Salmo 40 está escrito: "Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor". 29-01-2022.
      UM PRESENTE Um presente geralmente faz a vida da gente muito mais contente. Um presente é uma lembrança, algo que a gente ganha quando é criança. Presente para adulto é diferente, pois não tem aquele jeito inocente e puro que tem a criança. O primeiro presente que eu ganhei foi um par de meias. Fiquei muito feliz, mas depois eu percebi que não tinha como usar o meu presente, pois eu não tinha sapatos. Foi uma sensação muito estranha, mas eu superei assim que ganhei um par de sapatos e finalmente eu pude usar o meu presente. Dizem que a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida. E eu encontrei o meu presente e fiquei muito contente quando pude usar o meu par de meias juntamente com o meu par de sapatos. Deus não faz nada pela metade. (27-01-2022)
  FALTAVA O POETA No rol dos grandes homens, sábios e profetas, doutores, pintores e arquitetos, matemáticos, profissionais dos mais seletos, inventores, desbravadores, lavradores, construtores e agricultores havia alguém que ficou esquecido como um menino adormecido. Mas eis que ele apareceu qual um pateta e todos então se lembraram: era ele que faltava: faltava o poeta. 27-01-2022.
  INFELIZMENTE, NEM TODA UNIÃO TEM ORGANIZAÇÃO Meu pai sempre dizia: "U'a mão lava a outra e as duas lavam todo o corpo". Tudo começa devagar, com pouca participação e algum interesse, mas com o tempo tudo se une e acaba fazendo um grande e belo trabalho, graças à união de todos. É assim que começam as pequenas comunidades e muitas vezes depois aparece uma cidade onde tudo começou com uma meia dúzia de casinhas. Vi muitos lugares lá em Minas começarem assim. Alguns prosperaram, outros não. A união é muito importante, mas nem sempre é o suficiente, pois além da união é preciso também ter um objetivo definido e vontade de realizar algo em prol da coletividade. Infelizmente, nem toda união tem organização. (26-01-2022)
  PROCURA-SE Um papel colado em algum lugar bem visível chama a aminha atenção e eu leio: "Procura-se, atende pelo nome... fugiu de casa... Gratifica-se a quem achar". É mais um anúncio dando conta de que um animal fugiu de casa, ou foi levado por alguém e agora uma criança chora e está doente sentindo a falta do seu amiguinho de todo dia que lambia suas mãos e lhe fazia carinho. Quem será que pegou? Será que o animal fugiu, saiu e se perdeu, ou foi atropelado? No meio do drama uma criança derrama lágrimas e fica sem comer e chora porque o seu amiguinho foi embora. Sei que muita gente não liga pra isto, mas isto me comove muito porque eu sempre levei o ser humano a sério e sei como é sentir dor pela falta de alguém, seja quem for. (27-01-2022)
  TIC TAC Dizem que as batidas do relógio fazem tic tac, tic tac, tic tac. A gente interpreta essas coisas: a voz dos objetos, a voz dos animais e a voz da natureza. A gente também interpreta a voz humana a qual tem muitas variações. Tem gente que fala e a gente não entende quase nada. Mas finge que entendeu tudo. Por isto muita gente só se comunica com gestos. A comunicação é fundamental, por isto ela existe de várias formas. Todas as pessoas podem-se comunicar, de uma forma ou de outra. Existe a comunicação por gestos, por palavras e outras. Não é por falta de comunicação que eu vou me perder ou passar fome. Tudo no mundo, na natureza, se comunica. Ninguém consegue viver e se entender sem a comunicação. (27-01-2022)
  DE MINAS EU TROUXE ESTE MEU JEITO De Minas eu trouxe este meu jeito mineiro que eu nunca tentei disfarçar. Sempre joguei limpo com a vida e a minha terra querida eu sempre realcei com palavras e com gestos, com poemas manifestos, com vontade e com ardor. Nunca me furtei a este meu jeito, nunca tentei tirar do meu peito esse desejo, essa paixão por Minas. Eu poderia disfarçar e até negar a minha origem mineira, falar um monte de asneira e assim negar a minha origem. De Minas eu trouxe esse orgulho de ser de lá e quando eu vim para cá alguém até fez brincadeira com essa gente mineira que não tem medo de nada. Gente que pega a estrada e corta todo o Estado levando comida e gado, atravessando com fé os mais diversos Estados. E os trabalhadores rurais, no carro ou na carroça, vão transportando os produtos que são colhidos na roça. De Minas eu trouxe este meu jeito que eu nunca tentei disfarçar, pois de Minas eu sou e serei e aqui eu sempre contarei, com muito amor e saudade, esta nossa re
