Postagens

Mostrando postagens de janeiro 31, 2021
  SEGURA NA MÃO DE DEUS E VAI... Tem gente que compara a vida ao mar. Às vezes o mar está calmo e logo depois se agita. Às vezes está sereno, pleno e logo grita em desespero com suas ondas batendo na praia. Confesso que entendo pouco de mar, só conheci o mar depois de adulto, mas também não fiz questão de conhecer antes. Mas a vida sempre é comparada com o mar devido a sua inquietude e braveza. Mas se temos Jesus em nossa vida Ele acalma o mar da nossa vida. A inquietude, a aflição e até mesmo o desespero fazem parte da vida. Gosto de meditar nessas comparações entre a vida e o que a cerca. Já naveguei por mares mansos e quietos, também já nadei em águas bravias e inquietas da vida. Quando não pudermos acalmar esse mar bravio devemos fazer como os discípulos que clamaram: "Mestre, socorre-nos!". E ele estendeu a sua mão e tudo se acalmou. (04-02-2021)
  VOCÊ PODE PENSAR O QUE QUISER DE MIM Você pode pensar o que quiser de mim. Pode até achar que eu já cheguei no fim. Pode me achar um frustrado e até um derrotado, pode me evitar, pode não querer me olhar, pode escarnecer, cuspir e me bater como se eu fosse um cão na sua porta, ou alguém com quem você não se importa. Você pode me ignorar e desejar a minha morte, mas saiba que eu também sou forte, já cruzei barreiras, já passei fronteiras, já escapei de tiros e de vírus, já cruzei abismos, já escalei montanhas, já fiz coisas grandes e tamanhas, já atravessei cavernas estranhas, atravessei um rio a nado e do outro lado eu olhei o céu com sua glória e cantei o hino da vitória. 04-02-2021. Cícero Alvernaz (autor)
  FALANDO SOZINHO Falando baixinho, quieto sozinho, mexendo seus lábios vai ele a falar. Contando segredo baixinho, com medo de alguém escutar. É esse o seu jeito de ser, de viver, a sua mania, seu velho capricho assim no cochicho falando e sorrindo. Quem não o conhece pensa que é louco, mas ele não é. É só o seu modo de ser, de falar, pra ninguém escutar e nada saber. E segue sua vida, seu jeito, seu mundo, falando sozinho, parece um louquinho, mas ele não é. 04-02-2021.
  SOMOS TODOS IGUAIS Preto, branco, direito, torto, manco, doce, azedo, branco, preto, gordo, esqueleto, mano, ser humano, amigo... Preto, branco, amarelo, negro, vermelho, azul, do norte ou do sul, do leste, oeste, nordeste, cabra da peste... Que diferença faz ser assim igual a você, igual a mim? Somos seres humanos com a mesma carência, o mesmo bolso furado e sem dinheiro, o mesmo coração, o mesmo cheiro, a mesma necessidade física ou fisiológica. Somos iguais, somos mais, somos uma Nação, somos todos irmãos. (04-02-2021)
  GENTE FEIA NÃO EXISTE Dizem que as pessoas feias postam mais fotos. Não acredito nisto e por isto procurei um motivo para saber se isto é verdade. Primeiro: ninguém é feio, se fosse assim o mundo seria uma feiura só e a gente ia ter dó e muita gente ia ter dó da gente. Essa coisa de feiura é uma maledicência, falta de amor e de clemência para com certas pessoas. Quanto a postar mais fotos, depende do gosto e do prazer da pessoa. Cada um gosta de uma coisa, conheço gente que não tira foto nem para documentos, quando vê uma máquina já vai se escondendo. Acho legal postar fotos, principalmente quando algumas pessoas curtem. O problema é comentar fotos, pois não pode falar que está feia e não deve mentir dizendo que está bonita, ou está linda. O problema maior não é a pessoa "ser feia", é a pessoa se achar feia porque aí acaba ficando feia mesmo. Beleza é coisa muito relativa. De repente eu gosto e você não gosta. Por isto eu digo que feiura não existe. Muitas vezes é coisa de
  Eu só disse que procuro ser bom, não disse que não tenho defeitos. Todos nós temos defeitos, só existe um que é perfeito e ele está presente nos projetos meus, seu nome é Deus.
  PRAÇA CENTRAL DA CIDADE Tem sempre um templo católico. Isto já é tradição no Brasil. Tem vendedores de bugigangas como: sorvetes, amendoim torrado, panos de prato, pequenas lembranças, livros, brinquedos em geral, canetas, isqueiros, guloseimas e miudezas. E às vezes tem algum pregador falando de Jesus e de sua religião. E tem também gente pedindo algum dinheiro ou qualquer coisa. Enfim, na praça central da cidade tem de quase tudo. Tem até pessoas com má intenção querendo enganar e roubar os frequentadores. E tem os paqueradores sempre de olho em alguém. Toda cidade tem a sua pracinha, o seu coreto, o seu jardim e algumas tem o seu banheiro público que deveria ser obrigatório. Já fui a pequenas cidades e sempre fico observando o movimento das pessoas. Como bom observador colho sempre algumas "pérolas" para minha coleção. A praça faz parte da vida da cidade e em Minas elas são muito frequentadas também por pessoas que vem da zona rural fazer compra, ou resolver algum probl
  SÓ A SAUDADE RESTOU A gente sempre se pega pensando em coisas que aconteceram e que não acontecem mais. Brincadeiras que não existem mais, passeios pela roça, pelo pasto e o olhar lá longe no "fim do mundo". Animais pastando, pássaros voando e pousando sobre os animais, buraco de tatu, rastro de cobra, ninho de urubu, cerca de arame farpado, o vento batendo com cuidado para não espalhar o nosso cabelo. Cantiga da tarde, borboleta voando, inhambu piando, gado berrando, o mundo se abrindo lá longe e a gente curtindo aquela imensidão. Era assim lá em Minas onde fui onde criado. Tenho saudade daquele tempo passado de muita pureza e rara beleza onde a natureza era uma festa e na floresta os pássaros cantavam enquanto os animais caminhavam sem pressa. A gente sempre se pega pensando em tudo isso e a emoção toma conta, o coração bate mais forte ao lembrar aquela vida. Hoje tudo mudou, só a saudade restou e vem de mansinho com o seu carinho pousar em nosso coração. (03-02-2021)
  O MENINO E O CAFÉ O menino ia apressado levar café para os roceiros, que na roça estavam trabalhando atarefados e já cansados. O menino nem olhava para os lados de tão apressado, não olhava as formigas e não admirava as folhas e as flores, mas caminhava sempre olhando pra frente buscando o seu alvo. Precisava chegar logo, pois o café precisava estar ainda quentinho quando lá chegasse. De repente, porém, encontrou alguém que o fez parar. Era um senhor alto e forte que se interpôs á sua frente e o fez parar. O menino não gostou, mas parou em obediência àquela figura expressiva. O senhor olhou para ele, e sem cerimônia lhe pediu: - Menino, me dá um pouco deste café! O menino obedeceu. Pegou uma xícara e o serviu. E quando já ia se despedindo, aquele senhor pediu-lhe novamente: - Eu quero mais café. Me dá mais um pouco. O menino não gostou nada da ideia. Já estava atrasado e não podia se atrasar nem chegar "sem café" ou com o café frio. De repente, o menino resolveu falar - e s
  SÁBADO DE SOL Sábado de sol, milho no paiol, gente pela estrada vai sem fazer nada, criança no terreiro, porcos no chiqueiro, galinha no poleiro e o homem no trabalho cuidando da lavoura, mulher no seu afã cuidando bem da casa parece que tem asa de tanta esperteza. Sábado de sol, a vida continua em toda sua lida, eu amo essa vida, adoro seu sorriso, eu amo seu carinho, estou num paraíso e não estou sozinho. Cícero Alvernaz (autor) 30-01-2021.
  SEJA MAIS UM NA NOITE Deixa a noite te cobrir com seu manto negro, com o seu céu salpicado de estrelas, com a sua luz risonha e meiga, com o seu sorriso de criança sem pressa. Deixa a noite te cobrir com o seu brilho, com a sua atmosfera, com o seu ar quente, com o seu aspecto e sua cor. Seja mais um na noite, mais um que caminha e se encaminha e curte esse sonho, essa festa enluarada que vai atravessar a madrugada. 30-01-2021. Cícero Alvernaz
VOCÊ NÃO É OBRIGADO Você não é obrigado a gostar do que eu gosto. Você não é obrigado a ler o que eu posto. Você não é obrigado a gostar da minha comida. Você não é obrigado a levar a minha vida, a gostar dos meus versos, a sonhar os meus sonhos diversos, a correr na minha estrada. Você não é obrigado a nada e nem tem que me aceitar. Mas você é obrigado a me respeitar. (31-01-2021)
  ADORADOR Adorador de pedra, de gesso e de água. Adorador de gente, de serpente e de águia. Adorador de flor, de fruto e de capim que vive adorando e se prostrando assim. Seu ofício é adorar a natureza, se ajoelhar e fazer a sua oração. Adorador do sol, da lua e das estrelas que fica muito tempo a vê-las. Adorar é um ato, uma arte. Tem gente que adora Marte, outros adoram Netuno e Plutão. Se ajoelham, se prostram, e ali fazem seu altar de adoração. 01-02-2021.
  LEI ROUANET Quando acaba o dinheiro do pobre não faz diferença nenhuma, simplesmente acabou o que já não tinha. É o mesmo que tirar de onde não tem, dar com uma mão e tomar com a outra. "Fui no Tororó beber água, não achei". Se não achou água é porque não tinha. Eu fico imaginando quem tinha e depois perdeu. Os artistas hoje estão quase todos xingando o presidente, mas ele avisou: "Quando eu ganhar, essa Lei Rouanet vai acabar procês. A teta vai secar". E hoje o que mais se vê e se ouve é artista xingando Bolsonaro e desejando a sua morte. Antes eles ganhavam cachê, produção, ingresso, transmissão do show ao vivo, ou gravação e ainda pegava um monte de reais do governo do PT que não tinha a menor responsabilidade com nada. Hoje, muitos tem que catar coquinho literalmente e xingam Bolsonaro até quando estão dormindo. Enquanto isto, o presidente pega esse dinheiro e manda água pro Nordeste, asfalta estradas e constrói pontes, viadutos, casas e hospitais. E viva Bols