  EU SOU UM VELHO Eu sempre disse que quando ficasse velho eu me assumiria. Não ficaria disfarçando, tentando me passar por um brotinho. Nunca fui brotinho, quando eu era novinho eu fugia da turma, ou inventava alguma coisa e caía fora. Não ficava em rodinhas, claro que eu não era perfeito, também fazia as minhas peraltices, mas, em geral, depois eu me arrependia e às vezes chorava, orava e pedia perdão a Deus. Hoje, eu assumo que sou velho, fiquei velho sem perceber e ser velho não é vergonha nenhuma, pode até ser uma honra se a pessoa for honrada. Afinal, na vida, como bem disse Salomão, é tudo ilusão e correr atrás do vento. 25-01-2022.
  ABRAÇA O FILHO! Abraça o filho, se o filho ainda não veio abraça o travesseiro. Abraça o vento, conta cada segundo antes do próximo abraço. O abraço não é um laço, ele só preenche o seu espaço. Abraça o inconsciente com um abraço envolvente, mesmo que seja imaginário. Abraçar é ação, é um desejo do coração, é querer estar perto como um casal recém casado, frente a frente, lado a lado, junto, abraçado. Abraça o filho que ainda não veio como se ele já estivesse junto, fala qualquer assunto como se ele estivesse ouvindo. Enfim, abraça sempre porque não sabemos até quando poderemos abraçar. (24-01-2022)
  PARABÉNS, SÃO PAULO! Não sei se já falei isto aqui, mas não gosto de cidade grande. Pra mim, a cidade deve ter no máximo uns 300 mil habitantes (Mogi Guaçu já deve ter mais de 250.000). Alguém sabe quantos milhões de habitantes tem a cidade de São Paulo? Eu sei que São Paulo hoje está fazendo 468 anos e tem milhões de habitantes. Segundo o Google, São Paulo tinha 12,33 milhões de habitantes em 2020, hoje deve ter mais de 13 milhões de habitantes. Já fui a São Paulo algumas vezes por extrema necessidade, ou passei por lá em viagem, ou fui participar de algum evento, mas nunca fui a São Paulo a passeio e nem sei como eu me sentiria lá. Se quando eu era novo eu não gostava, imagina agora depois de velho! Parabéns , São Paulo!
  NEIMAR DE BARROS As pessoas que eram jovens leitores na década de 80 se lembram bem de Neimar de Barros, que fez muito sucesso na época com o livro "Deus negro" e outros bons poemas. Eu tenho alguns livros dele. Neimar de Barros era mineiro e começou cedo a se interessar pela arte escrita e cantada. Se envolveu com a religião e isto fez muito bem a ele. Sua carreira, porém não durou muito tempo, como tudo que se refere às letras em geral. Seu livro "O diabo é cor de rosa" foi bem polêmico para a época. Hoje seria uma historinha pra nanar crianças. Uma das frases dele que mais me marcaram foi a seguinte: "Não sou perfeito, mas vou dar muito trabalho a quem for fazer a escolha". (24-01-2022)
  A AGENDA Agenda era uma coisa chique, tão chique que eu nunca pude comprar uma, mas depois acabei ganhando, só não sabia o que fazer com ela. Descobri que agenda é um livro para a gente marcar os compromissos da semana, do mês, para não esquecer e também marcar números de telefones, mas naquele tempo quase ninguém ainda tinha telefone. A primeira vez que me colocaram para falar ao telefone eu levei um baita susto, perdi a voz e quase soquei o aparelho na parede. Mas a agenda hoje é muito comum, é só querer, custa baratinho e tem gente que não vive sem. Um dia uma pessoa falou que a agenda dele era mais importante que a mulher. Ele quase apanhou e eu nunca me esqueci desse caso. Sem agenda a pessoa fica numa encruzilhada, sem saída e sem entrada. Afinal, cabeça não guarda nada: só piolho, sujeira e caspa. Mas vamos falar de agenda que é melhor. E por falar em agenda, eu já tive algumas, mas nunca usei. Ganhei, guardei e depois não sei onde foi que eu enfiei. (24-01-2022.
  O QUE SERÁ QUE SENTE UM POLÍTICO DESTE? Se eu tivesse a oportunidade de fazer uma pergunta eu faria. Seria uma pergunta simples, não muito demorada, mas até abreviada. Eu ia perguntar a um desses políticos esquerdistas o que ele sente quando defende bandidos, traficantes, criminosos armados que eles soltam para aterrorizar o povo. Por que eles defendem o aborto, perseguem cristãos, zombam de quem tem uma fé cristã, defende a família e são chamados de crentes. O que você sente morando num País cristão onde essa gente não faz nenhum mal e vive decentemente. Por que vocês não defendem o homem de bem, a mulher que luta e trabalha para com o seu suor levar a comida para o filho? E é este povo sofrido, muitas vezes oprimido, quem paga os altíssimos salários desses políticos que zombam dos pobres e desdenham de Deus. O que será que sente um político deste? Será que ele tem alma? Só vamos saber quando ele morrer. (24-01-2022)
      COISAS RARAS Não se acha um tesouro todo dia. Não se colhe todo dia uma flor. Não se sente a cada instante a alegria da presença inconfundível do amor. Essas coisas acontecem raramente como a chuva vem beijando a vidraça. Como o encontro entre o prazer e a alegria e a presença da poesia numa praça. São momentos muito ricos, muito raros, como o sonho que aparece em pleno dia. São instantes que a vida oferece como o encontro entre o prazer e a alegria. 23-01-2022
  AMAZONAS QUEIMADA Desde que eu me entendo por gente que esse mundo é quente, mas é só agora que eu aprendi que o Bolsonaro é o culpado pelo calor. O presidente botou fogo no rabo dos bichos e eles saíram correndo no meio do lixo e queimaram a Amazonas. A Amazonas pegou fogo por culpa do Bolsonaro. Bolsonaro, esse danado, deixou o Amazonas todo queimado. Essa cantiga maligna é cantada por aí e já se houve por todo lado: "Bolsonaro, esse danado, deixou o Amazonas todo queimado". Mas quando olho para o lado desse Estado, não vejo nada desmatado, vejo o verde por todo o lado e fico até deslumbrado. Mas na boca da esquerda lá só houve muita perda e o Amazonas está todo queimado. Ô gente mentirosa que não sabe nada e só adora uma conversa fiada! 23-01-2022.
  POR ISTO SOU ASSIM Gosto de reverberar alguns raros momentos de inspiração. Deixar cair uns versos como alimento, ou unguento em alguma ferida aberta. Gosto de me dedicar a levar o alimento que põe sorriso no rosto e, por vezes, lágrimas nos olhos já umedecidos pela tristeza e pelo tempo. Gosto de ser eu com toda minha sensibilidade e medo guardando o meu segredo pra que o mesmo não seja exposto e maculado. Gosto de viver nesse estado de sonho e realidade, entre o amor e a saudade. Por isto sou assim, não culpem a mim por ser assim, pois foi assim que a esse mundo eu vim. 23-01-2022.